O álibi PT tornou-se moeda de negociação

 
A partidarização dos inquéritos é tão grande, que chegou-se a essa peça burlesca, na Operação Zelotes.
 
O procurador Frederico Paiva entrou com uma representação contra o juiz Ricardo Leite, pelo fato de ele não autorizar nenhum dos pedidos de escuta ou de prisão preventiva.
 
Em sua defesa, o juiz alegou que o procurador atuava em dobradinha com o PT, visando criar um alvoroço na Zelotes para contrapor à Lava Jato.
 
Aí o juiz substituto é substituído pela juíza substituta. E o primeiro pedido do procurador Frederico Paiva é de quebra de sigilo fiscal e telefônico de familiares de Lula e Gilberto Carvalho.
 
Ou seja, o álibi do juiz, para trancar todos os pedidos, é que os pedidos fazem parte do jogo do PT.
 
O álibi do procurador para avançar com os pedidos, é investir sobre o PT.
 
A chave mágica, que abre as portas da mídia e dos tribunais superiores, é bater no PT.
 
Do O Globo
 
 
Ricardo Leite abriu queixa-crime por calúnia contra Frederico Paiva
 
A 10ª Vara Federal, base das investigações sobre 70 bancos e empresas, entre elas três de um dos filhos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, tem sido palco de uma guerra jurídica sem precedentes entre o juiz Ricardo Leite e o procurador Frederico Paiva, duas autoridades centrais na primeira fase da chamada Operação Zelotes. No início do mês passado, Ricardo Leite, substituto da 10ª Vara, ingressou com uma queixa-crime por calúnia contra Paiva, coordenador da força-tarefa encarregada das investigações da Zelotes. Nesta quarta-feira, dois procuradores da força-tarefa entraram com um pedido de exceção de suspeição para que o juiz se abstenha de atuar em qualquer caso da Zelotes.

Na queixa-crime, o juiz acusa o procurador de tentar inflar investigações sobre bancos e grandes empresas suspeitas de fraudes no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf) e de poupar o PT. Ele argumenta ainda que este teria sido um dos motivos que levaram o procurador a pedir a saída do magistrado da Zelotes. No início da operação, Leite rejeitou pedidos de prisão de advogados e lobistas suspeito de manipular decisões do Carf e, para o procurador, teria com isso esvaziado a investigação mais importante no país desde o início da Lava-Jato.

“Neste contexto, o interesse precípuo do querelado (procurador) foi afastar o querelante (juiz) da função jurisdicional da Operação Zelotes, a fim de direcioná-la politicamente, na tentativa de contrapô-la à Lava-Jato, amenizando, em última análise, sua repercussão negativa sobre o Partido dos Trabalhadores”, acusa o juiz. Segundo ele, antes de assumir o cargo de procurador, Paiva “serviu em cargo de confiança, na qualidade de assessor do ministro do Trabalho e Emprego à época (2004) ninguém menos que Ricardo Berzoini (PT-MG), conhecido por suas táticas difamatórias submundanas”.

Na queixa-crime, o juiz descreve suposta articulação do procurador e parlamentares do PT para ampliar a repercussão da Zelotes e, com isso, forçá-lo a endossar medidas invasivas como autorização para escutas telefônicas e prisões preventivas dos investigados como tem feito o juiz Sérgio Moro, na Lava-Jato. Num contra-ataque, dois procuradores encaminharam hoje a Leite um pedido de exceção de suspeição para que ele se abstenha de atuar em qualquer um dos inquéritos da Zelotes. Segundo dados da Justiça, a investigação já resultou em mais de 10 inquéritos.

No pedido de suspeição, os procuradores acusam o juiz de “adotar decisões que atrasaram muito o trabalho de apuração, prejudicando a colheita de provas ante o princípio da oportunidade”. Segundo eles, as ordens do juiz “foram todas, até a ocasião, revertidas, mas com grande prejuízo à investigação em razão do lapso demandado na instrução, análise e julgamento dos recursos cabíveis”. Caberá ao próprio juiz decidir se acolhe ou não o pedido dos procuradores. Ricardo Leite atuou numa das fases mais importantes. Coube a ele rejeitar pedidos de prisão de advogados e lobistas, no início da operação, ano passado.

Os problemas na seara da Zelotes não param por aí. A juíza Célia Regina Ody Bernardes, que assumiu o comando da Zelotes mês passado e deu novo fôlego ao autorizar busca e apreensão na sede de três empresas de Luis Claudio, não está mais à frente do caso. Depois de passar um ano no Superior Tribunal de Justiça (STJ), o juiz Vallisney de Souza Oliveira, titular da 10ª Vara Federal, voltou hoje e reassumiu os processos.

Numa entrevista ao GLOBO, o juiz disse que o retorno dele nada tem a ver com a Zelotes. Vallisney argumentou que o prazo de trabalho dele no STJ expirou hoje e, como não houve reconvocação, ele reassumiu a 10ª Vara, onde é titular há seis anos.

– Meu trabalho no STJ acabou e eu estou retornando às minhas atividades aqui na 10ª Vara. Não voltei causa desse processo (Zelotes) e nem por causa de nenhum outro. A vara tem mais de dois mil processos. Também quero dizer que não houve pressão de ninguém.

 

Luis Nassif

43 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. concurso público

    O cidadão usa todo o seu saber e conhecimento e passa no concurso público.

    Aprovado ele mobiliza tudo o que pode e consegue ser contratado. Saiu do inferno, passou pelo purgatório e agora desfruta o céu.

    PARA SEMPRE  até que a morte os separe.

    Tornou-se um cidadçao de primeira classe. Usocapião de emprego. Sem avaliação de desempenho, sem risco de demissão. O portador não apenas conseguiu o emprego, junto veio um título de nobreza de conde ou de barão. Irrevogável.

    Nenhuma empresa sobriviveria a isto.

    1. isso é verdade, não apenas

      isso é verdade, não apenas figuradamente: no Brasil o ministério público e o magistério são de fato a aristocracia de toga

    2. “Usocapião de emprego.Sem

      “Usocapião de emprego.Sem avaliação de desempenho, sem risco de demissão. “

       

      Longe de mim defender essa corja incrustrada no Ministério Público. Pelo contrário.   Mas seu texto contém incorreções. O servidor público de carreira passa sim por avaliações periódicas de desempenho. E pode ser demitido. A demissão está prevista na lei 8.112.  Vários servidores do Ministério da Educação foram demitidos por improbidade administrativa. Se isso não ocorre no MP e judiciário em geral isso se deve ao corporativismo que envolve essas instituições.

        1. Nome

          Todos nós conhecemos, André. O delegado Protógenes, dispensado e condenado só porque dizem que fez o que vemos todo o dia na Vaza, digo, Lava Jato e, agora, na Zelotes. Vazamento geral, desde que atinja o PT e, principalmente, Lula. Aí pode. É “republicano” segundo certo ministro e a Presidenta.

          1. Lei n8.112 /90

            “Lei nº 8.112 – Art. 132. A demissão será aplicada nos seguintes casos:
            I – crime contra a administração pública;
            II – abandono de cargo;
            III – inassiduidade habitual;
            IV – improbidade administrativa;
            V – incontinência pública e conduta escandalosa, na repartição;
            VI – insubordinação grave em serviço;
            VII – ofensa física, em serviço, a servidor ou a particular, salvo em legítima defesa própria ou de outrem;
            VIII – aplicação irregular de dinheiros públicos;
            IX – revelação de segredo do qual se apropriou em razão do cargo;
            X – lesão aos cofres públicos e dilapidação do patrimônio nacional;
            XI – corrupção;
            XII – acumulação ilegal de cargos, empregos ou funções públicas;
            XIII – transgressão dos incisos IX a XVI do art. 117.”

          2. Isso só vale

            para os funcionários públicos mortais. Os deuses do Judiciàrio e do Ministério Público são protegidos por garantias constitucionais específicas e regidos pelas respectivas Leis Orgânicas. O máximo que lhes pode acontecer é ser aposentado compulsoriamente, com vencimentos integrais, claro.

        2. mal avaliado

          Mal avaliado. Ai está o termo correto.

          Aqueles que foram demitidos do serviço público por roubo (muitos continuam no emprego depois de descobertos e continuam roubando!) ou abandono de emprego não formam estatística.

          Me refiro principalmente aos mal avaliados por incompetência, baixa produtividade, dois ou mais empregos concomitantes em diferentes esferas públicas ou público-privadas, afastamentos para tratamento de saude FALSOS, licenças de afastamento seguidas e intermináveis, sinecuras, etc. Aqueles que não durariam na iniciativa privada.

          Ai reside o problema!

  2. Sem esculacho

    Hoje se qualquer ladrão ou assassino comum chegar detido em uma delegacia, ainda que sejam claras as provas que o incriminem e bárbaro o crime cometido, diante de um delegado coxinha ( e são muitos) alegar ser anti-petista, se não for liberado imediatamente, no mínimo terá tratamento VIP.

  3. Inacreditável! O PT está pior

    Inacreditável! O PT está pior que a Geni. O juiz briga com o procurador e quem apanha é o PT. O procurador briga com o juiz e quem apanha, de novo? O PT. Entra uma nova juíza que não briga com ninguém, mas bate no PT

    A situação é surreal, escalofobética. Mas mesmo assim a “republicana” presidenta não fará nada. E nem seu minitro (?) da justiça. Ambos não estão nem aí para o partido da qual (formalmente) fazem parte. Se os petistas ficarem esperando alguma coisa deles, estão lascados. Esqueçam o governo e defendam-se. 

  4. Este juiz que está acusando o

    Este juiz que está acusando o Procurador de ser petista é o “garantirista” que o Nassif estava exaltando ainda ontem?

  5. O álibi alegado…

    …do juiz contra o procurador, contra o PT, precisa ser provado. Suas declarações até o momento apenas indicam partidarização em suas decisões. No mais, uma coisa é haver ingerências. Outra, independente das motivações, e a despeito de tudo o que já havia sido apurado, é obstruir as investigações e o exercício da Justiça. Em relação ao caso, o CNJ tem a obrigação de agir de acordo com suas atribuições e prerrogativas. 

  6. Como uma mentira pode se

    Como uma mentira pode se tornar “verdade”.

    Para quem só lê manchetes, a verdade é uma. Para quem lê todo o texto. A verdade é outra.

     

    Manchete na capa do G1:

    TROCA DE COMANDO

    Presidente do TRF substitui juíza que conduzia a Operação Zelotes

    Filho de Lula é investigado no caso.

     

    Manchete interna:

    “Zelotes: juíza que autorizou busca em empresa de filho de Lula é substituída”.

     

    Ao final do texto, está lá, a “segunda verdade”:

    “…o juiz estava até então convocado para atuar no Superior Tribunal de Justiça (STJ).

    Com o término do mandato na Corte superior, ele reassumiu o comando do tribunal responsável pela Zelotes. Segundo o TFR-1, Vallisney Oliveira também assumiu nesta quarta a condução da operação”.

  7. Pois bem,
    Um dia a grande

    Pois bem,

    Um dia a grande maioria dos petistas e neopetistas se juntaram na chave mágica de bater nos “”black blocs””. “Black bloc” virou rótulo paa desqualificar e criminalizar alguém como praticamente hoje conseguiram fazer com ‘petista’.

    O feitiço vira contra o feiticeiro.

    Quando de reprime a extrema-esquerda, abre-se a porteira pra direita.

    1. A extrema-esquerda é a

      A extrema-esquerda é a primeira a botar azeitona na empada da direita.

      Está aí o Zé maria do PSTU engrossando o coro do impeachment. Vai ver  ele acha que  o impeachment dará condições para o proletariado fazer a revolução.

      E quanto à atuação dos black blocs… sem comentários

      1. Não sei o que você quer dizer

        Não sei o que você quer dizer com extrema-esquerda. Neste país, partidos que poderiam se postar como extrema-esquerda não são legalizados, no sentido que a legislação eleitoral e sua prática impõem. O PSTU certamente não se enquadra neste rol de partidos, pois joga a regra do jogo eleitoral, recebe recursos do fundo partidário, está posto e definido dentro da ótica jurídica eleitoral burguesa dominate e vigente. Você não entendeu, na verdade, o que Leo V disse: o que ele expôs é que as primeiras vítimas dos rigores penalistas foram os black blocs, ou melhor, parte dos manifestantes que historicamente se colocaram contra os grandes eventos, pelo passe livre, pela liberação da maconha, pelo acesso à moradia, pautas que o PT abandonou há muitos anos, mesmo antes de assumir o governo federal. A extensão desse rigor para os petistas, que muitos ainda identificam como um partido de esquerda, é só parte da luta política em andamento. Para lembrar, o mesmo rigor penalista que caçou (com cedilha mesmo) comunistas na República de 46 veio a cassar trabalhistas e mesmo liberais na ditadura pós-64. A principal resposta dada por Dilma (e o governo de coalisão que ela preside) a junho-julho de 2013 foi a lei de organizações criminosas, aprovada em vapt-vupt no congresso em agosto de 13 e imediatamente sancionada por Dilma. Agora, este mesmo governo e a mesma coalisão de poder impõem a aprovação da lei anti-terrorismo. Quem serão os primeiros a serem tachados de terroristas e criminalizados em função dessa lei? 

        1. Quanta merda escrita

          Qual outro partido teve programa semelhante ao Minha Casa Minha Vida?

          http://www.brasil.gov.br/infraestrutura/2015/05/minha-casa-minha-vida-atinge-3-857-milhoes-de-moradias

          Quem impediu a uma constituinte, pedido dos movimento de junho de 2013, foi o PT? 

          Graças ao PIG elegeu-se este congresso reacionário de 2014? Reduziram o numero de petistas eleitos. E a culpa é do PT?

          Só uma palavra para tuas idiotices. COXINHA!

           

    2. Ah, claro: o PT apanha que
      Ah, claro: o PT apanha que nem cachorro magro desde 01.01.2003 (pra não dizer desde 1980) porque alguns petistas e neopetistas criminalizaram a atuação dos black blocs – que afinal servia pra quê, mesmo, além de atiçar a polícia??

      Sua lógica é comovente.

  8. Incompetência

    A Dilma e o Zé Eduardo estão fazendo um excelente trabalho para enterrar a esquerda desse país.

    Dima terá a mesma comparação histórica que se faz a João Goulart : frouxos.

  9. Claro que a perseguição ao PT

    Claro que a perseguição ao PT é indecente. Mas o mais nefasto é o mal que esse imbroglio terá feito à Justiça como instituição. Eis o liberalismo promovendo a avacalhação geral das instituições estatais.

    Que quando isso aqui se tornar um bangue-bangue, selvageria geral, não venham chorar as pitangas os pequenos, médios e até grandes empresários que acreditavam nas leis cujo esfacelamento fomentaram.

     

  10. Espera-se um artigo  (na

    Espera-se um artigo  (na linha daquele do juiz “garantista”) para dizer que a culpa, mais uma vez é do PT. Pelo que fez ou deixou de fazer. Uma vez Geni, sempre Geni.

  11. A maior farsa que temos é que

    A maior farsa que temos é que é essa ‘a justiça’ brasileira. Essa é a verdadeira farsa, uma farsa carissima para nós, brasileiros, que a bancamos. Um horror!

  12. cães treinados

    Este é o resultado de 10 anos de intensa lavagem cerebral midiática, boa parte dos que se expõem diariamente ao PIG, já estão condicionados a atacarem o PT, como cães treinados pelos seus donos midiáticos, reagem intintivamnete em busca de aprovação social e/ou recompensas…

     

  13. A zelotes não vai chutar a

    A zelotes não vai chutar a porta da RBS ou do Gerdau. Tampouco veremos o festival de prisões preventivas proporcionado pela lava jato. Não interessa ao esquema.

    Ou alguém imagina um agente da PF grampeando o Sirotsky com base no “domínio do fato” segundo a cartilha do padrão “sérgio moro”?

    Diante de acusações tão graves, resta saber se o PT vai processar o juiz. 

  14. ESSA CORJA TODA É PAGA COM DINHEIRO NOSSO PARA FAZER POLITICA.

    Sem Brincadeira o deveria sofrer mpeachment era a justiça e parte da polícia, nos faz crer que realmente como disse outro blogueiro, virou tudo uma MEGANHAGEM.O Brasil virou motivo de chacota mundo a fora, é justiça que condena sem prova, é juiz semideus, procuradores atolados até o pescoço dentro dos partidos políticos, até ministro do STF que não faz questão de politicar dentro da instituição que aliás julga ser sua. Não tem como o povo confiar em nada que está instituído aí, agem como DEUSES abocanhando salários de MARAJÁS, mas marajás de verdade, os caras ganha aqui, gastam em MIAMI, fundaram por lá com meios riquinhos e artistas meia boca que se renderam a fama numa sociedade casada com mídia para alavancar sucessos na base da propaganda enganosa, suga em shows de desavisados pobres até 50% dos seus salários e vão pagar imposto para o Tio San com dinheiro solapado de pessoas simples. Fundaram por lá um republica de conspiradores e trocam suas opiniões desnecessárias e colocadas em suas bocas para o simples deleite de quem quer destruir o emprego das pessoas simples as mesmas que os enriqueceram. A justiça se julga hoje como atores televisivos a serviço das meganhas política, estão transformando o Brasil num país de otários que aceita uma justiça e uma polícia com esse modus operandi. Viva o Brasil dos canalhassss….Vivaaaaa

  15. E o detalhe do esgoto globo..

    Faço questão de reproduzir este trecho do esgoto globo : “..base das investigações sobre 70 bancos e empresas, entre elas três de um dos filhos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva “. Ou seja, são 70 bancos ou empresas, porém só se destaca as do “filho do Lula”

    Canalhas, escroques…

  16. Realmente, malhar PT virou “in”

    Vejam só as vantagens de malhar o PT:

    1)Moro do nada para nada, porém na mídia

    2)Helicoca esquecido

    3)Lobão (ex-cantor) mais que dobrou o número de espectadores em seu último show: Quase 10 (DEZ) presentes

    4)Fabio Jr (quem??) Pai da gracinha Cleo Pires (Ahhh!!) saiu na capa de uma revista

    5)mpf e pf na mídia

    6)Aeroporto do titio esquecido

    7)filhos do TCU esquecidos

    8)esgoto globo devendo impostos? e daí?

    9)O coreano (do norte) e paulista (da capital que parece o pasteleiro que caiu do caminhão de pastel) alçado a ícone pelo psdb

    10)O outro, de um grupo paulista tb (só podia ser pois lá não tem praia), vendendo kit à rodo

    11)Incentivam-se estupros a rodo, reclamam do tema do Enem só pq defende mulher e tudo certo

    12)Verdinhas jorrando na câmara sem problemas (é dízimo)

    13) Mensalão do PT (não vem ao caso)

    14) Lista de furnas (não vem ao caso)

     

    Galera, dá para chegar a mais de 1000. Salve o PT é por isso que em 2018 ganha de novo, só para manter grupelhos na mídia golpista

     

     

  17. Juízes convocados

    Não vi nenhuma matéria que procurasse informar o que realmente se passa acerca da condução dos trabalhos na 10ª Vara do DF. Todas as Varas devem ter um Juiz Titular e um Substituto, e os processos são atribuídos a uns e outros conforme sejam pares (T) ou ímpares (S). Durante a ausência de qualquer um deles, o remanescente conduz todos os processos.

    O que está ocorrendo cada vez com mais frequência é a “convocação” de juízes para atuar, como auxiliares, nos tribunais, todos eles assoberbados com elevado número de processos e reduzido quadro de pessoal qualificado.

    Não é raro um processo passar cinco anos na segunda instância.

    No caso,esse juiz da 10ª Vara do DF foi convocado pelo STJ. Pode ser reconvocado a qualquer momento, inclusive pelo seu tribunal, o TRF1. Se o interesse for o esclarecimento sobre quem deve ser o condutor desse(s) inquérito(s) derivados da “Operação Zelotes” os dados sobre a Vara (com irrisórios dois mil processos) e os motivos da convocação deverão ser melhor informados.

  18. Magistério não, magistratura!

    Não é magistério, é magistratura; até porque o magistério tem índices de funcionários com problemas psiquiátricos equivalentes a das prostitutas, as proletárias dos serviços sexuais; já a magistratura estaria mais para os índices das cafetinas. Retratação: estou me referindo ao índice das doenças e não da forma como é exercida as profissões.

  19. Enquanto isso, os verdadeiros

    Enquanto isso, os verdadeiros bandidos continuam TODOS SOLTOS e ainda fazendo discursos hipócritas moralistas.

    República de Bananas.

  20. inúteis!…

    Geradores de despesas e prejuízos atacandol geradores de receita e lucros!…Uma vergonha lesa-pátria essas abordagens desses segmentos do MPF, PF e Judiciário!…Até quando?

  21. expurgo

    pela milhionésima vez: é preciso um expurgo generalizado na magistratura, procuradoria da república e promotorias estaduais.

    faxina total nos moldes stalinistas: se não provar que é santo, rua!

    … ou cadeia.

    a única possibilidade disso acontecer é com uma ruptura institucional, e a prisão do lula pode/deve ser o estopim dela.

    o trabalhador brasileiro deve se inspirar no exemplo helvécio: todos armados.

  22. A propósito mo Minha Casa

    A propósito mo Minha Casa Minha Vida, um dias desses tentei refrescar a memória de um coxinha da direita que quer prender todos os filhos do Lula, perguntando-lhe se ele se lembrava de algum programa de governo habitacional como este que vai completar quase quatro milhões de casas financiadas a preços irrisórios para o povo, o coxinha fez um esforço e ficou gagueijando e, afinal, recolheu-se ao seu blá-blá-bla decorado na revista Veja e no JN da Globo, já que ele não lê mais nada, e esbaforido voltou a falar na “roubalheira” dos filhos do Lula, ou seja  sem argumentos recolheu-se ao seu ódio de classe contra o ex-presidente.

     

    Eles odeiam o Lula, eles morrem de medo do Lula, eles não perdoam ter perdido tantas vezes para o Lula, eles não aceitam o grande governo Lula.

  23. PARECE QUE DÃO ENTREVISTAS SOMENTE AO GRUPO GLOBO

       O Grupo Globo tem processos na Justiça, tem condenação, está envolvido na Operação Zelotes, portanto, as declarações devem ser para toda imprensa e entrevistas coletivas . 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador