STF terá desafios para varrer para baixo do tapete cartel de São Paulo

Jornal GGNO acordo de leniência fechado pelo CADE (Conselho Administrativo de Direito Econômico) a respeito do cartel das empreiteiras nas obras de São Paulo, é apenas no plano administrativo. A questão penal está em suspenso. Ao simular medidas penais contra o cartel, o governador Geraldo Alckmin tenta se eximir da responsabilidade pelos contratos firmados.

Mas como todas as empreiteiras envolvidas financiaram campanhas tucanas, a relação de causalidade é nítida: há o benefício (os preços superestimados) e o pagamento (as propinas).

Segundo especialistas consultados pelo GGN, a maneira com que os tucanos serão liberados é através de uma discussão infindável sobre as instâncias de julgamento. No STF, o Ministro Luiz Fux tem convalidado todas as denúncias. As únicas denúncias que ele mandou arquivar são as referentes ao trensalão de São Paulo e a de Paulinho da Força.

No caso do cartel de São Paulo, o STF terá que recorrer a todo seu expediente de medidas.

Eis a matéria: “Agentes públicos direcionaram editais em São Paulo, dizem empreiteiras“, da Folha.

 

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

View Comments

  • Conhecendo o Supremo Tabajara

    Conhecendo o Supremo Tabajara Federal como conhecemos, sabemos que farão isso sem problema algum. Café pequeno pra eles.

  • Testando a estupidez do eleitor tucano

    A imprensa segue testando até que ponto o eleitor consegue engolir a armação sem se sentir idiota.

    Provavelmente vão criar vários factóides para ajudar na farsa... investigações que não vão dar em nada... algum boi-de-piranha será jogado na água... alguma operação vai acontecer... nada que atinja os protegidos de sempre.

    O que atrapalha a narrativa é a modinha do moralismo dos justiceiros... a imprensa e o judiciário tem um papel duplo:

    -DEFENDER O JUSTIÇAMENTO SELVAGEM PARA A ESQUERDA 

    -GARANTIR A BLINDAGEM TOTAL DOS BANDIDOS DA DIREITA

    Vai ser engraçado ver o contorcionismo retórico.

  • STF, corrupção, conivência, covardia ou golpe?

    O stf, é uma corporação que diz representar a nossa justiça, mas que representa a justissa do bandido Eduardo Cunha, a justissa do PMDB, a justissa da Rede Globo, a justissa do PSDB, a justissa do Aécio Neves. Esse stf fará com o cartel "multipartidário" dito pelas bocas fétidas da  Rede Globo (a Bastilha que temos que derrubar), o mesmo que fez ao defender a legalidade do governo Dilma. Ou seja, nada. Portanto vai prescrever.

  • volta à normalidade

    passado o tempo do uso malandro da indignação seletiva, já que não é mais possível limitar esta "porra" (com a licença do Jucá) onde está, veremos agora o sistema judicial se amparar na lei e na lógica.

    É evidente que o maior prejuízo que a sociedade arca em função dos cartéis não é a pequena propina que pagam a servidores públicos, mesmo quando somam todas as contribuições de campanha que fariam mesmo se não integrassem os esquemas. O grande dano à sociedade é o preço absurdo que cobram pelas obras. Mesmo que o sobrepreço não seja tão alto, a falta de concorrência afasta soluções técnicas inovadoras de outras empresas, que trariam a realidade de preços das obras patamares muito mais baixos e com produtividade do serviço muito maior.

    Um bom exemplo está no mundo do software. Se a concorrência é viciada, a Microsoft impõe seu absoluto monopólio e vende suas porcarias de programas, baseados em ideias de 30 anos, ou seja, mais de 6 gerações na indústria. Uma concorrência séria abriria para soluções e aí teria concorrente garantindo software livre com muito mais facilidade para usuários do que o monopolista oferece. Ou seja, mudaria a forma de negócio ao não vender caixas com discos, mas serviços com apoio de acordo com a necessidade dos usuários.

    Esta palhaçada, de empurrar toda a responsabilidade da corrupção para os políticos, afasta-nos de apurar o prejuízo maior. E as multinhas do CADE muito mais incentivas os parceiros a manterem seus cartéis intactos. Se os cartéis fossem efetivamente desafiados a corrupção acabaria por inanição das fontes. Ao menos esta corrupção, pois a maior delas, a do caráter dos poderosos, ainda demandará muitas gerações.

  • COMO EU GOSTARIA DE ACREDITAR NA JUSTIÇA!

    Mas não acredito. Milhões de pessoas não acreditam mais.  É que  JUIZ, Promotor, Desembargador, Delegado etc não andam de ônibus, metrô.. trem, taxi etc. Não vão na padaria, no sacolão, no supermercado etc. Pois, se fizessem isso, veriam o desagrado  e a decepção das pessoas com a Justiça.  A Justiça brasileira está banalizada.

    O SUPREMO deixou de ser Supremo! Virou piada. Todo mundo sabe o rumo que os 11 Seres vão tomar. A mídia já se especializou e até já calcula de quanto vai ser o placar. E pasmem: acertam sempre. Ela (a mídia) sabe quem procurar para fazer suas matérias. Nada é confidencial. TUDO vaza para os mesmos. Na cara dura! 

    A MÍDIA brasileira é tão Safada que não se importa com o vazamento para a Suprema Globo. Aceitam ficar em segundo, terceiro ou 4ºlugar como fontes. Não protestam. Inacreditável. Até o mundo vegetal e mineral já sabe que não vai acontecer PORRA nenhuma com o Governador Alckmin e seus asseclas. Esse mingau vai ficar cozinhando anos a fio. A Justiça fará de conta que está trampando noite e dia para"elucidar" o caso. E, nós, pobres mortais, faremos de conta que acreditamos. Lembrando: o  Grande Juiz do TRF-4 conseguiu  ler 250 mil páginas em 6 dias, Palmas pra ele. O Julgamento Lula será em Janeiro. Quanto tempo um Juiz vai levar para fazer o mesmo com o Governador? Hum.. 

  • os culpados, já estão apontados!

    só os dois gerentinhos do metro que foram indiciados!

    nem o amigo ferido, paulo preto, vai ser esquecido novamente.

Recent Posts

Lobby das isenções está pronto para agir no Congresso

Campanha alerta para trabalho de bastidores pelo aumento das isenções, o que se reflete em…

5 minutos ago

“Brasil está pronto para ser uma potência”, diz Lula

Em evento realizado na Embraer, presidente deixou claro que trabalho do governo “é fazer o…

41 minutos ago

Vídeo de Bill Maher sobre a democracia brasileira volta a viralizar; confira

Em janeiro, humorista norte-americano destacou trabalho da Justiça Eleitoral; "crianças deveriam estudar a Constituição do…

55 minutos ago

Prorrogação da desoneração da folha de pagamento contraria interesse público

Estudo da Secretaria de Política Econômica aponta que medida é ineficaz, e seu custo afeta…

3 horas ago

Familiares de João Cândido nunca foram procurados pela Marinha

Único filho vivo do líder da Revolta da Chibata criticou posicionamento da Força, mas diz…

5 horas ago

Paulo Freire lança ‘Clarões da Madrugada’, parte do CD ‘A Mula’

O álbum A Mula é uma obra que mergulha nas tradições folclóricas brasileiras, com destaque para o…

5 horas ago