Moro usa autos da Lava Jato para pressionar Supremo contra revisão da execução de pena

Foto: Agência Senado
Jornal GGN – O juiz Sergio Moro usou os autos da operação Lava Jato, nesta segunda (19), para pressionar o Supremo Tribunal Federal a impedir a revisão da execução antecipada de pena. Ao decretar a prisão de um dos condenados da operação, Gérson de Mello Almada, ligado à Engevix, Moro escreveu a revisão seria “desastrosa” e “não afetaria somente a operação Lava Jato.
“Com todo o respeito ao Egrégio Supremo Tribunal Federal, uma eventual alteração seria desastrosa para os avanços havidos recentemente em prol do fim da impunidade da grande
corrupção no Brasil, avanços estes, aliás, talvez iniciados de maneira mais incisiva, com o julgamento pelo Plenário do Supremo Tribunal Federal da Ação Penal 470 em 2012, e que prosseguiram com investigações e ações penais relevantes, incluindo a presente, nos anos
seguintes, conforme reconhecido inclusive internacionalmente”, apontou.
O juiz ainda afirmou que a execução antecipada de pena é “fundamental, pois acaba com o faz de conta das ações penais que nunca terminam, nas quais o trânsito em julgado é somente uma miragem e nas quais a prescrição e impunidade são a realidade.”
Moro ressalvou apenas que “em casos pontuais”, as cortes superiores podem conceder um HC contra a prisão em segunda grau.
No final, Moro ainda escreveu o nome dos 6 ministros do STF que votaram a favor da execução antecipada de pena, apelando para que os “rumores” de que eles podem mudar de lado não sejam verdadeiros.
“Espera-se, enfim, que a jurisprudência que nos permitiu avançar tanto e que é legado do Ministro Teori Zavascki não seja revista, máxime por uma Corte com o prestígio do Supremo Tribunal Federal e por renomados Ministros como Rosa Weber, Celso de Mello, Gilmar Mendes, Dias Toffoli, Marco Aurélio e Ricardo Lewandowski.”
MOVIMENTO ANTI-LULA
A Lava Jato iniciou na semana passada um movimento para pressionar o Supremo a não rever a discussão sobre prisão antecipada.
Isso porque a defesa de Lula quer que o assunto venha a tona quando da votação sobre um pedido de habeas corpus preventivo, apresentado contra a sentença do caso triplex dada pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região. A corte, quando sentenciou Lula a 12 anos e 1 mês de prisão, também determinou que a execução da pena se dê a partir do momento em que os recursos em segunda instância estiverem esgotados.
Há ministros do STF indicando que o ideal seria a execução da pena a partir do momento em que os recursos estiverem esgotados no Superior Tribunal de Justiça.
Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

View Comments

  • Vamos ver quanto tempo a
    Vamos ver quanto tempo a Globo vai levar para entrar em ação, e mostrar os podres dos 11 ministros .

    Eles devem está com o fiofó na mão.

  • É muita convicção e costas largas!

    Um arrogante Juiz de piso quer criar jurisprudência ao inverso, levando as suas convicções para o STF. Um Juiz, que em tese deveria julgar imparcialmente uma situação, toma tal compromisso com a convicção da sua sentencia que quer que esta seja considerada como padrão para toda justiça brasileira. Moro demonstra a sua radical parcialidade perante as coisas que julgou. Mas ainda, Moro demonstra ter costas largas ao agir, quase que de forma ameaçadora, detalhando o nome de cada um dos juízes do supremo que previamente concordariam com ele e que hoje poderiam votar em contrário. A sua viagem aos EUA não é produto do sonho natural de qualquer coxinha, mas o prêmio pela sua atuação e o asilo perante futuras cobranças legítimas do povo brasileiro.

  • O Moro acabou de jogar para a

    O Moro acabou de jogar para a platéia. Nominando os ministros que farão nova jurisprudência à respeito da prisão após 2ª instância, propositalmente, acabou por colocá-los sob pressão do povo ignaro e com sede de sangue, efervecendo, mais ainda, o ódio já existente. O Moro, embora não seja burro, não consegue entender que não pode tudo e, qualquer dia desses, vai tomar uma invertida. Para mim, esse dia está demorando a chegar!!! 

  • É o Código de Processo Penal fica revogado pelo STF?
    "Há ministros do STF indicando que o ideal seria a execução da pena a partir do momento em que os recursos estiverem esgotados no Superior Tribunal de Justiça." E o Código de Processo Penal fica revogado pelo STF? O CPP proíbe expressamente a prisão para cumprimento de pena, antes do trânsito em julgado. Não há o que discutir ou interpretar. Ou o STF revoga o artigo 283 do Código de Processo Penal, ou os juízes são obrigados a obedecer o que diz a lei. É a revogação precisa ser fundamentada. Quero ver alguém demonstrar que o artigo. 283 é inconstitucional, quando aplica o que diz o inciso LVII do artigo 5º da Constituição.
    “Art. 283. Ninguém poderá ser preso senão em flagrante delito ou por ordem escrita e fundamentada da autoridade judiciária competente, em decorrência de sentença condenatória transitada em julgado ou, no curso da investigação ou do processo, em virtude de prisão temporária ou prisão preventiva.”

  • Mais um recado macabro
    Chantagem deslavada e indisfarçada. Espero que a menção ao ministro Teori não seja uma insinuação do que pode ocorrer se os ministros ousarem - a que ponto chegamos - desobedecer o capo de Curitiba, em breve de Miami Bitch.

    O que será que o DoJ do governo dos EUA e seus órgãos de investigação, NSA principalmente, descobriram sobre os ministros pra que outro recado tão frontal seja dado em outro auto de má fé* do juiz de sótão?

    Manipulação magistral aqui tem outro sentido, e não é o de produzir remédios mas fabricar venenos sob encomenda de governos hostis estrangeiros.

    Brasil, Farmácia de falácia magistral, laboratório da intervenção USeira nos quintais da América Latina.

    * Inspiração no artigo https://www.publico.pt/2018/03/17/mundo/opiniao/brasil-o-ataque-a-liberdade-de-ensinar-1806901

    Sampa/SP, 19/03/2018 - 14:52 (alterado às 14:58).

  • $érgio Moro suscita um falso dilema

    Quer dizer que se pessoas presumidademente inocentes não foram punidas teremos prescrição e impunidade?

    Só na mente de imbecis é que a prisão de pessoas presumidamente inocentes é a solução para o fim da impunidade.

  • Quando é que o país vai criar

    Quando é que o país vai criar coragem, seu lado sadio e democrata, e dar um basta a esse juizeco? O Brasill está cansado e só de ver quase que diariamente a foto desse senhor já dá enjoo de estomago. Um quinta coluna que já não esconde de ninguém ao que veio. 

  • Pqp ! o cara ENQUADROU o supremo !

    O troço está cifrado ! O cara, porta-voz dos gringos que estão bancando o golpe, "enquadrou" a dita suprema corte citando nome e sobrenome, só para lembrá-los de que o Lula é o troféu dos patrões que o querem preso e não tem arrego ! Isso é um escândalo, e na cara da feguesia ! Que o stf está todo cagado nesse golpe a gente sabe ( o cunha mais do que nós!), mas assistir a primeira instância "enquadrando"  a suprema corte citando nominalmente o nome dos ministros é o cúmulo da desonra, da indecência. da imundice, da vigarice e da cafagestagem !  

    O Pimenta e o Wadih disseram em entrevista, acho que no 247 na semana passada, que tinham levantado, incluve no exterior, documentos contundentes desse golpe de Estado para serem usados no momento oportuno. Pôrra ! coloca os docs sobre a mesa e vira vira essa canoa !! Venderam o país com a gente dentro e, ainda, vamos entregar o  Lula como troféu para esses fdps ???? È agora, tem que endurecer e mandar a ternura prá pqp ! 

    vixiiii.... minha cabeça ferveu de vez

    • #TáPuxado, mesmo! Só muito

      #TáPuxado, mesmo! Só muito sangue frio pra não deixar o fígado escrever. Eu, já não fico mais pisando em ovos, não. A gente vai na cordialidade forçada e a turma vem na truculência institucional.. O tal de déficit civilizatório aqui, em Pindorama é das elites. 

      Dá raiva mesmo. E, sim, ver o juizeco ameaçando a Corte ( referência não só ao  Teori  mas a AP 470,tb, tipo, vcs começaram com a palhaçada e, agora, querem sair do jogo?). Aqui na minha terra tem uma expressão muito feia mas que define o que o deve rolar.: Os ministros vão " cantar" pra dentro. 

       

       

  • O Juizeco de piso criminoso

    O Juizeco de piso criminoso transformado em heróis pela Rede Bobo, do alto de sua imputabilidade concedida pelo cumpadrio corporativista do TRF 4 se acha no poder de fazer pressão no supremo introduzindo um "Com todo respeito ao Egrégio..."

    E ainda mete uma ameaça de morte no meio de tudo citando o Teori. É mole?

    São mediocres, ou não esses ministrecos?

  • A opinião do Moro, nos autos
    A opinião do Moro, nos autos ou em público, não tem nenhum poder de influência dentro do STF. Desde que ele e os outros caipiras curitibanos saíram das graças dos grandes grupos jornalísticos seu poder de pressionar desapareceu.
    Os onze do Supremo só temem os grandes jornais.

    • O menos importa

      O que menos importa é o que diz a CF, a qual reza que ninguém deve ser considerado culpado antes de sentença penal condenatória transitada em julgado. Mas o trecho politico da decisão de Moro que mandou prender o executivo da Engemix foi fielmente REPRODUZIDO em " horário nobre" no Jornal Nacional ontem, eis que redigido sob encomenda justamente para esse propósito. É uma manipulação do diabo que não deveria passar impune, mas infelizmente se tornou comum hoje o rabo abanar o cachorro. Culpa de um STF apequenado, de ministros acovardados, vendidos à Globo por bugingangas do tipo troféus de "faz a diferença".

Recent Posts

Trump considera sanções contra países que deixem de usar dólar

Taxação cambial, tarifas e restrição a exportações estão entre punições avaliadas pela equipe do candidato…

11 horas ago

Governo federal confirma continuidade da homologação de terras indígenas

Força-tarefa composta por ministérios, Funai, AGU e Incra busca acelerar processo; quatro processos devem ser…

12 horas ago

A conexão Nuland–Budanov–Tadjique–Crocus, por Pepe Escobar

A população russa deu ao Kremlin carta branca total para exercer a punição máxima e…

12 horas ago

Elon Musk vira garoto propaganda de golpe que pagou por anúncio no X

Golpe inventa uma nova empresa de Elon Musk, a Immediate X1 Urex™, que pretende enriquecer…

13 horas ago

Governo Milei segue com intenção de lançar ações do Banco de La Nacion no mercado

Apesar da retirada da lista de privatização, governo Milei reforça intenção de fazer banco oficial…

13 horas ago

Prêmio Zayed de Sustentabilidade abre inscrições globais

Prêmio para soluções sustentáveis passa a aceitar inscrições em português; fundos de premiação chegam a…

13 horas ago