Justiça

Ministério Público solicita resultado de perícia no celular do assassino de Marcelo Arruda

do Brasil de Fato

por Bruno Soares, de Foz do Iguaçu (PR)

O Ministério Público do Paraná (MP-PR), por meio do promotor Tiago Lisboa Mendonça, requereu ao final da tarde desta sexta-feira (15) a conclusão das perícias pendentes relacionadas ao inquérito que investiga o assassinato do guarda municipal e tesoureiro do PT, Marcelo Arruda.

Conforme já noticiado pelo Brasil de Fato Paraná, advogados que assistem à família de Marcelo criticaram a rapidez com que o inquérito foi fechado. Dentre as queixas, os advogados mencionaram pendências com perícias a serem realizadas, entre elas, sobre o celular do autor do atentado, o policial penal federal José Jorge da Rocha Guaranho.

Em sua manifestação, o promotor Tiago Lisboa Mendonça afirma que aguarda, “além da conclusão das atividades investigativas pela Delegacia de Homicídios de Foz do Iguaçu, com o consequente encarte do despacho de indiciamento formal do investigado e relatório conclusivo, a juntada dos laudos periciais eventualmente pendentes”. Na noite desta sexta, após manifestação do MP-PR, a Delegacia de Homicídios enviou o relatório conclusivo. O órgão aguarda ainda os laudos periciais.

Para Daniel Godoy Junior, um dos advogados da família da vítima, a posição do Ministério Público faz coro às inconsistências do relatório final apresentado na manhã desta sexta pela Polícia Civil do Paraná. “O MP não caiu na história de dar por concluída a investigação sem os autos das perícias. Imagino que por esse motivo o MP não participou da coletiva, muito provavelmente não quiseram se comprometer com a encenação”, avalia o advogado.

Na avaliação de Godoy, a entrevista coletiva coordenada pela Polícia Civil foi uma “balela” para beneficiar o autor do atentado. “A conclusão da delegada em cindir a ação executiva do criminoso em dois momentos favorece apenas a defesa. Entendeu-se que houve uma ação política, e depois ação de resposta emocional à ‘humilhação’. Isso facilita a alegação de que o réu agiu em legítima defesa após injusta provocação da vítima. Note que a advogada do Guaranho acompanhou a esposa deste”, observa o advogado da família da vítima.

Os resultados do inquérito sobre o assassinato de Marcelo pelo bolsonarista Jorge Guaranho foram apresentados pela Polícia Civil na manhã de hoje. Em coletiva de imprensa, a delegada responsável pelo caso, Camila Cecconello, afirmou que o crime não se enquadra como motivação política.

Além de questionar a ausência da perícia do aparelho celular do autor do crime, os advogados criticam a presença da delegada Iane Cardoso, reconhecida apoiadora do presidente Bolsonaro.

Edição: Lia Bianchini

O Jornal GGN produzirá um documentário sobre o avanço da ultradireita mundial e a ameaça ao processo eleitoral. Saiba aqui como apoiarColabore!

Leia também:

As peças do Xadrez da Ultradireita

Como a Cibersegurança do Exército serviu para ataque de Bolsonaro às urnas

NRA, a Associação Nacional de Rifles, o aliado preferencial do bolsonarismo

Centro de Inteligência do governo atua longe de qualquer controle

Xadrez do homem que inventou o Cambridge Analytica

Xadrez da ultradireita mundial à ameaça eleitoral

Redação

Redação

Recent Posts

Deputadas de direita querem impedir fiscalização da Lei da Igualdade Salarial

Filiadas ao PL, União Brasil, Cidadania e ao Novo apresentaram proposta na Câmara Federal

10 horas ago

CNU: tire suas dúvidas sobre o adiamento do concurso

Fortes chuvas no sul levaram governo a adiar aplicação das provas em todo país

10 horas ago

Cozinhas solidárias distribuem marmitas aos atingidos pelas enchentes no RS; veja como colaborar

Distribuição começou nesta sexta-feira (3) e deve seguir durante o final de semana; movimentos pedem…

12 horas ago

Hamas chega ao Egito e acordo de cessar-fogo pode ser divulgado em breve, diz mídia árabe

Jornais árabes afirmaram o Hamas teria aprovado a implementação da primeira fase do acordo, que…

12 horas ago

SP: agora, até as águas correm para trás, por Rita Casaro

Empresa-símbolo da engenharia brasileira está à beira de privatização predatória e ilegal, que afetará serviços…

13 horas ago

Em apenas 24 horas, Brasil registra mais 35 mil casos prováveis de dengue

O número de mortes confirmadas pela doença nos primeiros meses deste ano chegou a 2.197

13 horas ago