Home Editoria Luis Nassif Online Beto quem? De onde? Partido? Que partido?, por João Feres Júnior

Beto quem? De onde? Partido? Que partido?, por João Feres Júnior

João Feres Júnior* | Do Brasil Debate 

Deu no Mossoró Hoje, edição digital, em 10 de junho: “Gaeco cumpre 50 mandados de prisão na Operação Publicano no PR”. Saiu no Jornal de Londrina, 11 de junho: “Quatro ex-inspetores de fiscalização são presos; Detidos ocuparam cargo na primeira gestão de Beto Richa”. Bonde News, portal de notícias do Paraná: “Mais de 20 pessoas são presas em Londrina na nova fase da Operação Publicano”. Está na página do Ministério Público do Paraná Notícia, de 10 de junho: “Gaeco cumpre 68 mandados de prisão e 65 de busca e apreensão”.

Cheguei a essa listagem digitando “Operação Publicano” na linha de busca do Google. A notícia parece ter sido publicada somente em jornais e sites do Paraná, com raras exceções. Esse texto pretende cumprir a difícil tarefa de examinar o agendamento da grande mídia, ou seja, a seleção que essas empresas fazem do que é noticiado e, consequentemente, do que não o é.

O fato: O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público do Paraná, cumpriu ordens de prisão de mais de meia centena de pessoas, algumas delas ligadas diretamente ao governador Beto Richa, do PSDB, suspeitas de participarem em esquema de propina milionário na Receita do Paraná. A investigação que gerou essas ordens de prisão ocorre há algum tempo e foi batizada de Operação Publicano.

Contudo, a busca do Google revela que foi noticiado quase que exclusivamente pela imprensa paranaense. A questão é: será que ele foi ignorado pela grande imprensa nacional, aquela que tem suas bases nos estados do Sudeste? Tomemos as edições do dia 11 de junho, imediatamente posterior à onda de prisões. Vamos levar em consideração somente os “quality” papers também analisados pelo Manchetômetro: O Estado de S. Paulo, Folha de S. Paulo e O Globo.

O Estadão não contém qualquer menção em sua capa às prisões da Publicano. O jornal traz uma reportagem sobre o tema, mas na página 11. A notícia é bem negativa para o governador: “Operação prende amigo e busca parente de Richa”. O corpo da matéria nomeia Richa e identifica seu partido, o PSDB, e descreve o ocorrido, focando nas ligações de alguns dos envolvidos com o político tucano. No final, os jornalistas reproduzem a versão do governador sobre os fatos, estrutura “clássica” da linguagem jornalística, nem sempre respeitada nos dias que correm, de se ouvir as diferentes versões das partes envolvidas.

A capa da Folha de S. Paulo também ignora o fato inteiramente. A Folha reserva uma matéria para o assunto nas profundezas de seu caderno de política, página 10. Richa é mencionado no subtítulo da notícia: seu primo, Luiz Abi Antoun, não foi localizado pela polícia. O nome do governador vem logo antes da identificação partidária: PSDB. Em seguida, descrição do ocorrido com foco nas conexões com o governador e coluna à direita da matéria com a versão de Richa.

O Globo segue seus pares paulistas no que toca a cobertura de capa: inteiramente silente em relação ao caso. Mas o periódico da família Marinho ignora solenemente o “escândalo” nas páginas internas da edição de 11 de junho. Na verdade, o nome de Richa aparece, na página 6 do primeiro caderno: “Professores do PR encerram greve; Richa diz esperar a paz”. A matéria narra que os professores resolveram terminar a greve mesmo não conseguindo o aumento almejado. Cita os confrontos violentos que ocorreram entre grevistas e forças de segurança do estado, com saldo de 200 feridos e diz que, ao Globo, Richa admitiu que a crise provocou “arranhões” em sua imagem.

O texto termina com uma citação do governador: “sou contra a violência… considero esse episódio encerrado”. Em suma, nada de operação Publicano nas páginas do Globo. A única coisa que temos é um texto anunciando o encerramento de outra crise do governo Richa, que permite que ele tenha a última palavra.

Estendendo a análise para a internet, ou seja, é importante notar que os vastos sites noticiosos dessas mesmas empresas de mídia adotam agendamento similar. A home do UOL, pesquisada às 8h do dia 11 de junho, não faz qualquer menção à operação do GAECO. O mesmo ocorre com o site G1, das organizações Globo, pesquisado 20 minutos após. Nenhuma menção em meio a uma miríade de notícias.

Mas, diferente de O Globo, completamente silente acerca do caso, o G1 tem uma notícia sobre ele enterrada nas profundezas do site. A página é na verdade da RPC (Rede Paranaense de Comunicação), concessionária da Rede Globo no Paraná, e mais, é dedicada à região Norte e Nordeste do estado, onde se localiza Londrina, cidade foco do escândalo e berço político da família Richa. Ou seja, a lógica de contenção regional da notícia funciona mesmo quando ela aparece nas páginas do Globo.

O agendamento da mídia deve ser estudado não somente descobrindo o que os meios deixam de mostrar (O Globo) ou mostram de maneira tímida (Folha e Estadão), mas também analisando o que eles mostraram, ou seja, os assuntos que foram destaque nas suas capas e páginas.

Começando pelo Estadão. (1) A manchete principal relata a decisão do Supremo Tribunal Federal de permitir biografias não autorizadas. Ao lado, na parte superior do jornal, (2) uma chamada para matéria sobre decisão do Congresso de aumentar o mandato de políticos para cinco anos e (3) outra anunciando “Inflação vai a 8,47% e cresce aposta na alta de juros”.

Abaixo, do lado esquerdo temos (4 e 5) duas chamadas para matérias sobre o escândalo de corrupção da FIFA, uma em cima da outra, e do lado direito também duas chamadas, com letras maiores, com os seguintes títulos: (6) “CPI mira Lula e PT usa encontro para desagravo”, relatando a citação do Instituto Lula na Operação Lava Jato e (7) “Pacote ignora ferrovia em construção na BA”, dizendo que o pacote de obras de infraestrutura anunciado por Dilma omitiu trecho da Ferrovia de Integração Oeste-Leste.

Por fim, temos (8) uma chamada sobre a proposta de diminuição da maioridade penal restrita a crimes hediondos, do senador Aloysio Ferreira do PSDB, juntamente com várias chamadas pequenas listadas abaixo:

(9)TJ prevê déficit de pelo menos R$ 900milhões

(10)Papa cria tribunal para julgar bispo por pedofilia

(11)JOSÉ SERRA – Democratizar a democracia

(12)PT tentará disfarçar a crise

Alguns assuntos são bem relevantes para os editores da capa do Estadão. Das 12 matérias, pelo menos 6 são negativas para o governo e a situação (3, 6, 7, 9, 11 e 12). Três (4, 5 e 6) versam sobre corrupção, duas sobre a FIFA e uma sobre o PT. A quarta notícia, sobre o trem, alude à possibilidade de corrupção ou incompetência no governo.

A Operação Publicano, apesar de ser caso de corrupção grande, não aparece, nem tampouco o governador e seu partido. Na verdade, o PSDB é sim citado, mas para mostrar o protagonismo do senador Aloysio Ferreira. O texto que vai abaixo da chamada (12) não poderia ser mais representativo da opção de agendamento do Estadão: “Carta de Salvador (do Congresso do PT) usará palavras mais para manter as aparências do que para salvar o País do buraco”. Isso é apresentado sem mediações, autoria ou qualquer referência à opinião de tal ou qual articulista. Trata-se de fato de chamada para o editorial, ou seja, opinião expressa do jornal.

A manchete de capa da Folha é praticamente idêntica à do Estadão, mas o resto da capa é diferente, com menos ênfase dada ao noticiário político e um conjunto de notícias sobre variedades que vão do futebol à ciência. As chamadas para matérias de política são dignas de nota, contudo. A matéria do aumento de mandato votado na Câmara está lá, mas sem tanto destaque.

Também sem muito destaque estão três chamadas seguidas, empilhadas: (1) Senado aprova lei que amplia e consolida os direitos do deficiente”, (2) Vitrine de Dilma, Pronatec terá 1/3 das vagas abertas em 2014 e (3) Itália autoriza a extradição de Pizzolato a partir de segunda. Assim, a despeito de a política não ser o principal assunto da capa, das quatro chamadas sobre o tema, duas são francamente negativas para a situação.

Chama atenção que o jornal tenha decidido noticiar a extradição de Pizzolato, assunto frio, e tenha calado acerca do escândalo quentíssimo do tucano do Paraná. Aqueles que gostam de explicar o comportamento da grande mídia sempre pela lógica do interesse mercadológico certamente concluirão que uma gota de sangue a mais extraída do Mensalão agrada mais aos leitores de Folha do que um novo escândalo do PSDB. Essa é uma maneira pobre de raciocinar, contudo.

Finalmente temos a capa de O Globo. Manchete garrafal sobre a decisão do STF. Abaixo um título também enorme relatando a decisão da Câmara sobre os mandatos. Há uma coluna à esquerda que corta toda a capa, de cima a baixo, com as seguintes chamadas:

(1)Inflação nas alturas: Moradia, comida e transporte mais caros

(2)Miriam Leitão: Com inflação tão alta, não há agenda positiva que se sustente

(3)Nordeste deve ter mais voos

(4)Exclusivo: Figurante de R$ 83 milhões

(5)Vitrine de Dilma: Pronatec perde 66% das vagas

(6)Saúde em crise no Rio: Pacientes fazem faxina em hospital

(7)Obama manda reforço contra EI

Tirando a notícia sobre Obama e aquela sobre a saúde no Rio, todas as outras são negativas para o governo. (1), (2) e (5) são explícitas já no título. O texto que acompanha (3) explica que a infraestrutura de acesso aos terminais aéreos preocupa. (4) faz alusões a possível falha, incompetência ou corrupção na estatal EPL.

Esse é, portanto, o sumário da cobertura com a qual Folha de S. Paulo, Estado de S. Paulo e O Globo, e seus sites noticiosos, brindaram os leitores brasileiros nesse dia 11 de junho de 2015. A operação Publicano vira o mais novo escândalo tucano a ser esquecido ou relegado às profundezas da cobertura.

Enquanto isso, esses meios de comunicação continuam diuturnamente enxovalhando o Governo Federal, a situação e o PT com notícias negativas. O Estadão comete 6 matérias negativas em uma capa, O Globo, 5, e a Folha, sempre mais comedida, 3. O Globo consegue superar seus pares ao não somente ignorar solenemente as prisões da Publicano em toda sua edição, enquanto os outros reservam matérias nas últimas páginas do caderno, mas ao se referir a Richa somente para anunciar que a greve dos professores do Paraná acabou.

Beto quem? De onde? Partido? Que partido?Perguntavam-se os jornalistas e editores desses jornais, enquanto o Mossoró Hoje estampava matéria principal na home do seu site.

 

* – João Feres Júnior é cientista político, vice-diretor do Instituto de Estudos Sociais e Políticos da UERJ e coordenador do Laboratório de Estudos de Mídia e Esfera Pública (LEMEP) e do Grupo de Estudos Multidisciplinares da Ação Afirmativa (GEMAA)

 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie agora

6 COMMENTS

  1. a (pseudo)Democracia…

    em que vivemos.

    Ditadura da #MidiaBandida, gerida pela poderosíssima máfia juridicomidiaticapolicial…

     

    Triste fim o do nosso País.

     

    🙁

  2. A “tchurma” perdeu totalmente

    A “tchurma” perdeu totalmente a vergonha na cara, estão tão desesperado para retornar ao poder e voltar a mamar nas tetas do país que descaradamente estão tentando todo tipo de golpe, está tão descarado que até ameba já percebeu. Na verdade não estão usando a inteligência, pois temos a internet para desmascarar as mentiras das grandes mídias e com isso seus candidatos perdeu o poder de voto, então vai no golpe sujo mesmo.

  3. Comparação regional

    Acredito que a comparação seria ainda mais válida se além de usar como parâmetro as notícias provenientes do Governo Federal, fossem usadas as notícias sobre o Governo de Minas, mais precisamente sobre o tal escândalo (a se averiguar) do Fernando Pimentel. Uma comparação de como foi a cobertura neste caso, em relação ao caso do Paraná,  mostraria bem as distorções da cobertura dos principais meios do país.

  4. A velha mídia sempre foi tendenciosa

    A cobertura da velha mídia sempre foi tendenciosa. O caso do Paraná é mais um exemplo disso. Mas, apesar dos pesares, agradeço aos professores por terem desmascarado o “bom” moço Beto Richa que dizia que educação era prioridade de seu governo. Hoje os paranaenses sabem que ele é, sim, um grande mentiroso, como mostra o vídeo abaixo:

    [video:https://www.youtube.com/watch?v=LGEnTvHrfGk%5D

  5. Mais palmas pra o

    Mais palmas pra o Manchetômetro e Joao Feres Junior, rara exceção no meio dessa alienação completa da “comunidade acadêmica” em relaçao à imprensa.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Sair da versão mobile