Mais uma denúncia contra Lula é rejeitada por unanimidade no TRF3

Jornal GGN – Pela terceira vez, acusação contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva é arquivada pela Justiça Federal. O Ministério Público não recorreu das decisões pois as sentenças eram muito frágeis, levando ao arquivamento das ações.

Nesta segunda-feira, dia 18, por audiência em videoconferência, o Tribunal Regional da 3ª Região (TRF3) rejeitou, por unanimidade, a denúncia contra o ex-presidente e seu irmão, Frei Chico. São três sentenças a favor da inocência.

Em Brasília foram derrubadas as acusações de obstrução da Justiça, no caso envolvendo Nestor Cerveró, e a por formação de quadrilha com dirigentes do PT. Acusações também consideradas frágeis, o que fez com que o Ministério Público nem recorresse, levando ao arquivamento definitivo.

A seguir, leia a nota do advogado Cristiano Zanin Martins sobre a decisão:

É pedagógica a decisão proferida hoje (18/05) pelo TRF3 que, tal como havia decidido o juiz de primeiro grau, rejeitou sumariamente, por ausência de suporte probatório mínimo, uma acusação absurda contra ao ex-presidente Lula feita pela Força Tarefa da Lava Jato de São Paulo (Recurso em Sentido Estrito nº 0008455-20.2017.4.03.6181/SP).

A imaginária acusação da Lava Jato buscava o processamento de uma ação penal contra Lula sob a alegação de que seu irmão, Frei Chico, teria recebido valores da Odebrecht como suposta contrapartida “obter benefícios junto ao novo mandatário do Poder Executivo Federal”.

O juiz de primeiro grau já havia rejeitado de plano a acusação, que segue o padrão da Lava Jato contra Lula, baseado exclusivamente na palavra de delatores, afirmando que: “Não seria preciso ter aguçado senso de justiça, bastando de um pouco de bom senso para perceber que a acusação está lastreada em interpretações e um amontoado de suposições”.

A decisão do TRF3 prestigia o devido processo legal e reforça a inocência de Lula e excepcionalidade dos processos contra o ex-presidente conduzidos a partir da 13º Vara Federal de Curitiba. É mais uma vitória de Lula na Justiça que mostra a necessidade de ser julgado o Habeas Corpus que aponta a suspeição do ex-juiz Sérgio Moro e a declaração da nulidade de todos os processos que ele tenha atuado contra Lula

Cristiano Zanin Martins

Redação

Redação

View Comments

  • É só mais uma maquinação para dizer que a justiça não perseguiu o presidente Lula. Mesmo que venham a corrigir os absurdos provocados pelo camisa preta do Paraná e seus congêneres do TRF4,nada,mas nada mesmo,reparará o mal causado a ele,ao país e ao mundo.

  • Quando processos chegam as mãos da Justiça, a condenação ou absolvição será justa. Porém, quando chegam as mãos da corporativista ação entre amigos ...................

Recent Posts

Trump considera sanções contra países que deixem de usar dólar

Taxação cambial, tarifas e restrição a exportações estão entre punições avaliadas pela equipe do candidato…

7 horas ago

Governo federal confirma continuidade da homologação de terras indígenas

Força-tarefa composta por ministérios, Funai, AGU e Incra busca acelerar processo; quatro processos devem ser…

8 horas ago

A conexão Nuland–Budanov–Tadjique–Crocus, por Pepe Escobar

A população russa deu ao Kremlin carta branca total para exercer a punição máxima e…

8 horas ago

Elon Musk vira garoto propaganda de golpe que pagou por anúncio no X

Golpe inventa uma nova empresa de Elon Musk, a Immediate X1 Urex™, que pretende enriquecer…

9 horas ago

Governo Milei segue com intenção de lançar ações do Banco de La Nacion no mercado

Apesar da retirada da lista de privatização, governo Milei reforça intenção de fazer banco oficial…

9 horas ago

Prêmio Zayed de Sustentabilidade abre inscrições globais

Prêmio para soluções sustentáveis passa a aceitar inscrições em português; fundos de premiação chegam a…

9 horas ago