5 de junho de 2026

Ameaça? Bolsonaro planeja desfile com tanque de guerra no dia da votação do voto impresso

"Esse desnecessário passeio de veículos militares pela Esplanada é uma provocação e tem cara de ameaça", diz o governador Flávio Dino
Foto: Agência Brasil

Jornal GGN – Jair Bolsonaro pretende liderar um desfile com “um comboio de veículos blindados, incluindo tanques de guerra e lança-mísseis”, na manhã de terça-feira (10), quando, segundo o site UOL, a Câmara deve ser reunir para votar a PEC do voto impresso, por ordem do presidente da Casa, Arthur Lira.

Siga o Jornal GGN no Google e receba as principais notícias do Brasil e do Mundo

Seguir no Google

A jornalista Thaís Oyama, responsável pela informação no UOL, chamou a ideia de Bolsonaro de “demonstração de força” e exibição de “músculos”. “Quem tinha esperanças de que Jair Bolsonaro fosse baixar o tom pode perdê-las agora”, afirmou.

O governador do Maranhão Flávio Dino (PSB) chamou o passeio de ameaça. “Esse desnecessário passeio de veículos militares pela Esplanada é uma provocação e tem cara de ameaça. Evento deverá ser cancelado. Nação precisa de serenidade e paz”, comentou no Twitter.

O deputado federal Paulo Teixeira (PT) também reagiu na rede social. “Não nos intimida”, escreveu.

Segundo a colunista, oficialmente, o desfile é motivado pela entrega a Bolsonaro de um convite para assistir ao “maior treinamento militar da Marinha no Planalto Central”, com participação inédita do Exército e da Aeronáutica.

A investida de Bolsonaro ocorre em meio a uma crise com o Poder Judiciário. Na semana passada, o presidente do Supremo Tribunal Federal, Luiz Fux, cancelou reuniões com o extremista de direita, após ataques sofridos principalmente pelo ministro Luis Roberto Barroso. Presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Barroso virou o saco de porradas preferido de Bolsonaro, após travar uma guerra em defesa da segurança da urna eletrônica. No TSE, há pelo menos seis ações que podem levar à cassação de Bolsonaro.

Redação

Curadoria de notícias, reportagens, artigos de opinião, entrevistas e conteúdos colaborativos da equipe de Redação do Jornal GGN

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Mais lidas

As mais comentadas

Colunistas

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 9 anos. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É...

Carla Castanho

Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN

...

Faça login para comentar ou registre-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendados para você

Recomendados