Categories: Justiça

O caso da brasileira torturada

Por Lima

Oi Nassif,

nao vi nenhuma manifestacao aqui no blog sobre o caso da brasileira que alega ter sido agredida por neonazis numa cidadezinha proxima a Zurique. Queria ouvir mais opinioes sobre o caso. Eh proposital o silencio?

Moro em Berlim hah 3 anos e, nos jornais alemaes, encontra-se desde manifestacoes de solidariedade a posicoes mais ceticas. Fato eh q as escoriacoes da moca parecem simetricas e bem-feitas demais pro gosto de alguns… Ela certamente nao se moveu enquanto as letras SVP (denotando o partido de extrema direita sueco) lhe foram tatuadas na perna. Teria ela sido ameacada por uma outra faca em uma regiao vital? Eu nao sei. A policia sueca, por exemplo, nao descarta a hipotese de a propria moca ter originado os ferimentos.

De minha parte, nao acho impossivel que um real ataque de extremistas de direita tenha acontecido. Por outro, este tambem nao seria o primeiro caso onde a gravidez leva a mulher a ter disturbios de comportamento.

Agora onde de fato tomo posicao eh a respeito do tratamento q a Folha e a Globo estao dando ao assunto. Os caras tratam hipoteses como fatos e extrapolam pro nivel dos problemas vividos por imigrantes. Aqui na Alemanha tem sempre de 5 a 8 por cento de cabeca ocas q pregam contra os imigrantes. Fato eh: a economia alem~a precisa da populacao imigrante. Tanto governo como a parcela razoavel do povo sabem disso. Hah problemas. De lado a lado.

Aih vem a imprensa brasileira atras de ibope e comeca a noticiar supostas manifestacoes q os brasileiros q moram em Zurique estariam plenejando. Ora, noticiar eh difundir. Com o apoio de tais meios eh bem mais provavel q a tal manifestacao, de fato aconteca. Mas, ateh onde sei, a imprensa deveria servir pra relatar os fatos. Nao pra lhes dar origem. E, como brasileiro no exterior, me sentiria melhor se o governo brasileiro nao economizasse cautela pra tratar o caso. Uma barrigada agora num otimo momento do Brasil no exterior seria de se lamentar.

Forte abraco. Parabens pelo Blog. Leio todo dia hah anos. Perdao pelos acentos e cedilhas. 😉

Luis Nassif

Luis Nassif

View Comments

  • Caro Nassif, caro
    Caro Nassif, caro Lima,

    Concordo integralmente com a parte relativa à imprensa brasileira bem como à política externa brasileira.

    Agora dizer que "A policia sueca nao descarta a hipotese de a propria moca ter originado os ferimentos" é um absurdo. Ela estava grávida de gêmeos, e perdeu-os. A não ser que ela seja realmente louca, nenhuma mãe faria isso com seus filhos. Isso é instinto. Vem dos primórdios do ser humano.
    E é claro e muito conveniente para a polícia local dizer que a mulher pode ter causado tais ferimentos.
    Três skin-heads não seriam capazes de causar tais ferimentos? É mais prudente pensar que a própria moça fez isso?

    Só uma pequena correção, o país em questão é a Suíça.

  • Proponho um manifesto, não
    Proponho um manifesto, não somente em palavras, mas em ato.
    RECIPROCIDADE JÁ!!!

    Vou começar o meu.
    Espero estar rápido na imprensa, vou começar por Trindade - RJ tem um monte de suíços lá.

  • Nassif, dê-me paciência! Dar
    Nassif, dê-me paciência! Dar destaque de tópico a um post dessa qualidade denigre a imagem do blog.

    Primeiro que, sem nem analisar o conteúdo, só o sujeito confundir Suíça com Suécia já mostra que vem lixo nos parágrafos seguintes.

    Esses cortes superficiais com estilete, gilete, navalha, não doem. A única coisa que faria a moça se espernear mesmo ameaçada seria o reflexo da dor. Vai ver que nunca se cortou fazendo a barba. É, cara de pau não tem barba.

    O cara também nunca deu de cara com uma gangue de headskins ingleses, suíços ou austríacos. Mas, ainda há tempo de conhecê-los. Faço votos.

  • O comunicado
    O comunicado oficial

    "Comunicado à imprensa de 12.02.2009 14:48

    Caso não esclarecido na estação de trem de Stettbach - Apelo a testemunhas

    Na noite de segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009, a Polícia de Zurique foi chamada à estação de trem de Stettbach, onde se encontrava uma mulher com ferimentos provocados por um instrumento de corte. As circunstâncias que levaram aos ferimentos são vagas. A Polícia de Zurique investiga e procura testemunhas.

    Pouco após as 19p0m, um homem ligou para a Polícia de Zurique para pedir ajuda para uma mulher na estação de trem de Stettbach. Quando os policiais chegaram ao local, eles encontraram a brasileira de 26 anos com cortes superficiais no corpo. Dentre outros, era possível reconhecer em várias partes do corpo letras entalhadas. A mulher declarou ter sido atacada pouco antes na estação de trem por três homens, que a chutaram várias vezes e a feriram com uma faca. Além disso, ela esclareceu que estava grávida e que, depois da agressão, teve um aborto dentro de um banheiro nas proximidades da estação de trem de Stettbach. Os agentes levaram a mulher para mais esclarecimentos ao hospital.

    No local do crime foi realizado um amplo trabalho de detecção de pistas e vestígios. No momento não é possível dar nenhuma informações sobre o exame de corpo de delito. As circunstâncias exatas do crime ainda não estão esclarecidas. A Polícia de Zurique investiga em todas as direções.

    Pessoas que viram atividades suspeitas pouco antes das 19p0min na rua Dübendorfstrasse 447, em frente à estação de trem de Stettbach, nas proximidades de uma saída de emergência, são solicitadas a entrar em contato com a Polícia de Zurique, Tel. 0 444 117 117.

    Por uma questão de proteção dos dados pessoais e de estratégias de investigação não é possível dar no momento nenhuma informação adicional. Assim que mais fatos forem revelados entraremos em contato com a mídia."
    A direita nacionalista se exprime

    Questionados sobre o ataque e as iniciais do partido gravadas no corpo de Paula Oliveira, os representantes da União Democrática do Centro, o partido da direita nacionalista cujas iniciais foram gravadas sobre o corpo da brasileira, refutam ter qualquer relação com o caso e pedem a punição dos responsáveis. "Se realmente ocorreu o que a brasileira contou trata-se de um crime terrível e os criminosos devem ser punidos", declara Alain Hauert.

    O assessor de imprensa ressaltou também que o partido é contra qualquer forma de xenofobia e violência contra estrangeiros. "A UDC defende claramente a segurança e pleiteia que criminosos devam ser sempre penalizados. As leis valem para todos."

    swissinfo, Alexander Thoele

  • Boa Noite Nassif,
    É muito
    Boa Noite Nassif,
    É muito pertinente este comentário, vê-se que a mídia está num contento a colocar o Brasil em situações embaraçosas com países que normalmente mantemos relações amistosas, vide Itália, agora Suíça. Mas ao mesmo tempo a situação do americano que teve o filho trazido para o Brasil e quando a mãe morreu foi dada a guarda ao padrasto "poderoso do meio jurídico" está totalmente no esquecimento. O que quer a mídia tupiniquim?
    Será que o modo como o Brasil está passando por esta crise financeira está de algum modo incomodando? E ai para manchar um pouco esta " aura" estão interpolando situações delicadas com " questões de estado"?

  • Essa hipótese de auto
    Essa hipótese de auto mutilação me passou pela cabeça mas me censurei na hora porque seria terrivel cometer uma injustiça com a moça.
    Antes de ler este post me veio a mesma impressão, principalmente pelo fato de não haver sangramento e serem cortes superficiais mesmo sendo uma situação de extrema violência. Além disso o pai quer retirá-la de lá o quanto antes. Não seria mais natural ela ficar para acompanhar investigações?
    É melhor o governo ir pisando em ovos porque a coisa pode mudar de foco.
    Estranhei não ter aparecido noticias dos jornais locais na imprensa brasileira.

  • Diz o leitor Warody:

    "A não
    Diz o leitor Warody:

    "A não ser que ela seja realmente louca, nenhuma mãe faria isso com seus filhos. "

    Quantos milhões de abortos voluntários não são feitos todos anos? Por essas mães fariam isso com os seus filhos e não seria razoável achar que essa brasileira fizesse o mesmo?

    O fato da Brasileira estar grávida, e ter justamente perdido os filhos, deve ser um motivo de cautela. Nada mais justo que uma apuração bastante cuidadosa por parte da polícia.

    Por outro lado, se a Brasileira foi vítima de um crime, então a brutalidade desses criminosos deve ser punida com a maior severidade possível.

  • O caso merece mais apuração.
    O caso merece mais apuração. A primeira reação de qualquer ser humano numa situação dessa é de indignação. Ocorre que todas as investigações devem ser efetuadas para dirimir dúvidas. Esse é o caminho racional.

  • Soa bem - e sofisticado -
    Soa bem - e sofisticado - recomendar cautela na análise do caso. Mas, minimizar as possibilidades de ter acontecido o ataque soa ingênuo.

    O fato das circunstâncias serem obscuras não implica que seja inverossímil a advogada ter sido vítima de ataque de extremistas.

    Querer que ela esteja bem e apta a explicar tudo, psiquicamente, é querer muito.

Recent Posts

Trump considera sanções contra países que deixem de usar dólar

Taxação cambial, tarifas e restrição a exportações estão entre punições avaliadas pela equipe do candidato…

10 horas ago

Governo federal confirma continuidade da homologação de terras indígenas

Força-tarefa composta por ministérios, Funai, AGU e Incra busca acelerar processo; quatro processos devem ser…

11 horas ago

A conexão Nuland–Budanov–Tadjique–Crocus, por Pepe Escobar

A população russa deu ao Kremlin carta branca total para exercer a punição máxima e…

11 horas ago

Elon Musk vira garoto propaganda de golpe que pagou por anúncio no X

Golpe inventa uma nova empresa de Elon Musk, a Immediate X1 Urex™, que pretende enriquecer…

11 horas ago

Governo Milei segue com intenção de lançar ações do Banco de La Nacion no mercado

Apesar da retirada da lista de privatização, governo Milei reforça intenção de fazer banco oficial…

12 horas ago

Prêmio Zayed de Sustentabilidade abre inscrições globais

Prêmio para soluções sustentáveis passa a aceitar inscrições em português; fundos de premiação chegam a…

12 horas ago