Jornal acredita que rejeição das contas de Dilma será unanimidade

Jornal GGN – Em mais um movimento para se adiantar frente às decisões do Tribunal de Contas da União (TCU), a Folha de S. Paulo publicou que “a rejeição das contas de 2014 da presidente Dilma Rousseff é considerada irreversível“. O jornal foi além. Disse que a derrota provável de Dilma seria unânime, com os nove ministros da corte rejeitando.
Apesar do “internamente irreversível”, o jornal faz a ressalva de que “o governo tem entre três e quatro semanas para tentar reverter o quadro”, descaracterizando a técnica decisão que os ministros vem, a todo momento, tentando reforçar. Declarações de que a análise estava se movendo pela política irritaram os ministros e técnicos do TCU, que apontaram 15 irregularidades nas contas da presidente.
O governo entregou na última semana a sua defesa final para as irregularidades. A votação dos ministros do TCU está prevista para ocorrer na primeira semana de outubro. Entre as explicações da defesa da presidente foi que o pagamento de despesas da União por bancos públicos e gastos sem conhecimento do Congresso Nacional, a denominada “pedalada fiscal”, já ocorria em governos anteriores e sempre permitidos pelo próprio TCU.
Na reportagem, para sustentar a tese da unanimidade na reprovação das contas, a Folha opina que “o desrespeito aos princípios do orçamento público já colocariam o governo em situação complicada. Mas o enfraquecimento da presidente e estratégia de sua defesa ajudaram a piorar ainda mais o ambiente”, publicou.
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

View Comments

  • O presidente é um ex-veterinário. Nardes é da direita guasca.
    Ministros  Tribunal de CU Presidente Aroldo Cedraz Vice-Presidente Raimundo Carreiro Ministro-Corregedor Raimundo Carreiro Ministro Walton Alencar Rodrigues Ministro Benjamin Zymler Ministro Augusto Nardes Ministro José Múcio Monteiro Filho Ministra Ana Arraes Ministro Bruno Dantas Ministro Vital do Rego

  • Irritado

    Esse recurso de usar a palavra "irritado" em tudo quanto é matéria "jornalística" é de uma pobreza que me irrita.

     

    "Fulanos ficaram irritados ao saberem... "

    "A Presidenta ficou irritada ao tomar conhecimento..."

    "A manobra do governo irritou os parlamentares..."

    "Os donos da mídia irritaram-se com a proposta de regulação..."

     

    Ai meu saco, que irritante isso...

     

     

     

    • Tem um jeito bom de des-irritar
      Antigamente, o nome disso era "licença poética" ou "ficção" ou " realismo fantástico ". Hoje em dia, em se tratando de Estadão, deve ser coisa de algum estagiário vida loka ou do tiozimho do café, que deu um gás no fechamento da pauta.
      Vale nada.

  • Muita competência, essa do

    Muita competência, essa do jornalismo pátrio: não satisfeito em ir buscar e dissecar de forma "ISENTA" e "SENSATA" os fatos,  antecipa-os através de mecanismos que conseguem "ler" o cérebro das pessoas captando as ondas eletromagnéticas que dele emanam.

    Atentam para esse caso envolvendo o TCU noticiado pela Folha: não só "prevê" a derrota, mas a qualifica como "unânime", e mais ainda:  "irreversível". Antecipação do futuro do presente e do  futuro do pretérito perfeito e imperfeito e o que diabo mais tenha pela frente. 

    Só que tem um pequeno problema: só funciona se esses fatos de modo direto ou indireto sirva para balizar uma matéria contra o governo federal , o PT e seus próceres.  

     

  • Quem indicou os ministros?

    Vital do Rego, e Ana Arraes: Dilma Rousseff

    Múcio, Cedraz, Carreiro, Nardes: Lula

    Walton, Zymler: Fenrando Cardoso

    Dantas: congresso nacional

  • E daí, os governos anteriores fizeram pedaladas, e o governo ...

    E daí, os governos anteriores fizeram pedaladas, e o governo anterior de Dilma também o fez. A pergunta que deve ser feita é se Dilma foi submetida a uma nova eleição, logo não se trata do mesmo governo, mas sim do mesmo governante, qual a penalidade que se aplica a ex-governantes?

  • Tá tudo "acertado"!
    Depois de votar 4 governos em minha dia, e....não votar as contas, já prontas para votação, deste governo.
    Vcs acham que a pausa, esse tempo, foi para que?
    Para aprovar?

    Tá tudo "acertado"!

  • Hipocrisia a granel

    Nunca da história deste país se esmiuçou tudo, tão a fundo. Eles querem ouvir as justificativas da Dilma e nós queremos ouvir o que move estes hipócritas, que nada viram de errado em governos tucanos anteriores.

    Estes golístas deveriam ter vergonha na cara! Tanta coisa para resolver neste país e eles perdendo tempo montando um golpe sem vergonha...

    Técnicos em palhaçada!

  • É o PIG usando suas armas - a

    É o PIG usando suas armas - a mentira e a chantagem - para tirar a Dilma e colocar em seu lugar um patrocinador tucano. 

  • Pois que cassem. Li que  na

    Pois que cassem. Li que  na história republicana o Brasil teve 42 presidentes, desses,  18 presidentes foram eleitos e 11 não finalizaram o mandato porque foram cassados.

    É a elite das elites do atraso, da inconsequência e da canalhice. Lembra o chovia, chovia, chovia do livro  Cem anos de Solidão. É isso aí. Ou a sala dos espelhos onde é possível ver as  miragens.

    Vergonha e tristeza pelo meu país.

Recent Posts

Fux pede vista e interrompe julgamento da desoneração da folha

Cinco ministros votaram a favor da manutenção da derrubada da medida. Com o pedido de…

12 minutos ago

Dia Nacional da Empregada Doméstica, por Solange Peirão

Lenira Maria de Carvalho (1932-2021) é esta doméstica que permaneceu na profissão por mais de…

1 hora ago

Trump considera sanções contra países que deixem de usar dólar

Taxação cambial, tarifas e restrição a exportações estão entre punições avaliadas pela equipe do candidato…

13 horas ago

Governo federal confirma continuidade da homologação de terras indígenas

Força-tarefa composta por ministérios, Funai, AGU e Incra busca acelerar processo; quatro processos devem ser…

14 horas ago

A conexão Nuland–Budanov–Tadjique–Crocus, por Pepe Escobar

A população russa deu ao Kremlin carta branca total para exercer a punição máxima e…

14 horas ago

Elon Musk vira garoto propaganda de golpe que pagou por anúncio no X

Golpe inventa uma nova empresa de Elon Musk, a Immediate X1 Urex™, que pretende enriquecer…

15 horas ago