Os empregadores que figuram na lista suja do trabalho escravo

Foto: Agência Brasil

Jornal GGN – O programa Fantástico, da Rede Globo, divulgou no domingo (22) a última edição da chamada lista suja do trabalho escravo, que o governo deixou de divulgar ainda no final do período Dilma Rousseff. O documento [em anexo] mostra o nome de 132 empregadores do setor de mineração, produção de itens derivados de cana-de-açúcar, restaurantes e outros segmentos que foram autuados por explorar mão de obra análoga à escravidão.
Na semana passada, o noticiário foi marcado pela polêmica portaria editada por Michel Temer, que dificulta o acesso à lista suja. Agora, apenas o ministro do Trabalho pode divulgar o documento. Além disso, as empresas só passam a figurar no rol de empregadores abusivos quando esgotam-se todos os recursos em instância administrativa.
A portaria ainda produziu uma mudança mais grave: reformou o entendimento do que é trabalho escravo no Brasil. Agora, apenas trabalhadores flagrados com violenta restrição de ir e vir podem ser enquadrados nessa categoria. Três dias após a portaria, a secretaria do Ministério do Trabalho responsável por fazer auditorias e fiscalização nos locais denunciados disse que iria recorrer da decisão de Temer e orientou seus profissionais a ignorar a medida.
“A mudança foi condenada pela Organização das Nações Unidas. A Organização Internacional do Trabalho disse que a medida pode interromper a trajetória de sucesso que tornou o Brasil modelo no combate ao trabalho escravo no mundo. O Ministério Público Federal quer a revogação da portaria. A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, entregou ao ministro do Trabalho, Ronaldo Nogueira, ofício onde fala em “retrocesso nas garantias básicas da dignidade humana”, publicou o Fantástico.
Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

View Comments

  • Trabalho escravo

    Um dos relacionados é a CCM Construtora Centro Minas (ja mudou de nome e foi desmembrada.

    Por incrível que pareça, de acôrdo com os portais de transparência, é o maior recebedor de recursos federais, até mais que Odebrecht ou outra das grandes construtoras metidas na lava-jato e claro, enterrada até o pescoço no Dnit juntamente com o PR.

  • Reais donos

    Olá,

    Algo que fica oculto nessa lista, e que não sei a posíbilidade de vir à tona, são os reais donos destas fazendas e empresas flagradas.

     

  • Todas pequenas empresas,

    Todas pequenas empresas, resgatam os empregados, fecha-se a empresa e os "resgatados" ficam desempregados.

    A ONU e a OIT tem grande atuação nos paises que tem as piores condições de trabalho do planeta, como China, Malasia, Bangladesh, India?  Em Sri Lanka e Bangladesh estão estaleiros especializados em desmonte de navios para sucata, os

    trabalhadores não usam botas ou luvas, trabalham descalços, em Bangladesh há predios com 3.000 trabalhadores em confecções, dormem e comem no local e ganham quase nada, lá se confeccionam roupas de grifes europeias caras,

    onde está a OIT e a ONU e seus "Altos Comissariados" de direitos humanos?

    Agora se joga o nome do Brasil AO MUNDO como pais de trabalho escravo, já estão pintando BARREIRAS a toda pauta de exportações brasileiras,  esse escandalo vai colocar o nome do Brasil na LISTA SUJA do mundo.

    Enquanto isso Juan Sommavilla, diretor-geral da OIT se orgulhava de ter a maior adega de vinhos caros de Genebra, um

    Lorde dirigendo a Organização Internacional do Trabalho a partir de um Palacio em Genebra, escandalos desse tipo criados pela midia brasileira são otimos para a OIT, um organismo caduco em busca de assunto.

  • O Sr. André Araujo está

    O Sr. André Araujo está coberto de razão.

    Um dirigente da OIT que a comanda de um

    palácio em Genebra,  que por dever de ofício

    é contra o trabalho escravo, não pode se orgulhar

    de ter uma adega de vinhos caros. Realmente,

    uma heresia. Quanto aos escravagistas...

     

    • o....

      Condições Degradantes devem ser coibidas. Mas rotular a maioria destas condições a Trabalho Escravo é rotular o país, apenas por interesses ideológicos. Mas algo deve ser dito: ALELUIA, ALELUIA !!! Até que enfim uma foto e matéria sobre TRABALHO ESCRAVO ligado às cidades e indústrias. E não ligado ao campo e atividades agropecuárias onde é uma excepcionalidade. E onde nossa Esquerdopatia e Interesses Internacionais e Comerciais querem que sejam mostradas. São nas grandes cidades governadas por petistas e tucanos que está a maciça maioria de serviços degradantes. E nas obras destes governos pseudo-progressistas, omissos no combate desta pratica. Omissos e comparsas. E grandes marcas internacionais que depois gastarão milhões com ong's e publicidade afirmando ssermos um único mundo buscando sua melhoria. A mascara caiu. E como diz André Araújo, estamos embarcando num barco furado. E os donos do barco, a indústria e o capital multinacional estrangeiro quer que embarcamos. Acorda Terra de Inocentes !!.  

Recent Posts

Trump considera sanções contra países que deixem de usar dólar

Taxação cambial, tarifas e restrição a exportações estão entre punições avaliadas pela equipe do candidato…

9 horas ago

Governo federal confirma continuidade da homologação de terras indígenas

Força-tarefa composta por ministérios, Funai, AGU e Incra busca acelerar processo; quatro processos devem ser…

10 horas ago

A conexão Nuland–Budanov–Tadjique–Crocus, por Pepe Escobar

A população russa deu ao Kremlin carta branca total para exercer a punição máxima e…

11 horas ago

Elon Musk vira garoto propaganda de golpe que pagou por anúncio no X

Golpe inventa uma nova empresa de Elon Musk, a Immediate X1 Urex™, que pretende enriquecer…

11 horas ago

Governo Milei segue com intenção de lançar ações do Banco de La Nacion no mercado

Apesar da retirada da lista de privatização, governo Milei reforça intenção de fazer banco oficial…

11 horas ago

Prêmio Zayed de Sustentabilidade abre inscrições globais

Prêmio para soluções sustentáveis passa a aceitar inscrições em português; fundos de premiação chegam a…

11 horas ago