Após show midiático, Guido Mantega é absolvido em inquérito na Zelotes

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

 
Jornal GGN – O ex-ministro da Fazenda, Guido Mantega, foi excluído das acusações pela Polícia Federal no esquema da Operação Zelotes. Instaurado em 2015, Mantega virou alvo por suspeita de atuação para modificar decisões do Carf (Conselho Administrativo de Recursos Fiscais) a favor de uma empresa. Em maio de 2016, a imprensa mobilizou o noticiário para acusar o ex-ministro. Isento de indícios, apenas a Agência Estado publicou que Guido Mantega foi “livrado” do inquérito.
 
Mais de um ano transcorreu para que a delegada federal Rafaella Vieira Linhas Parca não encontrasse indícios de irregularidades contra Mantega no esquema. Tratava-se de uma das frentes de apurações envolvendo o Grupo Cimento Penha, que conseguiu reverter multas no valor de R$ 106 milhões em uma votação no Carf.
 
Procuradores da República e delegados da Polícia Federal iniciaram uma empreitada para acusar Mantega. A primeira das tentativas era verificar a extensão do relacionamento do ex-ministro com o empresário Victor Sandri, da Cimento Penha. 
 
Os investigadores também pediram a quebra dos sigilos bancário e fiscal de Mantega, que chegaram a ser autorizados pelo juiz Vallisney de Souza Oliveira, responsável pela Zelotes. O objetivo da varredura nos dados era também verificar se o ex-ministro dos governos Dilma e Lula teve alguma influência indevida na nomeação de membros do Carf.
 
A medida ocorreu ainda em novembro de 2015. Seis meses depois, em maio do último ano, a PF deflagrou a sétima fase da Zelotes, com alvo principal na empresa Cimento Penha e em Guido Mantega. O ex-ministro foi obrigado a prestar depoimento, em condução coercitiva, em São Paulo, e teve a sua casa varrida em mandado de busca e apreensão.
 
Jornais noticiaram com amplo destaque em suas páginas e manchetes. A Folha de S. Paulo chegou a acusar o ex-ministro por suposta apuração realizada pelo diário: “A Folha apurou que as investigações apontaram indícios de movimentações financeiras incompatíveis com a renda de Mantega”, divulgou, à época.
 
 
“Na decisão em que autorizou a operação desta segunda, o juiz Vallisney Oliveira citou os argumentos do Ministério Público Federal de que há indícios de venda de decisão no Carf e a nomeação de um conselheiro para o órgão  com o propósito de garantir – em troca de vantagens financeiras – o julgamento favorável a aliados”, noticiou o G1.
 
 
 
“Os dois seriam amigos e já fizeram negócios imobiliários”, disse o Estadão, ao comentar a relação de Guido com Valmir Sandri, ex-conselheiro do Carf.
 
 
Com o inquérito concluído, há algumas semanas, apenas o Estadão noticiou que a Polícia Federal não encontrou indícios suficientes para acusar Guido Mantega. Além dele, o ex-presidente do Carf, Otacílio Cartaxo, que também tinha sido alvo da mesma frente da Zelotes, não foi indiciado.
 
“E em que pese haver algumas evidências de que outras pessoas provavelmente estariam envolvidas no esquema criminoso (Guido Mantega, Otacílio Cartaxo, Jorge Celso, Francisco de Sales e Valmir Sandri), esta subscritora deixou de indiciá-las por entender que não restou comprovado, por meio dos elementos objetivos colhidos, o aspecto subjetivo dos referidos investigados”, justificou a delegada Rafaella Parcas.
 
Por outro lado, apesar de ter publicado a informação o jornal preferiu comunicar que a PF “livrou o ex-ministro da Fazenda Guido Mantega e o ex-presidente do Conselho Administrativo de Recursos Fiscais”.
 
Mas que “Victor Sandri, amigo de Mantega e proprietário do Cimento Penha, foi indiciado por lavagem de dinheiro e corrupção ativa.” O jornal também anexou o documento com a cópia do inquérito intitulando-o “O Relatório da Zelotes que Livra Mantega”.
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

34 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Amarelos Canalhas (é redundância, pleonasmo)

    Guido Mantega foi publicamente humilhado,  vítima da peste amarela.

    Será que chegará o dia em que os cidadãos que compreendem o valor da dignidade humana darão um Basta! aos canalhas amarelos ?

    Curiosidade com o nome da delegada da PF:

    Na mitologia romana, PARCA era filha da noite, uma divindade que decidia sobre a vida e a morte dos seres humanos, de modo que nem Zeus poderia contestar suas decisões (Wikipedia).

     

  2. Uma ignomínia o que fizeram

    Uma ignomínia o que fizeram com o ex-ministro, um espetáculo indecoroso e violento, agora quero ver o jornal da tv vagabunda anunciar em rede nacional que o ex-ministro sequer foi indiciado pela PF.

     

    Enquanto isto o país é governado por um lixo golpísta citado mais de 40 vezes em delações.

     

     

    1. Mas quem elegeu este governo

      Mas quem elegeu este governo que aí esta, foram os mesmos que achavam que a Dilma seria a melhor solução para o País, e que também elegeram os Deputados e Senadores do Congresso, a Democracia tem este preço, talvez para o desagrado de alguns que se dizem “democratas”. Na  hora que aprenderem que votar não é escolher o mais simpático, aquele que o ajudou ou ajudou a famila, que é preciso saber em quem se está votando sem pensar em vantagens, pode ser que alguma coisa mude.

      1. Que conversa mais sem

        Que conversa mais sem sentido, quem elegeu a Dilma foram aqueles que foram beneficiados por uma série de políticas econômicas e sociais que melhoraram suas vidas, você já ouviu falar em programs como o Luz para Todos, no Pronaf, no Prouni, no Fies, sabes como agora os jovens mais pobres têm acesso a cursos de graduação que antes só os filhos da elite faziam, você sabe quanto era o salário mínimo antes de 2003.

         

        E este governo NÃO FOI ELEITO, é um governo de golpistas, que destruiram a democracia brasileira, não me venha atribuir à democracia o golpisto, o descumprimento das regras da constituição, a balbúrdia fascista e a violência política de tirar uma pessoa da presidência com mentiras, falsidades, traição e esbulho.

        1. Que Conversa

          Quem mentiu durante a campanha, quem disse que o País não tinha inflação descontrolada e logo depois da eleição toma medidas para conter deficit fiscal, AH!. foi o João Santana e por irsto ele está preso. Quem disse que não iria alterar os direitos dos trabalhadores “nem que a vaca tussa” elogo depois de eleita fez propostas para alterar a pensão das viuvas dos beneficiarios da Previdência Social? O fato de haver Luz para Todos, Pronaf, Prouni etc, não dá o direito de enganar, de promover vantagens para uns poucos apradinhados, não justifica acobertar desvios  e mais algumas coisas.

          Neste caso do Mantega, há ainda o que se esclarecer diante da prisão do Eike, além é logico de muitos mais outros que alardearam que ele era o exemplo que todos os empresarios brasileiros deveria seguir.

          Golpe foi dado na última eleição presidencial, onde as opções de escolha já demonstravam claramente que o nosso futuro era incerto e provavelmente temeros.

  3. quem deve pagar …

    … a indenização ao mântega?

    nós, os contribuintes, ou esses bandidos que abusaram da autoridade a qual foram investidos para, em quadrilha, formada para cometer toda a sorte de crimes, destruir a honra de um cidadão?

    esses vagabundos deveriam ir em cana; em cela comum.

    por essas e outras, urge um expurgo total na magistratura, polícias, promotorias e procuradoria da república sem isentar todos esses defenestrados a bem do serviço público (TODOS) de eventual processo e condenação penal.

  4. Revoltante.

    Estas “autoridades” que a serviço de política e preconceito se prestam a degradação moral de probos cidadãos brasileiros me causam revolta e nojo. Canalhas, canalhas, canalhas…

  5. O inimigo está na cara

    As forças, frágeis, de resistência ao Golpe devem ter um único alvo, talvez assim alguma ação tenha resultado prático. Todos ¨atirando¨ ao mesmo tempo e no mesmo alvo!

    Resultado de imagem para globo golpe

  6. O relatório da pf, assinado

    O relatório da pf, assinado pela dita delegada (pobre país), é a prova da esculhambação em que estamos vivendo. Midiaticamente, tenta, em última jogada ilegal e ilegítima, deixar alguma rusma de provocação barata contra o Mantega e os demais afastados das suspeitas.

    Lixo total é o que a tal pf vem produzindo sob os auspícios do desmoraesado da vida, com os aplausos sedentes dos procuradores que nunca procuraram porra alguma e do salvático desmoronado que se acha deus-de-meia-pataca.

    Pobre merreca de país.

  7. Breve Desabafo

    Eu me pego pensando, às vezes, como teria sido a história do Brasil em anos recentes, se os dois governos do PT, de Lula e Dilma, houvessem sido realmente socialistas, ou seja, com a implantação de uma política de governo realmente comprometida com os princípios que nortearam a criação do PT, e não com a “Carta aos Brasileiros”.

    Qual teria sido o comportamento da imprensa? Se, com dois governantes afeitos ao compromisso com as forças políticas contrárias, às alianças em nome da governabilidade, a covardia diante da grande mídia, o comportamento desta é esse que estamos vendo, como teria sido se Lula, do alto de seus 80% de popularidade, houvesse optado por um governo efetivamente socialista?

    Quando ele se elegeu em 2002, comentei com meu irmão que, mesmo com a “Carta aos Brasileiros”, ele correria o risco de ter o mesmo destino de Salvador Allende, no Chile, caso realmente fizesse no governo as reformas necessárias para cumprir o projeto original do PT. E que, se não o fizesse, correria o risco de ver voltar-se, contra ele, a militância petista que, durante tantos anos, foi o orgulho do partido.

    Nenhuma das minhas profecias se concretizou, e os governos do PT pouco se distinguiram dos que o antecederam, se aliaram a muitos que fizeram parte daqueles, e que hoje, voltaram ao poder, com os mesmos nomes do passado, e as mesmas práticas e projetos. E com a vantagem de, desmascarados em sua corrupção, terem a desculpa de dizer: “Naqueles anos nós não éramos governo”.

    E a militância parece anestesiada, em estado de perplexidade.

    Mas não sei se devo ficar feliz com isso.

    Pois com tudo isso, a reação deles foi a mesma. Mídia, judiciário, etc.

    E agora o destino de Lula se encontra nas mãos de dona Marisa. Se o pior acontecer, poderá terminar de alquebrar o velho Lula.

    1. Breve Desbafo

      Excelente, um comentário verdadeiro, livre de visão puramente partidária e sim com objetivo ideológico e sincero, o que tenho dito é que os partidos no Brasil infelizmente não tem Programa de Governo e sim Programa de Poder, o que faz com que nunca tenhamos um verdadeiro governo voltado para as necessidades que o Povo anseia

  8. O mais nefasto dessas

    O mais nefasto dessas denúncias vazias é a pessoa, vítima delas, não ter condições de ipedir que estranhos adentrem sua residência, seus pertences, tudo divulgado pela imprensa, como se deu no caso do marido de Gleisi, que até mesmo uma das gavetas do armário do quarto foi devidamente filmada. Verifica-se contas bancárias, telefones, e tudo isso para, ainda em fase de andamento de uma investigação, que se arrasta ano após ano, desnudando um homem de bem, pessoas cheias de ódio quererem linchar a vítima. É como se quisessem, pelo que vimos contra Mântega. 

    Como diz Lula: “Quero ver depois, quando decidirem que a pessoa não tem nada que manche sua honra, a própria imprensa, a mais maledicente, ter a hommbridade de pôr manchetes com as devidas desculpas, e em tamanhos e dimensões idênticas àquelas”. 

  9. A mídia se queima sem medo

    Esperar o quê deste trio calafrio, FSP, Estadinho e Globinho? Mesmo quando a justiça não quer se queimar condenando petistas com zero de provas eles fazem o seu papel deletério de manter e incentivar o terrorismo midiático,

  10. “Justiça” da Casa Grande

    O modus operandi é muito simples: acusações bombásticas divulgadas a rodo na mídia plutocrática, condução coercitiva, indiciamento, muito barulho e depois, sem desculpas, sem reparações, o sujeito é “livrado” porque a PF e o MPF, em que pese todas as convicções do mundo, não têm provas contra ele. Aliás, diga-se de passagem, muito provavelmente, sabiam da inexistência de provas desde o começo, mas o que eles iriam fazer com a convicção de que todo dirigente petista é bandido até prova em contrário? 

  11. O ambiente, a mentalidade, o

    O ambiente, a mentalidade, o viés atual no país de certo  tempo para cá ( e coloca “certo” nisso) é de delegacia de polícia. Os pedantes atinariam como persecutórios; os recatados, como o ápice do dedo-durismo. 

    Pessoas são escandalosamente expostas num dia para no outro serem dadas como inocentes por falta de provas. A culpabilidade, a parte final de um longo processo, no qual é garantido, ou deveria ser garantido, o amplo direito de defesa, é de logo exarada por agentes públicos mancomunados com a mídia. O pano de fundo: a politicagem. 

    Hoje pela Bando apresentador Datena indiciou, denunciou, julgou e condenou o empresário Eike Batista num “tribunal” no qual foi o juiz, o promotor e as testemunhas. Para o boquirroto irresponsável Eike era um bandido que merecia estar numa cela comum, e não comendo “feijão com macarrão e carne”(prato do dia da prisão), uma regalia para “os milhões de desempregados” vítima dos criminosos como o citado empresário. 

    Anos atrás pensamos(eu e muita gente) este país muito diferente do que é hoje. Jamais imaginaríamos tanta perversão. 

     

     

     

     

  12. Linchamento Moral

    O caso de Mantega é exemplar : para o linchamento moral, sobraram Canalhas sob a batuta da Folha. Para atestar a inocência,  segundo a própria PF,  umas míseras linhas ….Eis o retrato do Brasil destes tristes dias !

  13. Verdade.
    Não vai ter show
    Verdade.
    Não vai ter show para reparar o mal.
    Nem indenização por dano moral.
    O Judiciário revogou a CF/88.
    Na juizolandia dos trópicos apenas os vagabundos togados são iguais abaixo da Lei e tem privilevios acima dela.
    Os juízes e seus filhos podem até cometer crimes, pois os “manos” deles no Judiciário e no CNJ garantem impunidade e compensação pelo desgosto causado por causa da insistência da vítima em ver reparado o mal que ela sofreu.

  14. Não sou petista, nem tenho

    Não sou petista, nem tenho procuração do Mantega, mas sempre achei que o governo Lula saiu com aquela fama toda, por causa de dois ministros o Celso Amorim, engrandecendo o Brasil mundo afora. Pena que foi tudo perdido com o mega-golpe dados pela plutocracia com o apoio dos yankes. E Guido Mantega pela sua capacidade e seriedade no trato com o orçamento federal, fez com que a grande crise mundial de 2008 fosse realmente só uma marolinha por aqui.

    Daí porque o poder desenfreado do judiciário aliado com PF e MP quiz acabar com sua reputação.

  15. PELA PRIMEIRA NA MINHA JÁ

    PELA PRIMEIRA NA MINHA JÁ LONGA VIDA, ESTOU COMEÇANDO A DETESTAR O BRASIL. NUNCA PENSEI SENTIR TAL COISA, MAS ESTÁ MUITO DIFÍCIL SENTIR QUALQUER OUTRA COISA POR NOSSA PÁTRIA.

  16. Lula, Guido Mantega e outros entraram na Zelotes

    Lula, Guido Mantega e outros entraram na Zelotes tão somente como cortina de fumaça para encobrir os verdadeiros investigados no caso: Globo, Gerdau, Bradesco, Itaú, Oportunitty, etc…etc…etc…

     

    Acompanhando a Operação Zelotes!
    http://goo.gl/PtrJdm

    Acompanhando a Operação Zelotes II – Globo (RBS) e Dantas empacam as investigações! Entrevista com o procurador Frederico Paiva.
    http://goo.gl/efmbjQ

    Acompanhando a Operação Zelotes III – Aberto a CPI do CARF – Vamos acompanhar!!
    http://goo.gl/QQ8gOp

    Acompanhando a Operação Zelotes IV (CPI do CARF) – Apresentação da Polícia Federal, Explicação do Presidente do CARF e a denuncia do Ministério Público.
    http://goo.gl/23wyji

    Acompanhando a Operação Zelotes V (CPI do CARF) – Vamos inverter a lógica das investigações?
    http://goo.gl/d28xdT

    Acompanhando a Operação Zelotes VI (CPI do CARF) – Silêncio, erro da polícia e acusado inocente depõe na 5ª reunião da CPI do CARF.
    http://goo.gl/D0OCjn

    Acompanhando a Operação Zelotes VII (CPI do CARF) – Vamos começar a comparar as reportagens das revistas com as investigações…
    http://goo.gl/mvJBja

    Acompanhando a Operação Zelotes VIII (CPI do CARF) – Tem futebol no CARF também!…
    http://goo.gl/AKJ8SC

    Acompanhando a Operação Zelotes IX (CPI do CARF): R$1,4 Trilhões + R$0,6 Trilhões = R$2,0Trilhões. Sabe do que eu estou falando?
    http://goo.gl/eXdC5f

    Acompanhando a Operação Zelotes X (CPI do CARF): No meio do silêncio, dois tucanos batem bico…
    http://goo.gl/BcIjeP

    Acompanhando a Operação Zelotes XI (CPI do CARF): Tarólogo bocudo dá corpo à versão da Veja.
    http://goo.gl/qCmj4D

    Acompanhando a Operação Zelotes XII (CPI do CARF): Nem tudo é igual quando se pensa em como tudo deveria ser…
    http://goo.gl/RncTAc

    Acompanhando a Operação Zelotes XIII (CPI do CARF): APS fica calado. Meigan Sack fala um pouquinho. O Estadão está um passo a frente da comissão? 
    http://goo.gl/hjqEhs

    Acompanhando a Operação Zelotes XIV (CPI do CARF): Para de tumultuar, Estadão!
    http://goo.gl/Nja0RM

    Acompanhando a Operação Zelotes XV (CPI do CARF): Juliano? Que Juliano que é esse? E esse Tio?
    http://goo.gl/3etRj2

    Acompanhando a Operação Zelotes XVI (CPI do CARF): Senhoras e senhores, Que comece o espetáculo!! (“Operação filhos de Odin”)
    http://goo.gl/RJHEk0

    Acompanhando a Operação Zelotes XVII (CPI do CARF): Trechos interessantes dos documentos sigilosos e vazados.
    http://goo.gl/spM99B

    Acompanhando a Operação Zelotes XVIII (CPI do CARF): Esboço do relatório final – Ainda terão mais sugestões…
    http://goo.gl/5He5c7

    Acompanhando a Operação Zelotes XIX (CPI do CARF II): Melancólico fim da CPI do CARF. Início da CPI do CARF II
    https://goo.gl/jMG1uC

    Acompanhando a Operação Zelotes XX (CPI do CARF II):Vamos poupar nossos empregos
    http://goo.gl/IYt2WJ

    Acompanhando a Operação Zelotes XXI (CPI do CARF II): Entrando no mérito da questão: Ágio Interno.
    http://goo.gl/AqxF4m

    Acompanhando a Operação Zelotes XXII (CPI do CARF II): Só ladrões de galinhas…
    http://goo.gl/btvro7

    Acompanhando a Operação Zelotes XXIII (CPI do CARF II): Quem faz/fez contabilidade criativa no Brasil?!
    http://goo.gl/iYf7Nh

    Especial: É tudo um assunto só!
    http://goo.gl/cpC8H3

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador