JN usa contra Lula, na véspera da posse de Haddad, delações velhas e sem provas de Palocci

Foto: Agência Brasil
Jornal GGN – Menos de 24 horas antes de o PT ser obrigado a substituir Lula na eleição presidencial de 2018, o Jornal Nacional divulgou depoimentos que Antonio Palocci concedeu à força-tarefa da operação Greenfiel, na noite de segunda (10). Só que as falas de Palocci, dando a entender que Lula arquitetou corrupção envolvendo o pré-sal para bancar campanhas do PT, já é conhecida desde o ano passado. Em depoimento a Sergio Moro, Palocci contou a mesma narrativa. E sua delação, ao final, acabou sendo negociada com a Polícia Federal, pois até a Lava Jato em Curitiba entendeu que não havia provas do que declarou o ex-ministro.
Palocci está preso desde setembro de 2016 e já tem uma condenação a 12 anos de prisão. Ao contrário de outros delatores da Lava Jato, ele não conseguiu fechar o acordo de colaboração com os procuradores da República liderados por Deltan Dallagnol e escapar do regime fechado.
Por isso, a defesa de Lula e a assessoria de Dilma, ao rebaterem a reportagem do Jornal Nacional, destacaram que Palocci, na situação em que se encontra, toparia dizer qualquer coisa para receber os mesmos benefícios de outros delatores.
Segundo a reportagem do JN, Palocci disse à Greenfield -em junho, mas a divulgação só ocorreu nesta segunda-feira, 10 – que a descoberta do pré-sal marcou uma “guinada” no comportamento de Lula, que teria abandonado os cuidados exigidos pelo cargo e passou a “atuar diretamente no pedido de propina.”
Disse Palocci: “Ele sempre soube que tinha ilícito e sempre apoiou as iniciativas de financiamento de campanha. Mas, no caso do pré-sal, ele começou a ter uma atuação pessoal.”
Palocci afirmou que Lula se envolveu diretamente na operação de fundos de pensão no projeto da usina de Belo Monte, no Pará. “Ele sabia que a partir desse investimento e desse projeto haveria pedido de propina.” De acordo com o delator, Dilma, na Casa Civil, “forçava a barra para os fundos investirem” no empreendimento. “Ela insistia que aquilo era uma ordem do presidente Lula e fazia reunião.”
Não suficiente, Palocci ainda falou que a compra de caças pelo governo brasileiro teria tido “interferência inadequada” de Lula e o do então presidente francês Nicolas Sarkozy. Só que o Brasil nunca comprou os caças franceses, mas sim os suecos da Gripen.
Em 2017, o discurso de Palocci diante de Moro, no âmbito do processo em que Lula é investigado por vantagem indevida da Odebrecht.
Disse o ex-ministro: “O presidente falou, foi a primeira vez que ele falou dessa maneira tão direta. Mas ele falou: ‘Olha, eu chamei vocês aqui porque o pré-sal é o passaporte do Brasil para o futuro, é o que vai nos dar… combustível pra um projeto político de longo prazo no Brasil. Ele vai pagar as contas nacionais, vai ser o grande financiador das contas nacionais, dos grandes projetos do Brasil. E eu quero que o [Sergio] Gabrielli faça as sondas pensando neste grande projeto para o Brasil. Mas o Palocci está aqui, Gabrielli, porque ele vai lhe acompanhar nesse projeto pra que ele tenha total sucesso e pra que ele garanta que uma parcela desses projetos financie a campanha dessa companheira aqui, Dilma Rousseff, que eu quero ver eleita presidente do Brasil'”, acrescentou. Leia mais aqui.
Em nota, a defesa de Lula diz que Palocci mente em busca de benefícios.
A assessoria de Dilma afirmou que os atos relacionados ao fundo de investimentos eram administrativos e estão sendo indevidamente criminalizados. Ela também expôs os interesses controversos na delação de Palocci e o papel da Globo no golpe contra governos do PT.
***

 

Sobre as velhas declarações de Antonio Palocci, exibidas mais uma vez como novas pela Rede Globo de Televisão, a Assessoria de Imprensa de Dilma Rousseff informa:

 

1. Em todos os períodos eleitorais do qual a Presidenta participou, a Rede Globo criou factóides a fim de atingir a imagem, a honra e a autoridade política de Dilma Rousseff. Foi assim em 2010, 2014 – nos dois turnos – e, agora, em 2018.

2. A Globo ajudou a criar as condições para o Golpe de 2016, quando envenenou o ambiente e incitou o impeachment fraudulento e sem crime de responsabilidade, que tirou Dilma Rousseff da Presidência da República.

3. Às vésperas das eleições de 2010 e 2014 lançou acusações e fomentou escândalos, usando fatos que posteriormente se mostraram infundados. Em outros momentos “repercutiu”, de forma quase orquestrada, a campanha difamatória promovida por outros veículos de mídia, antes, durante e depois do Golpe de 2016.

4. Agora, a Globo traz à tona uma nova declaração do senhor Antonio Palocci. Na verdade, ressuscita o senhor Palocci, que de forma desesperada está disposto a tudo, à mais deslavada mentira, à mais fantasiosa invenção para sair da prisão. E, mais uma vez, um testemunho sem provas, calcado em inverdades.

5. Nessa velha “delação implorada”, o senhor Palocci tem a mesma conduta mentirosa apresentada em outros depoimentos a autoridades da Polícia Federal e do Ministério Público Federal. Tudo com o propósito de obter um acordo que o permita deixar a prisão.

6. Novamente, o senhor Palocci repete a ficção de reuniões com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a então ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff. Jamais existiram reuniões sobre tais temas.

7. A ficção de Palocci chega ao ponto de criminalizar a atuação dos ex-presidentes Lula e Dilma por orientar investimentos de fundos de pensão. Transforma uma ação administrativa em crime, de maneira irresponsável e criminosa. Difamação e injúria sistematicamente cometidas. Mais uma vez, um testemunho sem provas ou indícios. Em todo o mundo, fundos de pensão investem em projetos de longo prazo que garantem retornos seguros. É o caso da Usina de Belo Monte.

8. Sobre a “atuação de Lula” na negociação da compra de caças para as Forças Armadas, a denúncia do senhor Palocci não é apenas patética, mas pífia. É público e notório que o acordo com a França jamais prosperou.

9. O acordo e a parceria para a construção dos caças foi feito com a Suécia, no governo da Presidente Dilma Rousseff, cinco anos depois do presidente Lula sair do governo. Daí que não se sustenta a ficção do senhor Palocci em torno de um pedido de propina nas negociações entre os governos brasileiro e francês.

10. A estratégia da Globo, repetida nas últimas três eleições, de macular as imagens dos ex-Presidentes Lula e Dilma, mais uma vez, não surtirá efeito.

11. Assim como em 2010 e 2014, a Presidenta Dilma conquistou o apoio do povo brasileiro e venceu duas eleições presidenciais.

12. Lula tem sua liderança política reconhecida pelo povo brasileiro. Há, no mundo, um clamor por sua libertação. Lula é inocente e foi condenado sem provas.

13. Por isso, nada poderá deter a vitória do PT nas eleições de outubro. Em Minas e no Brasil.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

View Comments

  • Esquentando a Língua Gelada do Pulhocci

    Fala sério, GGN!

    Pulhocci nas tentativas de delações contra o PT e Lula, em busca de ser premiado com a liberdade e o gozo dos recursos liberados, sequer foi aceito como delator pela procuradoria lavajateira, que o dispensou pela fragilidade das mesmas, tendo então a PF considerado ouvi-lo para ver se o 'material' pudesse ao menos ser utilizado para causar algum dano contra o PT e Lula, na campanha política.

    Usaram-no ontem e foi tão canhestro e previsível o vídeo vazado no JN, que sequer a própria mídia golpista achou conveniente e eficaz repercutir a tranqueira PF-Pulhocciana, com medo de efeito reverso.

    Interessante pois, observar o blogueiro empregado do Bispo, feito 'joão sem braço', e o GGN, como se útil fosse, repercutirem a porqueira exibida no JN, ao invés de merecidamente ignora-la.  

    Mas pra variar, e não seria justo ignorar, surge Dilma a defender-se da nulidade, a ser olimpicamente ignorada, ajudando a dar importância a que não a tem e, pior, esquentando a língua de pulhocci, tremenda fria até pra globo. 

     

     

  • a pior conspiração que sofremos vem da Globo...

    acompanhada de perto pela traição, e desde o mensalão

    quando a inocência mais bem documentada que já tivemos deixou de ser divulgada

  • "No primeiro minuto da

    "No primeiro minuto da primeira hora do primeiro dia do meu mandato como Presidente da República vou fechar a Rede Globo" - Leonel Brizola.

Recent Posts

Justiça suspende julgamento de ex-policial que matou tesoureiro do PT

Defesa alega que comarca pode sofrer interferência devido à repercussão do assassinato e da influência…

16 minutos ago

IPCA-15 desmente pirações estatísticas de Campos Neto, por Luís Nassif

No acumulado de 12 meses, percebe-se todos os grupos sob controle. A maior influência no…

19 minutos ago

Congresso atende aos interesses do crime organizado ao proibir porte de drogas

À TVGGN, conselheira afirma que PEC das Drogas mantém monopólio de facções sobre a produção…

40 minutos ago

Durante visita de Lula, Embraer anuncia investimentos de R$ 2 bilhões

Em São José dos Campos, Lula acompanhou a entrega de um jato comercial modelo 195-E2,…

2 horas ago

Fux pede vista e interrompe julgamento da desoneração da folha

Cinco ministros votaram a favor da manutenção da derrubada da medida. Com o pedido de…

2 horas ago

Dia Nacional da Empregada Doméstica, por Solange Peirão

Lenira Maria de Carvalho (1932-2021) é esta doméstica que permaneceu na profissão por mais de…

3 horas ago