Marqueteiro do PT negocia acordo de delação premiada com equipe da Lava Jato

Jornal GGN – Marqueteiro das últimas campanhas presidenciais do PT, João Santana está disposto a negociar um acordo de delação premiada com a equipe da Lava Jato. Preso desde fevereiro, Santana evitava a delação, segundo a colunista Natuza Nery, acreditando que isso vai afugentar novos clientes em outros países. Sua esposa, no entanto, já estava com tratativas em curso. A Lava Jato, por outro lado, não vê “sentido” na delação de Mônica Moura sem Santana. O inquérito de ambos correm no Supremo Tribunal Federal por incluir figuras com foro privilegiado.

Por Natuza Nery

Do Painel (Folha)

O marqueteiro fala A proposta de delação de Mônica Moura, mulher de João Santana, ganhou um reforço de peso. O marido, até então reticente, decidiu entrar nas negociações do acordo de colaboração da Lava Jato. Os investigadores não viam sentido em aceitar a delação de Mônica sem o depoimento do ex-marqueteiro do PT. O casal está preso desde fevereiro em Curitiba, mas o processo corre no STF. Foi remetido por Sérgio Moro à corte após a inclusão de políticos com foro privilegiado no inquérito.

Vai pegar mal Santana tentou o quanto pôde evitar a delação. Temia muito afugentar futuros clientes. Para ele, o sigilo profissional era a garantia de que poderia continuar fazendo campanhas — ao menos em outros países.

Passo a passo A coluna confirmou as tratativas com diversas pessoas que atuam no caso. Investigadores afirmam que as negociações estão “mornas”. A defesa de João Santana nega que ele esteja negociando delação.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

View Comments

  • É o PIG forçando a barra

    Prezados,

     

    O PIG , e a FSP e OG em particular, são tão canalhas que há alguns meses quiseram atribuir a José Dirceu a 'intenção' de assinar acordo de delação premiada. Na ocasião eu afirmei: os que conhecem José Dirceu ou acompanham a carreira política dele sabem que jamais ele se prestaria ao papel de alcagüete. A falsa notícia não sobreviveu dois dias. Agora é vez de tentarem desmoralizar João Santana. Essa notícia me parece tão falsa quanto uma cédula de R$7,00. A ver.

  • Sob visível tortura. Isso vai

    Sob visível tortura. Isso vai ser revisado completamente, quando o país recuperar a dignidade da justiça.

    • Vamos ter que esperar décadas ...

      Vamos ter que esperar décadas até os juízes atuais se aposentarem, para que possamos ter uma justiça imparcial. Isto se não impedirmos que os atuais façam escola e contaminem os novos que entrarem. Eu já li uma reportagem em que a OAB citava suspeitas de juízes do Rio estarem, de alguma forma, favorecendo aos seus filhos nos concursos. Talvez a lei do abuso de autoridade possa contê-los por alguns anos. Até eles encontrarem algum mecanismo para burlá-la.

  • Delata ou vai ver seus netos
    Delata ou vai ver seus netos da cadeia. Delata ou continua sendo torturado psicologicamente até a eternidade, de preferência icluir Lula e Dilma, aí ganha o céu.

Recent Posts

Choques políticos em série refletem bagunça institucional, por Antonio Machado

O chamado ativismo judicial provoca rusgas institucionais desde o tempo do mensalão, antecedendo os ataques…

9 horas ago

Lei de Alienação Parental: revogar ou não revogar, eis a questão

Denúncias de alienação descredibilizam acusações de violência contra menores e podem expor a criança aos…

10 horas ago

Papa Francisco recebe Dilma Rousseff no Vaticano

Os dois conversaram sobre o combate à desigualdade e à fome. Para Dilma, o papa…

12 horas ago

Exposição à poluição aumenta o risco de doenças cardíacas em moradores de São Paulo

Os pesquisadores constataram que pessoas que sofrem de hipertensão sofrem ainda mais riscos, especialmente as…

13 horas ago

Vídeo mostra a ação da polícia durante abordagem de Tiago Batan

Caso ganhou repercussão no interior de SP; jovem faleceu após ser baleado na região do…

13 horas ago

Roberto Campos Neto e o terrorismo monetário

É papel do Banco Central administrar as expectativas de mercado, mas o que o presidente…

15 horas ago