Realidade e ficção são linha tênue em novo livro de Jamil Chade

Jornal GGN – Estreando no universo da ficção, o jornalista Jamil Chade se debruçou sobre a história de uma refugiada em “O Caminho de Abraão”. A luta por segurança de quem pode conviver na Síria antes e depois do conflito iniciado em 2011 são o mote da obra, que chega ao público pela Editora Planeta Brasil.

Hagar é o nome da mulher francesa que dá vida aos caminhos escritos por Chade. Ela, que é filha de imigrantes argelinos, se supera até conseguir estudar nas melhores universidades de seu país. Quando contratada por uma multinacional, a personagem é enviada para coordenar investimentos milionários de uma fábrica na Síria, antes da guerra. Contudo, o confronto que tomou força há cerca de 7 anos leva a mulher a cumprir ordens criminosas para garantir sua sobrevivência.

Jamil Chade já cruzou fronteiras com imigrantes e refugiados, visitou acampamentos da ONU na Europa, África e Oriente Médio, e traçou uma fuga para a personagem pelo Oriente Médio, repetindo o trajeto que Abraão, o patriarca dos monoteístas, percorreu milênios de anos atrás. Morte e tolerância, espiritualidade, ambição profissional, o Ocidente e o submundo das classes abandonadas, compõem o livro que foge da ficção quando traz à tona a realidade de milhares de pessoas.  

“Desejaria que esse livro fosse apenas uma ficção. Mas, lamentavelmente, não o é. Vivemos um período perigoso. Liberdade de pensamento e conquistas garantidas nas últimas décadas estão sob ameaça. Um mundo em que líderes populistas contam meias-verdades e vendem soluções fracassadas. Em partes do mundo, essa política é traduzida na construção de muros. Em outras, num extremismo religioso à serviço de um projeto de poder. Não temos líderes, mas charlatões e vendedores de ilusão, sustentados pela arma do ódio e do medo”, pontua o próprio autor, Jamil Chade.

Chade, que é correspondente internacional, já acompanhou algumas das principais negociações de paz atuais. O jornalista também faz parte de uma rede de especialistas no combate à corrupção organizada pela Transparência Internacional e foi um dos pesquisadores da Comissão Nacional da Verdade, que investiga os crimes da Ditadura no Brasil.

Nesta última década o autor publicou cinco livros no Brasil e nos Estados Unidos. Dois desses foram finalistas do Prêmio Jabuti. Na Suíça, Chade recebeu o prêmio Nicolas Bouvier por sua obra sobre a fome.

Sobre o livro
O caminho de Abraão – Fé, amor e guerra em travessias separadas pelo tempo

Autor: Jamil Chade

304 páginas.

Preço: R$ 45,90

 

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

View Comments

  • O refinamento de nossos internacionalistas

    Jamil Chade é o correspondente internacional mais articulado (e mais bem preparado) nos dias de hoje. Junto com Gilles Lapouge, forma o que ainda resta de excelência no tradicional jornal da família Mesquita. Estou muito ansioso para logo começar a ler a obra. 

    A propósito, não é a primeira vez, nos últimos tempos, em que internacionalistas brasileiros, comumentemente ligados à carreira diplomática ou à academia, buscam construir uma narrativa interseccional entre a ficção e a realidade. Muito recomendo a leitura da obra "O Punho e a Renda", do embaixador Edgard Telles Ribeiro.

     

Recent Posts

Confira os atos do 1º de Maio, com shows e ações sociais pelo país

Em São Paulo, o presidente Lula participa do ato do Dia do Trabalhador. Confira a…

36 minutos ago

Índice de Preços ao Produtor desaba em março, por Luís Nassif

Em relação aos grupos industriais, houve alta em 11 deles e queda em outros 11.…

1 hora ago

Promoção da equidade de gênero no trabalho avança, mas tropeça nas pequenas empresas

Em meio a desigualdades salariais, assédio e lacunas legais, advogada destaca avanços e desafios para…

2 horas ago

A melhora no mercado de trabalho, por Luis Nassif

O maior empregador continua sendo o serviço público, seguido de Empregador sem CNPJ (ou seja,…

3 horas ago

Justiça determina novo prazo para prescrição de ações de abuso sexual infantil

Em vez de contar a partir do aniversário de 18 anos da vítima, prazo agora…

13 horas ago

O que diz a nova lei para pesquisas com seres humanos?

Aprovado pelo Senado, PL segue para sanção presidencial e tem como objetivo de acelerar a…

14 horas ago