Folha divulga falsamente inquéritos contra Mercadante e Aloysio

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

As denúncias contra ambos referem-se à caixa 2 e não esquema de corrupção da Petrobras. Para se justificar, Folha culpa Jornal Nacional
 
Jornal GGN – A Folha de S. Paulo publicou falsamente, dois dias seguidos – no último domingo, dia 6 e segunda, dia 7 -, que o ministro da Casa Civil Aloizio Mercadante e o senador tucano Aloysio Nunes já eram alvos de inquéritos abertos no Supremo Tribunal Federal (STF). Mas o ministro relator, Teori Zavascki, não abriu o inquérito. 
 
A própria Procuradoria-Geral da República explicou que as denúncias contra os dois políticos “não têm relação aparente com corrupção na Petrobras”. Mas que seriam, segundo as suspeitas, casos de caixa 2, crime eleitoral.
 
Assim, Teori redistribuiu os casos referentes a Mercadante e Aloysio, para a possível abertura de um novo processo. O ministro Celso de Mello é o novo relator desses dois autos, e ainda não decidiu sobre a abertura ou arquivamento dos inquéritos. 
 
A Folha de S. Paulo responsabilizou O Jornal Nacional, que foi o primeiro a publicar a informação, seguido do jornal O Estado de S. Paulo. Explicando algum tipo de apuração, a Folha disse que “duas fontes, sob condição de anonimato, confirmaram” as informações ao jornal. A justificativa do veículo adere á Teoria Crítica da Comunicação, na qual ocorre o efeito de produção massiva da mídia, com a tendência de se repetirem.
 
Leia a nota da Folha de S. Paulo:
 
Folha cometeu erro ao noticiar inquéritos
 
A Folha cometeu um erro grave ao noticiar, no domingo (6) e na segunda, que o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Teori Zavascki havia aberto inquéritos sobre o ministro Aloizio Mercadante (Casa Civil) e o senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP) no âmbito da Lava Jato.
 
A informação incorreta foi veiculada no site do jornal no domingo e no impresso do dia seguinte. O dado correto passou a ser veiculado a partir da noite de segunda. Uma nota apontando o erro foi publicada no site na quarta e na seção “Erramos” da quinta.
 
Mercadante e Aloysio Nunes foram citados pelo empreiteiro Ricardo Pessoa, dono da UTC e delator, como beneficiários de recursos ilícitos pagos por ele em 2010. Na época, o petista disputava o governo de São Paulo; o tucano era candidato a senador. Ambos negam as acusações.
 
As delações fizeram com que a PGR (Procuradoria-Geral da República) solicitasse abertura de inquéritos ao STF, o que foi encaminhado juntamente com o pedido referente ao também ministro Edinho Silva (Comunicação Social), acusado por Pessoa de tê-lo coagido a doar à campanha da presidente Dilma Rousseff.
 
Responsável pela Lava Jato no STF, Teori autorizou inquérito só sobre Edinho. Nos casos de Mercadante e Aloysio Nunes, ele aceitou sugestão da PGR para que os casos fossem redistribuídos. Isso porque, segundo a PGR, os materiais contra ambos não têm relação aparente com corrupção na Petrobras. Seriam situações de caixa dois, um crime eleitoral.
 
A redistribuição foi feita e os casos acabaram nas mãos do ministro Celso de Mello, que ainda não decidiu sobre abertura desses inquéritos.
 
O primeiro veículo a noticiar existência de inquéritos no STF sobre Mercadante e Aloysio Nunes foi o “Jornal Nacional”, da TV Globo, na noite do sábado (5).
 
No domingo, o jornal “O Estado de S. Paulo” apresentou a mesma informação.
 
Duas fontes ligadas à investigação da Operação Lava Jato, sob condição de anonimato, confirmaram o dado à Folha. Foi quando a Folha passou a veicular a informação incorreta. 
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

14 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. A Folha mentiu? Nahh… isto

    A Folha mentiu? Nahh… isto nem chega a ser novidade. Aquela merda de jornal anda tão mal cheiroso e esgotífero que não serve mais nem para embrulhar peixe estragado em feira na periferia. 

  2. Desculpa amarela

    Ora, se “duas fontes ligadas à investigação da Lava Jato” lhe passaram uma informação falsa, “sob condição de anonimato”, a Folha está no direito e no dever de revelar quem são as fontes mentirosas. Ela se desobriga do anonimato.

    Ao invés de apontar como “culpados” o JN e o Estadão (isso a gente está cansado de saber), aponte quem vazou a falsa informação.

    Ou então confesse: não há fonte nenhuma, foi invenção mesmo, mau jornalismo. Não seria novidade.

    1. Aloysio Nunes

      Começou a militância política em 1963, quando entrou naFaculdade de Direito do Largo de São Francisco daUniversidade de São Paulo. Logo depois do golpe militar de 1964, filiou-se ao Partido Comunista Brasileiro (PCB)[1] , que, por ter sua existência proibida, atuava na clandestinidade. Foi presidente do tradicional Centro Acadêmico XI de Agosto[2] e formou-se bacharel em direito em 1968.

      Como o PCB se opunha à resistência armada contra a Ditadura Militar que se instalara desde 1964 no Brasil, Aloysio Nunes, assim como vários jovens da época que tinham ideais de esquerda, ingressou na Ação Libertadora Nacional (ALN), organização guerrilheira liderada por Carlos Marighella eJoaquim Câmara Ferreira, o Toledo[1] [3] .

      Assumiu na clandestinidade o pseudônimo Mateus. 

       

  3. … dá nada não!!!

    … eles se retrataram, mas o estrago ficou na cabeça do povo,(mais um) não dos envolvidos, são todos iguais nessa hora.

  4. Mercadante sortudo

    A sorte do Mercadante foi ter, nesse caso, a companhia de seu xará tucano.

    Estivesse somente ele envolvido no “mal entendido”, e a Folha ia prosseguir no seu velho método “não podemos confirmar, tampouco descartar”.

    Agradeça a quem meteu o outro Aloysio na história, Mercadante.

  5. notícia futura próxima – FERNANDO BAHIANO SE MATA NA CELA DA PF
    CUIDADO, FERNANDO BAHIANO, REGISTRE SUAS DELAÇÕES COM VÁRIOS ADVOGADOS, PARENTES E AMIGOS DO PEITO Estão planejando UM LATROSUICÍDIO À MANEIRA ALAGOANA DOS FAMIGERADOS “AMIGOS” DO PC FARIAS. Só estão tentando arrumar um SUZANE MARCOLINO. De resto, caro “mula” do Cunha, tome cuidado com teu “cu nha”, porque teu arquivo vai ser devidamente “suicidado”. Quem viver, verá, se o CUNHA deixar. http://osamigosdopresidentelula.blogspot.com.br/2015/08/o-socio-oculto-de-cunha-fernando-baiano.html

  6. Desculpas furadas. Da minha

    Desculpas furadas. Da minha parte, não aceito-as. Tenho o direito também de acreditar que só vieram porque uma das vítimas é senador por São Paulo e, principalmente, tucano, uma “ave” da predileção desse jornal que amaciou para cima da “redentora” alcunhando-a, carinhosamente, de “ditabranda”. 

    Ah, sem esquecer que publicou um ficha (sabidamente) falsa da então ministra Dilma. 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador