Rainhas – Retratos da Cultura Brasileira reúne personalidades da Cultura Popular

O livro integra o projeto Monarquia Popular Brasileira com curadoria de Ju Millan que desenha o primeiro inventário sobre o verdadeiro reinado

Rainhas – Retratos da Cultura Brasileira reúne personalidades exponenciais da Cultura Popular em publicação inédita

O projeto Monarquia Popular Brasileira (MPB), idealizado e estruturado por Ju Millan com a intenção de pesquisar e documentar publicamente contextos curiosos e identitários que compõe o Brasil territorial, apresenta sua primeira publicação: Rainhas – Retratos da Cultura Brasileira, uma homenagem a figuras notáveis, que por meio de suas trajetórias contribuíram para a construção de um Brasil rico e plural.

A escolha pela fotografia como meio de apresentação principal, convida o público a se identificar não só com as histórias, mas também com a diversidade e beleza do povo brasileiro. O livro é uma inspiração e um chamado para darmos continuidade aos caminhos e tradições apresentados pelas rainhas.

A publicação contará com cópias exclusivas para aquisição, sorte do público geral, visto que a grande maioria dos exemplares será distribuído entre cerca de cem escolas públicas do interior de São Paulo. Serão contemplados 16 municípios na região metropolitana de campinas, com o intuito de levar as raízes da cultura brasileira aos 20 mil alunos que cursam o ensino médio.

Com prefácio do escritor, professor e historiador, compositor brasileiro e babalaô no culto de Ifá Luiz Antônio Simas, o projeto foi realizado por meio do Programa de Ação Cultural de São Paulo, Proac, e levou cerca de três anos para ser concluído. A ideia, entretanto, é proveniente de uma curiosidade antiga da curadora: “quando criança, sempre via por aí placas e lugares que eram “rei disso”, “rainha daquilo”, e me perguntava quem eram essas pessoas, essa realeza”, comenta Ju Millan. Já adulta, tendo herdado o faro pesquisador dos galeristas da família, definiu o recorte e escolheu as primeiras personagens com base em critérios como representação estadual e diversidade de manifestações culturais para esta edição

Os convites para a participação no livro foram recebidos com entusiasmo e emoção pelas próprias rainhas e os respectivos familiares daquelas que já não estão mais entre nós. “É um privilégio poder homenagear e compartilhar um pouco da trajetória destas personalidades incríveis que escrevem a nossa história e preservam a cultura e identidade brasileira.”

Foram muitas pesquisas, ligações para centros de cultura e mensagens trocadas , nas mais diversas cidades ao redor do País até chegar no resultado esperado, que conta com uma foto colorida e um breve perfil de cada persona. Figuras ilustres como Ivone Lara, a rainha do Samba, e Dona Dainda, Rainha Kalunga, e outras cujo livro acaba por apresentar em território nacional, como Pokket Nery, Rainha do Samba Junino, e Efigênia Rolim, a Rainha do Papel de Bala, compõe uma variada documentação dos pilares femininos no cenário cultural brasileiro. “Entretanto, é nítido, e precisa ser falado, que estamos muito distantes de apresentar todas as rainhas, figuras fortes e potentes que compõem a Realeza Brasileira, nessa primeira edição”, adianta Ju.

O Projeto MPB teve como ação primordial a produção de oito minidocs sobre a realeza da capital paulista, com homenageados como Padre Júlio Lancelotti – Rei das Ruas; Gilson Rodrigues – Rei de Paraisópolis; Débora Garofalo – Rainha da Robótica e Elinéia Jesus – Rainha da Reciclagem. Após o lançamento do livro Rainhas do Brasil, a Monarquia Popular Brasileira pretende desenvolver mais dois impressos: Os reis do Brasil e Castelos: Arquitetura Popular Brasileira. A ideia é ter um box da MPB com as três publicações.

Haverá um evento celebrando a chegada dos exemplares no Bar Balcão, às 18 horas do dia 06 de novembro, onde serão expostos retratos de algumas das rainhas publicadas. . Aberto ao público.

Sobre a Monarquia popular Brasileira:

Instagram: @monarquiapopbr

SERVIÇO | VENDA

direto no perfil @monarquiapopbr
Valor sugerido: R$120,00

EVENTO DE LANÇAMENTO
Bar Balcão R. Dr. Melo Alves, 150 – Cerqueira César, São Paulo – SP, 01417-010
Data: 06 de novembro de 2023
Horário: 18 horas

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador