O que emperra o envio da lista de políticos por Janot

A Folha cita o nome de Collor na lista de Janot e, de forma inédita, enfatiza que denúncia não significa culpa
Jornal GGN – A equipe de procuradores da República formada no Ministério Público Federal já tem em mãos o material para a lista de políticos a serem investigados e denúnciados na Operação Lava Jato para enviar ao Supremo Tribunal Federal. O primeiro dos nomes já definidos, segundo a Folha de S. Paulo, é do senador Fernando Collor (PTB-AL). A expectativa inicial do envio da lista, prevista para esta semana, foi adiada para a próxima. O tempo é de decisões para Janot, que já mostra movimentos de articulação, antes da entrega final.
A informação divulgada, nesta manhã, pela Folha é que o procurador-geral da República Rodrigo Janot não fará denúncias diretas à Suprema Corte. A todos os políticos da lista, pedirá a abertura de inquéritos, ainda que em alguns casos os procuradores da equipe entenderam que havia provas suficientes para a denúncia. O motivo foi evitar a implicação de tratamento desigual, o que os fez questionarem a conveniência.
Collor seria um desses nomes. Comprovantes encontrados pelos policiais no escritório do doleiro registram que Alberto Youssef depositou R$ 50 mil ao senador, em 2014. As transações foram realizadas em dinheiro vivo em maio de 2013. Ainda assim, Collor negou manter relação com Youssef. Mas com as provas, poderia enfrentar uma denúncia direta na Justiça.
A informação é da Folha de S. Paulo que, de forma inédita na cobertura dos denunciados da Lava Jato, enfatizou para o caso de Collor: “inquéritos ou denúncias não significam culpa. O julgamento final cabe ao STF”.
Até então, o jornal utilizava a denominação “acusado” para denunciados que, inclusive, apenas tinham um pedido de investigação aberto e não tiveram seu julgamento em processo aceito. Um erro no emprego de termos da jurisdição. Entretanto, nesta reportagem, tomou o devido cuidado de lembrar que inquéritos ou denúncias não significam culpa.
Outro dado é que Janot não deve incluir na lista os políticos que foram citados por delatores como nomes que “ouviram dizer”. Espera-se que o envio dos pedidos de inquéritos seja feito na próxima terça-feira (03).
Nesta quinta-feira (26), o procurador-geral da República passou o dia em articulações com o vice-presidente Michel Temer. Encontrou-se com ele para tratar do reajuste do Orçamento do MPF, solicitado pelos servidores do órgão, que estão em greve há pouco mais de um mês.
O colunista Gerson Camarotti, da Globonews, lançou uma possível relação dessa reunião com os pedidos de investigação contra políticos. Usando termos como “negociar o Orçamento do Ministério”, o jornalista deu sentido à indicação de que Janot estaria favorecendo-se do encontro antes da entrega da lista, de forma proposital.
“Oficialmente, a Operação Lava Jato não foi tema da reunião. Mas sabe-se que Janot enviará os pedidos de investigação na semana que vem. (…) Entre os que devem ser investigados estão integrantes do PMDB, partido de Temer”, publicou Camarotti.
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

View Comments

    • O que interessa

      Ou seja , se apurar só a parte da verdade que "interessa".

      Eos políticos brigam entre si para ver quem tem mais poder $ para tirar seu nome da lista.

      Qto a imprensa, apenas faz sua parte que é nos fazer de idiotas.

  • O próprio Collor poderia dar

    O próprio Collor poderia dar informações e detalhes de muita coisa que aconteceu na Republica onde só uma parte é bandido. 

  • Gente, prestem BASTANTE

    Gente, prestem BASTANTE atencao nisso:

    "Nesta quinta-feira (26), o procurador-geral da República passou o dia em articulações com o vice-presidente Michel Temer. Encontrou-se com ele para tratar do reajuste do Orçamento do MPF, solicitado pelos servidores do órgão, que estão em greve há pouco mais de um mês.

    O colunista Gerson Camarotti, da Globonews, lançou uma possível relação dessa reunião com os pedidos de investigação contra políticos. Usando termos como "negociar o Orçamento do Ministério", o jornalista deu sentido à indicação de que Janot estaria favorecendo-se do encontro antes da entrega da lista, de forma proposital":

    A fonte do jornal foi Temer ou eh so impressao?

  • Por enquanto só nomes da base

    Por enquanto só nomes da base aliada.

    Mas de forma subliminar a Folha diz que há tucanos na lista quando  "enfatiza que denúncia não significa culpa".

    Ou seja, vamos devagar com os nomes que estão na lista, a coisa não é bem assim,blá,blá,blá..

    Safados !

    Outra, o Janot está fazendo muito suspense com essa lista.

    O que dá para desconfiar que os envolvidos teem tempo para arrumarem um boa desculpa.

    Se a Folha sabe quem está envolvido é claro que os envolvidos ídem.

    Quero ver qual será a desculpa do Aécio.

  • ...a respeito de contratos de gaveta soberanos

    buenos

    a verdade histórica dos fatos subversivos!  é que,

    se na dinastia tucana FHC houvera no Estado

    cargo-função aviltante a gosto do Governo FHC

    de Engavetador-Geral da República do Brasil.

    no lulopetismo, revela-se no Dia D na Hora H

    uma variante de Governo aviltante do Estado:

    o de Procurador-Geral do Brasil: Engavetado!

    uma moral edificante para História Brasileira:

    vivemos na miséria do Estado de Direito aviltado engavetado por todos os lados governantes dos Donos do Poder e... da Justiça que lhes serve como o vassalo servia ao senhor feudal no sistema político do poder medieval.

    doutor Janot já cumpriu seu papel de Estado aviltado denegrido e já pode ir pra casa de praia regiamente aposentado fazer companhia sol doce farniente ao doutor Brindeiro...

    e

    la nave va... suave nave suave...

     

     

  • "De forma inedita a fsp diz

    "De forma inedita a fsp diz que nomes na lista não significa culpa." Está antecipando a defesa do julgamento da cupula do PSDB que está relacionada na lista do Janot. Livrando a cada deles de antemão. Não é bondade nem deferência, é hipocrisia.

Recent Posts

Justiça determina novo prazo para prescrição de ações de abuso sexual infantil

Em vez de contar a partir do aniversário de 18 anos da vítima, prazo agora…

9 horas ago

O que diz a nova lei para pesquisas com seres humanos?

Aprovado pelo Senado, PL segue para sanção presidencial e tem como objetivo de acelerar a…

9 horas ago

Da casa comum à nova cortina de ferro, por Gilberto Lopes

Uma Europa cada vez mais conservadora fala de guerra como se entre a 2ª e…

10 horas ago

Pedro Costa Jr.: Poder militar dos EUA não resolve mais as guerras do século XXI

Manifestantes contrários ao apoio dos EUA a Israel podem comprometer a reeleição de Biden, enquanto…

11 horas ago

Economia Circular e a matriz insumo-produto, por Luiz Alberto Melchert

IBGE pode estimar a matriz insumo-produto nos sete níveis em que a Classificação Nacional da…

12 horas ago

Os ridículos da Conib e o mal que faz à causa judia, por Luís Nassif

Conib cismou em investir contra a Universidade Estadual do Ceará, denunciada por uma postagem na…

12 horas ago