Prótogenes é demitido da Polícia Federal

Jornal GGN – Através de portaria publicada na última terça-feira (13), o ministro da Justiça José Eduardo Cardozo excluiu o delegado Protógenes Queiroz dos quadros da Polícia Federal por transgressões disciplinares.

Protógenes se tornou conhecido em 2008, quando comandou a Operação Satiagraha e prendeu duas vezes o banqueiro Daniel Dantas, do Opportunity. O delegado foi alvo de uma ação na Justiça Federal em São Paulo, e foi condenado a dois anos e seis meses de prisão por quebra de sigilo funcional ao promover o vazamento de dados do inquérito. A Justiça também decretou sua demissão, sentença confirmada em setembro pelo Supremo Tribunal Federal.

Enviado por antonio francisco

Do Estadão

POR FAUSTO MACEDO E JULIA AFFONSO
Protógenes Queiroz prendeu duas vezes, em 2008, o banqueiro Daniel Dantas, do Opportunity, e acabou condenado a dois anos e meio de prisão por quebra de sigilo funcional

O governo demitiu o delegado de Polícia Federal Protógenes Queiroz que, em julho de 2008, comandou a célebre Operação Satiagraha e prendeu duas vezes em apenas dois dias o banqueiro Daniel Dantas, do Opportunity – a investigação acabou anulada. Por meio da portaria 1704, da última terça-feira, 13, o ministro da Justiça José Eduardo Cardozo excluiu Protógenes dos quadros da PF por transgressões disciplinares.

Ele foi alvo de uma ação criminal na Justiça Federal em São Paulo e acabou condenado a dois anos e seis meses de prisão por queba de sigilo funcional ao promover o vazamento de dados do inquérito. A Justiça também decretou a demissão de Protógenes. Em setembro, o Supremo Tribunal Federal (STF) confirmou a sentença.

Protógenes Queiroz lançou um livro sobre a Operação Satiagraha. Foto: Paulo Giandalia/Estadão

O caso chegou ao Supremo porque, em 2010, o delegado elegeu-se deputado federal (PCdo B/SP). A Corte máxima detém competência legal para processar parlamentares. Protógenes não foi reeleito.

A Satiagraha foi deflagrada na manhã de 8 de julho de 2008 e sacudiu o País. Sob comando de Protógenes a PF prendeu Dantas, no Rio, além do ex-prefeito de São Paulo Celso Pitta (1997/2000) por suspeita de envolvimento em um esquema de corrupção, lavagem de dinheiro, evasão de divisas, sonegação fiscal e formação de quadrilha. Outro alvo da missão espetacular foi o investidor Naji Nahas.

A Polícia Federal abriu inquérito para investigar a conduta do delegado e concluiu que ele fez uso de grampos ilegais e mobilizou um grande efetivo de arapongas da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) – que trabalham para a Presidência da República e não para a PF.

A Satiagraha acabou anulada em 2011 pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ). Na ocasião, o ministro do STJ Jorge Mussi, ao dar o voto decisivo, resumiu o problema de forma cristalina: “Não é possível que esse arremedo de prova, colhido de forma impalpável, possa levar a uma condenação. Essa volúpia desenfreada pela produção de provas acaba por ferir de morte a Constituição. É preciso que se dê um basta, colocando freios nisso antes que seja tarde. Coitado do país em que seus filhos vierem a ser condenados com provas colhidas na ilegalidade”.

Por meio da Satiagraha, Protógenes fez fama como o delegado que combatia o mal da corrupção.

Em seu blog ele não fez menção à demissão dos quadros da Polícia Federal. Em post da última segunda-feira, 12, o agora ex-delegado destacou participação ‘com o governador Geraldo Alckmin, sua esposa Lu Alckmin e a Prefeita da cidade de Cruzeiro Ana Karin da missa solene de Nossa Senhora Aparecida’.

“Sábias foram às palavras de Dom Darci “Que benção seria se os impostos que pagamos nesse país fossem revestidos em melhorias para o nosso povo. O Brasil também seria um paraíso se seguisse a filosofia do Santuário nacional. Pode ter crise econômica, crise moral, mas na fé não tem crise”, escreveu Protógenes.

Em setembro de 2015, quando o Supremo Tribunal Federal decretou trânsito em julgado sobre a condenação, a Associação Nacional dos Delegados da Polícia Federal enviou carta ao Congresso pedindo anistia para Protógenes. “O crime maior que lhe foi imputado foi ser o coordenador da Operação Satiagraha e não aceitar proposta de corrupção. Sempre defendeu os interesses do Estado, combateu grandes esquemas de corrupção, investigou e prendeu os que desviaram dinheiro público”, diz o texto da entidade levado, na ocasião, a deputados e a senadores.

 

Redação

Redação

View Comments

  • Quer dizer que a Branca de

    Quer dizer que a Branca de Neve eh canalha tambem?  Nossa!  Que susto!

    Nesse meio tempo e o "transito em julgado" da "condenacao" de Daniel Dantas?  Alguem viu?

  • Bom se pau da em chico e

    Bom se pau da em chico e francisco, sera que os delegados e agentes que colocaram escuta ilegal na cela Em Parana tb serão demitidos?? pago pra ver!  Ele so foi demitido pq ousou prender Daniel Dantas! e nosso ministro da Justiça parece esta do lado dos criminosos. 

     

  • Me assustei! Zé Cardoso tomando uma decisão!

    Mas depois vi que ele foi obrigado pelo judiciário...

    Business as usual.

  • Protogenes demitido

    Gostaria de saber se nosso ministro Cardoso já demitiu aquele delgado da PF que fez tiro ao alvo com a foto de Dilma?

     

    • Esse pseudo ministro, só age

      Esse pseudo ministro, só age sob a batuta do PIG. A Lava Jato faz vazamentos diários, fez escutas clandestinas e nada de punição... Ele se tivesse vergonha já deveria ter pedido pra sair...

  • Os Delegados da Lava Jato que

    Os Delegados da Lava Jato que fizeram o mesmo sofrerão a identica punição?

  • DELEGADO PROTOGENES

    Quanta diferença no tramento de investigações. Atualmente, nas investigaçoes da Lava Jato,são vazados

    depoimentos e grampos ilegais e nada acontece.

  • Eita paisinho sem vergonha! E

    Eita paisinho sem vergonha! E viva os delegados da república do paraná que não vazam nada e nem cometem ilícitos. Heróis da pátria fabricada pelo pig e pelo psdb. É mais uma iniquidade praticada pelo Judiciário brasileiro, representado exemplarmente por Moros e esse medíocre ministro de um governo petista, José Eduardo Cardoso. 

    Minha solidariedade ao Protógenes.

  • Pô! Postei isso primeiro

    Pô! Postei isso primeiro ontem ... e a turma do blogue nem deu bola. Mergulhei em minha depressão por rejeição ...

    Achei estranho porque o dito delegado fora incensado, idolatrado, ungido o Robin Hood tupininguim, de repente não merece uma linha sequer sobre o efeito do cutelo dos que ele fizera vítima.

    Interessante observar que o texto do G1 ((http://g1.globo.com/politica/noticia/2015/10/delegado-protogenes-e-exone...) cita "De acordo com a acusação do Ministério Público Federal acolhida pelo STF, Protógenes teria revelado a jornalistas que, no dia 19 de junho de 2008, ocorreria uma reunião em um restaurante paulista entre dois investigados na Operação Satiagraha, Humberto Braz e Hugo Chicaroni, e um delegado da PF.

    No encontro, previamente programado pelos investigadores para produzir um flagrante, os investigados ofereceram propina ao delegado, com a finalidade de se livrarem da operação.

    Protógenes teria cometido violação do sigilo funcional, conforme o Ministério Público, por ter informado a dois jornalistas a data em que seria deflagrada a operação policial, dia 8 de julho de 2008.

    Com base nessa informação, jornalistas e cinegrafistas se posicionaram com antecedência, na madrugada daquele dia, em locais onde seriam realizadas buscas e prisões, especialmente de pessoas públicas como a do ex-prefeito de São Paulo Celso Pitta e a do empresário Naji Nahas."

    Mas, não diz os nomes dos jornalistas e nem do delegado da PF.

  • Este é o nossa justiça,

    Este é o nossa justiça, defende os corruptos, ladroes e bandidos que estao lotados de processos nas gavetas do bandidos de toga valorizando que nem açoes na Bolsas de Negocios do STF. Todas as ultimas operaçoes da PF, nos ultimos 10 anos pegou rabo do PSDB em todas corrupçoes, com o Serra, Fhc, Aecio, Alckmin, Beto Richa, Carlos Sampaio, Agripino, Aloysio300mil, e etcs. E o STF protege 25 horas por dia esta turma??? Por isso a perseguiçao do STF ao valoroso e guerreiro DR Protogenes de Queiroz, um inversao de valores, os bandidos ficam soltos e os policiais honestos e combativos sao presos....PODRE JUDICIARIO BRASILEIRO!!!

     

  • Fosse um aéci-lavajatista

    Fosse um aéci-lavajatista seria promovido. O cúmulo da semvergonhice nacional! Minhas solidariedade ao combatente Protogenes.

Recent Posts

Do homicídio ao omnicídio, por Mario Bunge

Ainda que toda morte violenta seja condenável, é óbvio que o assassinato de N pessoas…

58 minutos ago

Investimento estrangeiro: prós e contras, por Paulo Nogueira Batista Jr.

Tento esclarecer, mostrando onde estão as lacunas e falácias nos argumentos, que são apenas parcialmente…

1 hora ago

O ouro de Taubaté, por Heraldo Campos

Como estará agora essa atividade minerária no campo e que acelera e predispõe o aumento…

1 hora ago

O cantautor de palavras profundas, por Aquiles Rique Reis

André Morais, paraibano de João Pessoa, após lançar Bruta Flor (2011) e Dilacerado (2015), nos…

1 hora ago

Luís Nassif: Haddad dá pistas sobre seu modelo fiscal

Se o governo Lula não apresentar o contraponto, o próximo 1º de maio será realizado…

2 horas ago

“Para mim é um alívio essa correição”, diz Gabriela Hardt

Substituta de Sergio Moro, juíza admite erros no caso Tacla Duran, mas garante que não…

14 horas ago