Chefe da Agência Brasil é demitido porque Temer e Alckmin não gostaram de reportagem

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

Caráter público da agência de notícias, que deveria ter independência editorial, é ferido


Foto: Marcelo Camargo / ABr

Da RBA

Chefe da Agência Brasil é demitido por matéria que desagradou Temer e Alckmin
 
Texto relatava que, em pleno verão, o reservatório da Cantareira apresenta os mesmos níveis da fase anterior do início da crise hídrica, de quatro anos atrás
 

O chefe da Agência Brasil em São Paulo, Décio Trujilo, foi demitido após uma reportagem de sua equipe ter desagradado a Agência Nacional de Águas (ANA) e o secretário de Recursos Hídricos do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB). 

Desde janeiro, por força de um contrato no valor de R$ 1,8 milhão firmado com a ANA, a EBC vem produzindo matérias positivas ao Fórum Mundial da Água – evento que será realizado em março, em Brasília. Essa negociação fere o caráter público da Agência Brasil, que deveria ter independência editorial. 

A demissão de Trujilo foi pela reportagem “Apesar de obras, São Paulo ainda precisa de chuva para evitar nova crise hídrica”. De acordo uma carta aberta da Comissão dos empregados da EBC e do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo, a abordagem desagradou ao presidente do Conselho Mundial da Água – órgão organizador do fórum –, Benedito Braga, também secretário de Recursos Hídricos de Alckmin.

A matéria relatava que, em pleno verão, o reservatório da Cantareira apresenta os mesmos níveis da fase anterior do início da crise hídrica, de quatro anos atrás. Décio foi demitido após reclamações formais de assessores do Fórum Mundial da Água.

Segundo reportagem do Poder 360, alguns jornalistas se recusaram a cobrir o fórum. Uma mensagem enviada pelo gerente executivo da Agência Brasil, Alberto Coura, ao grupo “Alerta NBR” solicita uma conversa com o diretor de Jornalismo da EBC, Lourival Antonio de Macêdo. “(Eles) Alegam que não trabalham em empresa comercial e que não foram contratados para fazer “matérias pagas”. Esta rebeldia ser fortemente logo no início do Fórum. O que deveremos fazer?

A carta aberta publicada pelos funcionários do veículo diz que os “jornalistas pedem que, pelo menos, seja sinalizado ao leitor de que se tratam de conteúdos pagos e com aprovação prévia de um “cliente”, além disso que seja facultado aos repórteres assinar, ou não, a reportagem”. 

“O ambiente de censura e perseguição nos veículos públicos da EBC não é novidade. Termos de Ajustamento de Conduta (TAC), assédio moral e advertências são uma constante nas práticas jornalísticas de chefes comissionados do governo de Michel Temer para intimidar jornalistas a exercerem seus direitos garantidos por documentos como o Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros, o Manual de Jornalismo da empresa, além da lei de criação da EBC e da própria Constituição Federal”, acrescenta a nota.

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

15 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Ditadura é assim mesmo, ué…

    Ditadura é assim mesmo, ué… intervenção militar, censura, perseguição a opositores.

    Alckmin, Temer… além de Cunha, Geddel, Aécio, Aloysio, FHC…

  2. Há tempos que noto nas

    Há tempos que noto nas madrugadas a torneira seca , reconheço que nao acompanho o noticiario da grande midia, mas nao vi nenhum aviso de racionamento ou qualquer outro neologismo criado pelo governo de SP para justificar a situaçao .

    O que é mais grave, o previsivel colapso hidrico de SP ou a censura imposta a jornalistas ?

  3. Se eu sou presidente …

    Se eu sou presidente e tenho uma tv ela só ia falar bem de mim.

    Até para beber água os caras teriam de me perguntar antes.

    ——————

    Todas as 17 pessoas pessoas que viram a tv Brasil ficaram sabendo que vai faltar água.

     

     

    ——

    Tempos bicudos …

  4. Estão certos os golpistas,
    Estão certos os golpistas, tem que usar o poder a seu favor.Senão para que o poder.

    Quero ver agora delegado da PF fazer tiro ao alvo com a foto do vampirão. Faz que eu quero ver se tem culhão, se és macho como fizeram com a Dilma.

    Estão certos os golpistas, tem que botar para f… para cima desses subordinados.

    Republicanismo é o cacete, quem manda nessa bagaça somos nós.

    Se não gostou pede para sair, mete o pé ,vaza !!

    Nessa porra agora tem comando.Nao f…

    1. Caro Gilson
      Concordo com

      Caro Gilson

      Concordo com você.

      Eles são golpistas, todos partidos que estão com eles, são de direita e golpistas, não há porque ficar com diviosionistas. Nâo concorda, o chefão manda embora mesmo.

      É bom para o PT aprender. Não basta ser governo, há que ter o poder.

      O PT tem muitos deputados, senadores, prefeitos, vereadores, movimentos sociais, sincidatos, o suficiente para fazer um fuzuê.

      Que façam, mas que fique claro, queremos o poder. Sempre com o povo.

      Observação: está aumentando de novo, o roubo às caixas eletrônicas.

      Saudações

       

      1. Também concordo com Gilson AS

         

        Avelino de Oliveira (sábado, 03/03/2018 às 14:59),

        Realmente, Gilson AS está certo ao dizer que os golpistas têm que usar o poder a seu favor. Agora, em meu entendimento, ele só está certo porque os golpistas são de direita. Teoricamente não deveria haver golpistas de esquerda, mas, supondo que a esquerda chegue ao poder mediante um golpe, ela teria pelo menos que reconhecer que a ela não é facultado lutar com as mesmas armas da direita.

        Este é o grande dilema da esquerda. Ela existe até para negar valor ao poder então no poder ela precisa usar de armas diferentes da direita.

        De certo modo o governo do presidente antes provisório agora definitivo Michel Temer é o grande trunfo que a esquerda possui para combater a direita, pois o governo do presidente antes provisório agora definitivo Michel Temer é transparente: o Brasil todo sabe quem é o presidente antes provisório agora definitivo Michel Temer.

        Se a esquerda ficar impossibilitada de atingir o poder nas eleições de 2018, o meu candidato preferido seria o presidente antes provisório agora definitivo Michel Temer. Qualquer outro da direita que alcançar o poder saberá ser dissimulado o suficiente para não deixar transparecer quem ele é.

        E um acréscimo que eu gostaria de fazer nessa discussão é que se existir a obrigatoriedade de indicar para ocupante de alguma das instituições da República apenas aqueles dentre uma lista, republicanismo para mim não é indicar o primeiro da lista. A indicação do primeiro da lista serve mais para atender interesses coorporativos. Republicanismo é indicar aquele que defende ideias mais próximas daquelas do governo eleito. Um próximo governo eleito com ideias diferentes que indique outro com ideias mais próximas da dele.

        Clever Mendes de Oliveira

        BH, 03/03/2018

        1. Caro Clever
          É uma questão de

          Caro Clever

          É uma questão de projeto e de poder.

          A direita, nunca permitirá um projeto de país e de poder da esquerda, via eleição, apenas o verniz, e acabou dando em golpe.

          A esquerda tem que se preparar para um confronto, pois, de outra forma, o poder não será tomada por ela.

          É questão de projeto.Enquanto o da direita entrega as riquezas, visto a traição, a esquerda não só produz, como a distribui melhor com o povo. Para pararmos aqui por aqui. E isso é uma declaração de guerra.

          Não se iluda de atingir o poder, via eleição. Todo o aparelho de Estado tem que ser reconstruido.A partir dai falamos de uma nova democracia.

          Concordo com o seu último paragráfo, muito bom mesmo. 

          Saudações

  5. Depois de canibalizar a água, o que restará?

    1 – O fórum mundial da água, a versão pseudoecológica do fórum dos bilionários de Davos, deveria ser chamado pelo que ele é, “fórum comercial para privatização da água”.

    2 – É bom informar que paralelamente a este embuste será realizado o FAMA (Fórum Alternativo Mundial da Água). 

    (http://www.fenae.org.br/portal/fama-2018/)

     

    [video:https://www.youtube.com/watch?v=3jQdZy1-VFs%5D

    https://www.youtube.com/watch?v=3jQdZy1-VFs

    [video:https://www.youtube.com/watch?v=A439wtQmbkk%5D

    https://www.youtube.com/watch?v=A439wtQmbkk

    [video:https://www.youtube.com/watch?v=BVq0EDsTGPo%5D

    https://www.youtube.com/watch?v=BVq0EDsTGPo

     

     

    3 – Notícia recente: o desgoverno de SP planeja criar um gatilho nas contas de água para cobrar mais caro de quem reduzir o consumo! Finalmente, o desperdício e o lucro demonstram como andam lado a lado.

    “Agência planeja gatilho para reajuste da tarifa de água da Sabesp

    Medida pode permitir aumento da conta em caso de queda brusca no consumo

    3.mar.2018 às 11p8

    SÃO PAULO

    A Arsesp (agência que regula o saneamento estadual) planeja autorizar aumento da tarifa da Sabesp em caso de queda significativa do consumo e de receita da estatal ligada à gestão Geraldo Alckmin (PSDB). Um gatilho deve ser criado para o reajuste automático, no caso de variação brusca no gasto de água. 

    A medida consta de nota técnica da Arsesp publicada na sexta-feira (2) e foi adiantada pelo jornal O Estado de S. Paulo.  Inédito, este ponto ainda está tramitando –devem ser realizadas consulta e audiência públicas para colher sugestões sobre o tema.    

    O objetivo da mudança é evitar que a Sabesp tenha “problemas de desequilíbrio econômico-financeiro gerados por variações bruscas de receita”. O controlador da empresa é o governo estadual, mas a Sabesp também tem acionistas privados. 

    Na prática, a possibilidade de reajuste automático protegerá a empresa de prejuízos numa nova crise hídrica, quando a população é forçada a diminuir radicalmente o consumo. 

    O mecanismo servirá tanto para casos de aumento quanto de queda –o que quer dizer que, em caso de alta na receita da empresa, a tarifa também pode cair. O gatilho ainda está sendo definido, mas a Sabesp propôs que seja o reajuste aconteça quando houver variação de 10%. 

    A base de cálculo será o consumo móvel do sistema dos últimos 12 meses. Portanto, a variação em apenas uma residência, por exemplo, não causará mudanças na tarifa aplicada.  

    A novidade foi apresentada em audiência pública, onde foi alvo de críticas. O IDS (Instituto Democracia e Sustentabilidade) definiu o aumento como um meio de “punir a sociedade e não inibir o consumo perdulário”. 

    A reportagem procurou, mas não conseguiu contatar nenhum responsável pela assessoria de imprensa da Sabesp. 

    PREJUÍZO

    Em janeiro de 2015, quando a falta de água na periferia da Grande São Paulo chegava a 20 horas por dia, a Sabesp implementou um sistema de sobretaxa para inibir “gastões” –moradores com consumo elevado, na época cerca de 22% da população, segundo o governo do Estado.

    Apesar de as medidas ajudarem a contornar a crise, tiveram como efeito colateral a redução nos lucros da empresa. Em 2014, os ganhos da Sabesp caíram pela metade.

    No segundo trimestre de 2015, pela primeira vez durante a crise hídrica, a empresa de saneamento fechou o caixa no vermelho, com um prejuízo de R$ 580 milhões.

    Com o fim da crise, decretada pelo governador Geraldo Alckmin em março deste ano, e o fim da sobretaxa, em abril, a Sabesp aumentou o volume de água distribuído, a população deixou de economizar e a quantidade de gastões voltou a crescer. “

    (https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2018/03/agencia-planeja-gatilho-para-reajuste-da-tarifa-de-agua-da-sabesp.shtml)

     

    [video:https://www.youtube.com/watch?v=E1tOV7y94DY%5D

    https://www.youtube.com/watch?v=E1tOV7y94DY

     

    [video:https://www.youtube.com/watch?v=xRqI5R6L7ow%5D

    https://www.youtube.com/watch?v=xRqI5R6L7ow

     

    Sampa/SP, 03/03/2018 – 15:52

    1. Qual o valor do caroço nesse angu?

      Se os golpistas estão gastando sua munição de censura com esse tema é porque de fato devem ter algo de muito importante a esconder – as tratativas avançadas para a privatização dos recursos hídricos nacionais, agora com o reforço militar das forças armadas para impor a autoridade que falta aos civis, por exemplo – e a impedir – a conscientização e a mobilização da população em favor dos seus direitos e o aperfeiçoamento do cumprimento de seus deveres cidadãos, como no incentivo irresponsável e criminoso do governoSP ao gasto irrefletido do recurso água para economia financeira na conta, em plena crise tanto ambiental e hídrica mundial quanto econômica. 

      1. Provocações (parte 1) –  entrevistador Antonio Abujamra / entrevistado Aziz Ab’Saber

      [video:https://www.youtube.com/watch?v=Tp0fYHOvVA%5D

      https://www.youtube.com/watch?v=Tp0fYHOvVA

      2. Provocações (parte 2) – entrevistador Antonio Abujamra / entrevistado Aziz Ab’Saber

      [video:https://www.youtube.com/watch?v=RVkcQK2rR2I%5D

      https://www.youtube.com/watch?v=RVkcQK2rR2I

      Atenção: o vídeo da entrevista foi publicado no youtube em 25/04/2011 mas, propositalmente ou não, a emissora Tv Cultura não informa a data exata da gravação e da exibição do programa: durante do governo de fhc, em 2002 (o entrevistado se referiu ao então ministro da educação, Paulo Renato, e ao próprio fhc em seu recado final – o então presidente havia chamado  aposentados de “vagabundos” e críticos do neoliberalismo de “neobobos”).

      Do site Cmais, da tv Cultura 

      “Em 1992, às vésperas da conferência Eco 92, o Roda Viva recebeu o geógrafo Aziz Ab’Saber, que no evento foi um dos três representantes da Academia Brasileira de Ciências. (…) Dez anos depois, Aziz Ab’Saber foi convidado de Antônio Abujamra no Provocações. Ele criticou as autoridades brasileiras, dizendo que os governos deixam a geografia marginalizada. Ele afirmou que “é difícil governar sem entender o espaço.” (http://cmais.com.br/aziz)

      O que o professor Aziz Ab’Saber criticou, no trecho entre 9m24s e 10m47s do vídeo 2, se reflete no caso da termelétrica de Peruíbe, no litoral paulista: 

      3. Nocaute – comentário do jornalista Fernando Morais

      [video:https://www.youtube.com/watch?v=XiO36nNi9Hc%5D

      https://www.youtube.com/watch?v=XiO36nNi9Hc

      4. Programa Olhar TVT – “Termoelétrica não: luta ecológica em Peruíbe

      [video:https://www.youtube.com/watch?v=gY5b61kJMbg%5D

      https://www.youtube.com/watch?v=gY5b61kJMbg

       

      Sampa/SP, 03/03/2018 – 18:11

       

    2. Qual o valor

      Se os golpistas estão gastando sua munição de censura com esse tema é porque de fato devem ter algo de muito importante a esconder – as tratativas avançadas para a privatização dos recursos hídricos nacionais, agora com o reforço militar das forças armadas para impor a autoridade que falta aos civis, por exemplo – e a impedir – a conscientização e a mobilização da população em favor dos seus direitos e o aperfeiçoamento do cumprimento de seus deveres cidadãos, como no incentivo irresponsável e criminoso do governoSP ao gasto irrefletido do recurso água para economia financeira na conta, em plena crise tanto ambiental e hídrica mundial quanto econômica. 

      1. Provocações (parte 1) –  entrevistador Antonio Abujamra / entrevistado Aziz Ab’Saber

      [video:https://www.youtube.com/watch?v=Tp0fYHOvVA%5D

      https://www.youtube.com/watch?v=Tp0fYHOvVA

      2. Provocações (parte 2) – entrevistador Antonio Abujamra / entrevistado Aziz Ab’Saber

      [video:https://www.youtube.com/watch?v=RVkcQK2rR2I%5D

      https://www.youtube.com/watch?v=RVkcQK2rR2I

      Atenção: o vídeo da entrevista foi publicado no youtube em 25/04/2011 mas, propositalmente ou não, a emissora Tv Cultura não informa a data exata da gravação e da exibição do programa: durante do governo de fhc, em 2002 (o entrevistado se referiu ao então ministro da educação, Paulo Renato, e ao próprio fhc em seu recado final – o então presidente havia chamado  aposentados de “vagabundos” e críticos do neoliberalismo de “neobobos”).

      Do site Cmais, da tv Cultura 

      “Em 1992, às vésperas da conferência Eco 92, o Roda Viva recebeu o geógrafo Aziz Ab’Saber, que no evento foi um dos três representantes da Academia Brasileira de Ciências. (…) Dez anos depois, Aziz Ab’Saber foi convidado de Antônio Abujamra no Provocações. Ele criticou as autoridades brasileiras, dizendo que os governos deixam a geografia marginalizada. Ele afirmou que “é difícil governar sem entender o espaço.” (http://cmais.com.br/aziz)

      O que o professor Aziz Ab’Saber criticou, no trecho entre 9m24s e 10m47s do vídeo 2, se reflete no caso da termelétrica de Peruíbe, no litoral paulista: 

      3. Nocaute – comentário do jornalista Fernando Morais

      [video:https://www.youtube.com/watch?v=XiO36nNi9Hc%5D

      https://www.youtube.com/watch?v=XiO36nNi9Hc

      4. Programa Olhar TVT – “Termoelétrica não: luta ecológica em Peruíbe

      [video:https://www.youtube.com/watch?v=gY5b61kJMbg%5D

      https://www.youtube.com/watch?v=gY5b61kJMbg

       

      Sampa/SP, 03/03/2018 – 18:14

  6. vistos como amigos do golpe…

    mas que na realidade são amigos do poder………………………

    e ainda nem começaram os ataques diretos e claros, independente dos alvos já escolhidos terem apoiado o golpe ou não

    quem dá golpe não fica; só fica quem toma o poder com MPF, PF, STF e TSE, ou com tudo

  7. Geraldo Perdulário Hídrico, Presidente?
    Nassif, como eleger presidente da República um político especializado em recursos hídricos e meio ambiente que, apesar de ser do partido que governa SP há uma geração, não conseguiu evitar a crise hídrica de 2014 e, passados quatro anos, enfrenta uma crise semelhante e pode ter uma campanha eleitoral marcada por novo semi-colapso hídrico na Grande São Paulo? Ex-relator do capítulo ambiental da Constituição Federal e responsável por todas discussões e leis da Assembléia Legislativa paulista sobre a questão nos últimos 22 anos, Geraldo Alckmin começa o ano eleitoral com essa matéria da Agência Brasil, dando conta que apesar das obras a RMSP depende das águas de março para enfrentar ou não novo ano marcado por rodízios e escassez de água. A reportagem sequer vai ao cerne da questão, que é o fato do Governo estadual patrocinar tal colapso, ao permitir que até 40% da água que flui pelos 4800 kms de adutoras seja desperdiçada em vazamentos decorrentes da falta de manutenção dessa mesma rede, da mesma forma que joga fora outros 33 mts³/s de água (o suficiente para abastecer toda região) ao manter poluído o rio Tietê, apesar de já haver gasto o suficiente para limpá-lo várias vezes. Da mesma maneira, a Agência Brasil não entrou no mérito de tudo isto ocorrer com uma Sabesp que desde 1997 tem 49% de suas ações comercializadas na Bolsa de Valores de Nova Iorque e nesse quesito sempre honra a “liquidez” de seus acionistas, garantindo-lhes um lucro de US$ 2 bilhões anuais e um silêncio sepulcral da mídia-MPF-Judiciário sobre a ilicitude disso tudo. Prova disso tivemos neste sábado, quando Alckmin e Benedito Braga (o presidente do Conselho Mundial de Água que aqui se reúne nos próximos dias) inauguraram uma adutora de 20 kms interligando o reservatório Jaguari ao sistema Cantareira para viabilizar a transferência de mais 5130 litros de água por segundo à capital, retirados do mesmo rio Paraíba que já responde pela maior parte do volume comercializado pela Sabesp. A bacia interestadual desse rio banha 88 municípios em MG, 57 no RJ e 39 em SP, mas a maior parte de sua água fica mesmo com a Sabesp, sem maiores questionamentos sobre seu malbaratamento vergonhoso – uma vez que até os financiamentos internacionais como o que o Japão concedeu para pôr fim ao desperdício até 2019 foram igualmente malbaratados sob o comando desse pré-candidato à Presidência da República, Geraldo Perdulário Hídrico por excelência.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador