MPF, mais uma vez, cumpre seu papel político contra Lula, por Luis Nassif

A nova denúncia apresentada pelo Ministério Público Federal contra Lula, em São Paulo, é mais um capítulo vergonhoso de perseguição movida por um poder de estado contra um cidadão despido de todos seus direitos. Não um cidadão qualquer, mas uma das personalidades políticas mais respeitadas fora deste país liliputiano.
Trata-se daquelas denúncias que não se sustentam nem sob a ótica da verossimilhança.
Segundo reportagem do Estadão (clique aqui), em 2011 e 2012 – portanto, sem ter nenhum cargo público – Lula teria intercedido por uma empresa brasileira junto ao presidente da Guiné Equatorial. Qual a acusação a Lula? O de ter influenciado o presidente de outro país no exercício de sua função! Não era Lula no exercício da sua função, mas o presidente da Guiné Equatorial. Lula o influenciou como? Não foi com propina, caixa 2, mas com seu prestígio pessoal, na condição de ex-presidente da República, não de um Presidente no gozo de seu mandato.

Em 2016 – ou seja, 4 anos depois! – houve uma doação de R$ 1 milhão da empresa ao Instituto Lula. A única ´´prova´´ que une tudo é um e-mail de Miguel Jorge ao Instituto, em 2011, dizendo da intenção da empresa em contribuir com o Instituto.
No final do processo, qualquer juiz isento desqualificará a denúncia. Como a desqualificaria qualquer procurador que colocasse a busca da justiça acima do jogo político.
Mas o objetivo político mais uma vez estará alcançado.
Luis Nassif

Luis Nassif

View Comments

  • O fato é que pra esses caras
    O fato é que pra esses caras nao é perseguição, isso que precisa ser entendido. Para eles é assim que funciona o "projeto de poder petralha". Foi essa a "tioria" politica que eles engoliram via jornais e revistas; para eles o PT, PT, PT criou uma promiscuidade entre o mundo dos negocios e o Estado.

    Quero ver como será a relação entre o Estado e o mundo dos negócios após o Triunfo da Boçalidade.

    Quero ver se o mercado vai ficar "nervoso" ou vai prevalecer a hipocrisia.

    Fico impressionado como a "esquerda autentica" não vê a oportunidade de fazer a critica do capitalismo que eles tanto gostam de fazer...

    É mais fácil criticar o PT, PT, PT, é obvio.

  • Cada caso é um

    Cada caso é um caso.

    Especificamente neste, concordo com o Nassif. O sujeito usou de seu prestigio pessoal para ajudar uma empresa privada. Essa empresa depois contribuiu com o instituto. 

    O sujeito em si, nã oera mais presidente da republica e o processo, salvo engano, n~çao envolveu dinheiro público. Sendo assim, qual o problema. Quando muito, lula fez algo próximo do lobby e em outro país e isso não feriu nenhuma lei nacional.

    Talvez fosse o caso de verificar se a contribuuição em si não escondeu uma remuneração que de outra forma pagaria impostos, mas até aí, é assunti da receita e não do mpf.

    Essa estória como a dos aviões é a mesma coisa, a meu sentir, criminaliza-se o que no máximo poderia ser uma ação de consultoria ou intermediação. A ser assim, que o mpf apresente ao congresso uma lei que todo e qualquer funcionário publico fica proibido de trabalhar em qualquer área depois de deixar o sefviço público e fique de quarentena um decada recebendo seus proventos para poder sobreviver. Assim ninguem passa fome e ninguem usa a network que naturalmente se cria.

    • Como, se tem procurador e
      Como, se tem procurador e juiz ganhando por palestra para empresários em pleno exercício do cargo? E as empresas que patrocinam congressos de magistrados e promotores?

  • Impressionante
    A cara de pau dessa turma está ancorada no chamado analfabetismo funcional de uma enorme parcela da população, que não tem qualquer senso de uma análise básica de qualquer notícia ou imagem que lhe coloquem à frente, aceitando e acreditam e ainda repassando como sendo a maispura verdade para ela.
    Com isso contou Bolsonaro e sua trupe na campanha eleitoral e deu no que deu comprovando-se a despreocupação com o mentir e mentir.
    Além disso é só acender uma luzinha lá no fim do túnel via campanhaa pró Lula, que imediatamente se operacionaliza o contra ataque via delaçoes e decisões de nosso judiciário como contraponto.
    É uma lástima o andar da carruagem nesse país.

  • Sem Justiça

    O objetivo é destruir a memória, destruir tudo que possa lembrar realizações ligadas a Lula.

    Destruir a honra de Lula encurta o caminho.

    Mas certamente deixará mais uma mácula irreparável, perversa nas instituições brasileiras.

     

     

     

  • Mais uma farsa processual

    Mais uma farsa processual "com a Justiça Federal, MPF e STF com tudo" para disfarçar o fracasso inevitável do desgoverno Jair Bolsonaro. Essa novela da #RedeGlobo e da CIA se tornou tão enfadonha que passei a assistir a BBC e a DW pelo YouTube.

  • Juiz isento

    Quando o acusado é Lula, é difícil aparecer um. E, quando a denúncia é tão leviana que faz corar até as luxuosas instalações onde os que a fazem "trabalham", nada acontece em contrário.  Afinal, para que servem o CNJ e o CNMP? São apenas sinecuras para abrigar mais nababos?

    • O CNMP arquivou a
      O CNMP arquivou a investigação contra o procurador que trocava mensagens com o homem da mala de Temer. Isso é o que faz o CNMP. O tal procurador é braço direito de Dodge.

  • MPF

    Ministério Político Federal fazendo o seu trabalho.

     

    Dizem as lendas que nem todos no MPF são como os da República do Paraná.

    Onde estão esses caras?

     

    Dizem as lendas que existem juízes honestos no Brasil.

    Onde eles estão que não fazem  nada?

     

    Hora das esquerdas pararem de acreditar em LENDAS.

     

     

  • Palavras de Flavio Dino

    em entrevista que deu a Joaquim Carvalho no DCM TV:

    "Não há dúvida que a hã m projeto sádico de condenar o Presidente Lul,  na prática a prisão perpétua. É como se fosse uma lição da casa grande sobre a senzala para evocar o Zumbi dos Palmares ou a consciência negra. Hoje é como se  Lula fosse o zumbi dos Palmares Como se fosse alguém que deveria ser exemplarmente tolhido  nos seus direitos para servir de de recado e de lição para os de baixo., para o povão. Olha, o principal líder de vocês morreu na cadeia. Então aceitem o domínio dos que sempre dominaram, o domínio da casa grande."

     

  • Lula deveria enviar  uma

    Lula deveria enviar  uma carta à ONU declarando-se preso político e abrindo mão de qualquer recurso ou defesa no âmbito da justiça brasileira e iniciaria uma greve de fome. Não vejo outra alternativa para que Lula preserve sua dignidade e seus direitos. Não podemos esquecer que essa mesma  'justiça" provocou o suicídio de um reitor e a carrasca recebeu uma promoção.

  • É revoltante

      É tão absurdo, é tudo tão repugnante, a gente se sente  completamente órfã de justiça. A quem apelar ? Em algum lugar nesse mundo tem que haver uma instância a quem apelar. É vergonhosa a covardia do STF.

Recent Posts

Choques políticos em série refletem bagunça institucional, por Antonio Machado

O chamado ativismo judicial provoca rusgas institucionais desde o tempo do mensalão, antecedendo os ataques…

9 horas ago

Lei de Alienação Parental: revogar ou não revogar, eis a questão

Denúncias de alienação descredibilizam acusações de violência contra menores e podem expor a criança aos…

10 horas ago

Papa Francisco recebe Dilma Rousseff no Vaticano

Os dois conversaram sobre o combate à desigualdade e à fome. Para Dilma, o papa…

13 horas ago

Exposição à poluição aumenta o risco de doenças cardíacas em moradores de São Paulo

Os pesquisadores constataram que pessoas que sofrem de hipertensão sofrem ainda mais riscos, especialmente as…

13 horas ago

Vídeo mostra a ação da polícia durante abordagem de Tiago Batan

Caso ganhou repercussão no interior de SP; jovem faleceu após ser baleado na região do…

14 horas ago

Roberto Campos Neto e o terrorismo monetário

É papel do Banco Central administrar as expectativas de mercado, mas o que o presidente…

15 horas ago