Petrobrás apresenta documentação da refinaria em Ordem Judicial

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

Jornal GGN – Em resposta imediata, a Petrobrás já apresentou a documentação solicitada pela Ordem Judicial “referente a uma específica contratação”, de acordo com uma nota publicada agora há pouco pela Petrobras. Trata-se dos documentos de contratação da refinaria de Pasadena, nos Estados Unidos – alvo de uma Comissão Parlamentar de Inquérito no Senado, que já foi aprovada pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), mas que ainda aguarda aprovação no Plenário do Senado.

A presidente da Petrobrás, Maria das Graças Silva Foster, recebeu os três agentes da Polícia Federal e um delegado, em sala de reunião. A presidente acionou, imediatamente, a gerência jurídica da estatal para tomar as providências solicitadas pela Ordem Judicial.

Graça Foster também foi convocada pelo Senado, na próxima terça-feira (15), para ser ouvida em audiência pública conjunta das Comissões de Assuntos Econômicos (CAE) e de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA). A iniciativa de organizar a reunião foi do presidente da CAE, senador Lindbergh Farias (PT-RJ), que disse que a presidente da Petrobras tinha o desejo de conversar com os senadores.

Até o momento, foi aprovado pela CCJ o texto da base governista para a CPI da Petrobrás – que adiciona investigações sobre os metrôs de São Paulo e sobre o Porto de Suape – em votação simbólica, com clima de tensão.

A reunião, na última quarta-feira, correu entre argumentos divergentes. A bancada oposicionista, com a mesma justificativa levada ao Supremo Tribunal Federal – que invocou a jurisprudência de esfera do Judiciário para protocolar um mandado de segurança, a fim de garantir a instalação da CPI para investigar exclusivamente a Petrobrás – afirmando que fere o direito da minoria de fiscalizar o governo. A bancada governista, alegando que o pedido de CPI solicitado pela oposição trazia fatos desconexos.

Mas a Comissão acatou o entendimento do relator, presidente do Senado, Renan Calheiros, de que uma CPI pode tratar de fatos diversos, havendo jurisprudência no Supremo Tribunal Federal e na Lei das CPIS (Lei 1.579).

Leia a nota oficial da Petrobrás:

Comunicado à Imprensa

A Petrobras recebeu hoje (11/4) e cumpriu imediatamente Ordem Judicial para entregar documentação referente a uma específica contratação.

A Ordem Judicial foi expedida pela Seção Judiciária do Estado do Paraná.

Um delegado e três agentes da Polícia Federal foram recebidos pela presidente da Petrobras, Maria das Graças Silva Foster, em uma sala de reunião. Imediatamente, a presidente acionou a Gerência Jurídica da companhia para tomar todas as providências, com vistas ao cumprimento da Ordem Judicial.

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

25 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. A Petrobras torrava dinheiro

      A Petrobras torrava dinheiro mesmo na época dos tucanos.

      P36, um bilhão de dólares afundado sem gerar um único emprego no Brasil e sem produzir uma única gota de petróleo:

      Ou então gastando 50 milhões por um nome e um logotipo que nunca foi usado (ainda bem, porque era para privatizar a empresa a preço de banana, como fizeram com a Vale do Rio Doce):

  1. “Graça Foster também foi

    “Graça Foster também foi convocada pelo Senado, na próxima terça-feira (15), para ser ouvida”:

    Mentira.  Eh pra desgracar a Petrobras.  Se ela nao se precaver e FILMAR EM AUDIO E VIDEO essa “ouvidura”, ela ta frita, e a Petrobras tambem.

  2. Quem será o Juiz de penas e bico grande?

    Quem acertar ganha um tablete de pé de moleque de Piranguinho (MG)

    Administração Da Justiça Federal do Paraná:

    Direção do Foro

    Diretor do Foro da Seção Judiciária do Paraná
    Juiz Federal Nivaldo Brunoni

    Vice-Diretor do Foro da Seção Judiciária do Paraná
    Rodrigo Kravetz ( Vice-diretor do Foro)

    Juízes Coordenadores

    Coordenador da Ouvidoria
    Juiz Federal Marcos Josegrei da Silva

    Secretaria Administrativa

    Direção Administrativa
    Eliane Nisihara Peixoto
    Telefone: (41) 3210-1420
    E-mail: [email protected]

    Seção de Comunicação Social e Cerimonial
    Telefone: Imprensa (41) 3210-1422 / Cerimonial e Eventos 3210-1423
    E-mail: [email protected]

    Seção de Análise e Desenvolvimento Organizacional
    Telefone: (41) 3210-1421
    E-mail: [email protected]

    Núcleos

    Núcleo de Acompanhamento e Desenvolvimento Humano
    Rogério Rossler Afonso
    Telefone: (41) 3210-1500
    E-mail: [email protected]

    Núcleo de Apoio Administrativo
    Roberson Klug
    Telefone: (41) 3210-1450
    E-mail: [email protected]

    Núcleo de Apoio Judiciário
    Elaine Aparecida da Silva Rossi
    Telefone: (41) 3210-1520
    E-mail: [email protected]

    Núcleo de Apoio Operacional
    Hélio Fernando Costa Renoud
    Telefone: (41) 3210-1470
    E-mail: [email protected]

    Núcleo de Cálculos Judiciais
    Alexandre Luiz Ferreira
    Telefone: (41) 3210-1541
    E-mail: [email protected]

    Núcleo de Controle Interno
    Denise Fátima de Araújo Meskau
    Telefone: (41) 3210-1530
    E-mail: [email protected]

    Núcleo de Documentação
    Mônica Lopes Simião
    Telefone: (41) 3210-1550
    E-mail: [email protected]

    Núcleo de Gestão Funcional
    Márcia Maria Dias Collin
    Telefone: (41) 3210-1600
    E-mail: [email protected]

    Núcleo de Tecnologia da Informação
    Jean Carlo Zequim
    Telefone: (41) 3210-1560
    E-mail: [email protected]

    Núcleo de Planejamento, Orçamento e Finanças
    Allens Edilson de Campos
    Telefone: (41) 3210-1590

    E-mail: [email protected]r o nome da “peça” ganha um tablete de pé de moleque de Piranguinho:

     

    1. Pelo que li em jornais do PR,

      Pelo que li em jornais do PR, o juiz é o Dr. Sérgio Moro, um dos mais respeitados juízes federais, especializado em combate ao crime organizado e à lavagem de dinheiro.

      Vamos parar com essa bobagem de achar que todo mundo é “demotucano”?

       

       

      1. Assessor de Rosa Werber

        Provavelmente foi essa “anta” togada que sugeriu à Rosa Werber (era nessa função que  a auxiliou no julgamento da AP470) a tirar a liberdade de um réu “porque a literatura assim lhe permitia”.

  3. Só cobrando mostra?

    Tudo muito bem, tudo muito bom. A PF pediu, a presidenta de imediato providenciou. Tudo muito bem, tudo muito bom? Não. E por que não? Porque a Petrobrás, empresa pública, deveria ter, com a mesma imediatez com que atende a PF, providenciado os esclarecimentos necessários, os mesmos que passou à PF, a opinião pública, ao povo brasileiro. Quando é que este governo e suas adjacências vão entender que prestar esclarecimentos ao povo não é uma gentileza para com este, mas uma obrigação? Mais esquisito ainda, vindo de um governo que se diz para todos, um gov. popular.

     

    1. E por que os governos

      E por que os governos estaduais da oposição nunca apresentam nem um décimo da transparência do governo federal, escondendo todos os dados sem receber nenhuma cobrança da imprensa?

      E por que VOCÊ não está cobrando esclarecimentos do Alckmin sobre a roubalheira no Metrô? É o mesmo caso da Petrobras mas eles não mostram daods para ninguém e até entram na justiça para não serem investigados, como fez o Aécio? Por que você em vez de cobrar de quem demonstrou não estar escondendo nada, não está cobrando de quem está escondendo?

      Que baita incoerência não é? Você está escondendo a roubalheira dos tucanos? Acha bonito ser roubado por eles?

        1. Não adianta discutir com

          Não adianta discutir com militante.

          Você cobra as incoerências do governo e do PT, e eles logo vem com esse papo de “ah, mas o PSDB também faz e ninguém fala nada e mimimi”, como se não tivéssemos votado no PT justamente porque este sempre vendeu a imagem de um partido ético, diferente dos demais.

          1. Comunicação e transparência

            O Ruy não entendeu o que eu quis dizer, e aliás venho dizendo desde o início do gov. Dilma: que a presidência, os ministérios, a Petrobrás, os diversos órgãos têm de se comunicar com o povo. O caso Pasadena é mais um exemplo disso. Mais uma falha monumental de comunicação, como já foi discutido aqui. Que diferença da época do Franklin na comunicação do gov. e da comunicação da Petrobrás, na presidência Gabrielli, através do blog. Blog que, como lamentei outro dia, foi absorvido pelo site da companhia, perdeu o RSS e virou um instrumento burocrático.

            Transparência é uma coisa: é disponibilizar dados, informações variadas. Quem quiser saber, tem de pesquisar, ir atrás. Comunicação é outra: é transmitir essas informações à população, através de instrumentos adequados (pronunciamentos à nação, comunicados, discursos, comícios etc. etc.) Comunicação é um elemento essencial da luta política. E nesta, como no resto, quem não comunica, se trumbica.

          2. O PT nunca deixou de ser um

            O PT nunca deixou de ser um partido ético, por favor não minta.

            O que foi colocado é que a entrega dos documentos pela Petrobras não foi nada mais que a obrigação.

            Concordo com isso, mas que merda, se é assim vamos cobrar a obrigação de quem não cumpre a obrigação.

            Se quem quem cumpriu a obrigação (Petrobras) e tem quem não cumpre (Metrô), PORRA!!! Entãoi por que ficar falando assim de quem cumpriu?

            Foi isso que eu coloquei e não essa patacoada que você postou. Não estou justificando NADA de errado que o PT possa ter feito dizendo que o PSDB faz pior. NUNCA justifiquei isso.

            MAs é filhadaputagem reclamar de quem fez certo e nem falar nada de quem fez errado.

            VAi cobrar de quem está devendo!!!!! Cazzo.

            ENTENDEU????????????????

            E por favor pare de mentir dizendo que eu disse aquilo que eu não disse. O que eu coloquei está aí para qualquer um ver. É feio mentir sobre o que as pessoas falaram.

  4. Será que vai dar no JN?

    Reuters confirma Cafezinho: Pasadena foi um ótimo negócio

     

    Enviado por Miguel do Rosário on 11/04/2014 – 3:02 pm  

    Uma matéria da Reuters, assinada por Jeb Blount, com base em opiniões de especialistas em petróleo de Nova York, Chicago e São Paulo, corrobora nossa argumentação, de que a compra da refinaria de Pasadena foi um ótimo negócio.

    Diz o repórter:  ”a refinaria de Pasadena pode ter sido o melhor negócio com refinaria que a empresa já fez em três décadas”.

    Logo em seguida, o repórter explica que, na verdade, a Petrobrás não pagou um preço excessivo.

    A matéria não é “chapa branca”. É feita por um repórter americano ou inglês com gana de falar mal da Petrobrás. Só que, após entrevistar especialistas em pelo menos três praças comerciais importantes, ele conclui que a Petrobrás pode ter mil outros problemas, mas não é Pasadena.

    O foco da matéria é falar mal da refinaria Abreu Lima, que a Petrobrás está construindo em Pernambuco, comparando seus custos com a de outras refinarias no mundo. Só que o repórter mesmo admite que é difícil comparar refinarias. Uma coisa é construir uma refinaria numa área já dotada de logística e infra-estrutura. Outra é montar uma no meio do nada.

    O repórter observa, além disso, que investigações sobre Abreu Lima podem trazer mais prejuízos a Eduardo Campos, candidato de oposição, do que a Dilma Rousseff.

    Blount também observa que o preço de US$ 1,2 bilhão pago por Pasadena superestima o valor da refinaria porque inclui quase US$ 600 milhões em ativos não ligados à refinaria, como estoques, custos bancários e o braço comercial da Astra.

    O preço pago pela Petrobrás pela refinaria em si, segundo a matéria, com base na avaliação de uma firma de Chicago, a Good and Margolin, foi US$ 486 milhões.

    Entretanto, mesmo considerando os US$ 1,2 bilhão, trata-se de um valor que Pasadena poderá pagar em apenas cinco anos de operação, estima o jornalista, em virtude do fantástico momento vivido pelas refinarias norte-americanas, principalmente as situadas no Texas.

    O novo boom de produção de petróleo de xisto nos EUA reduziu os custos da matéria-prima, e ao mesmo tempo o preço dos derivados está alto, por causa da recuperação econômica do país, de maneira que as margens de lucro das refinarias nunca foram tão altas.

    Espero que os deputados e senadores que cometem o equívoco de não ler o Cafezinho, ou se lêem, de não acreditarem no que escrevo, apesar de trazer sempre a fonte, ao menos leiam a Reuters.

    – See more at: http://www.ocafezinho.com/2014/04/11/reuters-confirma-cafezinho-pasadena-foi-um-otimo-negocio/#sthash.UHqQDOXr.dpuf

     

  5. Ué, não entendi.
    Então a

    Ué, não entendi.

    Então a gente vota no PT para eles governarem que nem o PSDB e a gente não ter direito de reclamar?

    É cada uma.

    Luciana Mota.

     

  6. A cada machadada uma minhoca,

    A cada machadada uma minhoca, ou um membro do Governo…

    Agora cumprir ordem da justiça é prova de transparência, como se  fosse um ato de boa vontade, uma virtude!

    Gabrielli, protegido de Lula, arrombou a Petrobras, colhendo queda na produção e uma série de escândalos, sendo o maior a Refinaria Abreu Lima que custará 2 a 3 vezes mais por barril de capacidade que similares lá fora! Na Arábia, nos EUA e na China, nada é mais custoso! Isso é fato, não achômetro

    Mais 20 bi de dólares que poderiam ser 8bi ! Vai din din d Petrobrás pelo ralo como se fosse água suja!

    A Dilma tá enterrando mais de 30 bi prá remediar a canetada insana e populista no sistema elétrico, e a conta ainda não fechou!

    Os postes Grabrielli e Haddad e a posta Dilma são abras espantosas de Lula.

    Nada, absolutamente nada, da incompetência  petista custa menos que dezenas de bilhões de dólares de impostos suados dos brasileiros. 

    Defender tanto rolo é caso de vergonha alheia.

     

     

     

    1. Mais um derrotado e

      Mais um derrotado e desesperado da oposição falida. Não falam coisa com coisa. Perdem todas para o PT, para Dilma e para Lula. Tão no fundo do poço. Cês já eram. Dilma em 2014, em primeiro turno. Lula em 2018, em primeiro turno e Fernando Haddad em 2022 em primeiro turno, Fernando Haddad DE NOVO, em 2026, também em primeiro turno.

  7. Comunicação

    Ou a Petrobrás agora publica em seu site (ou blog) cópia de toda documentação que entregou à Justiça, ou a temporada de “vazamentos seletivos” começa em 3….2…..1….

  8. VISÃO

    A manchete deste post identifica claramente como os aliados gostariam que a imprensa tradicional divulgasse uma notícia que eventualmente possa prejudicar a imagem do governo.Muito comovente. Isto se aplica a qualquer governo e a qualquer ideologia .Nada muda, tudo permanece na política partidária em nome do poder.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador