Andre Motta Araujo
Advogado, foi dirigente do Sindicato Nacional da Indústria Elétrica, presidente da Emplasa-Empresa de Planejamento Urbano do Estado de S. Paulo
[email protected]

Um homem nefasto, por André Araújo

José Eduardo Cardozo e Neville Henderson

Incompetência em defender o governo transforma-se em ataque “fogo amigo” 

 

Por Andre Araujo

Sir Winston Churchill era um excepcional frasista, sabia compor numa frase a síntese de um assunto complexo. 

Quando Josef Stalin fechou as fronteiras do bloco soviético na Europa do Leste, Churchill cunhou a frase, “de Stetin, no Báltico até o Mar Negro uma cortina de ferro se fecha sobre a Europa”.

Em 1938, quando Neville Chamberlain era Primeiro Ministro do Reino Unido, e conduzia a política de apaziguamento com a Alemanha nazista, Churchill era seu maior opositor. 

Atribuía grande parte da política pacifista de Chamberlain ao então Embaixador britânico em Berlin, Sir Neville Henderson, bajulador da cúpula nazista e que alimentava Chamberlain com falsas avaliações da situação em Berlin dizendo que Hitler se contentaria com a Tchecoslovaquia como última reinvidicação alemã e dai para frente nada mais iria pedir à França e Inglaterra. 

Uma estupidez única de avaliação. Hitler já tinha manifestado suas intenções muito maiores no seu livro Mein Kampf e qualquer observador mais agudo da Alemanha saberia que as ambições dele não se limitariam à pequena Tchecoslovaquia.

Foi Henderson que incentivou Chamberlain a voar para Munique e assinar o vergonhoso “Acordo de Munique”, pelo qual a Inglaterra e a França deram de graça na bandeja a Tchecoslovaquia aos alemães, apesar de terem garantido sua independência.

Churchill tinha horror a Henderson e sobre ele disse:  “é o diplomata errado no lugar errado na hora errada, tolo e frívolo é um HOMEM NEFASTO”.  

Churchill se referiu a um homem que sem ser líder ou fino analista, era mais um cortesão e bajulador do que operador diplomático e com sua leviana informação sobre as verdadeiras intenções nazistas levou Chamberlain e o governo britânico a um fatal erro de decisão, ao conceder um presente gratuito e sem salvaguardas ao Terceiro Reich. 

A Historia puniu Henderson com a horrível tarefa de pessoalmente entregar a Joachim von Ribbentrop [ministro de Relações Exteriores da Alemanha Nazista], em 1º de setembro de 1939, o ultimato para que a Alemanha saísse da Polônia em 48 horas sobre pena de declaração de guerra, o que aconteceu. Henderson viu ruir toda sua obra de inconsequente apaziguamento de um regime que queria a guerra.

A expressão de Churchill UM HOMEM NEFASTO me veio à mente ao fazer um balanço sobre um Ministro do atual governo que sem ser líder ou operador, é mais definível como cortesão. 

Errou muitas vezes em mal  informar a Presidente e tranquilizá-la sobre ações dentro de seu ministério, quando sua obrigação era alertá-la e ajudá-la a preparar a reação a fatos que aconteceram dentro de seu espaço de comando e sobre o qual ele demonstrou não ter nem controle e nem conhecimento. 

Personagens deste tipo na Historia causam mais estrago do que conselheiros frios e leais que mostram a seu chefe os perigos que estão no caminho à frente, ajudando ao chefe na preparação da defesa, invés de dar garantias que não pode sustentar e cenários róseos que não podem bancar. 

O cortesão agradável e insincero é um tipo muito comum nas cúpulas de Governo e são portadores de desastres formidáveis que vem à galope à sombra de seus agrados.

Churchill no seu Governo de 1940 a 1945 nomeou mais de 200 generais, almirantes, embaixadores, ministros e conselheiros. Errou em dois ou três casos apenas. 

Um raro conhecedor de almas, psicologia, valor, lealdade e personalidade, de seus auxiliares diretos. Dois foram depois Primeiro Ministros (Eden e Mac Millan), seus generais foram enobrecidos como viscondes  pelo Rei Jorge VI (Montgomery of Alamein e Alexander of Tunis) e seus perfis históricos nos dois livros básicos sobre a Primeira Guerra (World Crisis) e Segunda Guerra (History of Second World Wra) são uma aula de governo, diplomacia, estratégia e alta política, mas a base sempre foi sua avaliação das personalidades.

Andre Motta Araujo

Advogado, foi dirigente do Sindicato Nacional da Indústria Elétrica, presidente da Emplasa-Empresa de Planejamento Urbano do Estado de S. Paulo

51 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Passamos da fase da palavra, esta é a mensagem da PF.

    A ação da Polícia Federal na ação do mandado contra Lula, mostra que estão se preparando para criar o confronto armado.

    Segundo os agentes Jurídicos da operação Lava a Jato, a Polícia Federal estava com todo o aparato e armada com fizis semiautomáticos para impedir que manifestantes tentassem defender Lula. Ou seja, a Polícia Federal, conforme o que falam as autoridades judiciais estavam lá para impedir que uma manifestação de pessoas desarmadas impedissem a prisão de Lula.

    Qualquer comandante de qualquer polícia ostensiva do mundo sabe que quando se leva armas para contrapor uma multidão estas armas devem ser utilizadas no caso da multidão desobedecer as ordens da polícia.

    Qualquer comandante de qualquer polícia ostensiva do mundo sabe que para operações normais de contensão de multidões devem ser LEVADAS ARMAS NÃO LETAIS.

    Qualquer comandante de qualquer polícia do mundo sabe que LEVAR FUZIS SEMIAUTOMÁTICOS PARA CONTER MULTIDÕES, leva no caso da utilização destas armas de dezenas ou centenas de MORTES dos manifestantes.

    QUALQUER PESSOA SABE QUE SE UMA MANIFESTAÇÃO É REPRIMIDA COM DEZENAS OU CENTENAS DE MORTES, o que vai acontecer daí por diante é completamente imprevisível, com a necessidade provável de tomada de medidas de exceção.

    FICA CLARO PARA QUALQUER UM QUE O EMPREGO DE ARMAS SEMIAUTOMÁTICAS PELA POLÍCIA FEDERAL É UMA TENTATIVA DE ROMPER A NORMALIDADE DEMOCRÁTICA DO PAIS.

    LEIAM EM https://jornalggn.com.br/blog/rdmaestri/para-que-serviam-os-fuzis

    1. Comentei sobre isso no

      Comentei sobre isso no facebook. A Polícia Federal, ademais, é da modalidade JUDICIÁRIA, afeta ao trabalho de investigação. Eventuais confrontos, como sói ocorrer com qualquer polícia, inclusive as ditas civis nos estados, só são previstos no ato das suas operações de campo e NUNCA, JAMAIS, para prevenir ou arrostar distúrbios de rua. 

      Foi uma demonstração de arrogãncia e até de invasão de competência. Se prevesse eventuais distúrbios que solicitasse a colaboração da Polícia Militar, esta sim, com expertise nesse tipo de ação. 

      Na verdade, se nada ocorrer para obstar estamos caminhando para um abismo. 

      1. Para mim este e mais outros estão sendo atos premeditados …

        Para mim este e mais outros estão sendo atos premeditados de provocação para subir o confronto ao nível de confronto armado.

        Bem disseste, as polícias militares tem expertise, armamento e chefias com experiência em contenção de tumultos.

        Isto deveria ser levado ao ministro da Justiça e ao Chefe da Polícia Militar e até as forças armadas, pois se trata de algo extremamente grave.

  2. Tem mulher que diz que homem

    Tem mulher que diz que homem é um bicho tonto e tem alguns de nós que se esforçam pra mostrar que elas estão certas, principalmente na meia idade. Parece que a presença de uma mulher mais jovem enfraquece o cérebro, assim como a kriptonita enfraquece os músculos do Super Homem. Cada um que faça o que quiser de sua vida, são todos adultos, mas quando as consequências atingem também o país, a coisa muda de figura.
    Um ex-presidente até hoje está enrolado por conta das aventuras com uma jornalista e uma cozinheira.
    Um senador esteve envolvido num escândalo, há alguns anos, por conta do pagamento de pensão a uma filha nascida da relação extra conjugal com uma jornalista. Aliás, dizem que um outro político importante também teve caso com ela, mas morreu do coração.
    E não é só aqui, basta lembrar do caso do Clinton com a estagiária que quase lhe rendeu um pedido de impeachment.
    Aí agora entra o Zé em cena, graaaaande Zé. Sabe-se, há tempos, que a mídia participa ativamente de uma conspiração visando derrubar o governo. O que faz o Zé? Coloca uma jornalista (tem que sempre ser jornalista?) que trabalhava num jornal golpista e depois para uma revista semanal em um cargo no ministério da justiça. Não satisfeito, acaba morando com ela. Dias antes da edição da tal revista publicar a reportagem feita pela moça, o sujeito pede demissão. Sei lá… Outro dia eu vi que “O pecado mora ao lado” iria passar no canal Telecine Cult. Fiquei me perguntando: será que o Zé sentou-se ao lado moça para juntos martelarem “O bife” nas teclas do piano?

  3. Ministro do Daniel Dantas

    Nassif

    O Ministro José Eduardo Cardoso foi um dos que participaram da operação para abafar o caso Daniel Dantas.  Junto, se nao me engano, com o próprio José Dirceu.

    Deu no que deu. Um dia estes casos serão melhor esclarecidos…

     

  4. Dia 13 de março iremos comer

    Dia 13 de março iremos comer coxinhas.

    Caminhando e cantando e seguindo a canção
    Somos todos iguais braços dados ou não
    Nas escolas, nas ruas, campos, construções
    Caminhando e cantando e seguindo a canção

    Vem, vamos embora, que esperar não é saber,
    Quem sabe faz a hora, não espera acontecer

    Vem, vamos embora, que esperar não é saber,
    Quem sabe faz a hora, não espera acontecer

    Pelos campos há fome em grandes plantações
    Pelas ruas marchando indecisos cordões
    Ainda fazem da flor seu mais forte refrão
    E acreditam nas flores vencendo o canhão

    Vem, vamos embora, que esperar não é saber,
    Quem sabe faz a hora, não espera acontecer.

    Vem, vamos embora, que esperar não é saber,
    Quem sabe faz a hora, não espera acontecer.

    Há soldados armados, amados ou não
    Quase todos perdidos de armas na mão
    Nos quartéis lhes ensinam uma antiga lição
    De morrer pela pátria e viver sem razão

    Vem, vamos embora, que esperar não é saber,
    Quem sabe faz a hora, não espera acontecer.

    Vem, vamos embora, que esperar não é saber,
    Quem sabe faz a hora, não espera acontecer.

    Nas escolas, nas ruas, campos, construções
    Somos todos soldados, armados ou não
    Caminhando e cantando e seguindo a canção
    Somos todos iguais braços dados ou não
    Os amores na mente, as flores no chão
    A certeza na frente, a história na mão
    Caminhando e cantando e seguindo a canção
    Aprendendo e ensinando uma nova lição

    Vem, vamos embora, que esperar não é saber,
    Quem sabe faz a hora, não espera acontecer.

    Vem, vamos embora, que esperar não é saber,
    Quem sabe faz a hora, não espera acontecer.

  5. Talento que a DIVA Roussef não tem …

    Um raro conhecedor de almas, psicologia, valor, lealdade e personalidade, de seus auxiliares diretos. Dois foram depois Primeiro Ministros (Eden e Mac Millan), seus generais foram enobrecidos como viscondes  pelo Rei Jorge VI (Montgomery of Alamein e Alexander of Tunis) e seus perfis históricos nos dois livros básicos sobre a Primeira Guerra (World Crisis) e Segunda Guerra (History of Second World Wra) são uma aula de governo, diplomacia, estratégia e alta política, mas a base sempre foi sua avaliação das personalidades.

    A Diva pensa que vai entrar na história por causa da pose. Continua posuda enquanto o mundo desaba !!!

    1. Celso Antônio Bandeira de

      Celso Antônio Bandeira de Mello também dizia o mesmo. Já na última entrevista foi mais contido.

      Ciro Gomes e Requião também apoiavam incondicionalmente a lava jato. Já caíram na real e estão cientes do golpe iminente.

      Não dá para acertar sempre. Mas nunca é tarde para cair na real. E eles já caíram.
       

    2. LADO FRACO

      E, para mim, o Ciro, que antes seria meu candidato preferido, está tomando o caminho errado e, mais uma vez, pode deixar passar o “cavalo encilhado”. Está história de ficar repetindo em toda entrevista que o Lula é rico, pode fazer com que perca, aos poucos a confiança de todos os petistas. E, a meu ver, ele seria o candidato ideal p/ deixar o PT descansar um pouco de tantas “pauladas” que tem levado. Quem poderia ser seu maior cabo eleitoral ? justamente o Lula . Vá ser burro assim lá na conchinchina!

      Quer o que ? Conquistar os tucanos?

  6. Vara do Moro – Investidores com informações privilegiadas?

    Este é um post do Conversaafiada e fala de ganhos na bolsa

    http://www.conversaafiada.com.br/pig/o-povo-nao-e-bobo-vai-a-globo#comment-2554621027

     

    Ana • 25 minutos atrás

    Denúncia,

    Os vazamentos da PF foram usados por investidores para se posicionarem na Bovespa na Sexta-Feira dia 26.02 entre 15h e 15h:30

    Informações privilegiadas da delação de Delcídio do Amaral e o madato de condução coercitiva já eram conhecidas e foram usadas para investidores obterem lucros de MILHÕES em uma semana!

    Vamos aos fatos

    Invisto no mercado financeiro desde 2007 e sou membro do maior Forum de debates dos investidores, a ADVFN, endereço http://www.advfn.com.

    Neste forum todos os papéis são debatidos e no Tópico “Análise Técnica – Palex” o tópico de maior qualidade técnica do site tem um membro chamado FRACTAIS que inventou um rastreador
    quântico, um sistema que antecipa as tendências de movimento dos ativos, o RAQ,http://www.wninvest.com.br/oqu…. O RAQ foi desenvolvido por um programador que também é membro o 42wagner.

    Esse 42Wagner fica a todo momento monitorando o funcionamento do programa e corrigindo enventuais falhas de conexção entre o envio de informações da Bolsa de Valores e o Rastreador Qântico.

    Bom ,foi aí que no dia 26.02 cerca de 15h o 42wager alertou os foristas “Pessoal, Tá rolando alguma loucura. O RAQ trabalha com ticks da bolsa. Eles estão vindo aos milhares no futuros. Uma movimentação que nunca vimos em mais de um ano. Aconteceu alguma coisa louca no mercado preparem-se.”
    foi o Comentário 181865 de 184805 em ANÁLISE TÉCNICA – PALEX.http://br.advfn.com/forum/ibov….

    Neste dia ninguém entendeu nada, todo mundo ficou apreensivo e logo todos concluíram que tinha a ver com a Dilma ou a Lava Jato.

    A corretora Clear também registrou essa “anomalia” e algums usuários ficaram com dificuldade de enviar a ordem. O membro HASBVS que opera pela Clear nesso momento viu um aumento no anormal no volume financeiro, dinheiro novo entrando.

    O dia seguiu, e nós foristas conhecidos como “sardinhas” seguimos investindo mas com cautela na iminência que uma bomba estaria por vir.

    Neste dia o índice Ibovespa regitrou baixa, mas na semana seguinte todos os dias foram de altas expecivas, contrariando a expectativa de muitos analistas que já apostavam em queda para uma correção. As altas foram tão expressivas que os gráficos ficaram sem lógica.

    No dia 03.03 foi quando a revista Isto É explodiu a bomba de Delcício e dia 04.03 foi a condução coercitiva de Lula

    Após esses fatos e altas expressivas com ativos subindo mais de 1.000% os foristas concluíram que o RAQ registrou as entradas dos Insiders.

    Como investidor de longa data sempre quando há entrada de Insiders os ativos sobem muito, pois os Insiders com informações privilegiadas se posicionam em primeiro lugar.

    Porém isso é CRIME, e cabe uma investigação da CVM.

    Será que membros da PF, policiais, delegados, advogados não estão cometendo crime de “Insiders”.

    Se posicionar com infomação privilegiada é crime. A Lava Jato tem nesse sentido um dedo podre que precisa ser investigado.

    Espero que tenha colaborado e gostaria que vocês jornalistas dessem sequência a esse fato pois a PF está se passando de Santa para a população e destruindo um partido político.

     

    1. sempre acreditei…

      porque quem chega tão longe, pode ir mais além ( por qualquer dinheiro fáci )

      muita atenção para com os novos talentos do mercado, porque quando é apenas por minutos, horas e até mesmo dias, não é talento nem fonte de informação exclusiva

      é própria

    2. Denúncia gravíssima, que merece ser “Post” e ser encaminhada

      Denúnica gravíssima que está fundamentada e merce ser Post e tratada pelos órgão fiscalizadores, CVM, Bovespa, Banco Central, etc.

    3. Denúncia gravíssima, que merece ser “Post” e ser encaminhada

      Denúnica gravíssima que está fundamentada e merce ser Post e tratada pelos órgão fiscalizadores, CVM, Bovespa, Banco Central, etc.

  7. Zé tem fama de sedutor, don

    Zé tem fama de sedutor, don juan. Conseguiu seduzir até Dilma. Essa é a única explicação que me vem a cabeça pra manter um incompetente e , não dúvido, traíra ( o vazamento da deleção do Dulcídio). E ela ainda o mantém em reuniões. Enfim, acho que a solução pro país não implodir é Dilma renunciar. 

  8. O que é Nefasto?

     

     Nefasto é um adjetivo masculino que significa algo de mau agouro, que provoca desgraça ou referente à um período de luto e tristeza. A palavra se origina do latim nefastus, que na Roma antiga era utilizado para os chamados dies nefastus, dia em que o tribunal era fechado e seria ilegal despachar assuntos juridícos. Na contemporaneidade, a palavra nefasto sempre foi associada com as trevas ou algo que é mau. Normalmente, dizemos que algo ou alguém é nefasto quando desperta sensações de tristeza, luto ou pensamentos relacionados à morte e ao que é fúnebre. O nefasto também está relacionado com o desconhecido, maléfico ou diabólico. Tudo que causa azar, consequências negativas ou prejuízos para as pessoas.

     

  9.  
    Kamel deu 10′ ao Lula. Vai

     

    Kamel deu 10′ ao Lula. Vai pagar caro

    O Globo é o que é pelo que não deu!​

    Por conspícuo e impávido jornalista Paulo Henrique Amorim

    O livro “O Quarto Poder” reproduz as principais instruções do Roberto Marinho ao seu diretor de jornalismo, Armando Nogueira.
    A segunda instrução: “não quero preto nem desdentado” no jornal nacional.
    (A única exceção era o Pelé.)
    Terceira: se o Brizola se jogar na linha do trem para salvar uma criança, se a criança se salvar e o Brizola morrer, mesmo assim você tem que me consultar para saber se pode dar o nome do Brizola no jornal nacional.
    (Até sexta-feira, essa ordem continuava em vigor. Bastava substituir “Brizola” por “Lula” e “Dilma”.)
    E a primeira, síntese perversa e genial de como administrar um poder monopolista de mídia (nem William Hearst, imortalizado no “Citizen Kane” do Orson Welles foi capaz de dar uma ordem tão clara):
    – O Globo é o que é não pelo que dá mas pelo que não dá!
    (…)

    FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.conversaafiada.com.br/pig/kamel-deu-10-ao-lula-vai-pagar-caro

  10. Bom, mas e a Dilma?
    O texto é bom, mas ainda cabe notar que só Freud explica o papel da Dilma nisso tudo. Como é óbvio, a questão é de fundo sexual, o mesmo que faz um presidente ter caso com a funcionária da maior empresa de comunicação do país.

  11.  Um homem nefasto ou uma

     Um homem nefasto ou uma mulher defasta? Atacar o Cardoso parece-se totalmente inútil. É claro que a Dilma é o grande desastre dessa história toda. Teve duas oportunidades de reverter o quadro. A primeira foi depois da eleição. Era o momento de conceber uma política de estabilização de curto e médio prazo e uma política de crescimento de longo prazo. Optou pelo austericídio. A segunda foi após: (1) o fracasso da manifestação pró impedimento; (2) a decisão do supremo sobre o ritual do impedimento; (3) a grande manifestação de apoio dos trabalhadores à legalidade e contra a política econômica; (4) a queda da Levy; e, (5) o recuo do BC em relação ao aumento dos juros. Optou pela continuidade do austericídio e propôs (!) uma agenda de reformas neoliberais.

    O que fazer agora? Talvez uma reforma ministerial que reúna as forças progressistas ao pouco que de bom há neste governo (Jaques Wagner, etc.). Refiro-me a Ciro Gomes, Roberto Requião e outros. Pessoas de peso e coragem para defender as instituições, brecar o golpe e fazer uma política econômica de combate efetivo à recessão. Colocar as esperanças em melhoras das “expectativas do mercado” é suicídio. A grande “expectativa do mercado” é a derrubada do governo e a venda dos ativos do estado ao capital internacional. Os investimentos no Brasil dependem fortemente do estado, apesar de todo o discurso neoliberal. Só a Petrobras era responsável por perto de 10 por cento da formação bruta de capital fixo. A construção, principal item da FBCF, depende fortemente do financiamento da Caixa, e por aí vai. E há os BRICS e suas novas instituições que devem ser seriamente consideradas. Tudo isso significa que a Dilma deve aceitar o papel de chefe de estado e não de governo.

  12. André, você demonstra um tipo

    André, você demonstra um tipo de conhecimento do funcionamento das instituições que não é baseado puramente em teoria.  Gostaria, se for possível, que você atentasse para o tal Instituto Innovare e o Prêmio Innovare, que é a relação entre o Grupo Globo e o sistema judicial do país. Quanto mais eu visito a página deles, menos eu entendo. Por exemplo, atualmente, a comissão julgadora é formada por muitos juízes, inclusive seis ministros do STF incluindo o presidente); além disso, tem o PGR e o AGU. Independente de quem sejam os ocupantes dos cargos, como podemos avaliar a participação do STF numa instituição como essa? 

    Me intriga, ainda, a história do Instituto, que já nào está disponível no site, mas eu tinha visto que foi uma iniciativa de Márcio Tomaz Bastos. Inclusive, atualmente o diretor do tal instituto é Sérgio Renault, que foi Secretário da Reforma Judiciária no governo Lula. O presidente atual é Ayres Britto. 

    Todas as insitutições do sistema judicial e também todas as associações de magistrados, ministério público e defensoria pública são parceiras da Globo no Innovare.

    1. http://g1.globo.com/politica/

      http://g1.globo.com/politica/noticia/2015/03/premio-innovare-abre-inscricoes-para-praticas-de-modernizacao-da-justica.html

      O “modelo” de usar ongs para cooptação de poder é americano. A GLOBO é especializada nesse tipo de jogo e faz isso há decadas. É obvio o conflito de interesses em chamar para a mesma mesa o Poder Judiciario, o MP e o Ministerio da Justiça

      em NOME DA BOA CAUSA. A boa causa é fundamental para legitimar a aliança, uma especie de ALIANÇA PARA O PROGRESSO. Junta-se tudo no mesmo “party”, o Ministro do Supremo que presidiu o inicio do mensalão, as asssociações de magistrados e procuradores, em nome da “boa causa” há a junção da grande midia e o poder mais que discutivel da Lava Jato

      tudo em um absloto conflito de interesses. Porque a Globo não convidou o Poder Legislativo para participar do Innovare?

      Ou o Itamaraty, CGU, Agencias Reguladoras, Comando do Exercito,  instituições que tambem tem algo a ver com métodos e processos inovadores? A ligação com o Poder Judiciario é absolutamente indevido, claro conflito de interesses.

      INSTITUIÇÕES DE ESTADO não devem participar de arranjos com interesses privados, a Globo é um interesse privado.

      1. Muito a propriado.

        Nunca gostei dessa e doutras promiscuidades.

        Não pode dar coisa boa, mesmo quando parece que legal e legitimo.

        O  que mais me impressiona que estudaram tanto para depois serem serviçais dos poderosos.

        Tem gente que serve para ser serviçal.

        Tem os que se recusam a se-lo e estes ficam na Historia.

        E  no Brasil não são muitos, infelizmente!

         

  13. Chamberlula

    Então fica assim: o Zé Eduardo é reencarnação de Neville Henderson e a culpa de todo esse angu-de-caroço é dele.

    André, eu tenho outra versão.

    Saca só.

    Os mil e um arranjos do lulopetismo com as quadrilhas conservadoras de Pindorama são, por assim dizer, a versão pindorâmica do Acordo de Munique.

    A política de apaziguamento sempre foi a essência do lulopetismo.

    Cedeu aqui, cedeu ali. Acreditou nas promessas. Achou que já era da turma. Quando se deu conta, a Wehrmacht tava fungando no cangote, a Luftwaffe vinha de cima, a Kriegsmarine dava suas porradinhas e , apertado na praia, só restava um chamamento à Nação pra lançar no mar tudo que flutuava.

    O problema é o seguinte: Lula tem moral pra convocar uma grande procissão de barquinhos para atravessar o canal?

    É ver.

    Acorda, André! Nessa historinha, Luiz Inácio é o próprio Chamberlain…

    …Sem chapéu e sem guarda-chuva.

    E olha que, treteiro como ele só, Lula é bem capaz de transformar essa “Invasão da Polônia” que foi sua condução coercitiva em uma Drôle de Guerre…

    Desconfio de que dos lances que rolam nos bastidores não aparece nem a pontinha do iceberg.

    Mutatismutando:

    “Esta manhã, tive uma conversa com empresários, banqueiros, a Globo, pastores evangélicos e os norte-americanos. E aqui está o papel por mim assinado. Alguns de vós talvez já tenham ouvido aquilo que ele contém mas gostaria de lê-lo para vós. Chama-se Cartinha ao Povo Brasileiro.”

    Essa cartinha foi a licença pra Lula morar no “10 Downing Street” de Brasília.

     

    1. Interessante sua comparação.

      Interessante sua comparação. Lula tentou sim apaziguar grupos que ele achava que eram inimigos naturais. Deu um poder desnecessario e inédito ao Ministerio Publico Federal ao aceitar uma lista triplice de eleição interna NÃO prevista pela Constituição, quando poderia indicar quem ele quisesse dentro do quadro de procuradores de carreira.

      Criou um absurdo conceito de cotas no Supremo, cotas para negros, mulheres, nordestinos, pensando com isso criar aliados e só alimentou adversarios novos a partir de quem julgava amigos, alguns até improvaveis, como ex-advogados do PT.

      Sua cooptação funcionou como a Tchecoslovaquia que Chamberlain deu a Hitler. Chamberlain achou que Hitler lhe ficaria eternamente grato, Hitler achou aquilo uma prova de fraqueza de Chamberlain, a mesma coisa ocorreu com Lula.

      Na REALPOLITIK respeita-se mais o chicote que o presente.

  14. A história sempre se
    A história sempre se repete
    Neville Henderson e Cardozo
    Globo 64,Globo atual!
    Dilma com o Cardozo acredito sim que ela foi iludida por ele!
    Igual a Marina com o apoio ao Aécio,que com lábia com certeza a iludiu e com isso ME DESILUDIU!
    DEVE SER COISA DE MULHER!(acho que não sou machista!!)

  15. Oh Tempos!

    Nassif: o artigo achei-o bom, mas o título, pesado.

    Por diversas vezes manifestei meu desencanto com nosso então ministro da Justiça. Disse até que a areia era muita para seu caminhãozinho toco por estrada esburacada. Você também, nunca o poupou de suas acertadas críticas.

    Porém o adjetivo do título penso esta desproporcional à pessoa. Até porque, não se pode olvidar a trajetória desse político.

    Se imitou Ronaldo na Copa de França, quando deveria rememorar uma jogada de Pelé ou de Garrincha, isto é outra história.

    Agora, precisamos saber se agiu como agiu de moto próprio ou seguindo ordens, como o “fenômeno”. O ministro pode muito, mas não pode tudo. De quem?

    Desde o começo de seu “ministério” achei-o minguado para o cargo. E foi ele ficando e diminuindo, até chegar onde chegou. Saiu apequenado.

    Tenho que ainda é cedo para medirmos os estragos políticos, já que os sociais estão por conta da recessão mundial.

    Posso até considerar uma administração “nefasta”. Mas não o homem, que pode ter culpa, e muita. Mas não há dolo, como nos ingleses…

  16. Zé orienta Agripino sobre rasteira em novo ministro

    Vazou para imprensa sobre o telefonema do Zé da justiça para o Zé Agripino (seu quase compadre, dito por suas palavras), e a sua explicação foi pedir para “não entrar com o processo contra o novo ministro”.

    Evidências deixam claro que as orientações do procedimento foram feitas pelo próprio Zé Cardoso. A oposição não cogitava em nenhum momento essa direção.

    Sabedor do que aconteceria na sexta-feira (sequestro de Lulla), ele assegurou a imobilidade de um novo ministro para melar o golpe.

    Não devemos também colocar a cangalha nas costas de Dilma. O Brasil nunca viu tantas obras sendo tocadas ao mesmo tempo, mais a sua inesperiência com a política tem nos causado desastres em todas as áreas. 

    Quando no governo Lula, ele era responsável pela direção política, mais ao sair deixou-a sozinha com a jararaca PMDB, Zé, Assis Oliva e tantos outros.

    E uma última pergunta: Porquê um ex-presidente não pode participar de um governo de seu próprio partido?

    Teremos governo até 2018?

     

  17. E covarde

    Acertou em cheio, André: cortesão agradavel e insincero, não esquecendo de também dizer um covarde, que ficou no cargo durante todo esse tempo e quando soube que o pau ia quebrar pra valer, foi o primeiro rato a sair do navio, apenas alguns dias antes, deixando o ministério em meio ao tumulto.

    Causa-me espécie que a presidente Dilma ainda confie nessa figura.

  18. Nada de pessoal conheço que

    Nada de pessoal conheço que desabone a conduta do ex-ministro José Eduardo Cardoso. Até mesmo essa fama de “cortesão”, Mas mesmo que conhecesse isso seria irrelevante para a discussão.

    Agora, não tenho dúvidas nenhuma que esse “nefasto” cabe bem na sua condição de gestor de uma pasta estratégica para quem quer realmente exercitar o Poder na sua plenitude. Sua gestão, mesmo aqui e ali se sobressaindo em algumas iniciativas,  foi um desastre onde, dada a conjuntura, jamais poderia assim se revelar: na gestão da Polícia Federal. 

    Defendê-lo imputando-lhe o epíteto de republicano é desconhecer que o republicanismo nada tem a ver com falta de pulso. Um chefe, um comandante, um responsável, tem como principal e imprescindível obrigação fazer valer sua posição e não se socorrer de platitudes para justificar omissões. 

    O liame hierárquico existente entre a corporação citada e o chefe da pasta da Justiça em nenhuma hipótese ou situação se rompe ou mesmo só esmaece. Tais conjecturas, absurdamente afrontosas a institucionalidade e nocivas para uma gestão eficaz de uma instância armada, deveriam ter sido confrontadas desde o primeiro dia dos governos Dilma. Fazê-lo agora será muito mais custoso politica e administrativamente falando. 

     

  19. Não sei se alguém já disse, então digo:

    Acho que, com o vazamento, o Zé acabou por prestar um serviço a Dilma, a Lula e ao PT: a m…

    foi jogada no ventilador antes de ser este ligado! Se foi por bem ou por mal não dá sabe!

    1. Tem gente que diz que

      Tem gente que diz que realmente foi isso. Assim que souberam divulgaram para matar no ninho. 

      Agora fica a dúvida, porque a Isto É? Provavelmente por isso mesmo. As outras estão dentro do esquema consorciado com Moro, alguns procuradores e alguns da PF.

  20. Nomeados de Lula

    Este excelente artigo, nos remete as nomeações de Lula. Nomeações republicanistas, como Joaquim Barbosa, ou outras como escolher Dilma para sucessora. E dilma segue esta linha, mantendo Cardozo e Mercadante em cargos importantes.

    Interessante, como ninguém alertou Lula, ou ele não quis ouvir, o que deu na mesma. Qualquer entrevistador de RH que tivesse entrevistado Joaquim Barbosa, pro cinco minutos, teria desmascarado o homem com extrema facilidade. Mas ninguém o entrevistou.

    Na verdade, Lula sabia que Joaquim Barbosa tinha processos gravíssimos contra ele, até mesmo por ter espancado a própria esposa. e mesmo assim, Lula hesitou um pouco, mas o nomeou para o Supremo, e daí em diante deu precedentes para toda o golpe da direita.

    Este é o estilo Lula de governar, brincar de roleta russa com seu governo e com o país, e por em risco um projeto de governo que seria a vida Digna dos mais humildes.

    1. Concordo plenamente. Lula

      Concordo plenamente. Lula acha que se pode ser mais realista que o rei e está pagando por isso. Ele podia ter aprendido com alguns amigos que inimigos são sempre inimigos e nem todos os amigos são sempre amigos. O Lula pensa que todo o mundo é bonzinho.

    2. A ESQUERDA É INGÊNUA

      Lula foi inocente desde o começo de suas gestões ao nomear o PGR “escolhido” pela categoria.

      Foi muito ingênuo em algumas nomeações para o STF com “indicações técnicas” e “plurais”, desprezando o “estrago” que um Ministro do STF pode causar em uma única decisão enviezada.

      Também se equivocou enormemente em várias nomeações “políticas” para cargos importantes em sua gestão.

      Dilma exasperou o quadro dando continuidade a esse método suicida, pois tem ainda menos argúcia e capacidade de análise que Lula.

      Não se está aqui defendendo que Lula e Dilma deveriam ter “aparelhado” o MPF, STF e outras posições sensíveis do Estado, mas também não foi inteligente adotar um republicanismo puro para fazer composição com setores tradicionalmente carreiristas e conservadores que jamais foram republicanos (vide a liminar que autorizou o pagamento de auxílio-moradia a juízes e procuradores, além da nova LOMAN, ambos de autoria do Fux).

      Esses “acidentes de percurso” de Lula e Dima foram de uma ingenuidade indesculpável.

      Já a direita não tem esse pudores, sabem o que precisa ser feito e fazem sem titubear. Eis porque muito se diz que a esquerda é incompetente.

  21. A hora e a vez do Judiciário
    Diizer o Direito – classicamente, jurisdição -significaria não poder distribuir (dizer ), enfim entregar ( administrar parcelas da ) Justiça. Nesta hora de risco ímpar?

    Afinal, e que disto se lembre o STF – das palavras do Procurador. Ninguém está acima da Lei. Ninguém. Nem mesmo o Juiz.

    Outra ilusão do republicanismo do Nefasto. A independência funcional da sua Polícia seria sua ‘ verdadeira autonomia ‘.

    Pergunta-se, qual seria o percentual de Delegados Federais que se atreve a investigar MP? (e existem, de fato ) Isto para se ver a extensão prática do conceito ‘nefastiano’ de ‘independência: acredito que 5 a 10%…

    Cortesão, talvez. Nefasto, sem dúvida. Mas em todo caso, um mistificador jurídico de primeira.

  22. Com a Globo não se pode mais recuar.
    “Um apaziguador é alguém que alimenta um crocodilo esperando ser o último a ser devorado.”Winston Churchill, novo integrante do Almirantado da Grã-Bretanha, sobre Chamberlain, que tentou vários acordos com Hitler na tentativa de evitar a eclosão da segunda guerra mundial. E cada vez que Hitler avançava, Chamberlain recuava.

  23. Acho que é uma questão de simbiose

    Em minha experiência profissional, tenho notado que chefias autoritárias tendem a se cercar de assessores fracos. Dilma não é excessão. Montou uma equipe de gente boazinha, incapaz de discordar, como Cardozo, Gleisi Hoffman e tantos outros. Antes Dela, Fernando Collor, dotado de um voluntarismo escandaloso, montou uma equipe muito parecida com a de Dilma, na qual destacavam-se nulidades como Zélia Cardoso de Mello, Cabrera, Magri e outras figuras incapazes de discordar do chefe.

  24. Outro exemplo

    Nem precisamos cruzar o Atlântico.

    José Eduardo Cardozo é o Assis Brasil da Dilma.

    Com uma diferença brutal: na década de 60 as informações não corriam com a mesma velocidade que agora, não chegava nem perto. Dilma foi avisada zilhões de vezes, pelas mais diferentes fontes, de quão nefasto, incompetente e traíra é o Cardozo. Nada fez.

    A conta esta chegando (e vem a cavalo).

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador