Observatório das Eleições lança livro sobre o processo eleitoral 2022 e o futuro da democracia no Brasil

A obra que será lançada em fevereiro é organizada por Leonardo Avritzer, Eliara Santana e Rachel Callai Bragatto

Foto: Arquivo/Elza Fiúza/Agência Brasil

O Observatório das Eleições mergulhou no processo eleitoral de 2022, um dos mais complexos das últimas décadas no país, em meio a desinformação e as ameaças contra a democracia. Agora, toda a pesquisa e análise sobre essas questões serão expostas no livro “Eleições 2022 e a reconstrução da democracia no Brasil”, que chega ao público pela Autêntica Editora em fevereiro.

A obra é organizada pelo professor de Ciência Política da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Leonardo Avritzer e pelas pesquisadoras Eliara Santana e Rachel Callai Bragatto.

Por meio de uma série de artigo, divididos em quatro partes, o livro apresentará a “conexão entre as eleições de 2022, o resultado eleitoral e a governabilidade nos próximos quatro anos, a partir da perspectiva dos desafios para a reconstrução democrática”, explica a organização.

Nas análises, os pesquisadores de diversas imergem sobre temas que vão do meio ambiente à configuração do Legislativo, passando por questões de raça e gênero, redes e desinformação, justiça e opinião pública, governos estaduais e atores coletivos.

Assinam os textos parte da obra os autores: Alexandre Arns, Amanda Mota, Ana Luísa Machado de Castro, Beatriz Rey, Bia Calza, Carla Rosário, Carlos Machado, Carlos Ranulfo Melo, Danusa Marques, Eduardo Barbabela, Eliara Santana, Fabiano Santos, Fábio Kerche, Felipe Nunes, Flávia Biroli, Francisco Kerche, Gustavo Paravizo, Helena Dolabela, Helena Martins, João Feres Júnior, Leonardo Barros, Leonardo Avritzer, Luciana Santana, Maria Alice Silveira Ferreira, Marisa von Büllow, Marjorie Marona, Marta Mendes, Pedro Paulo de Assis, Priscila Delgado de Carvalho, Priscila Zanandrez, Rachel  Callai Bragatto, Thomas Traumann e Viviane Gonçalves Freitas.

“Democracia é coisa frágil. Defendê-la requer um jornalismo corajoso e contundente. Junte-se a nós: www.catarse.me/jornalggn”      

Observatório das Eleições

O Observatório das Eleições foi criado em 2018, pelo Instituto da Democracia e da Democratização da Comunicação (INCT/IDDC). O longo dos últimos anos, o grupo produziu centenas de análises sobre as questões centrais envolvidas nos processos eleitorais.

Nas eleições de 2022, o coletivo contou com a parceria de 14 veículos de imprensa. No período, pelo menos 80 autores, de mais de 50 instituições, escreveram para o Observatório, cobrindo todas as regiões do país.

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador