Lula e Gilberto Carvalho tornam-se réus da Operação Zelotes


Foto: Ricardo Stuckert

Jornal GGN – O juiz Vallisney Oliveira, do Distrito Federal, recebeu a denúncia contra o ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva na Operação Zelotes, por supostamente aceitar promessa de recebimento de recursos ilegais em 2009, tornando-o réu pela sétima vez em desdobramentos da Lava Jato. Lula e o ex-chefe de gabinete Gilberto Carvalho foram acusados de corrupção passiva.
Nesta terça-feira (19), o juiz de Brasília recebeu a denúncia apresentada pelo Ministério Público Federal no Distrito Federal levando Lula e Carvalho e outras cinco pessoas (o advogado Mauro Marcondes, os empresários Alexandres Paes dos Santos e José Ricardo da Silva, executivos Carlos Alberto de Oliveira Andrade e Paulo Arantes Ferraz) ao banco de réus, estes últimos por suposta corrupção ativa.
Segundo o Ministério Público Federal, os investigadores acreditam que Lula e Carvalho aceitaram a promessa de receber de montadoras um total de R$ 6 milhões a título de doações eleitorais, em troca da edição da Medida Provisória 471, de 2009.
Os procuradores acreditam que e-mails recebidos por Gilberto Carvalho de representantes de empresas interessadas na proposta legislativa indicam que o ex-presidente negociou o suposto esquema ilegal, com repasses. As empresas tiveram acesso ao texto final antes de ser aprovada, com as alterações solicitadas. Em troca, esse suposto recebimento de dinheiro alimentaria a campanha eleitoral do PT.
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

View Comments

  • Qualquer barro que se jogar

    Qualquer barro que se jogar na parede contra Lula é ensejo para transformá-lo em reu, até mesmo por reeditar uma MP criada por FHC, aprovada no Congresso por unanimidade, inclusive, claro, com o voto da oposição. A MP beneficiou as montadoras, os estados sedes dessas montadoras e os consumidores, visto que eu mesmo adquiri carro naquela época com o desconto do imposto. 

  • Nassif
    Enquanto empresários e

    Nassif

    Enquanto empresários e banqueiros são absolvidos !!!

    Quem mandou mexer com as oligarquias que comandam o Patropi !!!

     

  • lula

    ATE QUANDO O STF VAI SER CONIVENTE COM A SUA OMISSÃO PELOS DESMANDOS EFETUADOS PELA JUSTIÇA CONTRA LULA.É UM ABSURDO AS DENUNCIAS SEM PROVAS ,PELO MEDO DAS ELEIÇÕES EM 2018.UM PAIS DE CANALHAS GOLPISTAS ,ESTAMOS ASSISTINDO E SEM PUDORES NENHUM.

  • Mais uma denúncia patética

    Mais uma denúncia patética sem cabimento ou provas, e curiosamente bem no momento em que pesquisas de opinião mostram Lula na frente de todos os outros possíveis candidatos para a eleição de 2018.

    Lembrem o que eu disse lá atrás, esses palhaços que vocês chamam de procuradores, desembargadores e juízes vão continuar com esse circo indefinidamente enquanto alguém não colocar eles na prisão. Lula vai ser alvo de dez, cem, mil denúncias, todas absurdas e sem provas, até vocês decidirem que chega e liquidarem essa "justiça" de república bananeira africana.

  • Cheguei ao ponto de desejar

    Cheguei ao ponto de desejar que os milicos botem fogo no circo de vez. Pelo menos a diatdura deixará de se disfarçar de democracia e estado de direito. O judiciário precisa ser dissolvido.

  • prêmio

    O juiz mouro ganhou o trofeu "faz a diferença" no torneio de caça ao Lula.

    O juiz Vallisney vai ganhar o prêmio "faz igual".

    Tem o juiz PROVAS ou apenas tênues indícios e uma phorte convicção?

    Será que este juiz vai tentar provar que foi o Lula quem decidiu a favor do Itau / HSBC naquela "treta" de $ 1,5 BILHÕES?

  • É inacreditável que uma
    É inacreditável que uma Grande Operação tenha sido desencadeada para desvendar grandes e poderosos fraudadores e sonegadores conclua tão fora do foco.

  • Coisas do golpe regressista,

    Coisas do golpe regressista, ao qual esses funcionários que na verdade são capitães do mato a serviço dos assaltlantes que tomaram de assalto o poder, serviram tão bem: inabilitar Lula é uma espécie de coroação do regresso aos tempos sombrios, a não ser que Senzala se organize e faça uma coisa que nunca fez neste pais do permanente regresso:

    "O Regresso foi uma das causas diretas do levante ocorrido em Salvador, conhecido como Sabinada; contra ele Manuel de Araújo Porto Alegre compusera versos que eram cantados nas ruas e diziam: "Viva o amor! Fora o Regresso!''[3]

    Leis conservadoras revogaram, na prática, as inovações liberais introduzidas no Código de Processo Criminal de 1832 e no Ato Adicional,[1] este último pela chamada Lei Interpretativa do Ato Adicional, de 12 de maio de 1840.[2](Wiki

Recent Posts

Sofisma da Composição Macroeconômica, por Fernando Nogueira da Costa

O primeiro equívoco de empresários leigos em teoria econômica é considerar a Nação, ou o…

25 minutos ago

Sobe para 83 número de mortos em enchentes no Rio Grande do Sul

Em meio ao cenário drástico, a previsão é de mais chuva nesta semana. Governo federal…

1 hora ago

1º de Maio de 2024, um sinal de alerta, por Francisco Celso Calmon

O 1º de maio foi um sinal da desmobilização dos trabalhadores e do Presidente da…

2 horas ago

Florestan Fernandes: reflexões sobre as ditaduras, por Débora Mazza

Notas sobre o livro “Memórias do Cárcere” de Graciliano Ramos e o filme homônimo de…

3 horas ago

Madonna: duas horas de uma história bem contada, por Afonso Lima

Além de fazer o exorcismo da bandeira nacional do lado da rebelião. A colocação do…

3 horas ago

O chocante jornalismo de guerra: o Day-after de Thomas L. Friedman, por Frederico Firmo

É provável que as fraturas internas apareçam  entre os palestinos, e isto não vai sobrepujar…

3 horas ago