Reportagem confirma apoio secreto da Lava Jato aos Estados Unidos

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Jornal GGN – A assessoria do ex-presidente Lula identificou numa reportagem do Estadão a confissão de que a força-tarefa da Lava Jato em Curitiba atua de maneira irregular em apoio aos Estados Unidos.

Segundo reportagem publicada no blog do Fausto Macedo no dia 6 de dezembro, pelo menos oito delatores da Lava Jato não negaram que foram procurados e já estão em tratativas para colaborar com investigações nos Estados Unidos, na esteira do que foi apurado, no Brasil, em relação à Petrobras.

O objeto dos Estados Unidos, de acordo com o jornal, é identificar empresas ou pessoas físicas que tenham participado dos pagamentos de propina do esquema na Petrobras em seu território.

O elo suspeito entre a Lava Jato e autoridades dos EUA foi levantado pela defesa de Lula durante audiências do caso triplex, com Sergio Moro. O juiz vem atendendo aos apelos do Ministério Público Federal para que os delatores não sejam obrigados a revelar detalhes dessas tratativas com agentes estrangeiros.

LEIA MAIS: 

EUA ajudaram a Lava Jato a monitorar Lula e Dilma, suspeita defesa do ex-presidente

Para os advogdos de Lula, a força-tarefa comete irregularidades ao cooperar com os EUA sem transparência. Ou seja, sem atender aos tratados de cooperação que obrigam o Estado brasileiro, via Ministério da Justiça e Procuradoria Geral da República, a participar das trocas de informações.

No dia 9 de dezembro, o GGN revelou que a secretaria responsável por cuidar de acordos de cooperação admitiu que não participa das negociações com os EUA e disse que essa é uma questão que deve ser cobrada exclusivamente da “força-tarefa de Curitiba”. Ou seja: os procuradores atuam à revelia até mesmo do comando do MPF.

Ao GGN, o advogado Cristiano Zanin levantou a suspeita de que a Lava Jato também tem aceitado ajuda de autoridades estrangeiras, em solo brasileiro, para concluir procedimentos contra o ex-presidente Lula. Ele questionou, por exemplo, que tipo de tecnologia foi usada para gravar as conversas de Lula com a ex-presidente Dilma Rousseff. 

A reportagem do Estadão apontou que além dos EUA, a Lava Jato auxilia investigações na Itália, Suíça e Peru.

No caso dos EUA, as conversas foram feitas diretamente com cada delator, sem passar pelo Estado brasileiro, com base em um “acordo bilateral entre Brasil e Estados Unidos, de cooperação, que permite que o Departamento de Justiça norte-americano busque individualmente os investigados, que podem evitar serem alvo de processo naquele país.”

“Em troca da colaboração com investigadores do Departamento de Justiça dos Estados Unidos, os delatores garantem o benefício de não serem processados pelos crimes cometidos no país. A Lei Anticorrupção dos Estados Unidos estipula que a Justiça norte-americana pode responsabilizar e punir executivos de empresas estrangeiras envolvidas em fraudes, praticadas em seu território.”

O Estado ainda informou que os delatores não foram questionados sobre Lula.

Abaixo, a lista de delatores:

Paulo Roberto Costa, ex-diretor de Abastecimento
Nestor Cerveró, ex-diretor de Internacional
Eduardo Musa, ex-gerente de Internacional e ex-Sete Brasil
Pedro Barusco, ex-gerente de Engenharia
Augusto Mendonça, dono do Grupo Setal
Eduardo Leite, ex-executivo da Camargo Corrêa
Alberto Youssef, doleiro
Julio Camargo, lobista

39 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. “ah! lembra daquela época q

    “ah! lembra daquela época q soberania e sustentabilidade eram conceitos sempre presentes nos debates sobre politicas públicas? ah…eu lembro.”

    Menberberries

  2. Os canalhas vão tentar explicar o batom na cueca

    Prezados,

    O que eu afirmo há dois anos está provado de forma cabal, irrefutável: sérgio moro rroro e todos os comparsas da Fraude a Jato são prepostos dos EUA, país que arquitetou e comanda o golpe de Estado, ainda em curso no Brasil. Agora as condutas e ações criminosas de toda a quadrilha da Fraude a Jato estão evidentes, não há mais como negá-las ou dissimulá-las. 

    Todo o retrocesso ultra-neoliberal, privatista e entreguista foi pensado fora do País. O grupo polítio, ou  melhor, a quadrilha política,  que se presta a esses crimes de lesa-pátria e lesa-soberania é a do PSDB, a mesma a que pertencem sérgio moro, rodrigo janot, gilmar mendes e outros comparsas da Fraude a Jato. 

    A dúvida que fica é se um tribunal de Nüremberg ou um simples paredão, qual das duas opções, é a mais adequada para punir de forma exemplar os criminosos de Estado que trabalham contra o Brasil.

    Com as evidências e provas divulgadas nos últimos dias, qualquer tentativa dos lavajateiros em negar a ação criminosa deles é equivalente à tentativa do marido traidor em explicar para a esposa as manchas de batom na cueca.

  3. é preciso esmiuçar …

    no exterior todas as contas desse pessoal da república de Curitiba, … pai, mãe, esposa, filho, irmão, irmã, primo, prima, cachorro, papagaio, etc…etc…

    todo traidor do país cobra o seu preço, … a defesa do Lula precisa usar seus contatos internacionais e acionar a ONU, para procurar os 30 dinheiros…

    1. deveriam ter feito isso há anos

      se procurar, acha.

      moscou sabe.

      havana também.

      90% dos juízes e procuradores vão, pelo menos, 1 vez ao ano para miami.

      fazer o quê? visitar o castelo da cinderela?

      sérgio fernando vai todo mês a washington.

      fazer o quê?

      visitar a biblioteca do senado?

      ha-ha-ha!

    1. Presidente de lá não manda em

      Presidente de lá não manda em muita coisa não. O Departamento de Estado, a NSA, o FBI e a CIA decidem as intervenções e as fazem. Queira o presidente ou não.

      Veja o caso do Obama. Disse que iria desativar Guantanamo. Ficou oito anos no poder e nada. Nem sempre o presidente de lá dá as cartas. Em assuntos de Estado, sua vontade não determina muita coisa não.

  4. Vão esperar tudo se acabar
    Para exigir explicações?
    Cadê os deputados, senadores do PT e da oposição?
    Não é o caso de se convocar todo mundo, inclusive o governo, para explicar isso aí?

    1. Slow Motion

      Calma!

      O Falcão já esta providenciando nota oficial do partido a ser enviada a Folha, Estadão e Globo.

      Esse Rui não é mole não, seu forte é a reação para dentro e o PT cada vez mais forte, organizado e sintonizado com as bases do Falcão.

      Só rindo!

       

       

  5. Depois da briga entre Moro e

    Depois da briga entre Moro e o advogado de Lula já surgem nos jornais de televsão o corporativismo favorável a Moro. O argumento, pra variar, é que esses advogados querem desconstruir Sérgio Moro, e Lula escapar das investigações.

    Ninguém, em sã consciência, pode dizer que os governos petistas interferiram na operação de Moro. Pelo contrário. A gente se descabelava por ver as omissões do ministro da Justiça em relação aos subordinados da PF, que via claramente as irregularidades e só sabia dizer a mesma coisa: que não cabia a ele opinar, etc.

    Se hoje Lula e seus advogados sentem-se movidos a falar abertamente o que sentem é porque Moro se supera a cada dia com sua altivez, de quem se acha muito além de um jiz. Ele, por ter parte da população a bajulá-lo, seguindo a Globo, que não para de endeusá-lo, distorce tudo, enquanto agradece penhoradamente à imprensa que é capaz de desocntextualizar tudo para inferiorizar, diminuir as ações dos advogados de defesa.

    Podem ver que das perguntas feitas à testemunha, que redudou da celeuma, as televisões só apresentam a moça dizendo que realmente o apartamento fora destinado a Lula. Vendo a entrevista toda, sobretudo no seu final, ela diz que a unidade prossegue sendo da OAS. 

    É complicado! E se os Estados Unidos estão de braços dados com Moro, considerando que os ministros do STF conhecem essa parceria, além da imprensa, claro, nunca saberemos, ao certo, as razões.

  6. A NSA vinha espionando há

    A NSA vinha espionando há muito tempo o Brasil, suas empresas e políticos, as informações vieram todas dos EUA para os caipiras da república do paraná.

    Em troca, moro e cia. ajudariam os EUA em demandas de norte-americanos contra a petrobras.

    Paredón neles! 

  7. ALTA TRAIÇÃO

    Nunca ouvi falar de um caso tão típico de crime de traição ao país como este, assim como a condição de informantes dos EUA do traíra Temer e de Serra, e provavelmente de muitos outros. Também nunca vi uma nação tratar com tanto desdém denúncias deste grau de gravidade. Já pensaram se isto acontece em algum dos países mais importantes do mundo? A condenação provavelmente variaria de prisão perpétua a pena de morte.

    Mas, ao que parece, os nossos militares não estão nem aí para este tipo de crime, embora esteja configurado em sua missão:

    A MISSÃO DO MINISTÉRIO DA DEFESA (Do portal http://www.defesa.gov.br/):

    “Coordenar o esforço integrado de defesa, visando contribuir para a garantia da SOBERANIA, dos poderes constitucionais,

    da lei e da ordem, do PATRIMÔNIO NACIONAL, a  SALVAGUARDA DOS INTERESSES  NACIONAIS  e o incremento da inserção

    do Brasil no cenário internacional.”

     

     

  8. Caramba! Não precisava

    Caramba! Não precisava comentar nada.. Era melhor ter ficado calado… Mas… Queria fortalecer o coro de que tudo já foi dito… Tudo já foi falado… Só resto o povo acordar para realidade… Na minha visão.. .A única saída seriam as universidades e internet… Nem os livros mais farão mudança… Precisamos dos debates, dos esclarecimentos… Que poderiam ser transformados em livros depois… Mas o principal é o debate… É cada um sair de seu mundinho e por a cara no mundo. Senão vai ficar nessa de intelectualidade… Vendagens de livro… Ministério de sei lá o que… Prêmio sei lá do que… Ficar nesse lance de vaidade e números não muda nada… Ficamos todos na mesma. Precisamos deixar de lado a vaidade, o orgulho e o egoismo… Não podemos entrar no discurso de ódio com os midiotizados… Precisamos debater… Encontrar os problemas… As soluções… E debater… Congressos… Se não consegue ir para outra faculdade assistir, transmitasse pela internet… É preciso sair da mediocridade… Senão o nosso país não avança. Fui comentar sobre o juros… O cara foi afinindo… Depois começou a gritar pelos teclados… Quanto mais apertava mais verificava que ele tinha o rabo preso com os títulos… Precisamos entender… Que a maioria deste pessoal que grita comunista, são rentistas… Não se pode entrar no discurso de ódio… Precisamos focar nos problemas e achar as soluções… Não podemos ouvir os gritos de esteria daqueles tomados pelo egoismo e vitimas do brilho de uma moeda que lhe cega os sentidos. Infelizmente haverá sempre os incaltos… Precisamos focar no que realmente interessa.

  9. intenção inicial era partir das empresas contra pessoas físicas

    mas aí perceberam que os nossos colaboradores não fugiam aos costumes locais, traição, e decidiram transformar o meio, combate à corrupção, em um fim, destruição do país com a própria política local

    antes, bem antes, enviaram observadores de judiciários

  10. Fato grave como esse nao pode

    Fato grave como esse nao pode passar em brancas nuvens. Algum deputado da esquerda tem que fazer uma convocacao a Camara ou Senado para  que os traidores respondam a sociedade sobre este importantissimo  assunto. 

  11. Foras da Lei

    Por isso o juízeco da província e seus promotores não queriam a promulgação da lei de responsabilidade. Não têm vergonha na cara. Se tivessem enfiavam a viola no saco e desapareciam. Mas a mídia canalha os acoberta. Os cachorrinhos de madame só querem mesmo açodar Lula e seu programa nacionalista.

  12. como viram que o domínio do fato funcionou…

    vão sacar contra o Brasil algo nunca visto contra qualquer outro país, o colapso de confiança internacional

  13. esses putos cagam nas nossas leis…

    principalmente porque nunca estudaram as do país que atendem…………………..

    alguns acreditam que as lei deles coexistem com as do santíssimo………………………

    é algo realmente inacreditável, mas o que podemos fazer, se os observadores de judiciários também pensam da mesma forma? nada

    para eles somos brasileiros de um país estrangeiro. Há leis por lá, que sacam das antigas, que permitem fazer o mesmo com americanos de solo

  14. indignos

    Desde o seu descobrimento e de tempos em tempos, o Brasil vem sendo estuprado, saqueado e covardemente violentado. Foram, ontem, os portugueses, franceses, ingleses e, recentemente, os americanos e (que vexame!) brasileiros traidores, golpistas e vendidos.

    Porém, para surpresa da nação, esses recentes crimes hediondos foram inacreditavelmente realizados sob o olhar conivente e temeroso dos três poderes.

    Então, diante de tal aberração, o país se pergunta em uma uníssona voz: Que porra de autoridade e patriotismo é esse, que se ensina nas escolas, nos lares e na vida, como se estivesse sendo praticado e executado com galhardia, por todos esses poderes, que fogem a suas responsabilidade diante de um quarto poder, que os fazem de gato e sapato?

    Que moral e autoridade possuem para cobrar deveres da população? Que credibilidade e que honra eles pensam ter, para decidirem pelos destinos do nosso povo e do nosso país?

    O que eles pensam que ainda são, após tão infame, indecente, repugnante, fracassada e acovardada demonstração de impotência e submissão?

    Eleições diretas, já e agora! 

  15. E não vai acontecer nada

    Nada mesmo. Essa revelação é mais que manjada. Isso aqui é uma coloniazinha extrativista da américa latrina. um país que não é um país. Vemos o domínio americano em todos os lugares, desde a incrível capilaridade dessas instituições americanas como lions e rotary. Viaje pela colônia e constate que esse caras estão em qualquer biboca do interior. Os seus integrantes? Membros da elite provinciana local. Obtusos queijões que enriqueceram rápido e esqueceram dos pobres que os cercam. Ouça uma rádio local, em qualquer estação e em qualquer localidade. Quase tudo que se ouve é cantado em inglês, a despeito de a esmagadora maioria da população, até os mais aquinhoados não entenderem nada. O congresso atual, segundo um proeminente empresário de São Paulo é “o melhor que poderíamos ter comprado”. A elite, aliás, nunca se sentiu bem ou se orgulhou em algum momento de ser brasileiro. Quando chegam a miami se sentem em casa, incluindo o Sr. joaquim Barbosa, um homem de origem simples e negro. Poderia fugir a essa regra mas comprou o seu apezinho em miami. E com uma offshore da mossak Fonseca, conforme o padrão da elite. Isso aqui é uma coloniazinha de merda. Qualquer um que melhore de vida quer sair daqui. Só resta o povo, um dia quem sabe, deixar de ser os eternos macacos primitivos lobotomizados e realmente tomar o poder aqui. Aí sim, isso aqui vai virar uma nação. Só há uma forma de fazer isso: derramando muito, mas muito sangue.

    1.   Para de chororô, cara. Pega

        Para de chororô, cara. Pega mal em adulto.

        Teu comentário tá logo aí embaixo, e muita gente aqui concorda com o que escreveu. Eu, inclusive.

  16. Trump se lembrou do Brasil

    Amercanos povo interessereiro ou, noutras palavras, que sabe defender seu pirão: Trump se lembrou do Brasil ao indicar para Secretário de Estado uma figura ligada à indústria do petróleo,…pq que será…dou um doce para quem adivinhar o motivo do interesse repentino…kkk

    ….e o que sempre se soube é que o governo americano tem boa parte do orçamento para ser usado em cooptações de trairas como esta turma da Lava Jato…o governo americano não precisa comprovar como gastou tais verbas, o resultado aparece como está aparecendo agora: o pré-sal, de 30 trilhões de reais, que seriam uma garantia de nosso bem estar mas, não mais…

  17. Tchô entendê…
    Tem uma coisa que ainda não consegui entender nesta história. A delação “premiada” só se realiza quando o delator consegue algum benefício no seu caso concreto. Quais benefícios receberão estes “colaboradores” em ajudar o governo americano? Não serem processados nos Estados Unidos? Isso seria motivo para tal colaboração?
    Das duas uma:
    Ou estes colaboradores têm recursos ocultos naquele pais e ainda sonham reaver parte deles ou essa turma de curitiba barganhou informações com a espionagem americana e condicionou os beneficios destes delatores aqui a cooperação com os americanos. Em ambos os casos o Brasil perde.

  18. “Tratado de cooperação para ‘troca’ de informações”

    Essas autoridades brasileiras são muito ‘engraçadas’. Qual a contrapartida dessa “troca” de informações até agora?

    Quais informações os EUA nos forneceram até agora acerca dos grampos feitos pela NSA nos e-mails da presidente do Brasil e nos computadores da Petrobras? 

    Ô país ridículo!

    Republiqueta de bananas!  

    Confraria de bandidos apátridas!

  19. Este tipo de absurdo só

    Este tipo de absurdo só acontece porque temos uma suprema corte totalmente acovardada.

    Homens borrões e mulheres sem noção.

  20. Algum nobre senador já teve a

    Algum nobre senador já teve a ideia de convocar o Sr PGR Rodrigo Janto para dar explicaçóes ao congresso ou as excelências estão com medo?

  21.  
    “Olha” o Cabo Anselmo da

     

    “Olha” o Cabo Anselmo da PTF e eleitor do ‘Aecím Mineirin’ aí, gente!”
    Marcio Anselmo fala ao juiz Sério Moro sobre grampo na cela de Youssef
    https://www.youtube.com/watch?v=woBJjE26duQ

     

    ***

    Dileto(a) leitor(a), observe especificamente a partir do 10:20 do vídeo abaixo, “delegado ou réu”?
    E a piscadinha matreira de olho do Cabo Anselmo para o “juiz” mor(t)o’, como se dissesse ‘o advogado vai querer nos encalacrar, mas, eu estou esperto, fique tranquilo, chefia’”!

    Marcio Anselmo fala ao juiz Sério Moro sobre grampo na cela de Youssef
    https://www.youtube.com/watch?v=woBJjE26duQ

     

    ***

     

    … A piscadinha de olho do Cabo Anselmo ocorre por volta do 12:20-12:21 do vídeo acima!
    Confira o odor de crime no ar!

     

    1.  
      Mais cheiro de trapaças no

       

      Mais cheiro de trapaças no ar fétido da ‘Farsa a Jato’
      a partir dos 13:25, o Cabo Anselmo da PTF estava nas cordas tendo que admitir o cometimento de um delito hediondo… Bom, aí, a intervenção providencial de… Acertou em cheio quem pensou “o juiz ‘mor(t)o’”!
      Por volta dos 13:35!
      Dileto(a) leitor(a), confira com os seus olhos que há terra há de comer!

      1.  
        … Por volta dos

         

        … Por volta dos 12:26-12:27, o cabo Anselmo da PTF repete a piscadinha do “‘tô’ ligado, chefia! Não caírem em esparrela! Fique frio!”

         

        ***

         

        Um pouco mais acerca do “insuspeito” DEMoTucano Cabo Anselmo da PTF

        $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

        Não é só Moro que gosta do Aécio, os delegados da Lava Jato pediam voto pro Aécio

        (…)

        FONTE [LÍMPIDA!]: http://falandoverdades.com.br/2016/12/13/nao-e-so-moro-que-gosta-do-aecio-os-delegados-da-lava-jato-pediam-voto-pro-aecio/

  22. Demais

    Esses caras além de corruptos são “dedo duro” e ainda vende-pátria.

    Esses caras, se condenados a prisão perpétua, ainda ficariam devendo anos.

    O melhor castigo para esses caras é submete-los ao regime da previdência do Temer. Aindam deviam ficar presos no Apartamento de Guarujá, subindo e descendo escadas todos os dias.

  23. O Brasil que sabe dizer não*

    Como se fosse necessária essa reportagem para saber da interferência enrustida dos EUA sobre o governo do Brasil, como se apenas os acontecimentos a partir do impeachment apontassem para essa interferência…

    Enrustido é o único modo como os EUA agem, como ratos de esgoto são incapazes de fazer as coisas às claras, um país tão sujo, feio e deplorável que depende de trevas para trabalhar… se lhes fosse vista a cara não teria condições. Se bem que de nada adianta tentarem se esconder mais: o óbvio está exposto mesmo que negado. Não à toa precisam impor às suas crianças que os EUA são o melhor país do mundo, um lampejo de consciência é suficiente para que qualquer pessoa perceba que são o pior, o mais hostil, o mais criminoso e nefasto. E se assim não fosse não teriam necessidade de dizer através de sua “cultura”¹ que assim não são.

    Mas o que fazem e são os EUA é problema deles. O nosso é verificar o que atende aos nossos interesses nacionais. Se aquele país ou qualquer outro não se orientar no sentido de atender aos nossos interesses, não nos serve.

     

    ¹ – Não se pode confundir cultura, valores e saberes legítimos, espontâneos e endógenos de cada povo com campanhas de marketing comercial e ideológico. Apesar de, a olhares menos aprofundados, esses dois vetores – cultura e propaganda – serem parecidos, são vetores opostos: cultura é de baixo para cima e não é imposta, é adotada como recurso para pertencimento. Propaganda é de cima para baixo, é sempre imposta – nunca livremente adotada – e explora a necessidade humana do pertencimento.

    * – Vide “O Japão que sabe dizer não”, de Shintaro Ishihara, 1989, Siciliano

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador