Renan quer romper com Temer e conquistar apoio de Lula em 2018

Foto: Rodrigo Stuckert/Instituto Lula
 
Jornal GGN – Não tem oferta de cargos e comando de ministérios que impeça Renan Calheiros de pular do barco furado do governo Temer. É o que diz reportagem publicada pelo Valor, nesta sexta (31), revelando que o senador está preocupado com a eleição de 2018 e, por isso, busca recriar pontes com o ex-presidente Lula.
 
Segundo a matéria, Renan avalia que o governo Temer será incapaz de fazer a economia retomar o crescimento. Além disso, baterá recordes de impopularidade se insistir na aprovação de reformas que impõem retrocessos às conquistas dos trabalhadores. Isso sem contar o fato Lava Jato, que está com a mira apontada para aliados do governo. Tudo isso deve minar a popularidade de qualquer defensor de Temer.
 
“Renan resolveu iniciar um movimento de desembarque da base aliada para apostar suas fichas em uma aliança com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2018”, escreveram Vadson Lima e Fabio Murakawa no Valor.
 
Os jornalistas ouviram parlamentares próximos a Renan e lideranças do PMDB, PSDB e PP que detectaram a movimentação do senado.
 
Uma das fontes relatou que Renan tem por base pesquisas de intenção de voto em Alagoas, onde sua reeleição a senador e a de seu filho estão em risco.
 
O estudo apontou que Temer tem apenas 7% de aprovação no Estado, ante 53% de Lula. Além disso, há seis candidatos potenciais ao Senado com condições melhores que Renan, cuja impopularidade está na casa dos 73%.
 
Dirigentes petistas de Alagoas disseram à reportagem que é “natural” o plano de Renan. Eles disseram que o senador nunca rompeu relações com o PT local. No partido de Dilma, ele ainda foi visto como um aliado quando arquitetou a manutenção dos direitos políticos da ex-presidente no julgamento do impeachment.
 
“Se Renan pular do 10º andar de um prédio, pode pular atrás porque lá embaixo é água.”
 
Por isso, Renan passou a ser desde já o “crítico costumaz” do governo Temer, como forma de já ir moldando o discurso que lhe dê “coerência” mais à frente, registrou o Valor.
 
Renan tem disparado contra a terceirização que aguarda sanção presidencial e a reforma da Previdência. Além disso, tem denunciado que Temer ainda aceita nomeações que foram sugeridas por Eduardo Cunha. Na semana passada, o senador fez parte da bancada do PMDB no Senado assinar um manifesto repudiando a terceirização.
 
Hoje, Renan ainda mantém influência nos ministério do Turismo e Integração Nacional.
 
O Estadão relatou, ontem, que Moreira Franco e Eliseu Padilha fizeram uma oferta a Renan, a de reabrir o Ministério de Portos, em troca do fim da “rebeldia” do parlamentar. Mas Renan não deu sinais de recuo.
 

26 comentários

  1. Renan é o nosso Sarney século

    Renan é o nosso Sarney século XXI. Assim como Sarney, Renan tem um faro absurdo de prever em que direção o vento estará daqui alguns meses. Renan parece estar dizendo aos políticos = Temer é o fantoche de uma elite que quer o país volte a antes de 13 de maio de 1888. Por isso, os políticos que derem apoio a esse projeto que é uma volta ao tempo, estarão mortos politicamente. E Renan deixou claro que ele não vai ser kamikase nisso. 

  2. “Se Renan pular do 10º andar

    “Se Renan pular do 10º andar de um prédio, pode pular atrás porque lá embaixo é água.”

    Excelente Frase !!!

    Renan é um sobrevivente. Depois do Hlocausto Nuclear, sobrarão ele e as baratas.

  3. É bom que abandone o barco

    É bom que abandone o barco enquanto é tempo.

    Mas, ele deve tomar cuidado pois é MUITO POSSÌVEL que os golpistas utilizem do arbítrio e do estado de exceção para se manter no poder cancelando eleições de 2018.

    Terão apoio da mídia e do judiciário com certeza.

    O povo. È bom não contar muito com ele.

    • Me custa acreditar que os

      Me custa acreditar que os golpistas com o Congresso, Judiciário, mídia e a grana na mão vão deixar o povo escolher presidente, governadores e parlamentares em eleições livres em 2018.

  4. Quando Lula fez aliança com

    Quando Lula fez aliança com Maluf, muitos disseram que êle estava vendendo a alma para o pior dos piores… enganaram-se, Maluf é ridículo perto do que temos hoje, embora êle tenha sido professor diplomado pelos presidentes da ditadura militar.

  5. Esse é um filho da puta, em
    Esse é um filho da puta, em eterno traidor.
    Em menos de um ano traição dobrada.
    Essas pragas de políticos tem que se ferrar.
    Povo de Alagoas olho nesse safado

  6. Já escrevi aqui e em outros

    blogs: o PMDB vai se arrepender amargamente por ter apoiado o golpe. O Hitler de Maringá (vulgo moro) pode muito bem usar a vaza jato para mandar prender os arrependidos  do PMDB. Como políticos profissionais como o Renan apoiou o golpe? 

  7. Devagar com o andor…

    Devagar com o andor que o santo é de barro.

    Muito açodadas as pessoas que estão dando como certo esse movimento do Renan.

    Renan é esperto politicamente, mas não é nada confiável.

    Não dá para dar como certo quem ele vai apoiar ou deixar de apoiar.

    De novo:  não dá para confiar no Renan. 

  8. RATAZANASEstupefato, à luz do

    RATAZANAS

    Estupefato, à luz do dia,
     eu sempre via
    a coreografia das ratazanas
    as quais saiam dos seus palácios
    e sempre iam honrar  contratos
    e todos pactos de vilania.
    Estupefato, à luz do dia,
    eu sempre via na geografia:
    as ratazanas que fluíam
    pelo estado, qual fossem gatos
    que davam botes, levavam o ouro
    e, estando longe dos holofotes,
    davam de chicote
    em quem, do povo,
    louco, se inflama
    de modo arrogado
    contra as ratazanas
    que roubam o estado…
    Estupefato, à luz do dia,
    eu muito via tal vilania:
    qual lobos em matilhas,
    as ratazanas sempre saíam
    todos os dias, por todos lados
    de nosso estado.
    E, de sobejo, eu via e vejo:
    que ratazanas, à luz do dia,
    por tudo andam  e tudo pilham
    deixando o estado
    extenuado, combalido
    e seus pobres filhos
    bem mal nutridos,
    num mal estado:
    desassistidos e maltrapilhos,
    qual todo povo
    que pelos lobos
    vive pilhado…

    (Luiz Carlos Flávio) 
    In: http://www.recantodasletras.com.br/poesias/5947589 

  9. É um absurdo, mas é a

    É um absurdo, mas é a alternativa que traria menor trauma, hoje ao Brasil!

    Se Moro prender o LULA abre-se a possibilidade de uma guerra civil, as proporções serão dadas pela oposição!

    As leis já aprovadas trarão imenso desconforto entre os trabalhadores!

    Quem está sendo demitido, poderá voltar na terceirização, com menores salários e menos direitos – perderemos em produtividade!

    Aumentarão o crime e se desorganizará o “colchão social”, são os ingredientes para distúrbios…

    Só sei de uma coisa, esses camaradas são um bando de desorientados, não escapa ninguém!

    Foi piração na rede globo, esse pessoal deve cheirar muito!

    Será que não viram isso?

  10. Renán é pmdb, fato a não

    Renán é pmdb, fato a não esquecer. Foi parte ativa do golpe e agora sabe que no seu estado vai dançar. Lula escorraçado, caçado e humilhado publicamente é sério candidato à presidência. E não por componendas entre partidos, mas por apoio popular, principalmente no nordeste. Que seja sábio ao ponto de dar corda a Renán mas que não entre na dele… é o que eu espero…

  11. Nenhum politico

    Nenhum politico brasileiro,apesar das suas fraquezas de ocasião,tem o dominio e o faro apurado para onde os ventos sopram,de que o Senador Renan Calheiros.Não é um bandido como Eduardo Cunha,um anão moral como Mchael Temer,nem dois quadrilheiros como Moreira Franco e Eliseu Padilha.Ele é exatamente como descreveu acima o comentarista Marco Aurelio Cruzeiro de forma prescisa:”Renan é um sobrevivente ………..Catedratico em politica”.Acresento:Uma raposa politica,tinhosa e felpuda.

  12. De uma coisa tenham a mais
    De uma coisa tenham a mais absoluta certeza,o que vai sair de balas da boca de .40 não tá em nenhum gibi.Vai morrer na praia de novo ou novamente.

  13. Se Lula abrir mão de sua

    Se Lula abrir mão de sua integridade moral, então que fique de acordos com Renan, e, aí, eu nunca mais votarei nele, nem o defendrei.

    Seria bom que todos os lulistas e petistas se mostrassem contra qualquer acordo de Lula contra esses bandidos, traidores, hipócritas e covardes.

  14. Melhor deixar a poeira sentar um pouco

    Qualquer precipitação em julgar um suposto acordo entre Lula e Renan nesse instante é leviana e equivocada.

    Renan mexeu uma peça, resta perceber claramente o novo arranjo do xadrez.

    Não é isso, Nassif ?

    Lula aprendeu muito com tanta pernada que tomou dessa imensa corja de traíras; já era bom, ficou melhor, que ninguém duvide.

     

  15. O Renan é mestre na arte dos

    O Renan é mestre na arte dos caranguejos…

    Dar um passo numa direção e dois na direção inversa…

    EM 2013 o povo foi as ruas e no fim Dilma aceitou a reforma politica e nasceu o mais médicos…

    O Renan falou para lá e para cá e a reforma ainda está para ser discutida…

    Para ele ter falado isso, para acalmar a oposição e ligar o alerta de temer, salvando o próprio temer, ele não precisaria nem trocar a roupa…

  16. Cogitação

    Independente de considerações morais sobre Renan, há de se convir que ele é uma raposa política das mais sagazes. Sabe muitíssimo bem que a companhia de seus atuais aliados é um “andor” pesadíssimo para carregar numa eleição. Peso que aumenta na razão direta da consolidação golpista, com a usurpação dos direitos dos traballhadores. A abominável terceirização irrestrita, a deformação trabalhista chamada de “reforma”, a eliminação, na prática, da possibilidade de aposentadoria para a imensa maioria dos trabalhadores, a usurpação crescente dos seus direitos à saúde e à educação,  em consequência do criminoso congelamento de recursos por vinte longos anos, são uma imensa sobrecarga ao “andor”.

    Não importa que ele tenha contribuído para a aprovação de algumas dessas maldades, a começar pela origem de tudo, o impeachment. Ensaia agora o “arrependimento”, tentando estruturar um discurso capaz de, ao renegar tudo o que fez, angariar os votos dos eleitores mais crédulos. Que trunfo maior de que o apoio a Lula, especialmente no Nordeste, poderia ele então apresentar, ao posar de “pecador arrependido”? É a isso que poderemos assistir em 2018, caso os golpistas não consigam evitar a candidatura de Lula pela via judicial, mesmo sem a prova de algum crime, que não se cansam de procurar, há anos, sem sucesso.

    Quanto a Lula, claro que não pretendemos dele o apoio político a nenhum golpista, mesmo sinceramente arrependido. Sinceridade que, no caso de Renan, haveria  muita dificuldade em acreditar. Mas em eleição vai ser muito difícil recusar o apoio que lhe for oferecido, desde  que não haja reciprocidade. Aguardemos.

     

  17. SE LULA FECHAR COM RENAN OU
    SE LULA FECHAR COM RENAN OU SUBIREM NO MESMO PALANQUE ENTÃO FAÇO OPOSIÇÃO AO LULA, O CARA ACABOU COM NÓS E AGORA VEM PEDIR O NOSSO APOIO, NÃO VAMOS ADMITIR ISSO. LULA, LIVRE-SE DOS PORCOS SENÃO VOU TER CERTEZA QUE VOCÊ TAMBÉM COME FARELO!

  18. + comentários

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome