Um fato sem retificação, por Janio de Freitas

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

da Folha

Janio de Freitas

Um fato sem retificação

PF suspeita que Youssef foi induzido a acusar Dilma e Lula, numa operação para influir na eleição deste ano

Antes mesmo de alguma informação do inquérito, em início na Polícia Federal, sobre o “vazamento” da acusação a Lula e Dilma Rousseff pelo doleiro Alberto Youssef, não é mais necessário suspeitar de procedimentos, digamos, exóticos nesse fato anexado à eleição para o posto culminante deste país. Pode-se ter certeza.

Na quarta 22, “um dos advogados” de Youssef “pediu para fazer uma retificação” em depoimento prestado na véspera por seu cliente. “No interrogatório, perguntou quem mais sabia (…) das fraudes na Petrobras. Youssef disse, então, que, pela dimensão do caso, não teria como Lula e Dilma não saberem. A partir daí, concluiu-se a retificação.” Ou seja, foi só a acusação.

As aspas em “vazamento”, lá em cima, são porque a palavra, nesse caso, sem aspas será falsa. As outras aspas indicam a origem alheia de frases encontradas a meio de uma pequena notícia, com a magreza incomum de uma só coluna no estilo em tudo grandiloquente de certos jornais, e no mais discreto canto interno inferior da pág. 6 de “O Globo”, de 29/10. Para precisar melhor: abaixo de um sucinto editorial com o título “Transparência”, cobrando-a da Petrobras.

Já no dia seguinte à “retificação”, “Veja” divulgou-a, abrindo o material ao uso que muitos esperaram por parte da TV Globo na mesma noite e logo por Folha, “O Estado de S. Paulo” e “Globo”. Nenhum dos três valeu-se do material. Se o fizessem, aliás, Dilma, Lula e o PT disporiam de tempo e de funcionamento judicial para para uma reação em grande escala, inclusive com direito de resposta em horário nobre de TV. O PT apenas entrou com uma ação comum contra “Veja”.

O que foi evitado a dois dias da eleição, foi feito na véspera. A explicação publicada, e idêntica em quase todos os que se associaram ao material da revista, foi de que aguardaram confirmar o depoimento de Youssef. Àquela altura, Lula, Dilma e o PT não tinham mais tempo senão para um desmentido convencional, embora indignado, já estando relaxados pelo fim de semana os possíveis dispositivos para buscarem mais.

“O Globo” não dá o nome de “um dos advogados”. Até agora constava haver um só, que, sem pedir anonimato, foi quem divulgou acusações feitas em audiências judiciais, autorizado a acompanhá-las, que nem incluíam o seu cliente. Seja quem for o requerente, pediu e obteve o que não houve. Retificação é mudança para corrigir. Não houve mudança nem correção. E o pedido do advogado teve propósito explícito: os nomes de quem mais sabia da prática de corrupção na Petrobras. Uma indagação, com o acusado preso e prestando seguidos depoimentos, sem urgência. E sem urgência no processo, insuficiente para justificar uma inquirição especial.

O complemento dessa sequência veio também na véspera da eleição, já para a tarde. Youssef foi levado da cadeia para um hospital em Curitiba. O médico, que se restringiu a essa condição, não escondeu nem enfeitou que encontrara um paciente “consciente, lúcido e orientado”, cujos exames laboratoriais “estão dentro da normalidade”. Mas alguém “vazou” de imediato que Youssef, mesmo socorrido, morrera por assassinato.

O boato da queima de arquivo pela campanha de Dilma ia muito bem, entrando pela noite, quando alguém teve a ideia de telefonar para a enlutada filha da vítima, que disse, no entanto, estar o papai muito bem. O jornalista Sandro Moreyra já tinha inventado, para o seu ficcionado Garrincha, a necessidade de combinação prévia com os russos.

A Polícia Federal suspeita que Youssef foi induzido a fazer as acusações a Dilma e Lula, entre o depoimento dado na terça, 21, e a alegada “retificação” na quinta, 23. Suspeita um pouco mais: que se tratasse de uma operação para influir na eleição presidencial.

A Polícia Federal tem comprovado muita e crescente competência. Mas, nem chega a ser estranho, jamais mostrou resultado consequente, quando chegou a algum, nos vários casos de interferência em eleições. Não se espere por exceção.

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

32 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. Mas serao tao burros que nao

      Mas serao tao burros que nao notaram que Veja soube da noticia na terca feira enquanto eles proprios so ficaram sabendo, documentalmente, na quinta feira?

      Duvido.

  1. De uma coisa tenho certeza:

    De uma coisa tenho certeza: isso não pode ficar impune!!! Não há santo neste episódio e, como a Presidenta afirmou, não deve ficar “pedra sobre pedra” nesse conluio golpista.

     

  2. Golpes dentro da lei.

    Jânio de Freitas tem razão. Mas essa não pode ser uma investigação da PF, haverá de ser uma investigação de Estado. Tentativa de golpe “legalizada”. E não se esqueçam, o golpe de 1964 forjou uma suposta “legalidade”. Um dos golpistas, presidente do Senado Federal e pecuarista, Auro de Moura Andrade, declarou vaga a Presidência da República, porque Jango não estava em Brasília. Jango estava em Porto Alegre, articulando a resistência. Lá ficava o maior dos nossos exércitos, o Terceiro.

    Declarada vaga a Presidência da República, assumiu Ranieri Mazzilli, Presidente da Câmara Federal e golpista de primeira hora. Em seguida, sem quorum e sem seguir o rito constitucional, a Constituição de 1946 foi alterada, transformando as eleições presidenciais em “indiretas”. Se a Presidência estava vaga, deveria haver novas eleições. Forjaram eleições “indiretas”. E o General Humberto de Alencar Castello Branco, um cão vendido aos americanos, sujeitinho sem pescoço e traidor, como dizia a minha avó, Castello virou “presidente da república”. Foi a maior infâmia patrocinada pelo Exército Brasileiro em toda a História.

  3. A Globo vem com tudo pra cima da Petrobras
    O Jornal da Noite de ontem (29/04) apresentou reportagem mostrando as vantagens da energia extraída da biomassa, com ênfase para as experiências de extração pela iniciativa privada e para o grande terreno ainda a ser explorado, deixando claro que poderiam ser geradas duas ou três usinas de Itaipu através desse processo. O mais incrível que a matéria finaliza com o Waack deixando a entender que no país do pré-sal, a solução para a energia pode estar muito mais próxima do que a profundidade do oceano. Te cuida Petrobras.

  4. Reafirmo uma coisa: se o PT

    Reafirmo uma coisa: se o PT permitir que a oposição e o PIG sigam dando golpes como fizeram com o mensalão do PT – condenando políticos sem provas – vai correr o risco a cada nova eleição. Enfrentar o PIG e seus golpes é o desafio a ser levado a cabo.

    O que a Veja fez dessa vez passou de todos os limites. O PT não enfrentou Gilmar Mendes e Joaquim Barbosa porque ninguém ainda sabe. Bastava revelar o que a Maria Inês Nassif sobre o inquérito 2474 com as provas que destruiam a tese do mensalão. Não o fez, deixandi seus líderes serem condenados por fazerem parte de um governo eleito democraticamente. Deu munição a uma massa ignorante e preconceituosa para falar que o ETF julgou e condenou o seus líderes. Aceitou o golpe.

    Agora é vítima de outro golpe e nada faz novamente. Ou pior: não anunciou que vai parar de financiar a Veja, a Globo e seus similares golpes com verbas das estatais e sua publicidade. É um crime de covardia!

    A imprensa golpista (veja, Folha, Estadão e Globo) vai seguir seu caminho tentando destruir o PT assim como fizeram com Vargas e jango. No STF, essa corja conta com Gilmar Mendes, Fux e outros mais. Em curitiba conta com o juiz Moro. Em Sâo Paulo conta com quase todo judiciário que esquece na gaveta papeis que incriminam tucanos.

    falam das divisões internas do PT, mas alguém precisa enfrentar essa corja que se alimenta de golpes e segue recebendo verbas federais e envenando o país.

  5. “Não se espere por exceção”.

    “Não se espere por exceção”. Disse tudo. Mesmo porque ganha a eleição, os vencedores saem alegres e omissos. Falta só esclarecer se por falta de força politica ou por medo.

  6. Sei que Jânio de Freitas é

    Sei que Jânio de Freitas é grande profissional de imprensa porque assim o é porque deve ser, segundo sua consciência. Não posso deixar de agradecer a ele por simplesmente existir e por fazer o que faz porque zela por sua profissão. Mais um texto que desmonta e expões a parcialidade de nossas instituições. Que envergonham profundamente a quem precisa ter confiança nas mesmas instâncias que operam na vida de qualquer cidadão. Quem ainda cai no conto das delações, no combate à corrupção, na defesa da honra dos que desviam, mas são pródigos em acusações, nos falsos debates, precisa urgentemente reler Shakespeare e alguns bons livros políticos e econômicos. Nada que não sare com boas reflexões. Podíamos começar com o livro do excelente Raymundo Faoro, aqui da nossa  terra mesmo.

  7. Delação premiada

    O advogado do doleiro vai ter que prestar contas deste fato. Evidentemente que ele até pode usar a delação premiada para revelar quem foi que “pediu” por este serviço no Paraná: Um inacreditável adendo “á posteriori” e um vazamento. que, olha só, foi parar nas mãos de alguém da Veja.

    Que coisa não?

    Pedras irão rolar.

    ps: felizmente a busca pelo esclarecimento do fato parte da própria presidenta. Se fosse o PT, vitorioso na campanha, já estaria deixando o caso cair no esquecimento para não irritar muito os barões da mídia. Petistas ainda acham que podem virar amiguinhos dos barões…

  8. “A Polícia Federal tem

    “A Polícia Federal tem comprovado muita e crescente competência. Mas, nem chega a ser estranho, jamais mostrou resultado consequente, quando chegou a algum, nos vários casos de interferência em eleições. Não se espere por exceção.”

    A Polícia Federal, neste e noutros casos, tem se comportado como mordomo de casa de puta; quem manda é o homem de fora. A patroa só tem que ganhar dinheiro para pagá-lo.

    E olhe que o mordomo é o responsavel pela checagem de quem entra ou não, na casa!

    1. NAO.  O “vazamento” NAO veio

      NAO.  O “vazamento” NAO veio da PF, que nao sabia de nada ate a quinta feira.  Nao houve vazamento.  Houve montagem de factoide pela revista Veja, pre-combinada com quem quer que seja o advogado sem nome que Veja encontrou na terca feira.

  9. Um fato gravíssimo, onde a

    Um fato gravíssimo, onde a liberdade de imprensa foi álibi de um crime, não um direito. 

    Segundo colunista no mesmo jornal, até a Globo foi ameaçada para divulgar esse fato, afinal o fez por medo (de quem?).

    Essa revista foi tão planfletária, foi tanta propaganda política, que muitos eleitores aqui no “Brasil do Sul” saíram vestidos com a camiseta amarela da seleção do “velho Brasil” segurando o semanário como estandarte. Mais que vergonha alheia, tenho indignação por um crime tão óbvio e um pouco de pena por amigos e familiares que caíram feito patinho nessa fábula de porcos.

  10. Sabe no que vai dar?Nada!O

    Sabe no que vai dar?
    Nada!

    O PT/Dilma já estão voando com o piloto automático.

    A temporada de “conciliação” ja está em vigor. O Lulinha “paz e amor” já deve ter dados os conselhos habituais.

    Logo, logo, Dilma participará de alguma solenidade da veja ou da globo.

    Depois da folha e, logo após, do estadão.

    O que eles mais querem é: “esqueçam a capa da veja”!

    E vamos “apaziguar” o parceiro PMDB (sinônimo de alguns carguinhos de primeiro nível) em nome da “governabilidade”.

  11. A nossa  mídia suja e

    A nossa  mídia suja e golpista agiu como sempre age. Já estava sendo aguardada. A novidade, já nem era mais novidade: A mesma revista. Que atende um público conhecido como massa cheirosa, quase bovina, que se delicia com mentiras e armações. Mesmo alertada por jornalistas sérios como o Jânio de Freitas, sente prazer com aquilo que nos causa indignação. De surpreendente apenas a nossa justiça que não inibe nem pune os delinquentes de sempre. Pior, parece incentivá-los. Está manjada essa de apresentar, a cada véspera de eleições, gangsters tipo Demóstenes e seu amigo desmentido pelo Jobin, afirmando que Lula e Dilma sabiam de tudo. Ao que se prestou o advogado do doleiro Youssef – tomara sem ciência da autoridade suspeita – é indicativo de uma espécie bem pior que está sempre ajudando para que a república continue de pé.

    1. Ah, isso é o de menos. Pior é

      Ah, isso é o de menos. Pior é se for verdade o que ele anda espalhando : teria sido convidado para ser ministro da cultura. É surreal demais, claro que é mentira.( ? )

  12. Bala de prata

    Conclusão:A bala de prata existiu e quase matou o Brasil. Acertou perto do coração da Dilma. Sobrevivemos. Foi cometido sem firula ou requinte, grosseiramente mesmo e por aqueles que não temem a justiça. Na base do tudo ou nada.Todos usaram a revistinha do esgoto para a excrecência de sempre, mas as autoridades que mantém o youssef sob custódia, ou são santos de azinhas brancas ou devem muita explicação, que na verdade não há. Foi crime grosseiro. Crime eleitoral grosseiro.

    Quem permitiu a “correção”que na verdade foi uma emenda podre? Inexpressiva para o inquerito mas fatal para a eleição em curso. Quem deixou vazar o que, aliás, só foi feito para vazar? Naquele instante certo. Parece que a revistinha do esgoto sabia antes do vazamento qual seria seu conteudo, incrível. É vazamento combinado, acertado e programado. Houve um “timing” perfeito entre o vazamento, a publicação da revistinha, a republicação dos jornalões e o boato da morte do doleiro, tudo combinado e deixando claro que houve muito acerto antecipado do como, quando e onde,. Como nos crimes que a quadrilha leva um menor já condenado e com ficha sujissima, a escolhida como de praxe foi a revistinha do esgoto que não tem nada a perder.

    Foi tão ou mais grave (será possível?) que a edição do debate do Lula com o collor. O primeiro ficou inpune e esquecido pelo tse, mas não podemos deixar que este último fique. Ou então seria a hora de perguntar: pra que tse? Justiça, pra que?

    1. A bala de prata existiu,

      A bala de prata existiu, vírgula.

      O delator disse que eles “deveriam” saber; a Veja publicou que “eles sabiam”.

      Foi uma capa criminosa, um atentado contra a democracia que entrará para a história.

      A primeira coisa a fazer, agora, é retirar todos os privilégios da delação premiada e exigir que ele explique porquê, e a pedido de quem, ele aceitou participar deste teatro.

      Para isso talvez seja preciso tirar o caso da alçada do juiz Moro. Isso depende do STF.

      Que tenham tanta agilidade para este caso quanto tiveram para com o mensalão.

       

  13. Caro Nassif e demais
    A PF

    Caro Nassif e demais

    A PF tucana acha? A PF séria, tem certeza.

    Bandidagem das grandes.

    Tem mais é que mandar prender esses bandidos e jogar a chave fora.

    Veja, e todo grupo envolvido, tem mais é que responder processo por essa safadeza.

    Saudações

     

  14. Se duvidar a Polícia Política

    Se duvidar a Polícia Política Federal vai acabar arrumando provas contra a Dilma, o Lula e o PT. Cadê o Paulo Lacerda? O Protógenes não tem nenhum amigo na PF?

    1. Volto a dizer : tudo indica

      Volto a dizer : tudo indica que Paulo Lacerda era sério demais, portanto inconveniente. Para se curar dessa falta de caráter foi “promovido “e despachado para Portugal, a procurar cabeça de bacalhau. Quando voltou ao Brasil, depois de tanto “prestígio ” , aposentou-se.

       

  15. Quem ganha quem perde

    O que mais espanta, choca, aterroriza é a constatação de que os responsaveis por estas manipulações todas, guardam um chocante desprezo pela opinião publica brasileira.

    Para esta gente o Brasil não passa de um palco para representarem a Opera bufa que patrocinam, objetivando manter o sistema de corrupção e espoliação dos bens publicos, sem darem a minima importancia que ao se espalhar tanta infamia e mentira em nome de um projeto politico, a consenquencia foi a de dissiminar nos mais desavisados, apenas rancor e preconceito, jogando brasileiro contra brasileiro.

    É assustador constatar que a pior bandidagem esta no poder e manobrarm sem escrupulo algum, no unico intuito de manterem privilegios e espoliação dos bens publicos a que estão acostumados.

    As reformas e no caso a reforma politica é imprescindivel para o governo que se inicia, que é bom frizar não se difere muito dos adversarios na ansia de se manterem no poder, no primeiro momento muito politico pode achar que sairia prejudicado, mas no médio e no longo prazo todos ganharão.

    Alguns nomes que representam esta oposição desviada e imprudente ja deram mostra de que a eles interessam manter um clima de terceiro turno e continuam com o mesmo discurso raivoso, pernicioso, fomentador de preconceito, oportunistico, potencializando em parcelas da sociedade alienada um separatismo criminoso.

    Não existe mais ingenuidade numa parcela expressiva da população, os votos de abstenção brancos e nulos, estão ai pra afirmar isto, seria utopia esperar que aqueles que lutam pelo poder se portassem exclusivamente dentro de parametros éticos, mas para o bem da propria classe politica e daqueles que priorizam unicamente o poder e o acumulo da riqueza é bom lembrar que novos ventos sopram e que para se manterem no poder é necessario nova postura com a sociedade.

    É até sinal de burrice e temeridade não levar em consideração que o passado de manipulação simples e truculenta, ao se substimar a inteligencia desta nova sociedade, tem tudo para gerar instabilidade e seria masoquismo e suicidio, politico e financeiro, patrocinar o qto pior melhor, como projeto politico.

    1. Não, o que choca é ver uma

      Não, o que choca é ver uma parcela da população brasileira ser cúmplice de tanta canalhice. E justo a parcela que se dá o direito de achar que nordestino e o pobre não sabe votar.

       

      1. Alienados

        Pois é… Não é porque o sujeito faz parte da classe média tradicional e possua algum estudo que deixa de ser alienado politico.

        Os coiotes politicos sabem muito bem disto e fomenta entre estes alienados o preconceito que esperam usar em beneficio proprio.

        No fundo esta parcela da população são os conhecidos inocnts uteis, massa de manobra dos aproveitadores de sempre.

  16. é evidente o concluio do juiz

    é evidente o concluio do juiz moro, do senador álvaroro dias

    e do seu suplente joel malucelli nesse golpe.

    se  usássemos o mesmo domínio do fato que o stf usou

    para o mentirão, então, não sobraria pedra sobre pedra neste golpe tucano no paraná..

    parece uma obviedade cristalina.

    youssef denunciara um grande político de londrina,

    terra de álvaro dias, no caso banestado.

    agora, uma sequencia de fatos revigora a tese de que

    o concluio pode ser explicitado com verossimilhança.

    veja que o advogado de youssef  segue a linha tucana.

    foi memmbro  da sanepar, empresa de águas do pr.

    o empresário joel malucelli é dono da rádio cbn curitiba,

    a rádio que ampliou regional e nacionalmente a tal

    da denúncia fajutíssima do youssef contra dilma.

    já registrei aqui a minha indignação disso.

    no domingo a rádio ficou o dia inteiro desdobrando

    e repercutindo essa denúncia contra dilma e lula.

    sob justificativas de todo tipo.

    chamava a reportagem sobre envenenamento.

    morte.

    do hospital,

    afirma e nega, a pf investiga, o ministo manda pf investigar.

    a cada gancho deste, a rádio insisitia nos nomes de dilma e lula.

    e a eleição rolando.

    na segunda-terça, dilma vence, daí  os desdobramentos surpreendentes.

    a rádio faz reportagem da assembleia legistlaiva, tucana.

    entrevista o deputado do dem pluto miró e o presidente da AL, rossoni, tucano.

    ambos confessam que foram eles que repercutiram

    no facebook os tais boatos sobre a morte de youssef, culpa do pt, claro.

    parece evidnte  o conluio entre tucanos e este vaxamento. só não ve quem não quer.

  17. Paulo Costa e Álvaro Dias são tucanos

    Tanto Paulo Costa como Youssef continuam prestando serviços para os tucanos. São conhecidos de longa data. Paulo Costa foi nomeado para a diretoria por FHC. Já Youssef, é o esquentador de dinheiro de Álvaro Dias e outros.

     

    NÃO VAI SOBRAR PEDRA SOBRE PEDRA. FORAM LONGE DEMAIS. CADEIA PARA OS CIVITAS E OUTROS MEMBROS DESSA MÁFIA. CANSAMOS DE SER ENGANADOS!

    http://www.brasil247.com/pt/247/midiatech/158823/Advogado-de-Youssef-confirma-arma%C3%A7%C3%A3o-de-Veja.htm

     

  18. Esse Senhor Bicheiro deve

    Esse Senhor Bicheiro deve decidir se deseja o Bônus da Delação premiada DIZENDO A VERDADE!

    Fica falando coisas para alimentar a oposição não lhe CONFERE status de senhor verdade!

    O benefício da Delação Premiada EXIGE COMPROVAÇÃO DA VERDADE!

    Desse jeito ele pode até falar que o PAPA recebeu propina!

    Desmoraliza o Judiciário, Policia Federal, por que a grande mídia já foi pro brejo!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador