Diretas Já! Hoje é aniversário do grande movimento nacional

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Jornal GGN – Em 25 de janeiro de 1984, São Paulo recebeu o melhor presente de cidadania: milhares de pessoas lotaram a Praça da Sé exigindo seu direito. Foi o grande comício das Diretas!

Diretas, Já!, bradava o povo, num rastilho de cidadania que atingiu todo o Brasil.

No dia 25 de janeiro de 1984, a Praça lotou, com mais de 300 mil pessoas bradando contra a ditadura e exigindo seu direito de votar para presidente. O comício exigia o fim da eleição indireta para presidente da República, governadores de Estado, prefeito de capitais e parte do Senado.
 
Mídia e população estavam alinhadas num mesmo discurso de liberdade. Juntos, apoiaram a campanha pela aprovação da emenda constitucional Dante de Oliveira, deputado federal pelo Mato Grosso. A emenda não foi aprovada, mas o povo saiu fortalecido na luta contra o regime militar.
 
Eis algumas fotos da maior luta cidadã já vista por este país.
 
 
 
 
 

 

 

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

19 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Eu estava lá!!!

    Diretas para Presidente!

     Foi no aniversário da cidade de São Paulo, em 25 de janeiro, há 30 anos. A chuva na ‘terra da garoa’ não tirou o entusiamo do povo que enchia a praça em frente à catedral da Sé. No palanque, Fernando Henrique e Lula, futuros chefes da nação, e muitos artistas, como Fernanda Montenegro, Gilberto Gil, Chico Buarque e Fafá de Belém. O governador de São Paulo, Franco Montoro, disse que ‘mais do que 300 mil pessoas, ali estavam as esperanças de 130 milhões de brasileiros’. No fim da ditadura, crescia o clamor poe eleições diretas para escolher o Presidente da República. O ‘comício da Sé’ abriu uma série de manifestações que reuniram as maiores multidões de nossa História. As ‘Diretas já para Presidente’, no entanto, só aconteceram em 1989.

    Chico Alencar, autor de BR-500, Um guia para a redescoberta do Brasil, Editora Vozes.

     

  2. E hoje centenas de pessoas

    E hoje centenas de pessoas sairam às ruas do Brasil para protestar contra uma Copa que já está praticamente pronta.

    E passa tudo na TV.

    Acho que nesse aspecto o país melhorou muito.

    1. Essa é boa: protestar contra

      Essa é boa: protestar contra um evento pronto. Se de um ponto de vista o Brasil melhorou, sob outro, vemos um bando de bestas quadradas protestando contra a Copa. Aposto que quando foi o país foi anunciado como sede estavam comemorando junto aos telões da globo. Ou na frente da tela da TV jogando videogames. Ou viajando p/ disnellândia. Parece que o número de sem-noção vem aumentando em progressão geométrica…

  3. LULA: “PRECISAMOS APRENDER A

    LULA: “PRECISAMOS APRENDER A VALORIZAR A DEMOCRACIA”

    Em vídeo divulgado na internet, o ex-presidente Lula lembra, neste sábado (25), a realização, há exatos 30 anos, do maior comício pelas Diretas Já, no país, que ocorreu na Praça da Sé, em São Paulo, pela luta do voto direto no Brasil; “O dado concreto é que nós fizemos talvez a campanha mais extraordinária que esse País já conheceu, porque ela conseguiu unificar todo mundo, ela conseguiu unificar o movimento sindical todo, o movimento estudantil todo, muitos empresários, todos os partidos políticos – com exceção dos partidos de direita – e, na medida em que a campanha foi criando força, foi criando um incômodo para algumas pessoas, que preferiram fazer um acordo com os militares para uma transição pacífica do que fazer as eleições diretas para presidente”, afirma Lula
    25 DE JANEIRO DE 2014 ÀS 15:52

    247 – Num vídeo de 3 minutos e meio, o ex-presidente Lula lembra, neste sábado (25), a realização, há exatos 30 anos, do maior comício pelas Diretas Já, no país, que ocorreu na Praça da Sé, em São Paulo. Milhares de pessoas se juntaram ao ex-presidente Lula e a diversas personalidades da política e da classe artística para entoar o grito pelo direito ao voto.

    Neste vídeo, o ex-presidente rememora este dia e também os outros comícios que marcaram época no que ele chama de “o maior movimento cívico na história dos 500 anos do Brasil”. Lula lembra também que mesmo com a derrota no Congresso Nacional, o movimento das Diretas Já foi o que conseguiu acabar com o regime militar que comandava o país.

    Lula afirma ainda que se sente muito feliz de ter vivido e participado de todo o movimento das Diretas Já e ressalta que “nós precisamos aprender a valorizar a democracia”. “Foi exatamente a campanha das Diretas que conseguiu fazer com que a gente, mesmo através do colégio eleitoral, acabasse com o regime militar e elegesse o Tancredo (Neves) presidente da República – que não tomou posse, tomou posse o presidente Sarney, que era o vice dele, porque o Tancredo foi internado e morreu”, descreveu o ex-presidente, falando sobre o movimento pelo direito ao voto.

    “O dado concreto é que nós fizemos talvez a campanha mais extraordinária que esse País já conheceu, porque ela conseguiu unificar todo mundo, ela conseguiu unificar o movimento sindical todo, o movimento estudantil todo, muitos empresários, todos os partidos políticos – com exceção dos partidos de direita – e, na medida em que a campanha foi criando força, foi criando um incômodo para algumas pessoas, que preferiram fazer um acordo com os militares para uma transição pacífica do que fazer as eleições diretas para presidente”, afirma Lula no vídeo.

    “Precisamos aprender a valorizar a democracia. A democracia, em qualquer lugar do mundo, foi conquistada às custas de muita luta, de muito sacrifício, de muita morte. A democracia não foi de graça em nenhum lugar do mundo”, diz.

    http://www.brasil247.com/pt/247/brasil/128156/Lula-precisamos-aprender-a-valorizar-a-democracia.htm

     

  4. e a Globo também participou

    e a Globo também participou dessa parte da história, mentindo e ocultando a campanha, não so ocultando, dizendo que ela era para comemorar o aniversário de São Paulo, o verdadeiro fim da picada.

  5. Re-reescrevendo a História

    A bem da verdade, o movimento das” Diretas Já” teve seu primeiro comício quase um ano antes, em Pernambuco (31/mar/1983 e estendeu-se por dezenas de comícios em diversas cidades e capitais pelo país.

    Portanto, o movimento já tem 30 anos desde o ano passado.

      1. E antes dele … e depois dele

        Sim, Celso, é isso, e antes deste do Pacaembú (o primeiro em SP) houve pelo menos uns quatro em outros estados, dentre uns 30 ou 40, que ocorreram espalhados pelo país por mais de um ano.Portanto o aniversário do movimento (e não de um dos comícios) é  31;mar (1983).

  6. Certamente a política

    Certamente a política brasileira estaria muito melhor com a aprovação da emenda Dante de Oliveira.

    A derrota no Congresso representou também o “fim do PMDB”, com a migração de filiados da Arena para o partido (sem isso jamais haveria o “centrão” e mais recentemente o fisiologismo).

  7. um milhão na Presidente Vargas e eu lá…

    que orgulho ter participado, se não me engano em meados de Abril

     

    aproveito e trago a lembrança dos cariocas de agora que aqui temos um grande batalhador, incansável, chegando ao ponto de ter que se deslocar, sempre com o maior prazer, para vários pontos de reunião, estatais,autarquias e sindicatos, num só dia e sempre, toda semana, todo mês, enfim, pouco lembrado mas de muita importância para todas as nossas conquistas……………………Jorge Bittar

     

    abraço forte e meus agradecimentos por tudo que ele fez por todos nós, trabalhadores das estatais

     

    vida longa e muita paz e luz

    1. é mesmo…

      que diferança de hoje em dia, né lenita!?

       

      às vezes, e geralmente num ai do coração, me arrasto impressionado pelas pessoas se esquecerem uma das outras com tanta facilidade

       

      mas deve ser da idade que, por sinal, não era para inter ferir tanto

  8. O paraoooo

    De Lurdes Nassif a todos da, multimidia do dia

    aos clips e filmes postado, hoje foi uma viagem

    no  tempo pois vivi e estou muito feliz com a geraçao

    do meu ou do nosso tempo,pessoal de carater

    bom fim de semana a todos.

    Viva  Sao Paulo,escola de vida.

  9. Nassif, pra você que é um

    Nassif, pra você que é um observador dos meios de comunicação, e como eles se mantêm, há uma reportagem interessante no Clarin, sobre a novela Avenida Brasil, da Rede Globo. Veja este trecho:

     

    ˜En la Argentina, desde su estreno el 16 de diciembre pasado, la telenovela figura entre los programas más vistos y generalmente días encabeza el rating. El fenómeno de audiencia es el mismo que sucedió en todos los países en donde se emitió. Su productora, Rede Globo vendió los derechos de exhibición en 124 países y la tira fue doblada a 18 idiomas. Según la revista Forbes de los Estados Unidos,Avenida Brasil es un auténtico y millonario negocio de la televisión mundial: con una inversión de 91 millones de dólares de producción, Globo recaudó nada menos que dos mil millones de dólares, lo que la convierte en la telenovela más rentable de la historia hasta ahora.˜

    http://www.clarin.com/espectaculos/exito-avenida-brasil_0_1073292877.html

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador