Lula pede autorização para ir no enterro do neto; Justiça Federal informou à PF sobre a soltura iminente

Jornal GGN – O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu hoje a trágica notícia da morte do neto de apenas 7 anos, Arthur Lula da Silva. O garoto foi vítima de meningite meningocócica e chegou a ser atendido em um hospital de Santo André, no ABC Paulista, mas não resistiu.

Segundo informações do grupo Zero Hora, o ex-presidente deve deixar prisão nas próximas horas desta sexta-feira (1º) para acompanhar o velório. A Polícia Federal já teria recebido o comunicado informal da Justiça Federal autorizando a soltura iminente.

A defesa de Lula, preso em Curitiba desde abril do ano passado, pediu para que a Justiça autorize sua saída para o enterro do neto. Em janeiro, a juíza Carolina Lebbos (1ª instância) e o desembargador Leandro Paulsen (2ª instância) negaram o pedido do ex-presidente para ir ao funeral do irmão mais próximo. Genival Inácio da Silva, o Vavá, faleceu no dia 29 daquele mês em decorrência de um câncer no pulmão.

Os advogados do ex-presidente se basearam no artigo 120 da Lei de Execução Penal, onde está escrito que “os condenados que cumprem pena em regime fechado ou semi-aberto e os presos provisórios poderão obter permissão para sair do estabelecimento, mediante escolta, quando ocorrer falecimento ou doença grave do cônjuge, companheira, ascendente, descendente ou irmão”. Mesmo assim a juíza da 12ª Vara Criminal Federal de Curitiba e o desembargador do TRF-4 impediram a ida de Lula ao funeral do irmão, sob o argumento de que não havia tempo hábil para preparar a logística de transporte do ex-presidente para São Bernardo do Campo.

A defesa recorreu no Supremo Tribunal Federal (STF). Entretanto, o presidente da Corte, ministro Dias Toffoli, aceitou o pedido por volta das 13h, horário em que o irmão de Lula foi enterrado.

Nesta sexta-feira (1º), advogados do ex-presidente voltam a se basear no artigo 120 da Lei de Execução para que Lula possa acompanhar o enterro do neto. O documento da defesa cita ainda a decisão anterior favorável de Dias Toffoli.

Redação

Redação

View Comments

  • Caro presidente Lula!!
    Deus mais uma vez te dará força e coragem neste momento terrível.
    É mais um imenso sacrifício que você passa por ter lutado por um Brasil fraterno e justo.
    Certamente o Arthur descansará em paz velando por você.
    um grande abraço.
    Genaro

  • Esses babaca não devem ser absolvidos por autorizar o Lula ir ao enterro do seu neto, esses fdp's devem ser condenados por impedir Lula de participar do enterro do irmão.

  • Seguindo os princípios do Direito Achado na Boca de Fumo (É nóis na fita, maluco. Tá tudo dominado, mano. Essa boca é nossa, porra.), em vigor desde o golpe com o STF com tudo, o juiz pode condenar o réu sem prova do crime ao arrepio da Lei e impedi-lo de ir ao enterro do neto.

    • Neguinho agora quer gerir fundação com recursos bilionários e como ninguém é de ferro, trabalhar metade do mês em casa, sacumé....são deuses ..

  • Deus tenha esse anjinho no paraiso dos céusOw esse #rogerio faria ai tem problema kkkkkk ow doido a faxina ja foi feita kkkk

  • :
    : * * * * 04:13 * * * * * : Poema "Z"
    Para Dilma, Lula e o PT e todos/as os/as progressistas do mundo inteiro. Sinta-se homenageado/a, também.

    Penso

    Logo(S)

    ReXisto
    :.:

Recent Posts

Choques políticos em série refletem bagunça institucional, por Antonio Machado

O chamado ativismo judicial provoca rusgas institucionais desde o tempo do mensalão, antecedendo os ataques…

2 horas ago

Lei de Alienação Parental: revogar ou não revogar, eis a questão

Denúncias de alienação descredibilizam acusações de violência contra menores e podem expor a criança aos…

3 horas ago

Papa Francisco recebe Dilma Rousseff no Vaticano

Os dois conversaram sobre o combate à desigualdade e à fome. Para Dilma, o papa…

6 horas ago

Exposição à poluição aumenta o risco de doenças cardíacas em moradores de São Paulo

Os pesquisadores constataram que pessoas que sofrem de hipertensão sofrem ainda mais riscos, especialmente as…

6 horas ago

Vídeo mostra a ação da polícia durante abordagem de Tiago Batan

Caso ganhou repercussão no interior de SP; jovem faleceu após ser baleado na região do…

7 horas ago

Roberto Campos Neto e o terrorismo monetário

É papel do Banco Central administrar as expectativas de mercado, mas o que o presidente…

8 horas ago