Moro libera Mantega de prisão para acompanhar esposa em cirurgia

Jornal GGN – Por ser preso em circunstâncias delicadas, quando acompanhava sua esposa em cirurgia no hospital Albert Einstein, em São Paulo, nesta quinta-feira (22), o ex-ministro da Fazenda Guido Mantega foi liberado pelo juiz Sergio Moro.
Em despacho urgente, Moro justificou que acolheu o pedido dos procuradores da força-tarefa da Lava Jato para decretar a prisão temporária de Mantega e de outros investigados. Ainda que considera a “gravidade dos fatos em apuração”, o magistrado do Paraná destacou a notícia de que a prisão ocorreu no momento em que o ex-ministro “acompanhava o cônjuge acometido de doença grave em cirurgia”.
Por esse motivo, afirmou que as autoridades policiais, o Ministério Público Federal e ele próprio “desconheciam tal fato”. Destacou que as buscas e apreensões realizadas nos endereços dos investigados já ocorreram, não havendo chances de interferir “na colheita das provas nesse momento”.
Com isso, determinou a liberação de Mantega. “Tal fato era desconhecido da autoridade policial, MPF e deste Juízo. Não obstante, considerando os fatos de que as buscas nos endereços dos investigados já se iniciaram e que o ex-ministro acompanhava o cônjuge no hospital e, se liberado, deve assim continuar, reputo, no momento, esvaziados os riscos de interferência da colheita das provas nesse momento”, disse em despacho.
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

View Comments

  • Não concedo o benefício da

    Não concedo o benefício da dúvida ao Juiz Moro, e muito menos ao Ministério Público e a Policia Federal. Em absoluto. 

    Ora, como me fazer crer que uma operação desse tipo é desencadeada assim no "vapt-vupt"? Não é adredemente pensada e preparada? Até mesmo por uma questão de eficácia?

    Claro que eles sabiam, como eu sei o nome da minha esposa, a situação atual do ex-ministro, incluindo os problemas familiares.

    Se não sabiam, dê-lhes, então, mais um atributo: irresponsáveis. 

    • BFCosta

      Eu tb considero assim. Acho que agora  a vingança é pessoal e partidária, mesmo. Não têm como negar. Ninguém deles tem o "carisma" do Hitler, então estão usando outras táticas.

  • Depois de mais de quatro

    Depois de mais de quatro horas de midia negativa para ele (Moro) .....mostra como ele foi completamente abduzido pela imagem dele na midia .

  • A revogação dessa prisão em
    A revogação dessa prisão em circunstâncias absurdas é fruto da iniciativa de Lula de ter denunciado na ONUa ação de Sérgio Moro na condução da Lava Jato como violação dos direitos humanos. Ou seja, em minha opinião, Sérgio Moro amarelou, temeu que o caso fosse interpretado como violação de direitos humanos e, assim, revogou a prisão. Pode ser um sinal de Esperança, embora eu creia que Moto ainda tente outras vezes demonstrar poder. No entanto, ele sabe que deverá ser mais cauteloso porque o mundo está de olho nele.

  • Se tocou?
     
    Prisão

    Se tocou?

     

    Prisão arbitraria, sem nenhum fundamento legal, descaradamente politica e eleitoreira, ficou muito visivel as intençoes, ou esse pessoal é incompetente ou mal intrencionado para prender uma pessoa e mandar soltar horas depois, basta dessa farsa......

  • Canalha.
    Quem é a pessoa

    Canalha.

    Quem é a pessoa nesse Brasil com um mínimo de acesso a jornais, portais de internet,  tv que não sabia que Guido Mantegna estava acompanhando a esposa acometida de cancer no hospital?

    Não tenho mais adjetivos para essa figura, eu quero só saber até que ponto os tribunais vão dar a ele o salvo conduto geral e irrestrito para atropelar a Constituição, O princípio da dignidade da pessoa humana e todo e qualquer direito posto.

    Continuem, continuem levantando a fervura nesse Brasil dividido...

    • Saber...

      ...saber sobre o estado de saúde da esposa do Mantega ele já sabia. As "otoridades" ou "puliças" também já sabiam, até pelo óbvio: Foram ao hospital.

      O que ocorrre e o que ocorreu é o fato do quem chamam de juiz, Moro mediu a temperatura da opinião pública, de quem lhe é próximo e daqueles que no futuro poderão causar-lhe algum prejuízo e percebeu a reação contrária pelo absurdo da prisão e voltou atrás imediatamente. Do episódio deduz-se que:

      a) Moro é um sociopata e está associado a sociopatas, incapazes de qualquer sentimento razoavelmente digno ou como pessoas dessa condição, manter algum contato sóbrio com a realidade.

      b) É covarde. O receio por conta da reação pública pela atrocidade cometida demonstra isso. A imediata revogação mostra o desejo,  na verdade a necessidade - de como se diz por aqui - de "ficar bem na fita" pois é isso que lhe dá sustentação. Base bastante frágil.

      c) As chamadas da mídia mostram-se divididas pelo que entendi. Uma parte joga no espetáculo da prisão (p.e. Estadão) mas boa parte destaca o fato da prisão ocorrer na condição selvagem que foi.

      Tentativa de evitar a autofagia, por parte daqueles...

      • Acho que o "Photios" acertou,

        Acho que o "Photios" acertou, isso foi apenas um balão de ensaio para ver como estão as coisas, mapear as reações, etc. 

    • O Maior Culpado!

      Desculpem os comentários, mais o maior mau é o STF e CNJ deixarem isso que está acontecendo continuar!

      Por muito menos, muito mesmo o  JUIZ Fausto Martin De Sanctis, foi afastado, e praticamente linchado ... no caso Satiagraha.
      Oras isso que está ocorrendo no Brasil, é um Circo, com total apoio dos 11 Ministros do Supremo. 
      Generalizar... sim... porque quem cala consente! 
      Em uma nação civilizada esse juiz já teria cido afastado e no mínimo revistas todas as suas atrocidades! 

       

      Mas estamos neste paisinho, onde a população estupida deixa fazerem oque quiserem!

Recent Posts

Trump considera sanções contra países que deixem de usar dólar

Taxação cambial, tarifas e restrição a exportações estão entre punições avaliadas pela equipe do candidato…

11 horas ago

Governo federal confirma continuidade da homologação de terras indígenas

Força-tarefa composta por ministérios, Funai, AGU e Incra busca acelerar processo; quatro processos devem ser…

12 horas ago

A conexão Nuland–Budanov–Tadjique–Crocus, por Pepe Escobar

A população russa deu ao Kremlin carta branca total para exercer a punição máxima e…

13 horas ago

Elon Musk vira garoto propaganda de golpe que pagou por anúncio no X

Golpe inventa uma nova empresa de Elon Musk, a Immediate X1 Urex™, que pretende enriquecer…

13 horas ago

Governo Milei segue com intenção de lançar ações do Banco de La Nacion no mercado

Apesar da retirada da lista de privatização, governo Milei reforça intenção de fazer banco oficial…

13 horas ago

Prêmio Zayed de Sustentabilidade abre inscrições globais

Prêmio para soluções sustentáveis passa a aceitar inscrições em português; fundos de premiação chegam a…

13 horas ago