Brasil é o país que mais perdeu floresta tropical no mundo em 2021, diz The Guardian

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

Dos países que possuem floresta tropical, Brasil foi recordista, com mais de 1,5 milhões de hectares perdidos em 2021

Reprodução The Guardian

O Brasil foi o país que mais perdeu floresta primária tropical no mundo, em 2021. A informação é de uma série especial do jornal britânico The Guardian sobre a era da extinção e desmatamento da floresta tropical.

“A destruição ‘implacável’ da floresta tropical continua apesar da promessa da Cop26”, traz a manchete. “Da Amazônia brasileira à bacia do Congo, os trópicos perderam 11,1 milhões de hectares de cobertura arbórea no ano passado, incluindo 3,75 milhões de hectares de floresta primária crítica para limitar o aquecimento global e a perda de biodiversidade.”

E dos países que possuem floresta tropical, o Brasil foi o recordista. Foram mais de 1,5 milhões de hectares perdidos em 2021 no Brasil, segundo o World Resources Institute, o que representa 40% do total dessa mata perdida no mundo.

Em proporções sobre as florestas nacionais, o Camboja foi o país que mais perdeu: 1,5% de sua floresta tropical nacional.

A Amazônia é parte significativa destas perdas. “Os alertas apontam que partes da Amazônia correm o risco de se converter de uma floresta tropical a uma savana.”

As razões explicitadas pela reportagem britânica são o agronegócio: “De acordo com os números, houve um aumento particularmente preocupante no desmatamento no oeste da Amazônia brasileira, ligado ao desmatamento em grande escala para pastagens de gado ao longo das estradas existentes.”

A foto que ilustra o titular, inclusive, é de área desmatada na floresta amazônica, em 2019, do território indígena Mura.

As florestas tropicais são chave para os compromissos selados pelos países no acordo da Cop-25 para interromper e reverter o desmatamento até o final da década.

Ao The Guardian, um porta-voz do governo brasileiro respondeu que o país “estava comprometido com o acordo florestal de Glasgow que visa eliminar o desmatamento ilegal até 2028 e dedicou recursos extras para atingir a meta”.

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador