General Mourão é transferido de cargo após novas declarações sobre intervenção

Jornal GGN – O general Antonio Hamilton Mourão foi retirado do cargo de Secretário de Economia e Finanças do Exército e foi transferido para o cargo de adido na Secretaria-Geral da instituição. A decisão foi do general Eduardo Villas Bôas. Longe de ser uma promoção, a ação do comandante do Exército foi uma resposta à nova declaração de Mourão sobre intervenção militar. A segunda vez em três meses. E, não bastasse, Mourão reafirmou a possibilidade de ação das Forças Armadas caso haja situação de ‘caos’ no país.
O general, em setembro, falou sobre uma possível intervenção militar caso o Judiciário não conseguisse resolver ‘o problema político’. Agora, ele critiou o governo Michel Temer, dizendo que se mantém mediante ‘balcão de negócios’.

Com a decisão de Villas Bôas, o general Luiz Eduardo Ramos Baptista Pereira, atual adido no Estado-Maior do Exército, assume a função antes ocupada por Mourão.
Mourão, desta vez, falou em palestra no Clube do Exército, em Brasília, a pedido do grupo Ternuma – ou Terrorismo Nunca Mais, e afirmou que as Forças Armadas poderiam ter papel de ‘elemento moderador e pacificador’, agindo ‘dentro da legalidade’ caso se instalasse o caos no país. “E o que a gente chama de caos? Não houver mais um ordenamento correto, as forças institucionais não se entenderem, terá que haver um elemento moderador e pacificador nesse momento”, declarou ele.
Mas o general foi mais longe. Afirmou que hoje vivemos a famosa ‘Sarneyzação’, com o governo Michel Temer indo aos trancos e barrancos, se equilibrando mediante o ‘balcão de negócios’ para chegar ao fim do mandato.
O general Villas Bôas irá apresentar a proposta de movimentação do general Mourão ao ministro da Defesa, Raul Jungmann, para que este encaminhe a Temer.
Caso se confirme, esta será a segunda remoção de Mourão após declarações que não condizem com a farda. A anterior foi em 2015, quando foi exonerado do Comando Militar do Sul, em Porto Alegre, e encaminhado para a Secretaria em que está hoje, após críticas ao governo de Dilma Rousseff.
Segundo suas declarações no evento, ele passará para a reserva em 31 de março de 2018 e deverá ir morar no Rio de Janeiro. Quanto aos pedidos para que se candidate, o general respondeu que ‘não há portas fechadas na minha vida’.
Além de criticar os governos de Lula e Dilma, o general Mourão falou que as Forças Armadas veem com ‘bons olhos’ a candidatura do deputado federal Jair Bolsonaro (PSC-RJ) a presidente da República.
Com informações da Folha.
Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

View Comments

  • Delay temporal!

    Esse mourão é daqueles que compreendem o momento atual com um delay de 40 anos!

    Só daqui há uns 40 anos ele vai entender o que se passa hoje...

    O que ele está compreendendo hoje já aconteceu em 1970!

    O Brasil precisar de bolsono - francamente...

    Acaba se tornando ingênuo diante de tanta esperteza vil!

    Tem muita gente sem escrúpulos sorrindo para todo general que encontrar pela frente...

  • Alerta candidatura!
     

    'não há portas fechadas na minha vida'.

    Com esse recado, o nosso general está amarrando o burro na cerca esperando que alguém invista na sua candidatura.

    Como mourão é cerca, quem sabe algum burro se amarre nele.

  • Generais são construídos. Que generais queremos?

    O general Mourão é um general de 4 estrelas, último posto no Exército, o topo da pirâmide hierárquia da instituição, o crème de la crème da corporação. Declarações como as dele expõe aos 4 ventos o real nível de nosso generalato.

    Generais não nascem generais - embora o general Etchegoyen seja neto, sobrinho e filho de generais; haveria o gene do generalato, ou seria alguma outra coisa? -, generais são construídos. O "sistema militar" os seleciona ao longo dos anos de carreira.

    Afinal de contas, que generais estamos construindo nestas academias militares? É isso que o Brasil quer liderando suas tropas?

    As Forças Armadas brasileiras necessitam de uma transformação urgente e profunda, que passa, obrigatoriamente, pelas escolas militares de formação e pelos processos de escolha dos generais.

    Transformação das Forças Armadas já!

     

    • E esta transformação deveria

      E esta transformação deveria começar pelo ensino nas nossas academias militares. Deveríamos esquecer a doutrina de segurança nacional, do National War College, que é doutrina que visa proteger a segurança nacional dos Estados Unidos e não a do Brasil. Suprimam, pois, a doutrina de segurança nacional das nossas escolas militares. Em segundo lugar, não reconhecer mais para promoção ao generalato, nenhum curso realizado em academias norte-americanas. 

    • excelente, concordo 100%...

      sempre que qualquer um do tipo dá o ar de sua "graça", ficamos com a impressão de que estão criando plebiscitos ambulantes...........................................................maior perigo

      • "sempre que qualquer um do

        "sempre que qualquer um do tipo dá o ar de sua "graça", ficamos com a impressão de que estão criando plebiscitos ambulantes":

        Sempre os filhos da puta.  Alias, nao eh assim no judiciario de merda do Brasil tambem?

  • Como o Mourão do golpe de 64

    Como o Mourão do golpe de 64 que se disse uma vaca fardada, esse parece convencido que entende de política. Mas na verdade é só mais um general golpista. Seus propósitos já os sabemos pela sua própria boca incontida.

  • Só a favor do golpe militar
    Só a favor do golpe militar nas seguintes condições. Derrubem esse governo golpista e ladrão, e reconduzam a Dilma,eleita com 54 milh. de votos ao poder. E garantam eleições livres em 2018.

    O resto é lamentação desses gal e saudade de 64.

    • Não entendo porque esses
      Não entendo porque esses milicos exibem tantas medalhas.

      Esses caras nunca participaram de uma guerra. Não sei para que tanta condecorações .

      Devem ser condecorados até com tiro de cuspe à distância.

  • Esse hipócrita General 
    Esse hipócrita General   nunca cuidou da Secretaria de Economia e Finanças do Exército, bem que ele poderia fiscalizar as fraudes nas licitações o Superfaturamento de Obras na 2ª Região Militar (no 8º Batalhão de Polícia do Exército) . É omisso juntamente com  a 2ª Inspetoria de Economia e Finanças do Exército em SP, a qual ele deveria fiscalizar e cumprir o seu papel de brasileiro honesto. Sempre cooporativistas e coniventes nas fraudes dentro do Exército. Aquela Reforminha no Auditório do do 8ºBPE de  R$ 577,000,00. Obra: "Pintaram  as paredes e fizeram a parte elétrica". Rsrsr. Falo do que vi e sei. No auxílio transporte dos militares , das praças, meteram a mão. Sutenente Jairton, me afastaram psiquiátricamenbte porque ? Quem sabe muito é louco. bem que ele poderia fiscalizar a aquisição das bolsas para médico de saúde e bolsa para praças de saúde efetuado pelo pregão Mandrak do DGP.  

  • Esse hipócrita General 
    Esse hipócrita General   nunca cuidou da Secretaria de Economia e Finanças do Exército, bem que ele poderia fiscalizar as fraudes nas licitações o Superfaturamento de Obras na 2ª Região Militar (no 8º Batalhão de Polícia do Exército) . É omisso juntamente com  a 2ª Inspetoria de Economia e Finanças do Exército em SP, a qual ele deveria fiscalizar e cumprir o seu papel de brasileiro honesto. Sempre cooporativistas e coniventes nas fraudes dentro do Exército. Aquela Reforminha no Auditório do do 8ºBPE de  R$ 577,000,00. Obra: "Pintaram  as paredes e fizeram a parte elétrica". Rsrsr. Falo do que vi e sei. No auxílio transporte dos militares , das praças, meteram a mão. Sutenente Jairton, me afastaram psiquiátricamenbte porque ? Quem sabe muito é louco. bem que ele poderia fiscalizar a aquisição das bolsas para médico de saúde e bolsa para praças de saúde efetuado pelo pregão Mandrak do DGP.  

  • Registro aqui o meu protesto

    Registro aqui o meu protesto e solidariedade com o General Mourão. 

    É um general a altura do Exército do Etchegoyen/Bolsonaro que estão entregando a base de Alcântara aos americanos e se calaram na prisão do Almirante Othon. É um general a altura do STF golpista de Carmen Lucia e serviçais da elite/mercado e dos partidos que o representam. É um general a altura do PGR/Raquel Dodge/ Dallagnol. É um general a altura do Congresso brasileiro. É um general a altura da Policia Federal do japonês/Segóvia. É um general a altura da elite representada pelos Marinho, Frias, Mesquita, Setubal, Lemann etc. Enfim é  um general a altura do Temer/Cunha que os citados acima elegeram para destruir o país. A diferença do Mourão dos golpistas citados é somente a franqueza e a sinceridade. 

    Então registro aqui o meu protesto: se afastar o general tem que afastar todos os ocupantes do poder do Brasil de hoje. 

  • A transferência já foi

    A transferência já foi confirmada. Claro que o general está sendo afastado, mais pelo que representa,  do que por tudo que diz. O golpe de 2016 parece que está com dificuldades de chegar aos finalmente. Está faltando candidato competitivo pela via do voto e a via militar está encontrando dificuldades (pode ser também de nome, como na política,  que a todos una, já que parece que o General Mourão não seja esse  nome). Sobra o caminho de mudança institucional (Parlamentarismo, Presidência mitigada, o que seja), desde que permita manter os golpistas no comando do país por vinte anos, como explicitamente é o desejo, basta ver o controle fiscal nesse mesmo prazo que impuseram a todos os governos do país. Aqui, também, parece que não dá, já que faltam votos no Parlamento, muita conversa e tempo, visto  que o ano de 2018 é de eleições. Ou, se tiverem apoio e financiamento externos (a fonte pode ser a mesma que deu suporte à eclosão do golpe em 2016, e até aqui os apoiam),  viram a mesa e partem para a aventura (nesse caso só pode ser pela via militar com um fascista como o General Mourão), ou jogam a toalha, e tentarão uma composição política que os permitam afastarem-se do poder, sem desonra, que é um caminho difícil de parte à parte, diante dos estragos que já causaram à economia do país e ao povo, principalmente o povo trabalhador. Conciliação que  está sendo um caminho difícil de ser vendido, já que todos os golpistas (no Judiciário, nas Procuradorias, no Parlamento, no Executivo, incluídas as áreas militar e policial), que passaram a empunhar a bandeira do combate a corrupção (os petitas no governo organizaram o arcabouço legal, adequando as áreas institucionais para execução desse combate), passando a usar esse arcabouço para dar o golpe e perseguir os petistas e aliados. Essas atitudes dos golpistas só foram possíveis até aqui com a forte corrupção de muitos dos envolvidos no golpe, não só na compra de votos e de apoio, mas também na venda de patrimônio público. Fica difícil, muito difícil, admitir esses crimes, muitos crimes de lesa-pátria, sem castigo,  sem identificação dos culpados.

  • Falta Só a Placa: Colônia

    Se havia algo incompreensível na prisão e manutenção do almirante Othon preso e na desmontagem da Petrobras a toque de caixa, para atender interesses estrangeiros, sem que as Forças Armadas manifestassem-se em defesa dos interesses nacionais, agora, com a nova manifestação política do general, não há mais, está tudo mais que explicado, falta apenas colocarem a placa.

    Quanto a necessidade tão comentada, de equipar-se melhor as Forças Armadas, modernizando-as, passa a ser a maior prioridade do país, a começar pelos generais, que devem ser equipados e capacitados urgentemente para sairem da Guerra Fria e atuarem no século XXI, a favor de um Brasil soberano e justo com seu povo.

    A verdadeira e patriota maioria da população brasileira, avessa ao complexo de vira-lata que nos prende ao atraso, em busca da autoestima perdida, agradeceria.

Recent Posts

Comunicação no RS: o monopólio que gera o caos, por Afonso Lima

Com o agro militante para tomar o poder e mudar leis, a mídia corporativa, um…

1 hora ago

RS: Por que a paz não interessa ao bolsonarismo, por Flavio Lucio Vieira

Mesmo diante do ineditismo destrutivo e abrangente da enchente, a extrema-direita bolsonarista se recusa a…

3 horas ago

Copom: corte menor não surpreende mercado, mas indústria critica

Banco Central reduziu ritmo de corte dos juros em 0,25 ponto percentual; confira repercussão entre…

3 horas ago

Israel ordena que residentes do centro de Rafah evacuem; ataque se aproxima

Milhares de pessoas enfrentam deslocamento enquanto instruções militares sugerem um provável ataque ao centro da…

3 horas ago

Governo pede ajuda das plataformas de redes sociais para conter as fake news

As plataformas receberam a minuta de um protocolo de intenções com sugestões para aprimoramento dos…

4 horas ago

As invisíveis (3), por Walnice Nogueira Galvão

Menino escreve sobre menino e menina sobre menina? O mundo dos homens só pode ser…

7 horas ago