O debate sobre judicialização da política na UnB

Enviado por BrunoDF

Nassif,
Segue uma das oficinas do 35º ENED – Encontro Nacional dos Estudantes de Direito.
Da UnB
A oficina do Movimento Anísio Teixeira é uma das atrações do Encontro Nacional dos Estudantes de Direito, que promoverá a discussão acerca do judiciário como local de disputa política

Pedro Wolf – Do Decanato de Ensino de Graduação
Nesta quarta-feira (23), às 19h, no Auditório Joaquim Nabuco da Faculdade de Direito, ocorrerá a oficina de “Judicialização da Política”. As inscrições serão na hora e ao fim haverá entrega de certificado.
A oficina “Judicialização da Política” discutirá como o judiciário tornou-se um local de disputa política tendo em vista os grandes julgamentos públicos ocorridos nos últimos tempos. Essa disputa, que deveria ser no formato tradicional de debates acerca de ideias e ideologias, passa a ser velada pelo uso de mecanismos legais e sofre ingerência da sociedade civil organizada, dos sindicatos e dos movimentos estudantis e dos poderes Executivo e Judiciário.
O evento será em forma de debate em que quatro palestrantes terão 20 minutos de fala, seguidos de perguntas dos alunos. Comporão a mesa o promotor de Justiça Isaac Pereira, que abordará como a teoria do domínio do fato foi utilizada durante o julgamento do Mensalão; a secretária da Comissão da Mulher Advogada da OAB/SP, Gislaine Caresia, que discorrerá, pela perspectiva da OAB, sobre como os advogados têm que lidar neste cenário de disputa que existe no âmbito dos juízes, jurídico e em geral; o professor de direito da UnB, Alexandre Veronese, que trará um debate acadêmico sobre o tema; e por fim o cientista político da UnB, Wanderson Maia, que palestrará sobre como na prática a sociedade civil se choca com a questão da política de disputa de espaço dentro de um julgamento.
MOVIMENTO – Organizador da oficina, o Movimento Anísio Teixeira foi criado no primeiro semestre de 2014 e conta com estudantes de vários cursos. A ideia do movimento é resgatar o pensamento de Anísio Teixeira para dentro da universidade. Um dos criadores da UnB, ele defendia a instituição como um centro de educação emancipadora, com novo modelo de desenvolvimento, e que teria o papel de identificar os problemas brasileiros e criar soluções.
Redação

Redação

Recent Posts

Durante visita de Lula, Embraer anuncia investimentos de R$ 2 bilhões

Em São José dos Campos, Lula acompanhou a entrega de um jato comercial modelo 195-E2,…

50 minutos ago

Fux pede vista e interrompe julgamento da desoneração da folha

Cinco ministros votaram a favor da manutenção da derrubada da medida. Com o pedido de…

1 hora ago

Dia Nacional da Empregada Doméstica, por Solange Peirão

Lenira Maria de Carvalho (1932-2021) é esta doméstica que permaneceu na profissão por mais de…

2 horas ago

Trump considera sanções contra países que deixem de usar dólar

Taxação cambial, tarifas e restrição a exportações estão entre punições avaliadas pela equipe do candidato…

14 horas ago

Governo federal confirma continuidade da homologação de terras indígenas

Força-tarefa composta por ministérios, Funai, AGU e Incra busca acelerar processo; quatro processos devem ser…

15 horas ago

A conexão Nuland–Budanov–Tadjique–Crocus, por Pepe Escobar

A população russa deu ao Kremlin carta branca total para exercer a punição máxima e…

15 horas ago