4 de junho de 2026

Brasil já desmatou 33% de sua vegetação nativa, segundo MapBiomas

Levantamento do MapBiomas aponta que o país registrou um aumento de 13% de perda de áreas naturais nos últimos 39 anos em decorrência da ação humana
Fernando Frazão - Agência Brasil

Um novo relatório do MapBiomas, divulgado nesta quarta-feira (21), mostra que o Brasil perdeu 33% da vegetação nativa de seu território, que incluem áreas de mata e campos dos biomas, superfície de água e áreas naturais não vegetadas, como praias e dunas, desde 1500.  

Siga o Jornal GGN no Google e receba as principais notícias do Brasil e do Mundo

Seguir no Google

Até 1985, o saldo negativo de áreas naturais somava 20% do território nacional. Nos últimos 39 anos, o Brasil perdeu mais 110 milhões de hectares dessas áreas, o que equivale a 13% do território. 

A perda da vegetação nativa nos biomas brasileiros tende a impactar negativamente a dinâmica do clima regional e diminui o efeito protetor durante eventos climáticos extremos”, explicou o coordenador geral do MapBiomas, Tasso Azevedo.

O estudo, que mapeou 29 classes ou tipos de uso do solo, ainda considerou o mapeamento de vegetação nativa recuperada a partir de 2008, quando foi instituído o Fundo Amazônia e o Código Florestal foi regulamentado pelo Decreto nº 6.514, que estabelece mecanismos de compensação por danos ambientais.

Esse material é uma fonte farta de informação para a gente fazer esse debate público com a sociedade e poder planejar o ordenamento territorial do Brasil de uma maneira a estar preparado para um futuro sustentabilidade”, disse o pesquisador do MapBiomas Eduardo Vélez, em coletiva de imprensa. 

Fonte: “Projeto MapBiomas – Mapeamento Anual de Cobertura e Uso da Terra no Brasil” – Coleção 9

Biomas

O estudo do MapBiomas identificou que 64,5% do território nacional é coberto por vegetação nativa e 32,5% é ocupado pela agropecuária, a atividade  que mais desmata no país. 

Entre 1985 e 2023, a metade do total das áreas naturais perdidas no país se concentrou na Amazônia, que perdeu o equivalente a 55 milhões de hectares, uma redução de 14%. 

Proporcionalmente em relação ao próprio tamanho, as maiores perdas de vegetação nativa foram registradas no Pampa (28%), seguido pelo Cerrado (27%), Amazônia (14%), Caatinga (14%), Pantanal (13%) e a Mata Atlântica (10%).

Destaca-se o Pantanal, onde a perda mais acentuada foi na superfície de água, que passou de 21% em 1985 para 4% em 2023.  Já as áreas de vegetação herbácea e arbustiva aumentaram de 36% em 1985 para 50% do bioma até o ano passado.

 “A gente vê por exemplo que o Cerrado e o Pampa têm uma perda proporcional muito alta, praticamente em torno de 27% e 28% do que tinha em 1985. Isso mostra uma tendência muito grande e acelerada de mudança nesses 39 anos, em contraste com outros biomas, por exemplo o Pantanal”, destacou Vélez.

Fonte: “Projeto MapBiomas – Mapeamento Anual de Cobertura e Uso da Terra no Brasil” – Coleção 9

Estados

O relatório aponta também que dos 27 estados da federação, apenas o Rio de Janeiro apresentou um pequeno aumento de vegetação nativa nos últimos 39 anos, que passou de 30% para 32% de seu território. 

Enquanto isso, as outras 26 unidades da federação tiveram redução, sendo as mais expressivas em Rondônia, que passou de 93% em 1985, para 59% de cobertura vegetal nativa em 2023; seguido do Maranhão, de 88% para 61%; Mato Grosso, de 87% para 60%; e Tocantins de 85% para 61%.  

De acordo com o MapBiomas, atualmente os estados com maior proporção de vegetação nativa são Amapá, com 95% de cobertura; o Amazonas, também com 95%; e Roraima, com 93%. Já os estados com menor proporção de vegetação nativa são Sergipe, com apenas 20%; São Paulo, com 22%; e Alagoas, com 23%. 

Fonte: “Projeto MapBiomas – Mapeamento Anual de Cobertura e Uso da Terra no Brasil” – Coleção 9

Florestas públicas

No levantamento também foi feito um recorte na perda de cobertura vegetal das florestas públicas não destinadas, ou seja, que ainda não tem uso específico definido, como Unidades de Conservação, Terras Indígenas e concessões florestais. Segundo o estudo, essas florestas representam 13% da Amazônia e ainda mantêm 92% de sua área coberta por vegetação nativa.

Temos uma área florestal maior que o Estado de Minas Gerais, ainda sem destinação na Amazônia Legal. Essas áreas são mais suscetíveis ao desmatamento em relação às florestas que estão sob algum regime de proteção. É importante e urgente destinar essas áreas e transformá-las em territórios protegidos. A conversão dessas áreas para algum tipo de uso antrópico agravaria ainda mais a atual crise climática” pontou Luís Oliveira, da equipe da Amazônia do MapBiomas.   

Fonte: “Projeto MapBiomas – Mapeamento Anual de Cobertura e Uso da Terra no Brasil” – Coleção 9

Corais

Pela primeira vez, o MapBiomas também identificou 20,4 mil hectares de corais resos na costa leste brasileira. O estudo destacou, no entanto, que pelo tempo de formação dessas estruturas, não há variação considerável da extensão ocupada por elas de 1985 a 2023.

De acordo com o levantamento, 72% dos recifes de corais estão em Unidades de Conservação Marinha, sendo que a maior delas fica na Unidade de Conservação APA Ponta da Baleia, em Abrolhos, no sul da Bahia, com uma área de mais de 6 mil hectares.

Fonte: “Projeto MapBiomas – Mapeamento Anual de Cobertura e Uso da Terra no Brasil” – Coleção 9

Leia também:

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 9 anos. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Assine a nossa Newsletter e fique atualizado!

Mais lidas

As mais comentadas

Colunistas

Ana Gabriela Sales

Repórter do GGN há 9 anos. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

Camila Bezerra

Graduada em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Universidade. com passagem pelo Jornal da Tarde e veículos regionais. É...

Carla Castanho

Carla Castanho é repórter no Jornal GGN e produtora no canal TVGGN

...

Faça login para comentar ou registre-se.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendados para você

Recomendados