Justiça rejeita denúncia contra reitor e chefe de gabinete da UFSC

Jornal GGN – A Justiça Federal de Florianópolis rejeitou ontem, dia 30, a denúncia do Ministério Público Federal (MPF) contra o reitor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Ubaldo Cesar Balthazar, e o chefe de gabinete da reitoria, Áureo Mafra de Moraes, por injúria contra a delegada da Polícia Federal Erika Marena, responsável pela Operação Ouvidos Moucos, que investiga supostos desvios na universidade.

A juíza Simone Barbisan Fortes, da 1ª Vara Federal de Florianópolis, entende a manifestação indicada na denúncia como ‘liberdade de expressão’ pois expôs ‘sentimentos de revolta em um momento traumático para a comunidade universitária, sem que tenha havido ofensa à honra da delegada’.

Para a juíza, as práticas públicas “mesmo que absolutamente legais e corretas” não serão aplaudidas pelas maiorias e, dessa forma, é esperado que pessoas ‘insurjam-se contra suas opiniões, pareceres, relatórios, investigações ou decisões”. A decisão também afasta o crime de calúnia.

A controversa Operação Ouvidos Moucos foi iniciada em setembro de 2017 e apurou suspeitas de desvios em programas de ensino à distância na UFSC. Resultou, então, na prisão do reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo, e outras seis pessoas. Solto, no dia seguinte, Cancellier foi proibido de voltar à Universidade. Em outubro, Cancellier cometeu suicídio, deixando carta com críticas à forma como a investigação foi feita.

No caso da denúncia em pauta e rejeitada pela juíza Simone Barbisan Fortes, trata-se de pedido de Erika Marena para investigação de possível crime de calúnia e difamação contra sua honra. Em dezembro de 2017, uma foto da delegada apareceu em uma faixa de manifestantes exibida atrás do chefe de gabinete durante entrevista para a TV da universidade. No cartaz estava impresso “as faces do abuso do poder”, e também “agentes públicos que praticaram abuso de poder contra a UFSC e que levou ao suicídio do reitor”.

 

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

View Comments

  • Até estranhei que a juíza

    Até estranhei que a juíza titular não tenha abandonado as férias para aceitar a denúncia, evitando que suas responsabilidades fosses "usurpadas" pela substituta que, claramente, é uma militante petista.

Recent Posts

Trump considera sanções contra países que deixem de usar dólar

Taxação cambial, tarifas e restrição a exportações estão entre punições avaliadas pela equipe do candidato…

10 horas ago

Governo federal confirma continuidade da homologação de terras indígenas

Força-tarefa composta por ministérios, Funai, AGU e Incra busca acelerar processo; quatro processos devem ser…

11 horas ago

A conexão Nuland–Budanov–Tadjique–Crocus, por Pepe Escobar

A população russa deu ao Kremlin carta branca total para exercer a punição máxima e…

11 horas ago

Elon Musk vira garoto propaganda de golpe que pagou por anúncio no X

Golpe inventa uma nova empresa de Elon Musk, a Immediate X1 Urex™, que pretende enriquecer…

11 horas ago

Governo Milei segue com intenção de lançar ações do Banco de La Nacion no mercado

Apesar da retirada da lista de privatização, governo Milei reforça intenção de fazer banco oficial…

12 horas ago

Prêmio Zayed de Sustentabilidade abre inscrições globais

Prêmio para soluções sustentáveis passa a aceitar inscrições em português; fundos de premiação chegam a…

12 horas ago