STJ autoriza prisão domiciliar para Cachoeira e Cavendish

Jornal GGN – O Superior Tribunal de Justiça concedeu na terça-feira (16) habeas corpus aos empresários Carlos Augusto de Almeida Ramos, conhecido como Carlinhos Cachoeira, e Fernando Cavendish, acionista da construtora Delta, ambos presos na Operação Saqueador, da Polícia Federal.

Cachoeira e Cavendish permanecerão em prisão domiciliar, monitorados por tornozeleiras eletrônicas, e serão obrigados a se afastarem do comando de suas empresas, segundo informações da Folha, pois a Justiça optou por medidas cautelares ao invés de manter as prisões.

Na sexta turma, a decisão acabou em empate, e isso beneficiou os réus. Antonio Saldanha, relator do HC, se posicionou a favor da concessão de prisão domiciliar e foi acompanhado pelo ministro Nefi Cordeiro. Votaram contra Rogerio Schietti, presidente da turma, e a ministra Maria Thereza de Assis Moura, apontou a Folha.

Para o relator, “não há comprovação de que Cavendish ou Cachoeira tenham cometido qualquer ato ilícito na tentativa de obstruir o andamento da investigação”. 

A Delta Construções, de Cavendish, já é conhecida das autoridades. A empresa tem contratos com o poder público que representam R$ 11 bilhões, ou 96% de seu faturamento. Desde antes do mensalão ela vinha sendo investigada e até foi alvo de uma CPI no Congresso.

No governo Lula, havia sido proibida de contratar com o poder público, mas Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, reverteu a decisão.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

View Comments

  • é brincadeira

    No mínimo, bizarro, como diriam os franceses. E o Cachoeira já tem uma condenação de 30 anos nas costas. Os mistérios do judiciário brasileiro.

    • Não há mistério. Bandido rico

      Não há mistério. Bandido rico sempre terá amigos no judiciário para socorrê-los, pricipalmente quando a mídia for conivente, o que acontece na grande maioria das vezes.

  • Cachoeira ja foi condenado a

    Cachoeira ja foi condenado a mais de 40 anos,mas continua gozando a vida.Dirceu,a vinte anos,sem julgamento,vai morrer na cadeia.Isso é justiça?

  • Larguei a ranitidina.
    Quando

    Larguei a ranitidina.

    Quando vejo o bandido Cachoeira solto, pergunto ?

      AONDE ESTÁ O MEU OMEPRAZOL?

  • Prá publicar um artigo tosco

    Prá publicar um artigo tosco desse, feito no afogadilho, melhor deixar na geladeira até perceberem que não tem nada a ver....ou será que se esqueceram que as relações de Cachoeira e Cavendish são com tucanos e pemebistas...preciso citar os nomes....vou dar uma força ai, fiz uma rápida busca no google..,,,vai pesquisa um pouco, para de preguiça ou será que o "mensalão" é pau prá toda obra,,,qual mesmo a relação de Cachoeira com o "mensalão" e a CPI dos Bingos para o artigo citar o "mensalão" ( o tucano? o petista? não entendi)....a CPI dos Bingos não deu em nada porque não tinha petista no rolo (http://www.cartacapital.com.br/politica/a-cpi-dos-bingos-e-suas-consequencias), já a CPI do Cachoeira não deu em nada por causa do acordo entre PMDB e PSDB para salvar os seus de encrencas...

Recent Posts

Governo federal organiza força-tarefa para trabalho no RS

Escritório de monitoramento em Porto Alegre vai concentrar dados sobre ações a serem tomadas por…

3 horas ago

Justiça anula votação e interrompe venda da Sabesp

Decisão afirma que Câmara dos Vereadores de São Paulo aprovou texto sem realizar audiência pública…

4 horas ago

União e Espírito Santo rejeitam proposta da Vale/Samarco

Oferta de compensação apresentada pelas mineradoras “não representa avanço em relação à proposta anterior (...)”

6 horas ago

Concurso Nacional Unificado é adiado por estado de calamidade do RS

"O nosso objetivo, desde o início, é garantir o acesso de todos os candidatos", disse…

6 horas ago

Ministro Alexandre de Moraes determina soltura de Mauro Cid

Ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro assinou acordo de colaboração premiada; militar estava preso desde…

7 horas ago

A pequena recuperação da indústria, por Luís Nassif

Em 12 meses, a indústria geral cresceu 2,27%. E, em relação ao mesmo período de…

7 horas ago