Lula incomunicável na prisão, FHC sendo FHC na imprensa, por Fábio de Oliveira Ribeiro

Por Fábio de Oliveira Ribeiro

A destruição semiótica da farsa do Triplex, a imensa repercussão negativa internacional da prisão de Lula, a derrota de seu amigo e aliado Aécio Neves no STF, o fracasso das propostas neoliberais adotadas por Michel Temer, a rejeição nas pesquisas dos presidenciáveis do PSDB oferecidos ao respeitável público pelos jornais e redes de TV e a evidente dificuldade do regime pós-Impedimento de obter legitimação através da eleição de 2018 obrigaram os arquitetos do golpe de 2016 a retirar FHC do armário empoeirado onde ele se encontrava. FHC chegou disparando duas frases lapidares.

“A justiça favorece (os tucanos) porque não estão no poder”

“Lula não é um preso político, é um político preso.”

Toda vez que vomita um fake informação com a intenção de produzir uma onda de fake news pró-neoliberal e anti-Lula, FHC o faz pressupondo a imbecilidade do respeitável público. Ele disse que os tucanos não estão no poder como se os tucanos não governassem o Estado de São Paulo há mais de 20 anos, como se o PSDB não tivesse milhares de filiados exercendo cargos eletivos e de confiança nas três esferas de poder (federal, estadual e municipal). A parcela de poder político exercida pelos governadores, prefeitos, senadores, deputados estaduais, deputados federais e vereadores do PSDB é imensa, mesmo assim FHC prefere omitir esse pequeno detalhe.

Além de controlar uma fatia considerável da administração pública, o partido de FHC exerce solitariamente um poder que o PT jamais foi capaz de disputar, deter ou limitar: o poder de pautar a grande imprensa escrita e televisada. A capacidade do PSDB de controlar ou seduzir os meios de produção e circulação de notícias, os instrumentos privilegiados que constroem ou destroem reputações, permitiu aos tucanos arrebanhar uma verdadeira legião de fiéis escudeiros no Ministério Público e no Judiciário. Portanto, o que explica o favorecimento dos tucanos na Justiça é o fato deles exercerem um poder maior do que os petistas e não o fato do PSDB ser impotente como sugeriu FHC.

Mas a pior fake informação divulgada por FHC não foi a impotência do PSDB (esconder o ouro faz parte do jogo político) e sim a que diz respeito ao funcionamento do Judiciário. A função da Justiça não é proteger um grupo político em razão dele não estar no poder e sim aplicar a mesma Lei da mesma forma a todos os cidadãos sem qualquer distinção, pouco importando se eles são membros do governo ou não. Juízes e promotores não podem e não devem distorcer o conteúdo da Lei para proteger quem quer que seja. FHC provavelmente sabe que as coisas deveriam ser assim, mas ele prefere que elas funcionem da maneira como funcionam porque isso é conveniente aos interesses mesquinhos que ele defende.

Quando exercem o poder/dever que lhes foi conferido dentro dos limites da Lei os juízes e promotores são úteis e até indispensáveis a sociedade. Se o poder atribuído aos membros do Sistema de Justiça for exercitado com rancor, desprezo, ódio de classe, preferência política ou preconceito racial, ele se torna ilegítimo, intolerável e tirânico. FHC gosta de dizer que é um democrata, mas ele confessou que é o maior defensor da tirania de toga ao justificar a proteção ilegal conferida aos tucanos pela justiça.

O poder exercido pelo PSDB através da imprensa e dentro do MP e do Judiciário é avassalador e visível. Mas o ex-presidente tucano não quer admitir isso. Sempre que vem a público FHC prefere difundir fake informações que permitirão a construção e circulação das fake news que irão naturalizar a proteção judiciária dada aos tucanos criminosos e estimular a sistemática perseguição aos petistas. O discurso de FHC não é apenas ideológico. Ele é patologizante, pois falsifica uma falsificação para mascarar o mascaramento da realidade.

FHC não quer que Lula seja visto como preso político. Ele também não quer que os tucanos sejam vistos como políticos criminosos. O discurso de FHC não visa o esclarecimento. Sua finalidade é justamente oposta, o que FHC pretende é impedir que o Aufklärung (a ilustração) se expanda através da imprensa de maneira a possibilitar que a população comece a perceber e a discutir de maneira mais intensa a seletividade da distribuição de justiça no Brasil.

O ex-presidente tucano cumpre assim uma função essencial. Quando sai do armário ele espalha Unklarheit (ausência de claridade, desinformação) cuidadosamente pensada. FHC é um pensador, mas o que ele pretende é impedir a população de pensar. O PSDB nunca deixou de exercer mais poder que o PT, mas ele vitimiza seu próprio partido (vejam, não somos poderosos temos que ser protegidos) e emprega um chavão para deslegitimar o discurso que desmascara a injustiça imposta à Lula por simpatizantes do PSDB na Justiça Federal e no STF.

A mulher de Sérgio Moro foi assessora do PSDB, o pai dele fundou o PSDB em Maringá. Alexandre de Moraes foi filiado ao PSDB de São Paulo e ocupou o cargo de Secretário de Segurança de Geraldo Alckmin, tucano que quer disputar a presidência sem concorrer com Lula. Sérgio Moro condenou o ex-presidente petista distorcendo dois conceitos de Direito Civil (posse e propriedade), Alexandre de Moraes negou HC a Lula empregando argumentos estatísticos irrelevantes do ponto de vista do Direito Constitucional. Mas nada disso vem ao caso, pois FHC quer que os brasileiros continuem mergulhados na desinformação que a imprensa supostamente isenta espalha.

Dizem que FHC vive num luxuoso apartamento na Av. Foch em Paris. Portanto, podemos supor que ele tenha ficado especialmente tentado a sair do armário por causa da destruição semiótica da farsa do Triplex. E se alguém quiser filmar o meu Triplex e compará-lo à espelunca do Lula? Ou talvez a prisão de Aécio Neves esteja causando náuseas ao ex-presidente tucano. Aécio foi escudeiro de FHC na Câmara dos Deputados e sabe tudo o que ocorreu nos bastidores da privataria tucana. O que será de mim quando Aécio for preso e fizer uma delação premiada?

Uma coisa é certa. A impunidade dos tucanos será muito mais garantida se o presidente eleito em 2018 for do PSDB. Se Lula for eleito ou conseguir eleger outro petista estou lascado? Mas talvez FHC tenha sacudido a poeira do armário apenas para se divertir hostilizando o velho inimigo político que foi preso a mando das mulas do PSDB no judiciário.

Fábio de Oliveira Ribeiro

Fábio de Oliveira Ribeiro

View Comments

  • Baixa estatura

    Discordo que FHC paute a Imprensa.  Vejo a situação de maneira contrária. Fernando Henrique não tem estatura nem força para desempenhar o papel de locomotiva. Foi, é e será um eterno vagão. 

    • Sua interpretação também é

      Sua interpretação também é plausível. Mas convém lembrar algo importante: eu posso ter me referido apenas ao que FHC aparentar ser ou ao que ele acredita que é.

  • FHC e Ana Al Zheimer
    FHC é a Ana Al Meba com bolas murchas no lugar de tetas murchas. Ambos candidatos vitoriosos ao esquecimento da História.

  • Não vamos esquecer nunca o

    Não vamos esquecer nunca o que o velho amigo desta figura pediu antes de morrer: Não se apequene.

    Como podemos observar,não foi atendido. A pequenez é marca registrada desta figura.

  • FHC já tem um HC garantido já

    FHC já tem um HC garantido já no nome rs. Graças a boa parte da imprensa, fez com que o povo atribuísse a implantação do plano não a Itamar Franco - FHC era o ministro da fazenda que estava em campanha quando houve a fase mais crítica do plano e que foi enfrentada por Ciro Gomes. Aliás, a mesma imprensa ficou pianinho, não investigou as denuncias que Paulo Francis fez contra a petrobras no MC e lhe custou um processo milionário nos EUA - aliás, se alguém quer ter ideia do que é cinismo em pessoa, recomendo o documentário Caro Francis em que FHC dá sua versão sobre o episódio )  O que FHC fez foi uma farra cambial que estorou em 99 (não sei como ele não dolarizou de vez a economia, a la Argentina - meu palpite é que foi por preguiça rs ), um apagão elétrico, desemprego enorme e o fator previdenciário que ferra com boa parte dos aposentados hoje (meu pai é uma das vítimas até hoje, recebendo 40 por cento menos do que deveria). Não é a toa que FHC nunca mais ousou se candidatar à presidência = não chegaria a 2 dígitos depois de um segundo mandato desastroso. Ver Lula preso é o único consolo contra a inveja que FHC tem de Lula - inveja aumentada porque ele sabe que o nome Lula entrou na história mesmo impedido de ganhar mais um terceiro mandato (aliás, Lula não mudou a constituição pra poder disputar um terceiro mandato consecutivo, mesmo tendo uma popularidade na época que o permitiria isso, coisa que FHC fez no sórdido episódio da reeleição - que mais uma vez a imprensa mana fez pedido de vistas grossas rs )  e o nome dele, FHC, será uma nota de rodapé. FHC é nosso Salieri caboclo rs PS = acho que a única coisa que Lula inveja de FHC é saber indicar ministro pro STF - FHC nomeou Gilmar Mentes.

  • Pobres diabos

    Lendo a entrevista o notável é o quase prazer que lê nas entrelinhas quanto ao atual estado de Lula. Talvez ele veja nisso sua última oportunidade de proclamar-se maior e melhor que o ex(?) - Presidente. Digo quase prazer pois este é misturado ao que só se pode classificar como despeito ou inveja; afinal, como um semi-iletrado pode ser muito melhor que o príncipe? Como pode aquele ser referência em Social Democracia? Como pode acumular tantas Honoris-Causa? Como pode ser indicado a Nobel? Pobre diabo. Nunca vai entender o porque.

    Do mesmo jaez é Moro. Sua opus magnus, elaborada do alto de seu suspeitíssimo doutorado é participar de um golpe que foi gestado como produto de consumo (intensa campanha publicitária, distribuição massiva e pouca qualidade crítica) tal como um sabonete milagroso, ou algum xarope tônico que tem o condão de resolver as anemias como dizia o vendido Lobato. Pobre diabo. Grande obra, grande feito jurídico que baseia-se em mentiras, traições e o oposto de tudo o que significa Direito e Justiça.

    Na mesma pobreza patética e diabólica vão Dalagnol,Carmem,Rosa,Bretas,Barroso,Barbosa,Janot e tantos...

    Pobres diabos. A História e outro lugar menos aprazível o terão em tempo certo.

     

Recent Posts

Trump considera sanções contra países que deixem de usar dólar

Taxação cambial, tarifas e restrição a exportações estão entre punições avaliadas pela equipe do candidato…

10 horas ago

Governo federal confirma continuidade da homologação de terras indígenas

Força-tarefa composta por ministérios, Funai, AGU e Incra busca acelerar processo; quatro processos devem ser…

11 horas ago

A conexão Nuland–Budanov–Tadjique–Crocus, por Pepe Escobar

A população russa deu ao Kremlin carta branca total para exercer a punição máxima e…

11 horas ago

Elon Musk vira garoto propaganda de golpe que pagou por anúncio no X

Golpe inventa uma nova empresa de Elon Musk, a Immediate X1 Urex™, que pretende enriquecer…

12 horas ago

Governo Milei segue com intenção de lançar ações do Banco de La Nacion no mercado

Apesar da retirada da lista de privatização, governo Milei reforça intenção de fazer banco oficial…

12 horas ago

Prêmio Zayed de Sustentabilidade abre inscrições globais

Prêmio para soluções sustentáveis passa a aceitar inscrições em português; fundos de premiação chegam a…

12 horas ago