Moro ignora documentos de Lula para aceitar denúncia do triplex

Jornal GGN – Na denúncia contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, sobre o apartamento triplex no Guarujá, aceita em setembro deste ano, o juiz Sérgio Moro ignora os documentos apresentados pela defesa de Lula para assegurar a tramitação do processo.
Em um dos trechos do despacho assinado no dia 20 daquele mês, Moro afirmou que desde que a construção foi abandonada pela Bancoop e transferida para a empreiteira OAS, em 2009, a empresa nunca teria cobrado do ex-presidente e de Dona Marisa a sequência do pagamento das cotas.
“Apesar da descontinuidade dos pagamentos, não há qualquer registro de que a OAS Empreendimentos tenha cobrado, de qualquer forma, o ex-Presidente e sua esposa pelo saldo devido pelo apartamento”, disse o magistrado do Paraná.
Entretanto, o site do ex-presidente Lula relembra que, dentro do contrato de adesão de compra e venda junto à OAS, quando ocorreu a saída da Bancoop no negócio, os cooperados que optassem por não continuar com a reserva dos apartamento não assinariam o contrato, acarretando como sanção a perda da reserva e a propriedade do apartamento passaria a ser no nome da OAS.
“O que afirma Sérgio Moro simplesmente não corresponde à verdade dos fatos. (…) A OAS ficou com a propriedade do apartamento, e inclusive já vendeu para uma terceira pessoa, tudo devidamente documentado em cartório de registro de imóveis no Guarujá.  Ou seja, Lula e Dona Marisa sofreram as sanções previstas por não aderir ao termo de compromisso: a perda de reserva do apartamento 141”, explicou o site.
“Não havia “saldo devido” a ser cobrado. Foi tomado o apartamento que era reservado, como previsto e vendido pela OAS.  A interpretação de Moro para o episódio só pode ser falha de cognição ou má-fé”, completou.
O juiz entra em nova contradição com os documentos apresentados pela defesa de Lula ao afirmar, sem nenhum embasamento, que se o ex-presidente e Dona Marisa pudessem perder os valores já pagos ao empreendimento, sob a então responsabilidade da Bancoop, seria “usual” que eles optassem pela desistência da compra.
“Também não há qualquer registro ou mesmo alegação de que o ex-Presidente e sua esposa teriam recebido de volta os valores já pagos, o que seria o usual se tivessem realizado a opção por desistir do empreendimento”, diz Moro em outro trecho.
Entretanto, o site do ex-presidente lembra que o casal desistiu, sim, da compra do imóvel, além de ter apresentado todos os comprovantes de pagamentos feitos até então à cooperativa Bancoop.
“Lula e dona Marisa cobraram sim o dinheiro que já tinham gasto, está tudo documentado e já foi entregue pela Defesa do ex-presidente a Sérgio Moro. O documento entregue ao juiz paranaense mostra que foi solicitada a devolução do dinheiro investido pelo casal na cota-parte adquirida da Bancoop, em 36 parcelas, com um desconto de 10% do valor apurado — nas mesmas condições de todos os associados que não aderiram ao contrato com a OAS em 2009”, explica.
Entretanto, como a desistência ocorreu em período posterior, a empreiteira não devolveu os recursos ao ex-presidente e Dona Marisa, e o caso gerou a abertura de um outro processo na Justiça, uma Ação de Restituição de Valores Pagos em face da OAS e da Bancoop.
“É completamente inoportuna a afirmação, no despacho de recebimento da Denúncia, no sentido de que os Defendentes não teriam tomado providências para reaver os valores investidos. A ação cível distribuída desmente tal alegação”, manifestou a defesa do ex-presidente.
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

View Comments

  • diarreia jurídica

    Savonarola moro e seus beatos.

    Em tempos excepcionais e para inimigo precisa aplicar a lei das conveniências.

    Convicção jn, folha,estadinho, veja,istoé, gilmardantasmendes, stf, janots, domínio do fato, ampla literatura, etc.etc. podem moldar a nova ordem e que o mundo nos siga.

     

  • O desMoronado insulta a

    O desMoronado insulta a verdade em sua perseguição continuada. Fosse sério o judiciário em nosso país e tais acontecimento JAMAIS aconteceriam. Mas, que fazer se os GOLPISTAS se uniram aos GOLPISTAS para darem o GOLPE em (todas) nossas instituições (ditas) democráticas?

  • Eh desolador ver a justiça

    Eh desolador ver a justiça fazendo esse jogo de gato e rato. Como pode?! Isso la é papel do judiciario? E como pode o STF permitir tantas ilegalidades na atuação de um juiz? A confusão nas acusações a Lula e dona Marisa é proposital. Quanto mais balburdia, mais facil fica para o doidivana Sérgio Moro condena-los por isso, por aquilo outro, por aquilo que desfizeram e deixaram de fazer.

  • "A interpretação de Moro para

    "A interpretação de Moro para o episódio só pode ser falha de cognição ou má-fé":

    Moro MENTIU.  Com todas as letras:  MORO MENTIU.

    Eh legal pra juiz brasileiro, sabe como eh...

  • O Lula está mal assessorado

    O Lula está mal assessorado por esses advogados. Eles ainda não aprenderam que com o novo normal jurídico a apresentação de provas de que o apartamento não é do Lula/Marisa e de que eles entraram na justiça para reaver o já pago, apenas comprova que o apartamento é deles e que não entraram na justiça para reaver o que pagaram. Esses advogados precisam se atualizar.

  • Esse cara nao e juiz coisa

    Esse cara nao e juiz coisa nenhuma. Ele age exatamente como carrasco, tem interresse unico em cortar a cabeca de Lula. Moro ha muito tempo deveria ser afastado desse caso. Moro nao e isento, nunca foi !

  • longe de ser só golpista

    Ao tomar conhecimento de como procede o juizeco (nova denominação senatorial para primeira instância) da comarca paranaense, fico com a certeza de que ele não é apenas golpista, políticamente engajado e mauricinho super protegido. Acima de tudo ele é INCOMPETENTE.

  • Quando?

    Quando o Supremo Tribunal Federal deixará de legislar, usurpando incostitucionalmente os poderes do Congresso, e voltará a cuidar do que lhe compete, o cumprimento da legislação por todos, a começar dos membros do Poder Judiciário e do Ministério Público? Estamos vivendo em um cenário de total insegurança jurídica, sobretudo para os cidadãos que, como Lula, são perigosos para a manutenção dos interesses da plutocracia. 

  • Isto é na verdade puro escárnio.

    Moro gosta de mostrar poder. Moro já escreveu em sua análise do Mani Pulite que vale tudo. Nas entrelinhas se vê que ele gosta de mostrar poder, e que não se importa com mais nada. Se no Banestado ele aprendeu como se faz, não gostou de ser o mandado. Agora quer mandar. Seu maior prazer é mostrar  que  causa  medo aos poderosos. Condenou todos que não se submeteram ou demoraram de mais. Marcelo Bahia Oderbrecht é prova viva disto,  enquanto premia a todos que se ajoelharam. Paulos, Cerverós etc.., com Marcelo ele força e força a barra afinal Marcelo ousou dizer que não se submeteria.  Agora nega direitos de defesa de forma explicita, e midiática, pois quer nos dizer , eu faço o que quero porque posso. E agora com  a lista da Oderbrecht, ele sabe muito bem que muitos o estão querendo calar. Mas usa Lula e Marisa para angariar apoios e usa Cunha e Celia para conseguir mais poder. Imaginem seus acordos com Cunha. Como diz a informadissima Catanhede lá vem o tsunami. Veremos, pois me parece que Moro ainda não tem todo o poder. Mas com certeza chova ou faça sol, Moro vai fazer questão de prender Lula e possivelmente Marisa Letícia, mas se assim o fizer não vai parar, irá em frente. O curioso disto tudo é que o seu poder é também do tamanho de um papel. Basta o STF exonera-lo pelas várias violações. Mas claro que isto deflagaria a hecatombe . Ele sim seria  a maior das delações. 

Recent Posts

Comunicação no RS: o monopólio que gera o caos, por Afonso Lima

Com o agro militante para tomar o poder e mudar leis, a mídia corporativa, um…

13 horas ago

RS: Por que a paz não interessa ao bolsonarismo, por Flavio Lucio Vieira

Mesmo diante do ineditismo destrutivo e abrangente da enchente, a extrema-direita bolsonarista se recusa a…

15 horas ago

Copom: corte menor não surpreende mercado, mas indústria critica

Banco Central reduziu ritmo de corte dos juros em 0,25 ponto percentual; confira repercussão entre…

15 horas ago

Israel ordena que residentes do centro de Rafah evacuem; ataque se aproxima

Milhares de pessoas enfrentam deslocamento enquanto instruções militares sugerem um provável ataque ao centro da…

15 horas ago

Governo pede ajuda das plataformas de redes sociais para conter as fake news

As plataformas receberam a minuta de um protocolo de intenções com sugestões para aprimoramento dos…

16 horas ago

As invisíveis (3), por Walnice Nogueira Galvão

Menino escreve sobre menino e menina sobre menina? O mundo dos homens só pode ser…

19 horas ago