Jornal Nacional altera resultados da pesquisa Ibope-CNI

O Jornal Nacional divulgou na quarta à noite Pesquisa IBOPE-CNI com resultados diversos daqueles que constam no material entregue aos jornais.

A pesquisa é trimestral. Pelo material divulgado pelo IBOPE, foram efetuadas pesquisas em junho, setembro e agora em 8 dezembro.

Pela pesquisa, a aprovação do governo Dilma subiu de 44% para 52% no período.

Já o Jornal Nacional se baseia em uma série histórica não mencionada no material. Menciona pesquisas que teriam ocorrido em 15 de outubro, 23 de outubro e 24 de outubro e, depois, a de 17 de dezembro.

Com isso, em vez de uma recuperação da aprovação de Dilma, o JN apresentou uma suposta queda de  58% para 52%.

O mesmo ocorreu com o dado sobre a popularidade de Dilma.

Pela pesquisa IBOPE-CNI,  o índice de Ótimo-Bom saltou de 31% para 40%; a Aprovação à maneira de governar passou de 44 para 52%; e o Indice de Confiança na presidente de 41% para 51%.

Pelos dados divulgados no Jornal Nacional, a avaliação do governo teria caído de 46% para 40%.

O JN não explicou o motivo para essa discrepância entre os dados oficiais da pesquisa e aquela divulgada por ele.

 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie agora

63 comentários

  1. Se saiu na globo, esta é a

    Se saiu na globo, esta é a verdade. Quem não está satisfeito, use o controle remoto.

    Agindo assim, a emissora conseguiu um terço da verba publicitária do governo. Se fosse a Globo, você mudaria de atitude? Eu não.

  2. Motivo mais que suficiente

    pra punir com MULTA PESADA e SUSPENSÃO DA TRANSMISSÃO destas mentiras por uma semana pelo menos.

     

    Este canal CANALHA não merece sinal na tv aberta. Simples assim.

    Basta deste banditismo impune. Ordem neste boteco descontrolado das comunicações é o que o País precisa!

  3. O Rio de Janeiro continua lindo,,,Aquele Abraço!

    Viva os “Princípios Editoriais” da imprensa udenista e rentista!

    Viva as verbas publicitárias da esquerda meia boca na concentração de imprensa que se auto dispensa regulação!

    O Rio de Janeiro continua lindo,,,

    Aquele Abraço!

  4. Jornal O Globo insiste na mentira do triplex do Lula

    O Sistema Globo partiu para o vale tudo mais abominável de toda a história de manipulações do grupo. Ontem foi publicada mais uma mentira sobre o triplex que teria sido comprado pelo Lula e reformado luxuosamente pelo Lulinha, o seu filho. Mas o Blog da Cidadania fez uma apuração sobre o fato no cartório de registro de imóvel de Guarujá e verificou que não existe nenhum apartamento registrado em nome de qualquer membro da família Lula. Lula e sua família visitaram algumas vezes um empreendimento do qual tinham cota. Todavia, isso não significa que sejam proprietários do imóvel. Apenas vistoriaram imóvel do qual pagaram uma fração do valor, fração que lhes dá opção de comprá-lo ou ter de volta o que foi pago. 

    Vejam a matéria do Edu

    Lula não tem tríplex no Guarujá. Nova matéria do Globo é inverídica

    http://www.blogdacidadania.com.br/2014/12/lula-nao-tem-triplex-no-guaruja-nova-materia-do-globo-e-inveridica/

       

     

    O Globo voltou à carga sobre o apartamento “tríplex” que o ex-presidente Lula teria no Guarujá, adquirido em consórcio formado pela cooperativa Bancoop. Há dez dias (7/12), o jornal “denunciou” que, em 2005, sua esposa, dona Marisa, teria comprado, via Bancoop, cota de um apartamento de três pisos em um condomínio no Guarujá, na praia das Astúrias.

    O jornal afirmara que “(…) O Edifício Solaris, onde a família Lula da Silva tem apartamento, ficou pronto em dezembro do ano passado. A reforma do apartamento 164 é tocada por seu filho Lulinha, segundo funcionários do edifício, e foi vistoriada por dona Marisa o tempo todo. Ela mesmo providenciou a decoração do local, visitado por Lula apenas três vezes (…)”

    O Globo ainda deu outros detalhes do negócio, afirmando que “(…) A família Lula construiu um elevador privativo para levá-los do 16º ao 18º, que, no projeto original, tinha apenas escadas internas. Lulinha usou também parte do quarto de empregada e um canto da sala para fazer um escritório. Mandou também colocar porcelanato em tudo. A cobertura com piscina também recebeu uma boa área gourmet (…)”

    Em nota divulgada pelo Instituto Lula, o ex-presidente negou as informações.

     

     

    Eis que, nesta quarta-feira (17), o jornal O Globo publica uma segunda matéria sobre o assunto, afirmando que “Mulher de Lula pegou as chaves de tríplex no Guarujá em junho”. No texto, o jornal repete as afirmações do texto anterior e dá informação nova, de que a entrega das chaves teria ocorrido “em junho” para dona Marisa.

    Sempre segundo o jornal, “(…) A informação é de moradores do condomínio, que também pegaram as chaves de seus apartamentos naquele dia, distribuídas pela OAS, a construtora que finalizou as obras do empreendimento (…)”.

    O jornal, desta vez, deu nome aos bois ao menos nessa afirmação da entrega das chaves, ao contrário do que fez ao citar “obras” no “apartamento 164” do edifício Solaris que teriam sido conduzidas por “Lulinha” e pela esposa do ex-presidente, história que O Globo atribuiu a “moradores do prédio” e a “um dos funcionários do condomínio” cujos nomes não cita.

    O jornal diz que a versão sobre ter havido entrega das chaves a dona Marisa teria sido informada por “(…) Lenir de Almeida Marques, casada com Heitor Gushiken, primo do ex-ministro Luiz Gushiken, morto em 2013 (…)”, pessoa que adquiriu um dos apartamentos daquele empreendimento.

    O jornal concluiu a segunda matéria sobre o “tríplex” afirmando que “(…) Questionado sobre o fato de que dona Marisa já pegou as chaves, o Instituto Lula se recusou a comentar e informou apenas que continuaria valendo a nota que publicou em seu site na última sexta (…)”

    O Blog fez sua apuração sobre o caso e dessa apuração decorre o que vai a seguir:

    1 – A “família Lula” só tem cota de uma unidade do edifício Solaris. Não tem imóvel naquele empreendimento. Pode até vir a adquirir, pois o pagamento dessa cota dá direito, mas, até o momento, não fez essa opção.

    2 – Se O Globo quiser, pode ir ao cartório de registro de imóveis do Guarujá verificar se algum apartamento do edifício Solaris está em nome de qualquer pessoa da “família Lula” e, assim, descobrirá que não existe tal apontamento nesse sentido.

    3 – Lula e sua família visitaram algumas vezes um empreendimento do qual tinham cota. Todavia, isso não significa que sejam proprietários do imóvel. Apenas vistoriaram imóvel do qual pagaram uma fração do valor, fração que lhes dá opção de comprá-lo ou ter de volta o que foi pago.

    Este Blog apurou o caso meticulosamente e, diante disso, afirma que o jornal está tentando fazer prevalecer uma versão que não condiz com a realidade, simplesmente porque não quer aceitar que deu uma informação que não pôde e não poderá confirmar.

     

     

  5. Um dado que me chamou atenção

    Um dado que me chamou atenção nesses números apresentados por esse veículo foi a totalidade em percentual. Vamos a ele:

     

    Aprovam – 52

    Desaprovam – 41

    Não Sabem/Não Responderam – 8

     

    Ou seja, 52 + 41 + 8 = 101. (????) Fiz e refiz esta conta, e o número que resulta sempre é este: 101, que é a totalidade em porcentagem. Gostaria de entender como uma totalidade dá mais que 100% ( CEM POR CENTO)????.

     

    O QUÊ É ISSO???? 

     

    • DATAPRADO

      SR. Galdino,

      Além de tudo, É plágio!!!!

      comphira: http://www.hariovaldo.com.br/site/

      Boca de urna do Dataprado confirma vitória de Aécio com ampla vantagem sobre Dilma

      26 de outubro de 2014

      Acabaram de ser totalizados os números da pesquisa Dataprado que confirmam a vitória de Aécio Neves por larga margem sobre Dilma Rousseff, com mais de 40 pontos de frente. Está, portanto confirmado a eleição de Aécio Neves para Presidente da República, encerrando-se assim o triste ciclo petista no poder. Qualquer resultado diferente disso deverá ser encarado como fraude pela sociedade nacional, que exigirá com razão a intervenção das Forças Armadas Brasileiras em conjunto com a IV Frota Americana.

       

  6. Um dado que me chamou atenção

    Um dado que me chamou atenção nesses números apresentados por esse veículo foi a totalidade em percentual. Vamos a ele:

     

    Aprovam – 52

    Desaprovam – 41

    Não Sabem/Não Responderam – 8

     

    Ou seja, 52 + 41 + 8 = 101. (????) Fiz e refiz esta conta, e o número que resulta sempre é este: 101, que é a totalidade em porcentagem. Gostaria de entender como uma totalidade dá mais que 100% ( CEM POR CENTO)????.

     

    O QUÊ É ISSO???? 

     

    • eles devem estar seguindo a

      eles devem estar seguindo a metodologia consagrada pelo Instituto DATAPRADO (do Prf. Hariovaldo de Almeida Prado), o único que só tem margem de acerto e cujo total sempre é superior a 100%.

      • Arredondamento???

        Bom, Grilo D, mesmo sendo arredondamento não pode ultrapassar os 100%.
        O que poderia ocorrer era dar 99.
        Porque o máximo que pode acontecer é que 2 dos números tenham a parte decimal igual a 0,5.
        Se um deles, apenas um deles, tenha a parte decimal acima de 0,5, os outros 2, obrigatoriamente, terão abaixo.
        Mas esse erro é o que menos importa nessa “notícia”.
        O que importa é a manipulação para apresentar uma inverdade.

  7. Abençoada Internet

    Eu não esquento mais a cabeça com estes golpes baixos da Globo.Pelo simples motivo de a Globo ignora o FATO do acesso livre à informação através da abençoada internet,e o tal Jornal Nacional hoje não representa nem 10% da informação que chega às pessoas.

    Eles não tem mais o poder da informação pronta e pasteurizada e trabalham como se só existise a televisão como meio de inofrmar.Isso é bom,pois assim definham juntos com seus telejornais caducos.

    SDS

  8. Qual a diferença entre boato

    Qual a diferença entre boato e mentira? Se saiu na Globo é boato, se saiu na Veja é mentira. Esta constatação não é minha, mas espelha com perfeição a realidade.

    Não acredito numa única palavra publicada ou divulgada pela Globo a 25 anos, desde o famoso debate editado com o Collor. Pra mim distorcer e manipular é o que essa “coisa” faz de melhor.

  9. O GOVERNO, O QUE FAZ?

    É impressionante todos os dias apanhamos com mentiras,  isso que é o problema,  mentiras e mais mentiras, e o governo em sono profundo. Vá vá….. cadê o governo?

  10. Credibilidade

    A Globo divulgou, como sempre, o seu desejo, o que eles queriam que fosse verdade! Pouco a pouco a população, mesmo a mais alienada, está percebendo a manipulação de dados, a falsidade da notícia, a falta de credibilidade. Não há nada pior para quaisquer órgãos de imprensa que a falta de credibilidade!

    Eu já não assisto a Globo há muito tempo. Prefiro o Jornal da Band, não pela Band em si, mas por seu âncora Ricardo Boechat, um dos últimos jornalistas com credibilidade que ainda existe nos meios de comunicação.

  11. A Globo cometeu dois erros

    A Globo cometeu dois erros grosseiros:

    manipulou dados estatísticos, podem ser verificáveis,

    desconsiderou a internet, manipulou à noite dados já conhecidos -divulgados nos portais a tarde, manipulou dados às 21hs – 3 hs depois, a manipulação estava divulgada e os dados apresentados.

    Só resta a Globo buscar um laudo do perito Molina “provando” que havia um segundo objeto na pesquisa.

     

     

    • erros

      “A Globo cometeu dois erros grosseiros:”

      Sr. Saraiva,

      São erros apenas se partir do pressuposto que se queira fazer jornalismo. Mas não é disso que se trata. A Globo cuida apenas de novela. Essa citada é a novela “Fora Dilma”. Tem milhões de seguidores no Brasil.  Junto com a novela “Abaixo Lula” já passou de novela à religião tamanho o fanatismo de seus seguidores. O povo discute o último capítulo na fila do caixa, no onibus, no consultório médico, como se os personagens e a história tivessem relação com a vida real. 

  12. JN, é um programa de notícias, ou é uma novela?

    A Cada eleição presidencial vencida pelo PT, a Globo fica mais brava, com a bravura, ela se expõe , ficando evidente e cada vez mais claro para o povo, o que realmente faz uma emissora de TV, não somente ela, mas todas as outras; elas querem o poder do dinheiro do povo; e quem o controla com rigidez, vira inimigo. Então a Globo usarar todos os seus recursos, e tudo que for possível, para derrubar esse governo, asim como fizeram com sucessos nas derrubadas de governos trabalhistas e progressistas; com assassinatos, golpes, assassinatos, derrubadas, crimes; A emissora juga conhecer o íntimo dos seus leitores e telespectadores, acham que tudo se copia e nada se inventa, que não há nada novo nos dias atuais, que a arte de se comnicar ainda é soberana, assim como seus contratos e ganhos publicitários; por isso acho eu, que ela não se importa mais com que faz na integra, ela mistura; realidade e ficção, jornal e novela tudo ao mesmo tempo, simplismente para confundir e manipular, com obejtivo maior, dar o golpe.

     

  13. Globo: seus dias estão contados

    A Secom tem que pedir para “corrigirem o erro”. Como um direito de resposta. Todo esse povo que assiste ao JN, [ainda] acredita em tudo o que dizem, principalmente o catão Bonner. Mas como na minissérie Getulio: seus dias estão contados, Globo.

  14. Tudo na Globo é manipulado!
    Novidade??
    Tudo na Globo é manipulado!
    As lágrimas dos entrevistados, os temas das novelas e séries, a abordagem das reportagens e os números dos jornais.
    Tecnologia de ponta utilizada de forma menosprezível.

  15. Bate que a Dilma e o PT

    Bate que a Dilma e o PT gostam (do barulho seletivo). k k k k k k

     

    Tem sido assim nos últimos 12 anos.

     

    Até Obama mudou, mas o PT continua financiando essa mídia golpista e mentirosa.

     

     

  16. Manda a Secom da Dilma dar

    Manda a Secom da Dilma dar mais dinheiro para a Globo. Os bilhões que os Marinhos receberam nos últimos anos ainda não é suficiente para o JN divulgar dados corretos de uma pesquisa.

  17. kkkkkkk! A globo tá que nem o

    kkkkkkk! A globo tá que nem o deputado sampaio(psdb), nem com os merrecas da justiciaria  na mão, esse advogado (que se diz deputado) consegue convencer para acatarem seus inúmeros processos ridículos. Quanto mais criaturas conheço dos que nos governavam na época do fhc, mais  me vem a pergunta: como alguém consegue ser enganado por esses penachos ignorantes, limitados, que só querem usufruir dos cofres públicos para fins privados? Só a mídia velhaca mesmo para fazer com que essas criaturas apareçam e, assim, continuem respirando. Sem os “aparelhos” já estariam ou em paris, ou em miami e lambendo algum saco para se darem bens. Mas o Lula “tem” apartamento triplex no Brasil, que a imprensa só perdoaria se fosse em paris. kkkkkkk

  18. A Globo deveria encomendar

    A Globo deveria encomendar uma pesquisa para avaliar a sua credibilidade. Deve estar próxima de zero. Ainda vamos ver a Globo e a Veja se afundando cada vez mais, só depende do governo federal cortar a verba. Num dia de notícias positivas, eles insistem na onda de pessimismo. Vão ficar falando sózinhos.

  19. A Globo deveria encomendar

    A Globo deveria encomendar uma pesquisa para avaliar a sua credibilidade. Deve estar próxima de zero. Ainda vamos ver a Globo e a Veja se afundando cada vez mais, só depende do governo federal cortar a verba. Num dia de notícias positivas, eles insistem na onda de pessimismo. Vão ficar falando sózinhos.

  20. A Globo está desesperada,mais

    A Globo está desesperada,mais terça eu tive uma surpresa agradavel….as mentiras da Globo não colam mais.

    eu na praça que costumo fazer caminhada lá estava um grupo de mulheres de 45 a 50 anos todas reclamando que era insuportavel assistir Jornal nacional e nem as novelas elas estavam assistindo mais…eu só dei um sorrizinho.

  21. Governo Masoquista é assim

    Dilma recebeu um dos Marinhos às escondidas na semana passada.

    É impressionante o gosto pela pancada que o PT adquiriu.

    Tudo financiado com o dinheiro dos pobres.

     

    Isto é uma vergonha inominável.

  22. O que aconteceria …???

    O que aconteceria se os bilhões destinados e Globo em verbas de publicidade fossem cortados? O mundo iria se acabar? O ceu iria ecurecer? Mesmo com todos os privilegios que a Globo tem, mesmo assim, trata o governo e o PT como lixo. O que aconteceria se não tivesse esses privilegios? Qual seria a estrategia de golpe? Pergunto isso por que a Globo já cruzou a linha da decencia há muito tempo. Tudo de ruim e pior já foi feito. De que adianta gastar bilhões em propaganda se na mesma hora tudo é manipulado e distorcido no “jornalismo” global???

     

  23. Pesquisa de opinião, tanto

    Pesquisa de opinião, tanto boa como ruim, tem importância relativa. Vide o primeiro mandato, quando a Dilma voava em céu de brigadeiro, com popularidade recorde. Derrepente pimba, um governo que era ótimo virou uma porcaria. Tudo por causa das tais “jornadas de junho”.

    Acho que o JN deturpou o resultado porque não poderia adimiir que sua campanha para fomentar a crise no governo (mais uma) teve efeito oposto. É assumir que seu poder de fogo perante seus Hommer Simpsons é pífio!

    Agora, essas pesquisas que o JN apresentou se referem ao mês das eleições. É um caso a parte, pois todo dia a Dilma aparecia na TV mostrando as realizações de seu governo, exatamente na mesma hora que agora o Bonner aparece  todo dia “mostrando” que esse mesmo governo “não realiza nada, só roubalheira”

    • Concordo com o Juliano. Dilma

      Concordo com o Juliano. Dilma tem de se comunicar mais e melhor. Nem que seja uma vez por mês em cadeia nacional. O PT me lembra, na época de eleição, minha filha no final do ano, na correria pra passar de ano. Até agora , como o PT, aos trancos e barrancos tem conseguido. Mas o sufoco é grande!

       

  24. PRIMEIRO A JUSTIÇA. DEPOIS A MIDIA.

    O que mais precisa de reforma neste país, depois da mídia, é a “justiça”. É preciso reduzir o número de recursos, acelerar os processos judiciais, eliminar as manobras jurídicas, confinar os juízes a seus papéis, restringir sua ação aos autos. Juízes, promotores e procuradores devem ser punidos severamente se atuarem de forma seletiva, atrasarem ou impedirem investigações. Toda essa sensação de impunidade, discriminação e seletividade que emanam da “justiça” brasileira atinge em cheio a Classe C e mudar isso é um dos passos que mais vai garantir a reconquista dessa parcela da população pelo governo. É sobre isso a nossa reflexão desta semana no link abaixo.

    http://reino-de-clio.com.br/Pensando%20BR6.html

    • O q vale é o presente

      Futuro amiguinho é q se constrói a partir do presente, portanto futuro não vale nada, o q vale mesmo é o presente, e é a partir deste presente auspicioso q construiremos o futuro. Agora você pode vai pra Cuba vc também, o Compay Obama já foi.

  25. o curioso e´que o g1 deu a

    o curioso e´que o g1 deu a notícia da pesquisa correta

    o dia inteiro antes da glob manipular os dados.

    uma  desmente o outro.

    não se acertam nem entre eles!

  26. Renata Lo Prete Tenta Explicar a Quadradura da Globo

    Estão conseguindo ser mais patéticos que o máximo permitido nos manuais de prevenção de desastres midiáticos.

    Mas nao tem nada mais prazeiroso que apreciar a Renata Lo Prete, na globonews, entre o constrangido e o parvo, tentar explicar o por que da nova metodologia que consegue fazer com que Dilma passe a cair na pesquisa em que subia, pretendendo assim justificar parte do onus, por exercer o papel de voz dos donos. 

    É dura a vida na democracia da liberdade de empresa, né, Miro Teixeira?     

  27. Só Faltou mencionar que o

    Só Faltou mencionar que o IBOPE recomenda utilizar a série histórica das pesquisas e não somente a pesquisa da CNI já que tem o mesmo método de coleta e não muda em nada o resultado que mostra uma variação bem baixa. Deviam ser preocupar com fatos concretos ao invés de alimentarem uma sindrôme de persiguição da midia e esquecendo os erros do governo.

  28. Jornal Nacional altera resultado da pesquisa Ibope-CNI

    Penso que se utilizam da manipulação de piorar tudo no Brasil com a intenção de provocar e aumentar sentimentos de menos valia, o que faz do indivíduo um ótimo comprador e consumidor de qualquer coisa.

  29. Escancararam de vez!

    Deprimente a desfaçatez com que deram a notícia manipulada. Os dois marionetes já não conseguem disfarçar a ironia do teatrinho que fazem ao dar as notícias. Observem a tentativa de mostrar um semblante inocente… DEPLORÁVEL!!!!  A Globo além de deseducar nossos jovens e crianças, age sem o menor pudor, desconstruindo reputações, manipulando notícias e colaborando com a desestruturação de nosso país. Isso é crime!!!! 

  30. Sem auto-engano, minha gente.
    Sem auto-engano, minha gente. A análise apresentada no JN está correta, sim!Não faria nenhum sentido comparar resultados de hoje com os de três meses atrás se há dados mais recentes do mesmo instituto, com a mesma metodologia, de um mês atrás. E é isso que fez o JN, comparou os resultados da avaliação do governo Dilma hoje com a apurada no final de outubro, na última semana da campanha eleitoral.E cá entre nós, o impacto até que foi pequeno.

    • RE:

      A questão é: A pesquisa foi feita pela Globo? Não. Então está errado.

      Outra questão é aintenção. Acha que a intenção da Globo está coreta e justa? Ou tem ai uma pitada de maldalde e safadeza?

  31. Sem pensar no amanhã

    A Globo há muito deixou de fazer jornalismo. E, nos últimos meses, perdeu totalmente o pudor de falsificar e mentir.

    A plim-plim mente como se não houvesse amanhã. Mas, Renato Russo que me desculpe, se você parar pra pensar, na verdade HÁ O AMANHÃ. E a mentira de hoje derruba a audiência e a credibilidade amanhã.

  32. Prisioneiros do Rei nu

    Ao que parece, a Globo está totalmente à vontade para manipular, alterar, omitir e fazer o que bem entender com as notícias que se dispõe a colocar no ar. Não quer saber de leis, de regras, de ética, de profissionalismo ou da verdade, o que quer, e parece proposital, é ser xerife, prefeita, presidenta, juiza, advogada e carrasco no terreiro da mídia, o qual cisca impunemente. O escárnio é tão abusivo e imoral, que deixa a impressão que o recado é enviado diretamente para as autoridades federais, que tem o poder de puní-la, caso houvesse coragem. Parece que ela diz para as autoridades, através de toda prepotência nos atos de desrespeitar as leis, o seguinte recado: Fiz, faço e farei quantas vezes quiser e coitado de quem se meter em meu caminho. Infelizmente, para a população e o país, apesar de já estar desnudada, ridicularizada e totalmente debilitada de crédito, ela ainda consegue atemorizar e fazer tremer grande parte da corte do Brasil.

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome