Moro decide que após cirurgia de tumor e cardíaca, Bumlai deve voltar à prisão

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

 
Jornal GGN – Após a identificação de um tumor na bexiga, submetido a uma cirurgia para retirada do tumor e, no meio do tratamento, uma inesperada intervenção cirúrgica cardíaca, o pecuarista José Carlos Bumlai cumpriu cinco meses de prisão domiciliar, a que o juiz Sérgio Moro caracterizou como uma concessão “sensível”. Agora, como o acusado precisa “apenas ser submetido a exames periódicos” e a realização de um programa de reabilitação cardíaca, três vezes por semana, Moro decidiu levá-lo novamente à prisão, porque “os pressupostos e fundamentos da prisão preventiva permanecem hígidos”.
 
A decisão de restabelecer a prisão preventiva do pecuarista foi tomada nesta quarta-feira (10), determinando o seu retorno à Polícia Federal no dia 23 de agosto.
 
Bumlai tem 71 anos e foi acusado de corrupção passiva, lavagem de dinheiro e crimes financeiros em um suposto empréstimo de R$ 12 milhões do banco Schahin para o Partido dos Trabalhadores, em 2004. Foi preso na Operação Passe Livre, desdobramento da Lava Jato, em novembro do ano passado.
 
Com a notícia de que estava com um tumor na bexiga, a defesa de Bumlai solicitou a prisão domiciliar, concedida por Sérgio Moro, contra posicionamento do Ministério Público Federal (MPF), que não achava necessário. 
 
Ainda, durante o tratamento, o pecuarista teve que passar por uma cirurgia cardíaca de emergência, ampliando a domiciliar para o dia 19 de agosto. Os advogados do empresário solicitaram nova ampliação do prazo, que foi novamente contestado pelos procuradores e, desta vez, negado por Moro.
 
Se o magistrado do Paraná expôs que, para conceder a preventiva, teve “sensibilidade” com o estado de saúde e a idade do acusado, Moro agora contraria seus próprios posicionamentos anteriores.
 
Ainda, destaca que a condição de Bumlai – não como saúde, mas como investigado – é pior, porque se antes havia uma acusação, agora a Procuradoria da República do Distrito Federal já enviou uma denúncia formal à 10ª Vara Federal de Brasília contra ele.
 
Para decidir pela volta de Bumlai à prisão, Moro também disse que um dos pontos da acusação é o crime de obstrução da Justiça, o que justificaria a medida preventiva. Com isso, caracterizou que o empresário de 71 anos, em recuperação de cirurgia de retirada de tumor e cardíaca ainda é um “risco à instrução e à investigação”.
 
E que “o mesmo pode ser dito em relação ao risco à ordem pública, já que a tentativa de obstrução à Justiça também representa reiteração delitiva, embora por crime de diferente espécie”, completou.
 
Por fim, o magistrado considerou “também oportuno lembrar” que José Carlos Bumlai também é arrolado em investigação de “reformas e benfeitorias no Sítio de Atibaia em circunstâncias igualmente suspeitas, fato também sob investigação no inquérito 006597­38.2016.4.04.7000 e processos conexos”, fazendo referência à investigação contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
 
Leia a íntegra da decisão de Sérgio Moro:
 
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

28 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Porque eh que eu simplesmente

    Porque eh que eu simplesmente nao acredito em “emprestimo” ilegal de 12 milhoes pro Partido dos Trabalhadores mesmo???

    Ah, sim.  Agora me lembro…

  2. Ordem pública ou vingança privada? Mais uma farsa

    Tá…Quer dizer que Bumlai é um risco à ordem pública??? Sei…. A prisão do cara está mais é para vingança privada desse juiz contra o Lula, isso sim.. Esse sujeito não engole é o fato da coisa ir parar na ONU e/ou o fato de a lava jato estar sendo, até internacionalmente, relacionada com o golpe de Estado que o mundo inteiro está assistindo contra a democracia brasileira. Mais uma vergonha..

  3. Com 71 anos, após extração de

    Com 71 anos, após extração de tumor na bexiga e cirurgia cardiaca é obvio que é uma pessoa totalmente fragilizada, o que ganha o Pais mandando esse homem para a cadeia onde dificilmente sobreviverá?

    1. É que ele é “amigo do Lula”,

      É que ele é “amigo do Lula”, tudo que se refere a Lula deve ser excomungado e salgado para que sirva de exemplo.

      Essa é a mentalidade do juiz serviçal da CIA

    2. Mas quem disse que a caterva

      Mas quem disse que a caterva está interessada com o que ganha o país ?

      Golpe é coisa suja e assassina mesmo, ainda que a hipocrisia do nome queira sugerir combate à corrupção.

      1. Cara Meire, não se esqueça de

        Cara Meire, não se esqueça de que a presidentE carmenlúcia vem aí com toda a pompa e circunstância e os mesmos vícios pseudos-direitistas-pequeno-burgueses.

    3. Para quem sequestrou a casa

      Para quem sequestrou a casa de uma velhinha, a mãe do Dirceu, essa atitude desse juiz tucano em relação ao Bunlai é refresco.

      E o Moro não consegue encontrar o endereço da zolhuda.

      Sei que muitos discordam, mas confesso que sinto um pouquinho de inveja da Turquia, só um pouquinho.

      Principalmente quando vejo atitudes e posições direcionadas do Gilmar e o Moro. 

    4. Meu bom André: delações,

      Meu bom André: delações, delações e delações; afinal, doutor desMoronado, o que é que o douto quer que eu diga é só escrever que eu assino… assim!

    5. Sórdido comprometimento de estado

      Isto é nitida agresão aos direitos humanos , incompatível com quem decida com o mínimo de humanidade e responsabilidade mais a se lamentar de moro e do stf.

  4. Enquanto isso, livre, leve e

    Enquanto isso, livre, leve e solto Eduardo Cunha articula com a ajuda de seu fantoche Temer não só o perdão de todos os seus pecados como também o de todos os seus seguidores fieis. Viva o Brasil.

  5. Doenças, à todos chega ! Justiça e Democracia, ainda que tardia!

    Para quem está informado e sabe que não existe diferença alguma, entre acusadores e acusados (até pelos privilégios, ilegalmente, aos primeiros instituídos. Mas sobretudo por fazerem parte dos fulanos, que dos crimes são a origem). Nossos votos de que a Vida, retribua o centuplo á esses tais primeiros, e mais ainda, torceremos para que seja à JATO !!!

  6. Para quem sequestrou a casa

    Para quem sequestrou a casa de uma velhinha, a mãe do Dirceu, essa decisão do Moro com Bunlai é “refresco”.

    E o safado do juiz não consegue intimar o “zolhuda”

    Pqp, é brincadeira, né não ?

  7. Este desumano!!!

    Cada ato destes  ele o faz porque tem poder, e exerce este poder sempre que pode, principalmente contra quem não se submete a ele. Não me venham falar de que Bumlai deve estar solto apenas porque fragilizado. Bumlai tem o direito legal de responder em liberdade. Priva-lo de liberdade e de cidadania é  contra a lei a quem este sujeito jurou defender.  No momento ele esta em uma pequena crise, pois seu acordo com os de sempre o fez primeiro sair da midia, a qual agora ele retorna porque é necessário. Ele Janot  e Gilmar Mendes formam um trio danoso. Moro violenta os direitos de alguns há mais de ano e o faz  simplesmente porque pode.  Violações são em geral fruto de um poder doentio.

  8. Essas aberrações jurídicas só ocorrem no país porque o supremo p

    Essas aberrações jurídicas só ocorrem no país porque o supremo permite!

    Simples assim!

  9. Existe a famosa lei da  ação

    Existe a famosa lei da  ação e reação. Os espíritas acreditam que essa lei física funcione também no plano espiritual. Toda a dor que provocamos, todo sofrimento e humilhação que produzimos no outro ao longo de  nossas  vidas, voltam de alguma forma para nós, ainda que em encarnações futuras. Para alguns a conta chega rapidamente, poderia ser o caso de moro, que faz do sofrimento de outrem o seu meio de vingança contra o PT e Lula e todos aqueles que o cercam. O tempo nos dirá!

    1. 😉 Vou “agendar” as minhas

      😉 Vou “agendar” as minhas próximas “encadernações”…faço questão de estar presente para assistir A QUEDA. De preferência filmada pela HBO. 

      Seriamente, espero que seja NESTA. 

  10. Esse pessoal da lava jato tem

    Esse pessoal da lava jato tem uma visão bem deformada da delação premiada. A partir do momento que o sujeito se converte em delator deixa de representar risco à ordem pública e à instrução criminal. Quem garante?

    Se algum desses caras torcer o tornozelo jogando uma pelada no final de semana, provavelmente vai tirar 1 mês de folga com direito ao salário integral. Já o investigado que passou por cirurgia para retirada de tumor na bexiga merece permanecer na prisão.

     

     

     

  11.  
    Esse juizeco de merda é um

     

    Esse juizeco de merda é um fanático, tal qual um mussolinizinho de provícia, o bicho é movido a ódio. Espero que tenha um destino final similar ao de seu muso italiano.

    Orlando

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador