Jornal GGN – A marchinha foi reconhecida como a música de carnaval no Brasil. E isso mais até do que o samba-enredo. Ela foi cultuada dos anos 1920 aos anos 1960, responsável por algumas das canções mais populares do país, com um time de compositores dos mais importantes, célebres no mundo da música popular.
A marchinha trouxe para suas fileiras nomes como Chiquinha Gonzaga, que nos brindou com Ô Abre Alas, escrita para o cordão Rosa de Ouro, em 1899, e foi a primeira música escrita especialmente para o carnaval. E vai até Moraes Moreira, passando por Noel Rosa, João de Barro, Ary Barroso, Lamartine Babo e Mário Lago, muitos deles se superando para trazer a música que seria a preferida dos foliões no carnaval daquele ano.
Carregando o compasso binário da marcha militar e andamento acelerado, parte do período carregando a influência das big bands de jazz, a marchinha trazia melodias simples e alegres, para que os foliões aprendessem bem rápido as letras cheias de picardia.
A marchinha teve um período de ouro, a partir da década de 1930, com intérpretes do naipe de Carmen Miranda, Almirante, Mário Reis, Dalva de Oliveira, Silvio Caldas, Jorge Veiga e Black-Out. Essas eram as vozes que enchiam o carnaval de ritmo pelas composições de João de Barro, Ary Barroso e Lamartine Babo.
No começo dos anos 1960, a popularização do carnaval marcou o início da era do samba-enredo e o declínio das marchinhas e dos blocos. Uma das últimas marchinhas a ganhar brilho foi Cabeleira do Zezé e Mulata Iê-Iê-Iê, de José Roberto Kelly. Após o advento do AI-5, na ditadura militar, instalada a censura no Brasil, a marchinha ressurgiu em iniciativas isoladas, como forma de driblar a fera, nas tintas de Caetano Veloso e Chico Buarque.
[video:https://www.youtube.com/watch?v=87UzfvETqTc
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"Após o advento do AI-5, na
"Após o advento do AI-5, na ditadura militar, instalada a censura no Brasil, a marchinha ressurgiu em iniciativas isoladas, como forma de driblar a fera, nas tintas de Caetano Veloso e Chico Buarque":
Nao sei se CBuarque ja gravou marchinhas de carnaval, mas as de Caetano eram impressivas melodica e ritmicamente, muito mais complexas que marchinhas normais:
[video:https://www.youtube.com/watch?v=sd99slI8Jzk%5D
[video:https://www.youtube.com/watch?v=PhFxuVUMFn8%5D
Esses ótimos exemplos do
Esses ótimos exemplos do Caetano são de marcha-frevo. Lembro que antes do AI-5, Caetano já fizera a primeira canção tropicalista, "Alegria Alegria", que é uma marchinha, só que gravada por um grupo de rock. E Chico Buarque já fizera outra marcha: "A banda"... Ambas não eram de carnaval, mas foram marchinhas que lançaram esses dois importantes compositores da moderna canção brasileira.
[video:https://www.youtube.com/watch?v=wWhnq5YcBfk%5D
[video:https://www.youtube.com/watch?v=wFPPawLq_5Q%5D
Algo de estranho
Parecem existir controvérsias sobre a autoria da marchinha atribuída à Chiquinha Gonzaga.
Ver discussão, abaixo, copiada do link do fonograma no youtube. Eu também tinha achado estranho:
(Obs. ler a discussão de baixo para cima)
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Wandrei Braga3 anos atrásO que constato é que a melodia e a letra não sao de Chiquinha Gonzaga, Apenas o trecho ó abre alas que eu quero passar coincide com a letra da música de Chiquinha. Se puder corrigir o título poderia ajudar a esclarecer as pessoas. Mais informações no site oficial de ChiquinhaGonzaga com OBrigado Abraços
mmarchinhas
O douto autor nota que Atrás do trio... e Chuva, suor... são mais complexas. Será que não notou que são frevos, não marchinhas?