Rolando de Souza é carta provisória de Bolsonaro e próximo de Ramagem

Enquanto há desconfiança após as denúncias de Moro, novo diretor da PF seria chave para a interolocução com Ramagem para atender interesses de Bolsonaro

Rolando Alexandre – Foto: Marcio Ferreira/Governo de Alagoas

Jornal GGN – O novo diretor da Polícia Federal (PF), Rolando Alexandre de Souza, nomeado nesta segunda-feira (04) pelo presidente Jair Bolsonaro, é braço direito do comandante da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Alexandre Ramagem, o então indicado por Bolsonaro que teve a sua nomeação suspensa pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Souza é considerado o “número 3” da Abin, agência comandada por Ramagem antes de ter sido nomeado à PF, por ser pessoa de confiança de Jair Bolsonaro. A opção de Ramagem foi feita sem o considerar como definitivo, uma vez que Bolsonaro ainda quer que sua escolha principal, a de Ramagem, seja mantida.

Mas enquanto a liminar do STF impede ele de assumir o cargo, o mandatário optou pelo braço-direito de Ramagem (leia aqui). Ainda, Rolando tem passagem positiva pelos corredores da PF. Foi ele quem deu aportes para o funcionamento do banco de dados Atlas, que facilita as investigações da PF.

De acordo com um delegado e um perito consultados por reportagem do Uol, Rolando é pró-ativo e “poderia fazer uma boa gestão”. Apesar da pouca experiência, o nomeado já passou pela chefia de uma unidade regional de Alagoas e chefiou gabinete de repressão e desvios de dinheiro público na sede da Polícia Federal em Brasília.

Dessa forma, o nome de Souza não somente teria a aproximação com Ramagem que interessa a Bolsonaro e seus interesses dentro da PF, como também é bem visto por parte de seus colegas. Por outro lado, nem sequer Jair Bolsonaro mostrou que detém total confiança em Rolando Alexandre de Souza, o que pode ser a carta somente provisória do mandatário, enquanto há desconfiança após as denúncias de Sérgio Moro contra Bolsonaro para interferir nas investigações da PF.

 

Redação

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Nota oficial do Ministro da Defesa(https://www.defesa.gov.br/noticias/68495-nota-oficial-do-ministro-da-defesa-3)
    Publicado: Segunda, 04 de Maio de 2020, 14h36
    Brasília, 04/05/2020 -As Forças Armadas cumprem a sua missão Constitucional.

    Marinha, Exército e Força Aérea são organismos de Estado, que consideram a independência e a harmonia entre os Poderes imprescindíveis para a governabilidade do País.

    A liberdade de expressão é requisito fundamental de um País democrático. No entanto, qualquer agressão a profissionais de imprensa é inaceitável.

    O Brasil precisa avançar. Enfrentamos uma Pandemia de consequências sanitárias e sociais ainda imprevisíveis, que requer esforço e entendimento de todos.

    As Forças Armadas estarão sempre ao lado da lei, da ordem, da democracia e da liberdade. Este é o nosso compromisso.

    Fernando Azevedo e Silva
    Ministro de Estado da Defesa
    Assessoria de Comunicação Social – Ascom
    Ministério da Defesa

    https://www.defesa.gov.br/noticias/68495-nota-oficial-do-ministro-da-defesa-3

  2. Sinto muito, pois, ou o texto é um amontoado ou, pior, não poderíamos acreditar em qualquer dos delegas federais. Seria mais comprometido com a criminalidade do que os outros? O fato de ter assumido e já cumprir o determinado pelo bolsonazi (outra interferência indevida, mesmo que revestida de “aura” de legalidade) de trocar o superintendente (há intendente?) do rj, em si, bem demonstra a continuação do mesmo crime cometido quando da nomeação que foi barrada pelo stf: e agora, se pedirem o impedimento do “reserva” o ministro banca ou se acuera?

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador