As peças do Xadrez da Ultradireita

Por: Luis Nassif

O documentário Xadrez da Ultradireita, que está sendo produzido pelo GGN, com financiamento do Catarse, narrará como a ultradireita mundial, com seus diferentes personagens e ferramentas, avança para a ameaça às eleições 2022 no Brasil. Para entender os diversos temas trabalhados, apresentamos as peças que nortearão o documentário: 

Peça 1 – o início das guerras virtuais 

Mostra-se como a primeira campanha eleitoral de Barack Obama inaugurou os dois modelos de disputa política adotados pela geopolítica americana. 

Peça 2 – o bilionário recluso

O bilionário que descobriu a ciência dos algoritmos para usar nas operações de mercado e, depois, descobriu seu potencial político, turbinando a ultradireita trumpiana. 

Peça 3 – a Cambridge Analytica

O nascimento da empresa, suas relações com o complexo industrial-militar, as primeiras experiências com países. 

Peça 4 – os oligarcas descobrem o jogo político 

Os setores inibidos por regulações civilizatórias saem na frente, aliando-se à ultradireita com o propósito de desconstruir as instituições. 

  1. A máfia de Las Vegas  
  2. A indústria de armas 
  3. A indústria da mineração 

Peça 5 – a mídia brasileira explora o discurso do ódio 

Como a ultradireita se insere na discussão política brasileira, através de Olavo de Carvalho e seus seguidores, amparados pela indústria cultural. 

Peça 6 – Bolsonaro se prepara para o golpe 

A campanha das Fake News, a assessoria de Steve Bannon e as ligações com os grupos internacionais que apoiaram Donald Trump. 

Peça 7 – o pacto com os militares 

A maneira como Bolsonaro fecha um pacto com os militares na intervenção do Rio de Janeiro, em torno das apurações sobre a morte de Marielle. 

Peça 8 – a aproximação com os financiadores

Eleito presidente, os primeiros movimentos de Bolsonaro para atender às demandas dos financiadores externos. 

Peça 9 –  como a inteligência militar se prepara para o controle cibernético do país

A estrutura de cibersegurança do Exército brasileiro a serviço do governo Bolsonaro. 

Peça 10 – as empresas de cibersegurança beneficiadas pelo governo 

As ferramentas e sistemas adquiridos pela ABIN (Agência Brasileira de Inteligência), Forças Armadas, pelo Ministério da Justiça e governo, e as suspeitas sobre as licitações. 

Peça 11 – a formação das milícias bolsonaristas 

A multiplicação de CACs e armas em mãos de civis. 

Peça 12 – as discussões sobre as urnas eletrônicas

Os argumentos usados pelo governo, com a inserção do aparato militar na Justiça Eleitoral, para tentar consolidar o golpe, e por que são infundados. 

***

Essa publicação faz parte da investigação do projeto Xadrez da ultradireita mundial à ameaça eleitoral, uma campanha do Catarse para produzir um documentário sobre o avanço da ultradireita mundial e a ameaça ao processo eleitoral. Colabore!