MP paulista isenta corrompidos e só indicia corruptores

 

Jornal GGN  – O Ministério Público paulista propôs nova ação contra seis executivos acusados de participar de cartel nas licitações das linhas 1 e 3 do Metrô. A denúncia do promotor Marcelo Mendroni envolve diretores das empresas Tejofran, Temoinsa, Alstom e MPE, mas não cita funcionários do Metrô. O valor das licitações sob suspeita superar R$ 1 bilhão e as fraudes teriam ocorrido entre 2008 e 2009, no mandato do então governador José Serra. 

Da Folha

Ministério Público propõe nova ação contra executivos em SP
 
DE SÃO PAULO – O Ministério Público de São Paulo ofereceu denúncia contra seis executivos acusados de operar um cartel para fraudar licitações das linhas 1 e 3 do Metrô.
 
Os crimes teriam ocorrido entre 2008 e 2009, quando o senador José Serra (PSDB-SP) era o governador do Estado. O valor das licitações sob suspeita de fraude é de R$ 1,75 bilhão.

Um dos denunciados é César Ponce de Leon, ex-diretor da Alstom. Estrangeiro, ele mora fora do Brasil e teve solicitada a prisão preventiva.
 
Executivos das empresas Alstom, Temoinsa, Tejofran e MPE foram acusados pelo promotor Marcelo Mendroni. Nessa ação, o MP não cita funcionários ou dirigentes do Metrô.
 
Na denúncia, o promotor diz que as empresas “formaram conluios para evitar a concorrência com divisões predeterminadas dos contratos”.
 
Mendroni exibe documentos e e-mails obtidos pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica, que investiga o caso desde 2013, após acordo de leniência com a alemã Siemens.
Redação

15 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Sarcasmo de Mário Prata em 2004 no Estadão (ou aos ‘ingênuos “

    que acreditam que corrupção é obra modernissimamente contemporânea)

     

    Os corruptos brasileiros ficaram indignados

    Deu nos jornais!

    Saiu na semana passada o relatório Corrupção Global do ano, elaborado pelo grupo inglês Transparência Internacional. A lista dos dez mais corruptos do mundo, deixou os corruptos brasileiros indignados, pra dizer o mínimo. Nenhum brasileiro entre os dez melhores do mundo! Nenhum!

    Acho isto uma falta de consideração com o Brasil e como os nossos profissionais desta área econômica. Ou seja, até na corrupção estão nos passando para trás. Acho que os nossos corruptos deveriam se unir (não em partidos políticos como alguns já fazem) para criarem uma Central Única dos Corruptos e pelejar para que no ano que vem tenhamos dois ou três entre os top ten.

    Confesso que, se eu fiquei frustrado com essa vexamatória derrota, imagino os profissionais da área, como estão se sentindo nesse momento. Pessoas que levam a corrupção a sério, que desde o jardim da infância se dedicam à corrupção e ao suborno. Profissionais formados, doutorados, eleitos pelo povo até para presidente da república. Fico imaginando não só a decepção deles, como também das esposas e dos próprios filhos, já corruptinhos, que usam terninho desde a primeira comunhão. Como explicar para o garoto que o pai dele, depois de cinquenta anos de corrupção ativa, passiva e ininterrupta, ficou fora da lista da Corrupção Global 2.004? Vai ser difícil…

    – Deixa comigo garoto, que este ano eu vou arrasar!

    Pobres coitados. Até o Fujimore, ex-Peru, um país bem mais pobre que o nosso, está lá, em posição destacada. Nenhum do nossos… Aquele que você está pensando (ele mesmo) também não entrou.

    Mas resta um consolo aos nossos desclassificados corruptos. É que, no final do relatório, eles (os ingleses) citam o Brasil como um dos países que adotaram medidas para combater a corrupção. E relembram aquela lei de 2.002 que exige que os candidatos apresentem suas doações de campanha. Inglês é ingênuo, né?

    Segundo eles, a barra na América Latina está pesada na Argentina (mais uma vitória dos argentinos sobre o Brasil), Bolívia, Equador, Guatemala, Haiti, Honduras, Panamá e Paraguai.

    Meus amigos corruptos, vamos reagir! Perder da Argentina, eu até aceito. Mas Bolívia, Equador, Haiti e Paraguai, é demais. Vocês precisam se organizar. Vocês não têm vergonha na cara?

    Se vocês continuarem a negar que têm conta na Suíça ou em outros paraísos, vocês nunca estarão entre os melhores do mundo. Quem faz o levantamento se chama Transparência Internacional, sacou? Vamos passar a treinar três vezes por semana e jogar todo domingo. Eu sei que é necessário muito esforço e concentração para ficar entre os primeiros. Mas vamos conseguir. Vamos nos unir, amigos!

    Tu, que roubou tanto de nós, roubou pra contar pra quem? Qual é a graça da tua fortuna se ninguém pode saber?

    Vamos nos esforçar, pessoal. Dou a maior força!

    Estadão- 31/3/2004

  2. NASSIF…SERÁ QUE O “MP/SP” E

    NASSIF…SERÁ QUE O “MP/SP” E O “MPF/SP” E SEUS MEMBROS NÃO TEM A CAPACIDADE DE INVESTIGAR??? NÃO SE PERCEBE NESTE CASO A “FOME” DO MP, COMO NA OPERAÇÃO LAVA JATO, OU A VONTADE DE CHEGAR NO “CHEFE DA QUADRILHA” OU USAR A TEORIA DO DOMÍNIO DEO FATO??? SERÁ NECESSÁRIO UMA INVESTIGAÇÃO INTERNACIONAL PARA QUE OS GOVERNANTES E POLÍTICOS PAULISTAS SEJAM DENUNCIADOS???? A REALIDADE DO MP BRASILEIRO É A SEGUINTE: “NÓS TEMOS LADO!!!”

  3. A impunidade da canalha
    A impunidade da canalha tucana em São Paulo não deixa aos cidadãos outra saída senão meter bala nos corrompidos e naqueles que se recusam a julgar os crimes que eles cometeram.

  4. o nome do promotor já parece indicar algo…

    … Mendroni… 

    Porque será que sempre é assim com os tucanalhas ???

    Porque será que em sumpaulo e em outros estados do tucanistão, não dá outra coisa além de impunidade, impunidade e mais impunidade para os corruptos ???

    Agora estamos inaugurando uma nova fase no (in)justiça brasileira : Só existem “corruptores”, os corruptos sempre são “achacados”, “violentamente coagidos”, “psicologicamente torturados”, etc,etc,etc, para aceitar a propina, verba de campanha, bonus por volume, molha a mão, e o que vier.

    E a justiça vai de Mendronis, Moros, et caterva.

    Basta de INIQUIDADE !!!

     

     

     

  5. Doações para te proteger!

    Nassif,

    faça uma campanha de doações para que você esteja protegido em caso de ações judiciais absurdas …

    Eu me comprometo a doar 100 reais… se mais 1.000 pessoas fizerem o mesmo, você já teria uns 100 mil…

    Se houver doação de umas 10 mil pessoas… vc já estaria tranquilo!

  6. Não deixa de ser uma inovação

    O Brasil era o único país do mundo que tinha corrupção sem corruptores. O MP paulista contribui para mudar isso, criando a figura do crime de corrupção sem corrompidos. 

  7. Tem petista no metrô de São

    Tem petista no metrô de São Paulo? Não tem,  então, como vocês querem corrompidos neste imbróglio?  Então morram e nasçam tucanos, uai!

  8. promotor Mendroni, você deve explicações

    ou por acaso é cúmplice de roubos bilionários, sustentado pelo erário? Por que será em Mendroni?

  9. ZZZZZZZ

    O sigilo fiscal de funcionário público deveria acabar; as promoções subjetivas por mérito também; formas de rodízio deveriam ser implementadas, afim de evitar panelinhas; o estado, nos três níveis, deveria prestar contas sistematicamente ao público; a mídia deveria ser pública com a participação remunerada dos alunos das escolas e universidades, fazendo rodízio para contar créditos escolares em função de conteúdos exibidos…ZZZZZZ 

  10. Claro

    Os corrompidos, por serem no mínimo ligados ao PSDB, são inimputaveis e até mesmo ininvestigaveis. Trata-se de dogma de fé na nossa “justiça”.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador