“Daqui para a frente, vou processar todo mundo”, reage Lula

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

Em conversa com blogueiros, o ex-presidente afirmou que “o PT vai ressurgir das cinzas muito mais forte” e que acredita que Dilma será “ousada”
 
Jornal GGN – “Daqui para a frente, vou processar todo mundo para ver se colocamos ordem na casa”, disse o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em café da manhã com blogueiros, nesta quarta-feira (20).
 
Durante o encontro, Lula se posicionou sobre diversos temas, como o cenário econômico, a geração de emprego, como a presidente Dilma deve gerir a crise econômica em 2016, os obstáculos impostos pelo Tribunal de Contas, entre outros. Mas o que tomou mais espaço das declarações do ex-presidente foi o tratamento dado pela imprensa com as investigações e vazamentos seletivos.
 
“Já ouvi que delação premiada tem que ter o nome do Lula, senão não adianta”, disse o ex-presidente, assegurando-se: “Duvido que tenha um promotor, um delegado, um empresário que tenha a coragem de afirmar que eu me envolvi em algo ilícito”.
 
Para ele, a forma dos grandes meios de comunicação publicarem informações a seu respeito não teve início quando assumiu a Presidência da República, em 2003. “Sempre tive um tratamento diferenciado [da imprensa] no Brasil, desde que fui dirigente sindical. Nunca fui bem-tratado, sempre fui tratado com certo desdém”, afirmou.
 
O ex-presidente defendeu que investigações sobre a corrupção sejam eficazes, mas criticou as manipulações e “mentiras”. “A apuração de corrupção é um bem desse país”, disse. “O que fazem com meu filho é uma violência. Como um cidadão tem a desfaçatez de mentir?”, afirmou, em seguida, completando: “Que [os jornais] publiquem nos editoriais o que quiserem. A única coisa que não admito é mentira na informação”.
 
Lula também saiu em defesa da presidente Dilma Rousseff: “Uma coisa importante é que a sociedade deve se mobilizar contra o impeachment. Com democracia não se brinca, democracia é uma coisa muito séria”. Segundo ele, um dia Dilma será reverenciada pela abertura na investigação contra a corrupção: “poucas vezes na história esse país teve alguém da dignidade da Dilma”.
 
Questionado pelo jornalista Renato Rovai, da Revista Forum, sobre como tirar o país da crise, Lula respondeu que a saída é o aumento do crédito para o consumo e o fortalecimento do mercado interno. “Uma crise permite que você faça tudo o que não faz em tempo de normalidade”, respondeu, e apostou que acredita que a presidente Dilma “vai ser ousada daqui para frente”.
 
O ex-presidente sugeriu um acordo com a China para a troca de investimento por petróleo. De acordo com ele, o país poderia acertar um pacote de investimento de US$ 100 bilhões em troca da produção do pré-sal. “Se eu fosse Dilma chamava a China e firmava um pacto tendo como garantia o petróleo. Eles precisam, nós temos”, disse.
 
“Não temos outra saída: temos que acreditar no nosso mercado interno. O jeito de consertar a economia é fazer a economia crescer”, afirmou. “Esse é o momento de ousadia. Para salvar este país, temos que colocar os pobres em cena outra vez”. 
 
O ex-presidente comprometeu-se a relançar o projeto do PT novamente: “O PT vai ressurgir das cinzas muito mais forte. Eu vou tratar de motivar esse povo outra vez”, disse.
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

46 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. Engana-se com Dilma, meu

      Engana-se com Dilma, meu jovem, ela é uma mulher honesta e quer o bem do nosso povo. Estamos numa crise mundial e em nosso país a oposição irresponsável agrava a crise e ajuda a aumentar, com sua ganância pelo poder. Deixem Dilma trabalhar que, com ceretza, ela vai encontrar a saída para a crise e nosso país volta a crescer. Sejamos otimistas! O que não podemos é entregar nosso país aos jacarés que estão todos de boca aberta esperando pra dar o bote!

  1. Está certo presidente, pau no

    Está certo presidente, pau no lombo desses golpistas, coxinhas e afins.

    Eles, são bundões, cagões. Faz cara feia, diz que vai meter a porrada, que eles correm, pedem desculpas, se cagam de medo.

    Lulinha paz e amor, só para quem lhe tratar bem.

     

    1. Também acho

      Tá pra nascer golpista-macho que assuma até o fim as baixarias que fala. Pra quem tem mais amor à grana que à pátria, vender a mãe ou fingir arrependimento coitadinho-de-mim-desculpa na frente do juiz dá no mesmo.

      Ética, moral, decência, mérito não são valores pra essa gente. Dinheiro é. Processa eles, Lula!

  2. Chargista falsário do jornal Zero Hora

    Sugiro que o 1º. Processado, após esta reunião com os nossos blogueiros, seja o falsário Marco Aurélio do jornaleco Zero Hora:
    >–> 
    O FALSÁRIO Marco Aurélio, chargista do jornal Zero Hora, trocou criminosamente Fernando Henrique por Lula. Confira a falsificação: 
    >–> 

    http://www.brasil247.com/pt/247/midiatech/213751/Zero-Hora-troca-FHC-por-Lula-em-charge-sobre-propina-de-R$-100-milh%C3%B5es.htm

  3. Que Deus continue a iluminar o caminho desse grande líder…

    Que Deus continue a iluminar o caminho desse grande líder chamado Lula. Admiro a sua coragem e lealdade. Sem sombra de dúvidas é a maior liderança política que o país já teve.

  4. Lula reage.

    Acordou tarde, meu amigo. Quando você foi eleito, com aquele prestigio enorme diante do povo, milhões e milhões de votos, você deveria ter aproveitado a oportunidade de colocar na  pauta do PT uma verdadeira devassa sobre o governo do FHC. Não o fez talvez por medo, covardia ou até mesmo por conveniência, pois não investigando o governo FHC, certamente seu governo também não seria investigado. Você apanhou dia e noite, noite e dia, da oposição e da midia, como se estivesse feliz com as pauladas que levava. Muitos  eleitores não petistas começaram a achar estranho tal comportamento, protestaram contra toda aquela passividade que acabou dando no que deu. O mensalão não foi mais hediondo do que a compra de votos para a reeleição de FHC. O PT fez questão de não investigar em muitas e muitas ocasiões que surgiram, Cavalos e cavalos de Troia dentro do PT havia e ainda os há. Os tesoureiros do PT,  triste sina, todos tem sido a pedra de tropeço do partido. Agora você vai processar todo mundo que disser inverdades a seu respeito. Tudo bem, você tem todo o direito. Mas você não é maior do que o PT, de quem nem sou filiado, mas que julgo de grande importância no equilibrio das relações trabalho/capital ou capital/trabalho, conforme o conceito idelogico de cada um. Você pode até vencer todas as questões judiciais que propuser e espero que as vença, mas para mim a reabilitação do PT é mais importante do que todas as suas vitórias pessoais e, no momento, tenho medo de que o PT não venha a reabilitar-se antes de 2018.

  5. discordar de quem considero o

    discordar de quem considero o maior estadista deste país

    nos últimos tempos seria um contrasenso com a luta  permanente para

    diminuir a eterna desigualdade social brasileira. .

    deixar de elogiar lula seria uma traição ao projeto popular

    que mudou a história nesses últimos doze, treze anos….

    como disse no ourto comentário,

    comovo-me sempre com o otimismo e a esperança perseverante de lula….

    evoé…

  6. Lula mostra brilho e perseverança

    Talvez seja a mais importante das entrevistas dos últimos anos. Peguem todas as entrevistas do Fernando Henrique dado ao longo dos últimos 3, 4 anos que não dão 5 minutos desta conversa matutina.

    Apesar de todo ataque descomunal a que ele e sua família vem sofrendo nos últimos anos, Lula mantém-se firme e incrivelmente calmo. Não percebi nenhum sinal de “baixa de guarda” ou  de franqueza, como muitos, inclusive alguns petistas, tentam dar a entender.

    Não acredito nesta questão de idade. Grandes generais da história lograram os maiores êxitos de suas vidas ao reassumirem posições em batalha já em idade avançada.

    É nome certo para 2018.

  7. Em termos de processar quem

    Em termos de processar quem acusa sem provas, acordou tarde demais!  Tipo, as penas do travesseiros já estão em todo o canto, não será possível mais resgatar nem 1/3 delas.  Mas mesmo assim vale a pena começar com os processos antes que seja o fim.

    Para começar eu voltaria atrás  e processaria Hélio Bicudo. Lembro que na época, em respeito ao filho de Bicudo, L u la disse não ter processado o pai. Errado.  Bicudo com as suas magoas, acabou contribuindo para a situação se agravar em relação ao impedimento da presidente. Lula nunca deveria ter poupado Bicudo, nem deixado pra lá. Nunca!

  8. China? Por que?

    Por que dependemos dos outros para nos desenvolver? Quando esse discurso vira-latas vai acabar? Não precisamos de chineses. Precisamos é de planejamento, defesa da indústria nacional, valorização da engenharia nacional, dos empreendedores sérios. Reforma do endividamento público. Fim dos títulos de curto prazo. Mais proteção ao mercado interno contra a competição desonesta. Isso aí está faltando. Valorização das cidades médias e pequenas contra a glamurização da megalópoles perdulárias e insustentáveis (muito do custo Brasil está centrado nessa lógica perversa), Valorização das carreiras técnicas (é com salário e não discurso piegas). Valorização das outras competências, que não são só as cinetíficas/acadêmicas (de que adianta ganhar a olimpíada internacional de matemática e depois ir prá casa jogar video-game ou vender banana na esquina, ou ser mais um barnabé nas repartições públicas por aí?). Aqui no Brasil, o sonho do brasileiro é ser funcionário público. Uma pena.

  9. Isto Presidente, Nada mais

    Isto Presidente, Nada mais justo. Dê-nos um email para que possamos informá-lo o nome e endereço de seus detratores e de seus familiares. Acho que chegou a hora desses canalhas pegarem o preço jsto pela suas vilanias.

  10. Já é tarde!!! A boiada passou…

    O PT perdeu para os rentistas!!!

    Caro presidente, o jeito é tentar juntar os cacos da poítica economica de 2015 e 2016, o Governo do PT já deu o que tinha que dar, acomodou, os ratos estão na cozinha, vamos mudar…

    A boiada já vai longe, vai recolher um ou dois bois, o prejuízo é certo.

    1. drigoeira

      Se o PT já deu o que tinha de dar, graças a essa justiça e mídia seletivas, qual partido seria o substituto ? O PSOL ? Na Argentina e Paraguai já estamos vendo o que acontece.

      1. Cara Lenita, obrigado pelo comentário Elegante

        Pois achei que seria esculachado pelos fanáticos do PT.

        Serão 16 anos de governo do PT. Está mais que na hora de tirar este povo de lá, apenas para trocar os comissionados acomodados já seria um bom argumento.

        O que incomoda mais é a sensação de apatia deste governo, não apenas da Presidenta, mas do primeiro e segundo escalão. 

        1. drigoeira

          Jamais fui fanática pelo PT, mas sempre votei no partido para o legislativo, pq acreditava e continuo acreditando que as pessoas comuns, trabalhadores, etc tem tb o direito de serem representadas.  Inclusive eu pensei em votar no Serra, quando a Dilma foi a candidata, pq sempre considerei salutar a alternância de poder. Mas eu não o conhecia o suficiente, apenas s/ sua covardia em, sendo presidente da UNE, fugir do país, quando do golpe. E pela facilidade em entrar nos EU, já que era visto como  comunista aqui. “Coisas da juventude” pensei ! Já escrevi isto no blog várias vezes: quando ele iniciou sua campanha p/ presidente, fiquei apavorada – aquele não era alguem que quisesse na presidência do meu país, e votei na Dilma, assim como tinha votado do Lula por 2 vezes.

          E concordo plenamente c/ vc em relação à apatia do governo e penso ser ordens da presidente Dilma, pois todos os que ela escolhe, fecham a boca, como a dep. Maria do Rosário (tão falante) , o ex min. das comunicações e o Zé Eduardo Cardoso. Sempre penso que ela tem uma carta na manga, mas nunca aparece…..

          Agora, na minha visão não há ninguém em condições de ficar no lugar dela. Talvez o Ciro, que é inteligente, honesto até agora, mas de pavio curto.

  11. Vai começar tarde!

    Devia ter começado há muito tempo, ahou que era o super-Lula que nada colava e perdeu tempo, faz uma equipe de advogados e dá 100% do valor conseguido para os mesmos, pois o importante é preservar a imagem política.

    Aí vai começar o respeito.

  12. Embora não acredite em

    Embora não acredite em nenhuma utilidade de “nossa justiça” , Lula nossa maior expressão política de todos tempos, tem este direito e deve fazer uso dele. Força Lula , enfrente caluniadores com todo respaldo dos que acreditam num Brasil mais igual. Esta é nossa luta.

  13. Entrevista de Lula
    Lula comete um grande equívoco e enorme injustiça contra seus companheiros processados e ou condenados. Ao se declarar um brasileiro acima de qualquer suspeita da um aval para o julgamento do Mensalao e da Lava Jato. Declara que nossa justiça é imparcial e todos os condenados e processados tem culpa no cartório. Joga água abaixo todas as críticas já feitas a uma justiça e MP parcial. Confunde consenso com verdade é da um cheque em branco para futuras ações do Judiciário brasileiro. Ledo equívoco se esquece que Dirceu foi condenado pq o STF em sua maioria entendeu que seria impossível o Ministro da Casa Civil desconhecer o que acontecia no PT. Mesmo sem uma prova produzida nos autos parte dos ministros do STF o condenaram por mera presunção e o uso de um mero silogismo..Lamentável que Lula tenha agido com tanta inocência analisando até agora a atuação do Judiciário brasileiro.

  14. Começaria com o Moro

    O tucano juiz de Curitiba deve provar tudo que vazou da Lava PT. Principalmente a página da Veja na vespera da eleição e o depoimento do Cerveró. Se ele não vazou que puna quem fez. Senão é foi conivente e conivência é crime. É quadrilha.

  15. Kit Kim Kata Guri.

    Seus clientes estão fugindo?

    Sua credibilidade foi pro espaço?

    Suas manipulações já não funcionam mais?

    Seus problemas acabaram!

    Chegou o novo Kit Kim Kata Guri!

    Com o novo Kit Kim Kata Guri sua Folhakim ficará mais atraente!

    Esqueça o FDP do PiG!

    Não contrate mais estagiários para substituir jornalistas! 

    Com o novo Kit Kim Kata Guri, você poderá utilizar o Guri que entregava os jornais para compor suas matérias!

    E não é preciso que o Guri estude todas aquelas baboseiras ensinadas no curso de jornalismo!

    Kate Guri com Kateguria!

    Renove sua Folhakim com o novo Kit Kim Kata Guri.

  16. não há como parar de gostar desse cara…

    confesso que já titubeei algumas vezes, mas

    ao vê-lo com esta vontade e capacidade imensas de repetir tudo que já fez de bom e de necessário para o bem do nosso povo, me recupero geral, não me controlo e grito:

    A ESPERANÇA RESISTE MESMO

    VAMOS NOVAMENTE NESSA, LULA

    PARTIR PRA CIMA DE TODOS QUE TENTARAM IMPEDIR

    E NÃO SÓ PARTIR PRA CIMA COM PROCESSOS, COM NOVAS IDEIAS TAMBÉM

  17. Acordou tarde

    A idéia é boa, porém acordou meio tarde; E nem sei se a esta altura vai adiantar muito, pois se o processo for para segunda estância no Supremo, os Ministros “republicanistas” vão matar o Lula no peito, para conseguirem os holofotes da mídia direitista. Se Lula tivesse acordado há uns 14 anos atrás, a história seria outra.

  18. Ouviu de quem ?

    “Já ouvi que delação premiada tem que ter o nome do Lula, senão não adianta”

    Isso é uma acusação contra o MPF, o PGR e o Ministro Zavaski, que tem o dever de pedir que Lula explique melhor essa acusação ou a retire.

    No mais, a mesma mediocridade de sempre. Apenas preocupado com sua própria biografia.

    O sobrevivente já se prepara para poder acusar Dilma do virtual fracasso do projeto desenvolvimentista, arrolando soluções mágicas que ele sabe perfeitamente que ela não tem condições de executar, para depois poder acusá-la de não ter feito o que ele sugeriu.

  19. Faltou na reportagem a

    Faltou na reportagem a afirmação de Lula de que não existe brasileiro mais honesto que ele. Acho que se esqueceram dessa parte.

  20. Caro Lula

    Existe uma frase de Cícero (pensador e jurista romano) que cabe bem aqui:

    “- O hábito de tudo tolerar pode ser a causa de muitos erros e de muitos perigos.”

    Cuidado presidente, quem sabe faz a hora!

  21. Caro Lula

    Existe uma frase de Cícero (pensador e jurista romano) que cabe bem aqui:

    “- O hábito de tudo tolerar pode ser a causa de muitos erros e de muitos perigos.”

    Cuidado presidente, quem sabe faz a hora!

  22. Carmen Cabral de

    O sistema penal brasileira está sob controle de poderos meios de comunicação, o que gera parcialidade por parte do judiciário. Até o STF está intimidado, Moro, mp e pf não fazem outra coisa senão poupar os protegidos da Gobo e cia

    Carmen Cabral de Jesus‎, via facebook

    CONSTITUIÇÃO FEDERAL, art. 95, parágrafo único.
    Aos juízes é vedado:
    III – dedicar-se à atividade político-partidária.

    VAMOS COLOCAR ORDEM NO JUDICIÁRIO DO BRASIL. HORA DO POVÃO ASSUMIR OS ÓRGÃOS QUE ESTÃO DESMORALIZADOS E CORROMPIDOS.

    Entrando com um processo no MP – anexando no processo as provas de desacato dos juízes em relação aos processos de CUNHA / AÉCIO / FHC / SERRA / ALCKMIN / RICHA……..Todas às provas que tivermos documentadas evidenciando às arbitrariedades cometidas e engavetadas pelos juizes/STF. Tem que ser um processo POPULAR. 

    Teremos que ter uma grande representatividade popupalacional, para isso teremos que ser apresentados por um advogado – PRECISAMOS DA AJUDA DE UM PARTIDO DA ESQUERDA PARA FORMULAR PEDIDO E ORGANIZAR ÀS PROVAS, Que serão anexadas ao PROCESSO POPULAR. OU DE UMA INSTITUIÇÃO QUE REPRESENTE UMA COMUNIDADE LOCAL. — com Jandira Feghali em Rio de Janeiro

  23. Agora o Lula fica rico, e eu

    Agora o Lula fica rico, e eu apoio.

    Sr. Lula, daqui vai uma dica, as falsidades ideológicas, os ataques gratuitos, preconceitos, incitações ao ódio e ao crime  devem ser enumerados não a partir desta data, mas desde que foram proferidas e sobre  as quais ainda não incidiu o princípio da prescrição ou da decadência.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador