São Paulo registra recorde histórico de focos de queimadas, com 48 cidades em alerta máximo

Ana Gabriela Sales
Repórter do GGN há 8 anos. Graduada em Jornalismo pela Universidade de Santo Amaro. Especializada em produção de conteúdo para as redes sociais.

A onda de incêndios já deixou 48 cidades paulistas em alerta máximo para queimadas. Duas pessoas morreram e mais de 800 tiveram que deixar suas casas

Foto: © Joédson Alves/Agência Brasil

O estado de São Paulo registrou, só nos primeiros 23 dias de agosto, 3.175 focos de incêndio. O número alarmante bate um triste recorde histórico, considerando todos os meses de agosto analisados nas cidades paulistas desde 1998, quando o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) começou as medições dos dados por meio do Programa Queimadas. 

Só entre sexta-feira (23) e sábado (24), São Paulo contabilizou 1.886 focos de incêndio, o maior número já registrado em um dia no estado, sendo quase seis vezes maior que o total registrado durante todos os 31 dias de agosto de 2023, que somaram 352 incêndios.

O índice deste mês, que ainda deve aumentar, ultrapassa inclusive a marca de agosto de 2010, quando foram contabilizados 2.444 focos de fogo em São Paulo. Além disso, o número representa 63,8% do total de 4.973 focos registrados no estado este ano. 

Alerta máximo

A onda de incêndios já deixou 48 cidades paulistas em alerta máximo para queimadas. Duas pessoas morreram e mais de 800 tiveram que deixar suas casas desde que o fogo começou, na sexta-feira, segundo o gabinete do governo estadual.

A crise ambiental – provocada por atos criminosos e agravada pela baixa umidade do ar, ventos e as altas temperaturas – afetou os céus de algumas capitais brasileiras. Neste domingo (26), pelo menos Brasília e Goiânia amanheceram encobertas pela fumaça.  

O crescimento dos incêndios não ocorre só em São Paulo e também foram registrados no Pantanal, no Cerrado e na Amazônia.

De acordo com as autoridades o cenário é preocupante e “atípico”. Ontem, o presidente Lula (PT) e a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, se reuniram com representantes do Ibama, em Brasília, para anunciar medidas sobre o caso.

Investigações

A Polícia Federal (PF) também já investiga a ação humana nos biomas, com 31 inquéritos abertos entre Amazônia e Pantanal, e dois em São Paulo.

Neste final de semana, três homens foram presos acusados de causarem incêndios intencionais. Duas das detenções aconteceram em São Paulo e uma em Goiás.

Leia também:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador