Juiz acolhe ação contra a Globo pelo episódio das crianças de Monte Santo

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

É provável que sequer passe em segunda instância. Mas a sentença do juiz Sérgio Fernandes (titular da 2a Vara Civel de Indaiatuba) contra a Rede Globo de Televisão e O Boticário, mais dois jornalistas da emissora – se consumada -, será um marco nas discussões sobre os limites da imprensa – especialmente das concessionárias de serviço público.

O juiz acolheu a ação proposta por pais e abriu o processo para as partes.

Shows, programas sensacionalistas, apologia ao crime, apologia à discriminação e ao preconceito, todos esses crimes – previstos no Código Penal –  foram colocados debaixo do tapete da liberdade de imprensa. Até classificação indicativa entrou nesse espaço.

Diversos crimes de imprensa, como a falsa entrevista do apresentado Gugu com o PCC, as campanhas da TV Record contra as religiões afro, a apologia ao crime de Rachel Sheherazade, do SBT foram bloqueados na Justiça em nome de falsa interpretação do direito à informação.

No ano passado, provavelmente para alavancar a novela “Salve Jorge” – que versava sobre tráfico de pessoas – a Globo deu início a uma série de reportagens manipuladas sobre a adoção de crianças em Monte Santo (Bahia). Na novela, o personagem principal tem a filha, menor de idade, seqüestrada por uma quadrilha internacional de prostituição

Famílias foram expostas, crianças foram sacrificadas em nome do show e, pior que isso, estigmatizou-se o instituto da adoção – essencial em um país que mal sabe cuidar das suas crianças. Esse jogo sensacionalista recebeu a adesão imprudente da própria Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, chefiada por Maria do Rosário, parlamentar gaúcha.

O juiz acolheu a ação na qual os autores requerem indenização de R$ 144 milhões pela reportagem veiculada no dia 14 de outubro de 2012 no “Fantástico.”

A ação é por danos morais e coletivos e foi  movida por um casal de Indaiatuba que detinha a guarda provisória de uma das cinco crianças.

As crianças viviam em situação de risco e foram colocadas em um lar substituto, por medida de segurança, requerida pelo próprio Ministério Público da Bahia e deferida pelo Juiz de Direito.

O repórter José Raimundo, do “Fantástico” é acusado por quebra de sigilo processual, por ter mostrado em rede nacional o processo de guarda do menor, que é sigiloso.

O casal alega ter sido acusado de forma sensacionalista de traficar crianças, sem receber o espaço proporcional para o direito de resposta, “como assegura a legislação sobre a concessão dos canais de comunicação”.

Segundo os autores, a jornalista Eleonora Ramos, que fez a denúncia, é coordenadora e fundadora do Projeto Proteger, trabalha no CEDECA-BA, que recebe dinheiro do Projeto Criança Esperança, apoiado pela  Rede Globo de Televisão.

Além da indenização, é pedida uma multa de R$ 144 milhões destinados à criação e veiculação de campanha publicitária nacional, “visando restabelecer a credibilidade do Instituto da Adoção”.

Faltou incluir na ação a ex-Ministra Maria do Rosário, que ajudou a estimular o linchamento moral contra as famílias e o preconceito contra a adoção.

Leia as matérias produzidas sobre o caso: O caso das adoções de Monte Santo

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

46 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Sonegação Global

    Esse valor é café pequeno perto do valor sonegado pela Globo com a tal Copa de 2002; o valor corrigido ronda 1 bilhão de reais. O que a Receita Federal está fazendo para receber esta conta?

    1. “O que a Receita Federal está

      “O que a Receita Federal está fazendo para receber esta conta?”:

      O que o ministro da Fazenda esta fazendo:  cossando o saco.

  2. Globo destrói diária os princípios da comunicação no Brasil
    Fica parecendo oposição gratuita e teoria da conspiração, mas essa tal Rede Globo de Televisão, Internet, Jornal e Rádio já faz muito tempo que jogou no lixo os princípios da boa comunicação e do jornalismo. 

    Além de manipular a informação para seus fins comerciais, agora também esqueceu totalmente de dois principios pétrios do Jornalismo: Isenção e Direito de Resposta… Notem que neste último, uma artimanha sempre é usada frequentemente quando dizem que a emissora ligou ou procurou o/a denunciada/o, mas que não consegui contato. Falácia da mais barata possível, meu tio foi vitima dessa estratégia.

    O Nome dele esteve ligado ao possível escandalo das ONGs e quase teve um infarto quando viu o reporter dizendo que ele tinha sido procurado e não fora encontrado. Seu celular esteve constantemente ligado e não recebeu nenhuma ligação. Mesmo mandando vários e-mails para a redação do Jornal que o denunciou nunca foi procurado, ficando de bandido sem possibilidade de argumentos contrários. Entretanto, a “reportagem” ficou um espetáculo.

     

    Dilma tem que dar um basta nessa situação assim como fez a vizinha Cristina Kirchner e cria a Lei dos Medios aqui também.

     

    Lá em casa não entra nada da Globo.

     

     

  3. Rede Globo é sórdida e repugnante.

    Se todos os Brasileiros abrissem os olhos e parassem de dar audiência para este veículo de comunicação manipulativo, sórdido, escabroso, repugnante e mentiroso que é essa Rede Globo, acredito que muitas coisas no Brasil seriam diferentes, ou um pouco menos pior do que é. Essa emissora nefasta, mentirosa e ardilosa porta-se como se oaís fosse o seu quintalzinho imundo, onde ela pode despejar todo o seu lixo e bagunçar a seu bel-prazer, veiculando uma programação tendenciosa, mentirosa, manipuladora e totalmente parcial. Me entriste saber que as pessoas dão audiência a essa emissora que faz muito mal à nação, principalmente com suas novelas que que são o maior mecanismo de disseminação de princípios morais e éticos invertidos e distorcidos. Não vou nem entrar no mérito da questão de preconceito religioso, pois as mazelas vão ainda além disso. ACORDEM BRASIL. BOICOTEM ESSA EMISSORA NEFASTA. 

    Obs: já fazem aproximadamente 16 anos que eu deletei esse canal da grade de minha programação e nunca mais assisti absolutamente nada do que sai desse esgoto televisivo.

  4. TV e sua desonestidade

    Nossa, como praticamente não vejo tv, novela nem passo perto, não sabia desse caso. Cada dia vejo o quanto faz bem ficar longe dessa programação asquerosa! Essa turma não aprendeu nada com o caso da Escola de Base (ou aprendeu a continuar agindo de má-fé).

  5. A Globo é o diabo; mas a história d Mont Santo era 1 abuso mesmo

    Adoçao sim. Tirar crianças de famílias pobres porque famílias de boa situaçao querem adotar NAO. As próprias famílias “adotantes” distribuíram as crianças entre si. houve intermediaçao para a “escolha” do produto por uma lobista, houve pagamento do parto, e mil outras irregularidades. 

    Isso nao justifica a reportagem escandalosa da Globo, nem a falta de direito de resposta às famílias. Mas isso tb nao justifica aquela “adoçao” selvagem. 

    Aliás nada compromete mais o instituto da adoçao do que “adoçoes” feitas desse modo, fora do Cadastro, etc. 

    1. Concordo plenamente

      Eu entrei para fazer um comentário muito parecido com o seu. 

      Minha família inteira é dessa região e diferente do que é informado pelo Nassif, aquilo que foi mostrado não é tem nada de “situação de risco”, mas eles simplesmente são pobres e moram daquele jeito durante todo o ano. Não somente eles, mas a maioria da população pobre do nordeste.

      Essas críticas exarcebadas a Globo muitas vezes são exageradas e como é informado no próprio texto, é próvavel que a ação nem vá para a segunda instância. Se é tão irrelevante assim para a justiça, quem está fazendo sensacionalismo nesse momento? 

      1. Pois é. O caso de Monte Santo foi particularmente revoltante

        Houve lobista, adoçao de criança baiana feita para paulistas, fora do Cadastro de adoçoes, crianças arrancadas dos pais para serem adotadas, o escambau. Havia uma comentarista aqui do Blog que trabalhava com adoçoes que costumava dar informaçoes muito úteis sobre quais seriam os procedimentos que deveriam ter sido adotados e nao foram. 

    2. Pagamento do parto ?

      Como houve pagamento do parto, se a mais nova foi retirada por maus tratos com 2 meses e as outras crianças já tinham mais idade? E não houve divisão de crianças, apenas deixaram as crianças uma próxima da outra, o que sempre acontece em casos de irmãos. Apenas isso. Tudo bem que eles apenas tinham a guarda das crianças, mais retirar essas crianças de lares estruturados para mandarem de volta para uma mãe que mal sabe cuidar de si, foi de um ignorância sem fim. E todas as famílias estavam no Cadastro, tanto que uma das mães já havia adotado anteriormente. E quem faz coisa errada, deixa endereço? Faça me o favor. Se houve alguma irregularidade pode ter acontecido em Monte Santo que infelizmente acabou prejudicando as mães e as crianças.

    1. Ajudando na memória

      A Escola Base funcionava em São Paulo.

      Em Brasília, em 1985, houve também uma mentira enorme praticada pela imprensa. Mas não numa escola. Foi no Hospital de Base.

    2. A imprensa mentirosa, sem

      A imprensa mentirosa, sem escrúpulo, suja, mercenária juntamente com a justiça podre, formada por servidores públicos do poder judiciário, no caso, os juízes acabam com a reputação e a vida de muitos inocentes. Qual é a punição desse magistrados? Afastamento não é punição é premiação. Por causa de uma atitude precipitada da imprensa marrom destruiram a vida dos idosos, donos da escola Base, lembram? Quem acaba com o país é a imprensa e a justiça representada pelos juízes de caráter deformado.

  6. A REDE GLOBO FEDE

    É Rede Globo…tua casa tá caindo! Onde já se viu aproveitar da situação para promover uma porcaria de novela? Isso tudo às custas de 5 crianças indefesas! Crianças estas que não eram bem cuidadas pela mãe e muito menos pelos pais (sim…dois pais para essas 5 crianças). Foi revoltante o que aconteceu com estas pobres crianças, guardas (guardas sim…não foram adoções, adoção e guarda são institutos totalmente diferentes) delas foram dadas para 4 famílias aqui do estado de SP que cuidavam muito bem delas! Aqui recebiam o devido amor e carinho de família, coisa que não tinham com a mãe biológica. Mãe de verdade, não é aquela que põe no mundo, mas sim, aquela que cria, dá amor, educação e faz de tudo pelo seu filho, já a mãe de Monte Santo, fazia o contrário, só se preocupava em sustentar seu vício! Não foram retiradas por causa da extrema pobreza, e sim por causa dos maus tratos que sofriam, e sim, o MP estava presente desde o começo, ao contrário do que esta nefasta emissora dizia. Rede Globo, construindo farsas em cima de histórias e vidas de inocentes!

  7. A MAIOR FARSA JORNALÍSTICA DE TODA HISTORIA!!!

    Acompanho o caso desde o início e posso assegurar a todos que leem esse texto que NÃO HOUVE TRÁFICO e NEM ADOÇÃO IRREGULAR OU ILEGAL como querem que pareçam.  Traficante deixa endereço?  O Desserviço prestado por ELEONORA RAMOS e o juiz CAPPIO está aí, bem diante dos nossos olhos, famílias que disistiram de adotar com medo de serem a próxima vítima do judiciário.  Juizes e desembargadores com medo,  acabam interrompendo adoções de 5 anos! Crianças que tem convívio com a família afetiva  por 5 anos são obrigadas a devolver seus filhos do coração a família biológica por ordem do judiciário.  Quem devia protege-los o expõe muitas vezes a morte.  Famíia biológica que não mudou, continua com os mesmos hábitos de maus tratos e negligência.  Agora o sangue, a genética é mais importante que os laços afetivos construídos por 2, 3, 5 anos!  A criança deixou de ser prioriedade para ser propriedade genética.  As crianças de MONTE SANTO não estão adaptadas, ainda sofrem.  E tudo que acontece  é escondido por todos q montaram essa farsa.  Espero que todos paguem, não estou falando só de indenização, mas de cadeia.  Tanto para os que estão a frente dessa farsa, como aqueles que apoiam via Facebook e ofendem essas MÃES AFETIVAS até hoje as chamando de MÁS DO CORAÇÃO, TRAFICANTES, e outros nomes mais que não vale a pena ser citado.  Muitos fakes já foram rastreados e vão pagar por cada linha de calúnia e difamação dirigida a essas mães.  Inclusive uma trabalha na RECORD, outra trabalha em Associação de apoio a adoção… e por aí vai.  As MÃES DO CORAÇÃO de MONTE SANTO não são mais invisíveis, tem muita gente de bem trabalhando para que a justiça seja feita.

    1. Traficante pode nao ser o caso, mas…

      Houve lobista, que achou a criança; 

      houve pagamento do parto; 

      houve distribuiçao das crianças entre as próprias “maes do coraçao” (como se a mae biológica tb nao tivesse coraçao); 

      nao foi obedecido cadastro, e trouxeram as crianças para longe da regiao de origem. 

      Tudo isso é irregular, e é um risco para os pais pobres desse país. Nos EUA vao buscar crianças na África; em Sao Paulo, vai-se buscar no Nordeste? 

      Querem adotar? Se registrem no Cadastro de adoçoes e ESPEREM SUA VEZ. 

      1. Tens plela razão. Quem viu os

        Tens plela razão. Quem viu os processos de adoção aponta falhas clamorosas, atropelo do rito processual e parcialidade dos juizes, promotores e conselheiros tutelares. Além disso, está pendente de esclarecimento o papel de uma agenciadora, parece que de nacionaliudade estrangeira, que reside em Catu ou Pojuca, cidades da Região Metropolitana de Salvador, e que seria a intermediadora deste e de outros casos em regiões pobres do interior.

        Mas todo pau na Rede Gobo é pouco!  

      2. desinformação
        Só pra constar, as famílias do coração estavam todas no cadastro nacional de adoção. Não houve manipulação e sem sequerer furo na fila.. quem falou isso esta extremamente desinformado.

        1. Inscritas? Mas nao foram chamadas por ele, pela ordem…

          A criança foi “achada” (família pobre, pouco protegida, fácil de armar contra…) por uma agenciadora. Como era preciso manter irmaos “juntos”, acharam candidatos para os irmaos. A interessada nesse bebê pagou o parto, o que é irregular. Quando a mae biológica quis desistir, o que é direito dela, armaram com apelo à “justiça”. 

          Quem está desinformada é você. Ou talvez muito informada… 

    2. Adoção

      Lúcia, acesse TJBA, Publicações, nº 897, de 18 de fevereiro de 2013 – Caderno 4, onde consta a sentença do juiz, nomeado para rever tal decisão,  Luis Roberto Cappio Guedes Pereira,  onde ele relata todo o procedimento do juiz Vitor Manuel Sabino Xavier Bizerra, que concedeu as adoções de forma completamente irregular, ferindo vários artigos do ECA, a publicação é extensa são 58 páginas mas, vale a pena ler. No dia 23/09/2013 o plenário do CNJ durante a 175ª Sessão Ordinária instaurou Procedimento Administrativo para apurar o envolvimentodo juiz Bizerra, também foi decidido o afastamento de suas funções até a conclusão do P.A. Que foi adoção fraudulenta não resta a menor dúvida, quanto às famílias adotantes, elas tem todo o direito de buscar o que melhor lhes convem na justiça. 

  8. Boechat é condenado por ofensas contra Requião
    Boechat é condenado por ofensas contra Requião

    O jornalista do Grupo Bandeirantes Ricardo Boechat foi condenado a seis meses e 16 dias de prisão por crime de calúnia contra o senador Roberto Requião (PMDB-PR). A sentença foi proferida pela 1ª Vara Criminal do Fórum Regional de Pinheiros, em São Paulo. A juíza Aparecida Angélica Correa converteu a pena para três meses de trabalho comunitário.

    Boechat foi condenado por comentário feito no dia 11 de maio de 2011 na Rádio Band News, onde ancora o noticiário matinal. Após reportagem sobre o incidente em que o senador pemedebista tomou o gravador das mãos de um repórter, Boechat acusou o senador de corrupção e nepotismo.

    O jornalista fez acusações sobre a atuação do irmão do senador como gestor do Porto de Paranaguá e afirmou que a aposentadoria que Requião recebe como ex-governador do Paraná era “um roubo”.

    No mesmo comentário, Boechat disse que Requião o perseguia por atribuir a ele a divulgação de uma notícia que acusava o político paranaense de haver violentado uma menor, e tratou de esclarecer que jamais havia feito tal afirmação.

    Após a sentença, Requião comentou a vitória judicial em comentário gravado enviado a emissoras de rádio e órgão de imprensa: “Eu sou absolutamente a favor da liberdade de imprensa, mas a irresponsabilidade de alguns jornalistas tem que ser questionada e as pessoas devem ir à juízo. A juíza acertadamente converteu a pena em trabalho social. Preso numa cadeia brasileira, Ricardo Boechat com certeza ficaria junto com pessoas piores que ele, e poderia sair pior que entrou”.

    Requião também defendeu a inclusão do direito de resposta na legislação brasileira. Nesta quinta-feira (8), pouco após saber da decisão, disse em discurso no plenário do Senado que trocaria a condenação pelo direito de resposta.

    Um projeto de autoria dele tramita na Câmara e prevê que pessoas ou organizações citadas na imprensa teriam o mesmo espaço no veículo de comunicação para se defender, caso comprovem judicialmente a inverdade ou ofensa.

    A Band, por meio da assessoria de imprensa, informou que vai recorrer da decisão.

    Ao Portal Imprensa, Boechat declarou que mantém as declarações sobre o senador “Me avisaram que tinha uma condenação e o jurídico da Band vai recorrer. Não tem muito o que comentar, mas não mudo uma vírgula daquilo que eu disse”, disse o jornalista.

    Fonte: http://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2014/05/09/boechat-e-condenado-por-ofensas-contra-requiao.htm

  9. Parabéns Luis Nassif, acho

    Parabéns Luis Nassif, acho que vc foi o único JORNALISTA que foi contra essa viagem insana comandada pela REDE GLOBO que usou a Ministra Maria do Rosário como meio para atingir seu objetivo espúrio.

  10. Sei não.

    Sei não, mas como o judiciário é corrupto, e aqui na Bahia corruptíssimo, eu não duvido que tenha rolado grana naquela adoção. Por outro lado, a mãe foi taxativa: Não queria doar. Foi obrigada. Nenhum juiz, nem mesmo Deus, pode tirar os filhos de uma mãe. Em que pese o histórico da Globo, vale o depoimento da mãe. A mãe foi privada dos seus filhos. Agora, se rolou grana, esse são outros quinhentos.

    1. negativo

      Claro que não é assim, as leis federais do Brasil prevêem o contrário há mais de 50 anos e em muitos países.

      Código Civil da República:

      Art. 1.635. Extingue-se o poder familiar:

      … V – por decisão judicial, na forma do artigo 1.638.

      Art. 1.638. Perderá por ato judicial o poder familiar o pai ou a mãe que:

      I – castigar imoderadamente o filho;

      II – deixar o filho em abandono;

      III – praticar atos contrários à moral e aos bons costumes;

      IV – incidir, reiteradamente, nas faltas previstas no artigo antecedente.

       

    2. Concordo. 
       
      Acho que a GLOBO

      Concordo. 

       

      Acho que a GLOBO pagou esta mãe para fazer tal teatro. Fora isso, corroboro com as informações prestadas por nosso colega James.

  11. Processo contra a Globo

    É provável que sequer passe em segunda instância. Mas a sentença do juiz Sérgio Fernandes (titular da 2a Vara Civel de Indaiatuba). Concordo com você, estimado Nassif. E mais, provavelmente o juiz Ségio Fernandes será submetido à um assassinato de reputação. Atitude corriqueira das Organizações Globo, isto é, assassinar reputações de qualquer pessoal que atravesse o seu caminho. Quanto à Maria do Rosário, o figura pequena que a Dona Dilma escolheu pra compor o seu seu governo.

  12. Processo contra a Globo

    É provável que sequer passe em segunda instância. Mas a sentença do juiz Sérgio Fernandes (titular da 2a Vara Civel de Indaiatuba). Concordo com você, estimado Nassif. E mais, provavelmente o juiz Ségio Fernandes será submetido à um assassinato de reputação. Atitude corriqueira das Organizações Globo, isto é, assassinar reputações de qualquer pessoal que atravesse o seu caminho. Quanto à Maria do Rosário, o figura pequena que a Dona Dilma escolheu pra compor o seu seu governo.

  13. O Instituto Innovare resolve. Foi criado para isso

    Esquenta não, Globo. Seus empregados do Instituto Innovare darão um jeito nisso. 

  14. Até hoje me intriga o

    Até hoje me intriga o especial interesse do Nassif nesse caso.Alguma proximidade com as famílias adotantes talvez?

  15. Bem, pelo que eu lembro, há

    Bem, pelo que eu lembro, há sérias restrições ao processo, e os juízes envolvidos (ou o juiz) “pularam” várias etapas, com suspeita celeridade, onde todos sabem que um processo de adoção pode demorar anos (justamente um dos motivos para surgimento das máfias de adoção).

    A quantas andam o(s) processo(s) administrativo(s) aberto(s) pelo TJ-BA contra o(s) magistrado(s) envolvido(s)?

    O MP foi ouvido? Disseram à época que não.

    O laudo dos órgãos técnicos de assessoramento do Juízo (assistente social e outras) foi levado em conta?

    O problema é querer criticar o mau jornalismo com jornalismo ainda pior.

    Os jornalistas da globo cometeram vários erros, e todos eles devem ser investigados, processados e sentenciados.

    Mas isto não elide a responsabilidade dos “pais adotivos” e dos (maus) juízes, se assim restar provado.

    O fato de um juiz ter acolhido o pedido de indendização não quer dizer que os crimes não tenham sido cometidos, mas apenas que será avaliado se a empresa jornalística divulgou o que não podia, ou quando podia, o fez de forma a desequilibrar o direito de algum envolvido.

    Do jeito que o texto está escrito nos parece que é uma sentença absolutória do casal adotante e do juiz que concedeu a guarda.

    1. Caso Monte Santo

      Sou desta mesma opinião. Nesse caso de Monte Santo, o processo de adoção mostrou diversas irregularidades. Cinco crianças foram distribuídas entre famílias adotantes, como gatos de uma ninhada e a família biológica, que não havia sido encaminhada a qualquer programa de apoio ou recuperação, como determina o ECA, foi surpreedida com a tomada, abrupta, dos filhos. Sei de vários casos de tomada de crianças de famílias adotivas, aonde já estavam há vários anos, para rentegração à família biológica, com a qual, sequer, chegara a formar vínculos afetivos, que, são, totalmente indevidas (como o caso Duda). Mas, esse caso de Monte Santo é diferente e alertou a sociedade para as tomadas de filhos de famílias pobres, para adoção, sem que sejam seguidas, com celeridade, todas as etapas previstas no ECA. Abraços justiceiros! 

  16.  O QUE MAIS QUERO É UM

     O QUE MAIS QUERO É UM RESULTADO BOM PARA ESTAS CRIANÇAS,  QUE HAJA ENTENDIMENTO ENTRE AS PARTES E QUE TUDO ACABE EM MUITA PAZ E AMOR…ESTOU ATE HOJE ABALADA COM ESTA HISTORIA, TANTOS SERES HUMANOS SOFRENDO,  AS CRIANÇAS NEM SE FALA….NÃO DEVERIA TER TIRADO AS CRIANÇAS DESTA FORMA,,,ESTAVAM BEM CUIDADAS….DEVERIAM TER INTERMEDIADO UMA RELAÇÃO AGRADAVEL ENTRE PAIS BIOLOGICOS E AS MAES DO CORAÇÃO PELO BEM DAS CRIANÇAS..TENHO CERTEZA QUE SERIA MELHOR….MAS PARA JULGAR MELHOR SÓ DEUS QUE É O JUIZ DOS JUIZES E NA HORA CERTA ELE DECIDIRÁ ATRAVÉS DA VERDADE….QUEM SOMOS NÓS…..QUE O ANJO DA GUARDA CUIDE DESTES INOCENTES…

  17. Monte Santo – Globo – Boticario

    Luiz Nassif, acho que você é o único jornalista da RESISTENCIA!  Esse tema das crianças de Monte Santo foi a maior injustiça e crime contra crianças, mostrando as muitas barbaridades do judiciário contra pais adotivos. Enquanto milhares de crianças ficam envelhecendo nos abrigos, contrariando totalmente a constituição e o ECA, estes que deveriam levar a verdade para a população fazem justamente o oposto, contribuindo para mais injustiça, pobreza, violencia e tristeza. 

  18. Monte Santo – Globo – Boticario

    Luiz Nassif, acho que você é o único jornalista da RESISTENCIA!  Esse tema das crianças de Monte Santo foi a maior injustiça e crime contra crianças, mostrando as muitas barbaridades do judiciário contra pais adotivos. Enquanto milhares de crianças ficam envelhecendo nos abrigos, contrariando totalmente a constituição e o ECA, estes que deveriam levar a verdade para a população fazem justamente o oposto, contribuindo para mais injustiça, pobreza, violencia e tristeza. 

  19. Alguém,que tem amigos na
    Alguém,que tem amigos na Globo,não deixará isso ir além.Napoleão Bonaparte sucupirano barrará tal infâmia contra onipotente emissora ,larva do regime ditatorial militar.

  20. onde estão as crianças?

    estive recentemente em cidade vizinha e ninguém quer falar sobre o tema. algumas pessoas disseram que a mãe não tinha nenhuma condição de cuidar das crianças. tentaram ajudar mas não conseguiram.

    a pergunta que faço é: como e em que lugar estão as crianças hoje? há acompanhamento psicológico, médico, humanitário? com tantas crianças precisando de adoção, sabendo-se que os normativos criaram retrocessos, não está na hora de voltar a uma boa discussão sobre o tema?

    parabenizo nassif e ao contrário daqueles que ficam fazendo conjecturas equivocadas, lembrem=se da escola base (vi uma noticia rapidamente dizendo que o dono faleceu recentemente).

  21. Se Globo: CUIDADO!!

    Parabéns Nassif pelo seu trabalho sério, pelo espírito crítico, pelo jornalismo que desenvolve. Infelizmente ainda temos uma parcela grande da população que alimenta-se das informações/conteúdo/artes produzidas pela grande mídia controlada por poderosos grupos econômicos/políticos. Sabia muito superficialmente dessa história, pessoalmente  acompanho muito pouco a chamada imprensa-empresa, no entanto fatos como esse, além das reputações pessoais destruídas, do destino incerto criado para as crianças, acaba como muito bem expõe produzindo prejuízos díficeis de recuperar para  institutos como o da “Adoção”. Espero que o processo agora em andamento tenha êxito buscando as reparações, mas também as punições aos veículos de imprensa pelos crimes cometidos.

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador