Sugerido por Pedro Penido dos Anjos
Do Estadão
Quem viu o filme de Stanley Kubrick “2001 — Uma odisseia no espaço” se lembra do monólito, aquela pedra lisa encontrada por um astronauta na órbita de Júpiter, que se revela estar ali há milhões de anos como uma espécie de alarme.
Sua descoberta por terrenos significaria que essa raça predatória e assassina já tinha a capacidade técnica de invadir, e fatalmente envenenar, o Universo. O monólito era um aviso. Esta interpretação não fica clara no filme, mas o titulo do conto de Arthur C. Clarke no qual Kubrick e o próprio Clarke basearam seu roteiro é “O sentinela”.
Haveria um momento na vida das pessoas ou das sociedades em que funcionaria um alarme parecido com o que alertou o Universo para a chegada dos temíveis humanos, no filme. Pode-se especular sobre qual seria esse momento para um judeu na Alemanha, nas primeiras manifestações do nazismo, por exemplo.
Seria a pregação racista do partido mesmo antes de assumir o poder? Seria o que já se sabia do pensamento de Hitler e outros teóricos do fascismo? Qual o exato instante em que este hipotético judeu se convenceu que era preciso fugir do holocausto que se aproximava?
Para muitos o aviso nunca veio, ou veio tarde. Muitos não acreditaram que o nazismo chegaria ao poder e depois aos seus excessos. E pagaram por não reconhecer o momento. Demorou algum tempo para que o resto do mundo se desse conta do que estava acontecendo na Alemanha nazista.
O fascismo foi visto como um bem-vindo antídoto para a ameaça comunista. Já havia perseguição a judeus e outras minorias no país e a companhia Ford continuava fazendo negócios com a Alemanha — e continuou a fazer negócios depois do começo da guerra. Henry Ford era um notório antissemita, mas os produtores de Hollywood que desencorajavam críticas ao regime de Hitler nos seus filmes para não perder o mercado alemão eram todos judeus. Nenhum reconheceu o momento.
Na falta de um sentinela para nos alertar que os bárbaros estão tomando conta, resta confiar no nosso instinto. Quando chegará o momento que nos convencerá que isto aqui não tem jeito mesmo, e a procurar uma saída? Será que o momento já veio e já foi, e nós não notamos? E sair pra onde? Pra dentro, para a alienação e a burrice induzida, ou para fora, com o euro caro desse jeito?
Luis Fernando Veríssimo é escritor.
Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.
Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.
“com o Euro caro desse jeito” ?
Duvido que esse texto seja do Veríssimo.
Tá mais pra post no facebook. Ou papinho do aliança liberal.
Está no Estadão
http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,o-alarme,1132327,0.htm
Isto que dá comentar sem
Isto que dá comentar sem gugar. Mas é uma febre nos dias atuais. o pessoal parece que tem tara pra comentar bobagem. Vê um botão de comentar e vai, e fala a primeira coisa que vem na cabeça, geralmente antes de ler o texto.
É dele sim. Tanto é que o “
É dele sim. Tanto é que o ” moleque muambeiro de maiame da Veja” vestiu a carapuça e destila seus “notáveis” conhecimentos para ridicularizar, (vejam só!) o Veríssimo.
Esse moleque é, de fato, de outro planeta.
Olha o alarme!!!
Desculpe, Artaud, mas essa
Desculpe, Artaud, mas essa ironia é típica do Veríssimo, sim…
“Na falta de um sentinela
“Na falta de um sentinela para nos alertar que os bárbaros estão tomando conta, resta confiar no nosso instinto. Quando chegará o momento que nos convencerá que isto aqui não tem jeito mesmo, e a procurar uma saída?”:
Nao seja por isso: hora de sair do estadao,Verissimo.
Realmente, o texto não tem a
Realmente, o texto não tem a cara do Verissímo!!, pessoalmente quando leio algo que recorre ao Nazismo para causar impacto, fico imaginando quanto de verdade verdadeira já foi publicado a respeito do assunto, pois os VERDADEIROS E UNICOS VENCEDORES DA 2ª GUERRA, QUE CONTARAM A ” ESTORIA” DE ACORDO COM AS SUAS CONVENIÊNCIAS estão até hoje conduzindo o mundo para o abismo, quem duvidar leia o livro O SEQUESTRO DA AMÉRICA. Obs. há muitos livros que contam as histórias que precisam ser mantidas em segredo, pois enquanto os donos do poder manter a humanidade na ignorância e desinformação o poder e domínio deles continuam.
O texto foi publicado no
O texto foi publicado no Estadão de ontem!
O capitalismo não é santo… o comunismo muito menos… aliás…
digo… quase satânico… mas os próprios documentos escritos pelos líderes nazistas são reveladores que a prática da ideologia nacional-SOCIALISTA foi o momento mais próximo da realização do mal absoluto em toda a história da humanidade!
Cara, o teu “apelido” macula a imagem do maior de todos os brasileiros! Passe a utilizar Adolf H.
Tem que se ler com cuidado
O texto numa interpretação apressada pode soar como mais um daqueles que polulam no colunismo da midia nativa e tentam induzir quem lê a enxergar a realidade de forma catastrofista em que tudo vai de mal a pior e o fim esta próximo, mas na verdade denuncia algo que o mestre Nassif inumeras vezes tem alertado, quando se soltam os cães da guerra é muito difcil recoloca-los de volta ao canil, para criar o clima que acham necessário a virar a preferência do eleitorado na últimas 3 eleições nossa midia entrou em uma espiral de radicalização que pouco a pouco foi se irradiando para uma parcela da sociedade que se torna mais e mais reacionária e intolerante, no passado tivemos um episódio no Rio onde uma manifestante agrediu a dentadas outra que divergia dela, agora uma ancora de telejornal apaludiu o “justiçamento” de um suposto delinquente que foi surrado e amarrado a um poste, o que mais nos espera após as eleições de outrubro? ganhando a situação seguiremos na espiral? Ganhando a oposição serão os cães de guerra amordaçados e retornados ao canil? Ou será que no esforço de atuar como oposição partidária a midia jogou o país no caminho da exacerbação irreversivel dos conflitos latentes que sempre estiveram presenttes na nossa sociedade? Acho que é disso que fala o Veríssimo.
Na minha simplória opinião, o
Na minha simplória opinião, o monolito já esteve presente em 2010.
O mesmo foi avistado na campanha de José Serra e, foi tocado quando do inconformismo e indignação que se seguiram após a declaração da vitória de Dilma Roussef.
Aliás, não consigo tirar da cabeça o ápice desta onda, a “infeliz” declaração de uma certa Mayara Petruso, algo como pedir um favor de matar um nordestino afogado.
Nova Zelândia
Junto com o Equador dois destinos dignos de nota.
O texto ao meu ver contém um
O texto ao meu ver contém um questionamento válido para o momento atual. Até quandovamos assistir essas protomilicias fascistas agindo de forma absolutamente antidemocrática e criminosa?
É necessário estabelecer na prática os limites democráticos para as manifestações dos indivíduos que estão definidos na lei.
Até quando? Até começarem a queimar pessoas de verdade no lugar dos bonecos?
Matar já mataram.
A protomilícia fascista é de esquerda…
…todos os envolvidos são ligados a partidos com SOCIALISTA no nome!
…assuma que a violência nas ruas do Brasil é vermelha!
Normalmente eu não
Normalmente eu não responderia esse sujeito para não alimentar o troll, mas a ASNEIRA que ele colocou foi tão grande que vale a pena a réplica.
Nomes não querem dizer nada.
O PPS tem o termo SOCIALISTA no nome e defende a agenda neoliberal do PSDB. É um partido de direita.
O PSDB tem o termo SOCIAL DEMOCRACIA no nome e não tem nada de social democrata porque defende uma agenda e tem uma prática de governo abertamente neoliberal.
O PTB tem TRABALHISTA no nome e não tem nenhuma preocupação com os trabalhadores.
O PP tem o termo PROGRESSISTA no nome e é um partido conservador.
O DEM mudou de nome porque a sigla PFL era sinônimo de corrupção e autoritarismo. Agoram o DEM já está com a mesma fama (justificada) e eles querem mudar de nome de novo.
Só o PT se manteve fiel ao nome defendendo sempre os interesses dos trabalhadores.
Até o partido nazista tinha a palavra SOCIALISTA no nome e era um partido de extrema direita que perseguiu e matou socialistas, comunistas e sociais democratas.
Eu acompanhei de perto as manifestações na Avenida Paulista e ví (ninguém me contou, eu mesmo ví) a atuação de grupos organizados com tática e discurso fascista.
Retificando
PPS = Partido Pró-Serra;
PSDB = Propinas Sempre, em Dezenas de Bilhões;
DEM = DEMóstenes & Cia.
Observe mais atentamente….
Observe mais atentamente….
Veríismo é sempre muito bom.
Veríismo é sempre muito bom. A crônica dela da quinta-feria da semana passada achei uma das melhores de um bom tempo pra cá. Segue abaixo o link do blog do Juca Kfouri que replicou o texto:
http://blogdojuca.uol.com.br/2014/02/o-incrivel-e-o-inacreditavel/
O incrível e o inacreditável
31
Juca Kfouri
13/02/2014 14:12 Comunicar erroImprimir
POR LUIS FERNANDO VERISSIMO, em “O Globo” de hoje
“Incrível” e “inacreditável” querem dizer a mesma coisa — e não querem. “Incrível” é elogio. Você acha incrível o que é difícil de acreditar de tão bom.
Já inacreditável é o que você se recusa a acreditar de tão nefasto, nefário e nefando — a linha média do Execrável Futebol Clube.
Incrível é qualquer demonstração de um talento superior, seja o daquela moça por quem ninguém dá nada e abre a boca e canta como um anjo, o do mirrado reserva que entra em campo e sai driblando tudo, inclusive a bandeirinha do córner, o do mágico que tira moedas do nariz e transforma lenços em pombas brancas, o do escritor que torneia frases como se as esculpisse.
Inacreditável seria o Jair Bolsonaro na presidência da Comissão de Direitos Humanos da Câmara em substituição ao Feliciano, uma ilustração viva da frase “ir de mal a pior”.
Incrível é a graça da neta que sai dançando ao som da Bachiana nº 5 do Villa-Lobos como se não tivesse só cinco anos, é o ator que nos toca e a atriz que nos faz rir ou chorar só com um jeito da boca, é o quadro que encanta e o pôr de sol que enleva.
Inacreditável é, depois de dois mil anos de civilização cristã, existir gente que ama seus filhos e seus cachorros e se emociona com a novela e mesmo assim defende o vigilantismo brutal, como se fazer justiça fosse enfrentar a barbárie com a barbárie, e salvar uma sociedade fosse embrutecê-la até a autodestruição.
Incrível, realmente incrível, é o brasileiro que leva uma vida decente mesmo que tudo à sua volta o chame para o desespero e a desforra.
Inacreditável é que a reação mais forte à vinda de médicos estrangeiros para suprir a falta de atendimento no interior do Brasil, e a exploração da questão dos cubanos insatisfeitos para sabotar o programa, venha justamente de associações médicas.
Incrível é um solo do Yamandu.
Inacreditável é este verão.
Esta soando o alarme,….
O ataque do Tio Sam que esta acontecendo na Venezuela é o último sinal de aviso antes que as coisas explodam por aqui. Houve um recuo estratégico ao se constatar que o povo brasileiro, em sua quase totalidade, repudia os manifestantes “encomendados” pelo Tio Sam (houve alguns casos em que black blocs foram linchados por populares).
O primeiro sinal aconteceu ha alguns anos, quando a quarta frota estacionou no Atlântico Sul.
Nuvens negras no horizonte, … espero que, em segredo, nosso governo esteja se preparando. Reconheço que separar pessoal de confiança nas nossas forças armadas é muito dificil, em virtude da doutrinação pró USA que aconteceu em nossas fileiras por décadas, contaminando o sentido de lealdade à Pátria. Mas, apesar das nuvens negras no horizonte, é preciso ter fé.
Será que Veríssimo viu o ovo?
No filme O Ovo da Serpente – que me impressionou muito – fica visível para nós que havia, sim, sinais do que estava para vir, naqueles tempos complicados na Alemanha, antecedentes à segunda guerra mundial.
Muito mais gente sofreu e muito, por lá, não apenas os judeus – porém, no caso destes os sofrimentos e a visibilidade foram maiores em razão da máquina de matá-los que foi montada, contrariando toda a história da humanidade dita civilizada.
Por outro lado, quando nos acontecimentos mais recentes o papa Francisco estava para chegar ao Brasil, inúmeras pessoas, inclusive eu, nos manifestamos contra carro aberto, essas coisas. Quebramos a cara: a vinda do papa foi uma festa.
Deus queira que Veríssimo, um dos meus escritores preferidos, não precise zarpar para a Europa. Espera-se que as autoridades tenham o bom-senso de escolher que necessárias providências tomar para que o futuro próximo e o distante sejam mais distendidos e promissores.
Pessimismo
Conforme vou me informando e observando o mundo em que vivemos, mais certeza tenho que, estimo nos próximos 40 ou 50 anos, as coisas irão piorar muito antes de uma revisão profunda dos nossos princípios para adentrarmos numa nova era mais humana.
Crises econômicas, guerras por interesse, ganância política e empresarial, desrespeito aos direitos individuais, esgotamento dos recursos do planeta, aumento desenfreado da população, concentração de poder, perda dos princípios da família, manipulação da massa são só alguns sinais que me vem à mente neste momento. Muitos outros existem e novos aparecerão.
Também imagino um enfraquecimento da globalização, fechamento das fronteiras e aumento da intolerância entre os povos.
Num mundo em crise grave, a lei viraria papel morto. A anarquia dominaria e os governos existentes ficariam impotentes. Salve-se quem puder.
O que pensar dos Palestinos
O que pensar dos Palestinos que estão passando pelo mesmo perrengue desde a decada de 50.
preocupação maior é que hoje não precisamos de loucos…
conjuntura mundial é das piores que já tivemos, de uma fraqueza sem igual, pois mostra que tudo pode se desenvolver de maneira livre e espontânea…………..por minorias
pondo na equação da barbárie das ruas:
não é mais preciso que um louco domine uma nação para destruir uma outra ou a mesma que dominou
considerando o significado do monolito no fato de que, no tempo, toda razão mais moderna nunca conseguiu se desvencilhar do princípio de dominação
é como se cada participante ativo fosse “o louco”…
sendo que nenhum precise tomar o poder
apaguei o que coloquei depois…
porque não será por culpa da sociedade como um todo…………..
virá por um defeito histórico nas entranhas do capitalismo, o de nunca encontrar o que se procura…………………..
salvaguardando assim quem procura apenas o suficiente
Para alguns povos , o
Para alguns povos , o “sentinela” ou o momento crítico é quando a serpente morde o próprio rabo. Identificar esse momento é difícil , mais prudente é se preocupar quando sentir os dentes do ofídio no seu rabo …
Léo Huberman já alertava sobre o perigo real
que se constituia o fascismo alemão. Todos aqui do blog, acredito que a maioria já leu, deveriam ler o belísimo livro a História da riqueza do Homem. O livro é indispensável a qualquer comentador e acionista político, ainda que se resuma a dar pitaco em blogs. Na conclusão do texto Léo alerta fortemente o perigo real do fascismo, os métodos e afirma, em 1932, que os fascistas iriam tomar o poder na europa…
Agora temos petróleo… agora vamos experimentar um pouco o que é ser venezuela… Ou alguém aqui ainda acha que a “crise” eterna da venezuela tem a aver com Hugo Chaves ou bolivarianos? Venezuella tem muito petróleo… e uma má, péssima, notícia: nós também… Bem vindos ao mundo do terrorismo.
Da minha parte, eu adianto, e espero estar errado e tudo não passar de um delírio meu. Se entrarmos numa guerra civil, não pouparei coxinhas e mascarados.. aviso dado.
Junho 2013!
O Alarme aqui no Brasil tocou em Junho de 2013! As autoridades (todas, de todos os partidos) viram, ficaram perplexas e agiram como ‘pais velhos’ superprotetores como se nada tivesse acontecido!
Hoje chegamos ao absurdo de termos BO contra a policia porque a mesma impediu algum quebra quebra!
LFV mais uma vez com sua habitual lucidez!
Se até o calmíssimo Veríssimo
Se até o calmíssimo Veríssimo diz, não posso discordar! Ele já viveu bastante e tem muita experiência.
É dele sim. O Estadão está
É dele sim. O Estadão está sendo distribuído “de grátis” no meu prédio e eu o li assim que chegou e postei aqui.
As Cartomantes, os Tarólogos
As Cartomantes, os Tarólogos e afins falam em conjunturas, em conjunção de estrelas que levam a um determinado cenário de acontecimentos…
Estamos para viver isto este ano nas próxima eleição….
É que assumirá o cargo de Presidente das eleições de 2014, ou seja do TSE, o não menos desconhecido Gilmar mendes, notório e sem pudor para achincalhar o PT.
Desejou aprovar o partido da Marina dentre outras coisas…
O que ele não fará, COMO O GRANDE SENHOR na justiça que condena SEM PROVAS VINDAS DE ACUSADOR SEM CARÁTER?
O Problema da Dilma não são seus opositores…
É a justiça contra o PT, a justiça sem provas, que acusa inocentes que contribuem democraticamente com condenados sem provas!
Basta que alguem pago por inimigo acusa e produza provas, sem contra – provas para que justiçeiros saiam a condenar…
Duvidam?
Pergunte e veja as provas do PIZZOLATO!
O que vemos na Venezuela, que
O que vemos na Venezuela, que é um pais riquíssimo em petróleo, é que está sendo controlado por um bando de militares que tem como inspiração a ditadura dos Castro. Tomaram o poder através do louco Chaves, que destruiu boa parte do país, na ânsia de transforma-lo em uma cópia rica de Cuba. Claro que este governo tem apoio da grande massa da população que, lá como aqui, não tem estudo, educação e sensibilidade para ver o que acontece. Hoje falta papel higiênico – dentre os muitos itens básicos e não básicos, nos supermercados, inclusive nos do governo (é, lá o governo tem uma rede enorme de supermercados), que foram criados para combater os supermercados “capitalistas” que existiam no pais, o desabastecimento é geral. A inflação está na casa dos 50% ao mês. As liberdades sociais estão sendo tolhidas, a imprensa sofre sensura, as redes de TV foram tomadas pelo governo e suas emissoras entregues a seguidores chavistas, a imprensa escrita – a que ainda tem certa liberdade vigiada – está tendo dificuldade de comprar papel para produzir seus jornais. Estudantes saem para manifestar e são recebidos a bala, pela polícia, exército e por milícias civis armadas pelo governo federal e os tiros vêm de armas apontadas para a cabeça dos manifestantes… É, se este não é o nosso monólito, não consigo ver a possibilidade de um outro. Nosso país caminha na mesma direção. Maduro utilizou-se de Lula em sua campanha, o líder petista disse na peça publicitária que Maduro sempre o impressionou, que ele (Lula) o apoiava, pois ambos tinham o mesmo pensamento… É ou interrompemos isso agora, ou será tarde demais!
Monolito?
Não li… parei de ler o Verissimo há um bom tempo…
Monolito? 1964? Ah… para com isso…
Essa gente tá envelhencendo mal pra cacete!