Janot certifica que Dirceu não cometeu crimes enquanto preso

Jornal GGN – O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, afirmou que o ex-ministro da Casa Civil, José Dirceu, não cometeu “falta disciplinar de natureza grave” e cumpre os requisitos para ter a sua extinção da pena na Ação Penal 470, o mensalão.
A manifestação da PGR foi diante de um pedido do advogado de Dirceu de indulto natalino, que é o perdão por determinados crimes que foram condenados a menos de oito anos e que já cumpriram um terço da pena. Para aqueles que foram condenados a mais de oito anos de prisão, o benefício também pode ser concedido se até 25 de dezembro cumpriu 60 ou 70 anos de idade e um terço da pena.
José Dirceu foi condenado a 7 anos e 11 meses de prisão em regime inicial semiaberto, começando no dia 15 de novembro de 2013 e, em 25 de dezembro do último ano, já tendo completado mais de um quarto da pena.
Em um primeiro pedido, em fevereiro, Rodrigo Janot contrariou a extinção de sua pena, afirmando que poderia reexaminar o assunto depois que houvesse sentença contra ele na Operação Lava Jato. O questionamento foi de que se o ex-ministro tivesse cometido crimes no período em que estava preso pelo mensalão.
A defesa de Dirceu argumentou que a sentença de Sergio Moro apontou crimes até novembro de 2013 e, portanto, comprovando que não foi praticada “falta disciplinar de natureza grave” durante o cumprimento da pena do mensalão.
A manifestação de Janot é, agora, direcionada ao Supremo Tribunal Federal (STF), que deverá julgar o pedido. Caso aceite, Dirceu, contudo, deverá continuar preso em Curitiba, em decorrência das investigações da Lava Jato. Moro o condenou a 23 anos de prisão, no último mês.
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

View Comments

  • Não podemos esquecer

    Que esta condenação feita pela Rosa Weber foi redigida pelo Moro que era seu auxiliar no julgamento da AP 470:"“Não tenho prova cabal contra Dirceu – mas vou condená-lo porque a literatura jurídica me permite”.

  • Dirceu continuara preso por quanto tempo mais?

    23 anos de prisão... Isso não me sai da cabeça. O que me deixa assustada é que é uma condenação que até hoje ninguém sabe muito bem por que Dirceu foi condenado e por que essa pena tão pesada... Nem vou falar da bandidagem que foi solta pelo mesmo Moro, nem de sua militância contra o PT, nem de seus olhos miopes para as malversações do PSDB em sua Curitiba mesmo, mas agora que sabemos que os 'honrosos' homens de preto (falta de criatividade) da Lava Jato também fizeram sua caixa 2, se apropriando do que deveria ser devolvido à Petrobras, eu não vejo legitimidade nas condenações desse juiz nem no trabalho de sua força-tarefa.

    • coisas da ditadura

      São coisas qque só aocntecem em regimes absolutistas ditatoriais...onde não funciona a balança da lei

  • Considere-se, Para Efeito De Cálculo
    Boa tarde.

    ... Que a pena já haveria, na primeira condenação, através do justiceiro anterior, Barbosa, inflada, artificialmente, como ele mesmo admitira, quando questionado por Barroso. Definitivamente, o Tecido Jurídico brasileiro foi totalmente esgarçado pelos legisladores ad hoc.

    Na verdade, o grande legiferador brasileiro não mora aqui...

  • As duas condenações do Dirceu

    As duas condenações do Dirceu ainda nāo passaram por minha  "garganta". Meu coração dói por saber ele vivendo tal provação. 

    • Nem na minha

      Espero ainda estar viva para ver a revisão criminal do Mentirão, vulgo mensalão, processo da infâmia!

      • O Nassif e o Eugênio Aragão já mostraram que foi uma farsa.

        Stella,

         

        Em recente e histórico artigo, intitulado "A arte de manipular os fatos e as leis", Luís Nassif demostrou que o chamado "mensalão do PT" foi uma farsa, porque foi baseado numa premissa falsa: a de que os recursos da VisaNet eram públicos ou do BB. JB sabia disso; as informações que poderiam beneficiar os réus foram colocadas noutro inquérito, o 2474, este mantido em segredo de justiça. 

        O tragicômico episódio em que incriminaram José Genoíno, para  compor o quarteto petista, sem o qual os líderes políticos do partido não poderiam ser acusados de "formação de quadrilha" é revelado pelo subprocurador Eugênio Aragão de forma crua numa fala dele sobre o papel das redes sociais na derrubada da presidente Dilma Rousseff; vocês podem asssisti-lo por meio do link https://www.youtube.com/watch?v=iU6I4UWKsx8.

  • José Dirceu, solto,

    visitando a Dilminha no Alvorada às 08:00 horas da manhã, e antes ainda do almoço, consegue fazer o Congresso reverter o impixamento. 

    Um cidadão desses nunca deveria estar na cadeia, mas sim, no governo. Quem o anistiar ou perdoá-lo e o colocar no governo terá sucesso garantido. 

     

  • É só ler o brilhante post
    É só ler o brilhante post sobre Lei anti terror e como se encaixa perfeitamente nos métodos torturadores da ditadura judicial do que se transformou o Brasil.

  • JOGO DÚBIO!

    Isso faz parte do jogo dúbio que faz Janot!

    Com certeza quer mostrar impacialidade!

    acontecimentos contrarios estão por vim, com certeza!

  • Dirceu condenado...

    e são raros os juízes que saíram numa boa após investigação sobre o patrimônio deles..........................

    há anos investigam, mas em nenhuma das vezes com bypass no imposto de renda

    assim realmente não querem pegar ninguém, mas pode ser que um dia queiram

  • Se alguém pudesse colocar o

    Se alguém pudesse colocar o número de vezes em que o nome de José Dirceu é citado em reportagens durante um ano, ou desde aquela CPI dos Correios, chegaria à conclusão que ninguém bate o petista em visibilidade negativa. 

    Todo santo dia tem alguma coisa a ser comentada sobre ele, e nunca algo que lhe favoreça. O coitado é como um escravo a tomar chibatada no lombo até morrer sanrando.

    O pior é que ele teria que ter sido levado para julgamento em primeira instância, mas o não desmembramento do processo durante o julgamento do mensalão tinha por propósito exatamente chegarem à tal lei esdrúxula, criticada até pelo autor por não entender sua aplicação ao caso. Como dominante dos fatos, coube a ele, Dirceu, uma culpabilidade exorbitante, descabida, com multa altíssima. 

    O tempo foi passando, e mais e mais assuntos relacionados a Dirceu estampados na mídia nojenta. Quando tudo parecia favorecê-lo, manda-se o o homem paras as mãos de Moro. Mais tempo de prisão a cumprir, enquanto mãe de 92 anos e irmã sãod espejadas de suas residências de forma impiedosa e cruel, sem que o cara possa senão chorar pencas de desgosto, e por certo de pena pelas duas. 

    Agora, Janot volta atrás numa decisão que já deveria ter sido tomada, porém ainda carente de decisão dos ministros do STf, que, sabe Deus o que farão mais uma vez para tornar a imagem de Dirceu ainda pior.

    Aí, o que mais nos choca é ver, por um lado, os bandidos delatores de pulseirinha na pernoca, com grana muita nos bolsos, desfrutando de mansões, em Angra, em Itaipava, na bela praia do Ceará, com dias apenas para estarem livres completamente, enquanto Dirceu, não-delator, acusado de crimes infinitamente menores que os dos cafajestes, com penas que o levarão a morrer na cadeia, dado o seu estado de saúde, e sua idade já avançada. 

    Não me conformo com tanta sacanagem dessa justiça de Moro. Só quero saber até onde irá esse juiz com sua psicopatia.

  • Só indignação nos resta.

    Só indignação nos resta. Treze anos de governo frouxo, que entregou a cabeça do mais inteligente estrtegista do país nas mãos de uma justiça covardemente seletiva.

Recent Posts

Mais de 70 trabalhadores são encontrados em condição análoga à escravidão em um dos garimpos mais lucrativos da América Latina

Operação federal cita “servidão por dívida”, em que os garimpeiros realizavam atividade sem qualquer proteção

1 hora ago

Mauro Cid pode ter negociado perdão judicial em troca da delação premiada, diz jornalista

Acordo poderia ajudar o tenente-coronel a pelo menos manter o cargo e não perder totalmente…

3 horas ago

Desoneração traz risco de nova reforma da Previdência, diz Haddad

Apesar da advertência, o ministro se disse confiante em um acordo para resolver o impasse…

3 horas ago

Brasil soma mais de 4 milhões de casos de dengue em 2024

Nove estados e o Distrito Federal já decretaram emergência em decorrência da dengue. Minas Gerais…

3 horas ago

Parece que uma anistia está sendo urdida, por Fernando Castilho

Muita gente já esqueceu as centenas de milhares de mortes pela Covid-19, a tentativa de…

3 horas ago

A Lei de Alienação Parental no Brasil, por Salvio Kotter

Entre a Tutela da Justiça e a Proteção da Infância, nem manter nem revogar, reformar…

4 horas ago