Lula incomunicável na prisão, FHC sendo FHC na imprensa, por Fábio de Oliveira Ribeiro

Por Fábio de Oliveira Ribeiro

A destruição semiótica da farsa do Triplex, a imensa repercussão negativa internacional da prisão de Lula, a derrota de seu amigo e aliado Aécio Neves no STF, o fracasso das propostas neoliberais adotadas por Michel Temer, a rejeição nas pesquisas dos presidenciáveis do PSDB oferecidos ao respeitável público pelos jornais e redes de TV e a evidente dificuldade do regime pós-Impedimento de obter legitimação através da eleição de 2018 obrigaram os arquitetos do golpe de 2016 a retirar FHC do armário empoeirado onde ele se encontrava. FHC chegou disparando duas frases lapidares.

“A justiça favorece (os tucanos) porque não estão no poder”

“Lula não é um preso político, é um político preso.”

Toda vez que vomita um fake informação com a intenção de produzir uma onda de fake news pró-neoliberal e anti-Lula, FHC o faz pressupondo a imbecilidade do respeitável público. Ele disse que os tucanos não estão no poder como se os tucanos não governassem o Estado de São Paulo há mais de 20 anos, como se o PSDB não tivesse milhares de filiados exercendo cargos eletivos e de confiança nas três esferas de poder (federal, estadual e municipal). A parcela de poder político exercida pelos governadores, prefeitos, senadores, deputados estaduais, deputados federais e vereadores do PSDB é imensa, mesmo assim FHC prefere omitir esse pequeno detalhe.

Além de controlar uma fatia considerável da administração pública, o partido de FHC exerce solitariamente um poder que o PT jamais foi capaz de disputar, deter ou limitar: o poder de pautar a grande imprensa escrita e televisada. A capacidade do PSDB de controlar ou seduzir os meios de produção e circulação de notícias, os instrumentos privilegiados que constroem ou destroem reputações, permitiu aos tucanos arrebanhar uma verdadeira legião de fiéis escudeiros no Ministério Público e no Judiciário. Portanto, o que explica o favorecimento dos tucanos na Justiça é o fato deles exercerem um poder maior do que os petistas e não o fato do PSDB ser impotente como sugeriu FHC.

Mas a pior fake informação divulgada por FHC não foi a impotência do PSDB (esconder o ouro faz parte do jogo político) e sim a que diz respeito ao funcionamento do Judiciário. A função da Justiça não é proteger um grupo político em razão dele não estar no poder e sim aplicar a mesma Lei da mesma forma a todos os cidadãos sem qualquer distinção, pouco importando se eles são membros do governo ou não. Juízes e promotores não podem e não devem distorcer o conteúdo da Lei para proteger quem quer que seja. FHC provavelmente sabe que as coisas deveriam ser assim, mas ele prefere que elas funcionem da maneira como funcionam porque isso é conveniente aos interesses mesquinhos que ele defende.

Quando exercem o poder/dever que lhes foi conferido dentro dos limites da Lei os juízes e promotores são úteis e até indispensáveis a sociedade. Se o poder atribuído aos membros do Sistema de Justiça for exercitado com rancor, desprezo, ódio de classe, preferência política ou preconceito racial, ele se torna ilegítimo, intolerável e tirânico. FHC gosta de dizer que é um democrata, mas ele confessou que é o maior defensor da tirania de toga ao justificar a proteção ilegal conferida aos tucanos pela justiça.

O poder exercido pelo PSDB através da imprensa e dentro do MP e do Judiciário é avassalador e visível. Mas o ex-presidente tucano não quer admitir isso. Sempre que vem a público FHC prefere difundir fake informações que permitirão a construção e circulação das fake news que irão naturalizar a proteção judiciária dada aos tucanos criminosos e estimular a sistemática perseguição aos petistas. O discurso de FHC não é apenas ideológico. Ele é patologizante, pois falsifica uma falsificação para mascarar o mascaramento da realidade.

FHC não quer que Lula seja visto como preso político. Ele também não quer que os tucanos sejam vistos como políticos criminosos. O discurso de FHC não visa o esclarecimento. Sua finalidade é justamente oposta, o que FHC pretende é impedir que o Aufklärung (a ilustração) se expanda através da imprensa de maneira a possibilitar que a população comece a perceber e a discutir de maneira mais intensa a seletividade da distribuição de justiça no Brasil.

O ex-presidente tucano cumpre assim uma função essencial. Quando sai do armário ele espalha Unklarheit (ausência de claridade, desinformação) cuidadosamente pensada. FHC é um pensador, mas o que ele pretende é impedir a população de pensar. O PSDB nunca deixou de exercer mais poder que o PT, mas ele vitimiza seu próprio partido (vejam, não somos poderosos temos que ser protegidos) e emprega um chavão para deslegitimar o discurso que desmascara a injustiça imposta à Lula por simpatizantes do PSDB na Justiça Federal e no STF.

A mulher de Sérgio Moro foi assessora do PSDB, o pai dele fundou o PSDB em Maringá. Alexandre de Moraes foi filiado ao PSDB de São Paulo e ocupou o cargo de Secretário de Segurança de Geraldo Alckmin, tucano que quer disputar a presidência sem concorrer com Lula. Sérgio Moro condenou o ex-presidente petista distorcendo dois conceitos de Direito Civil (posse e propriedade), Alexandre de Moraes negou HC a Lula empregando argumentos estatísticos irrelevantes do ponto de vista do Direito Constitucional. Mas nada disso vem ao caso, pois FHC quer que os brasileiros continuem mergulhados na desinformação que a imprensa supostamente isenta espalha.

Dizem que FHC vive num luxuoso apartamento na Av. Foch em Paris. Portanto, podemos supor que ele tenha ficado especialmente tentado a sair do armário por causa da destruição semiótica da farsa do Triplex. E se alguém quiser filmar o meu Triplex e compará-lo à espelunca do Lula? Ou talvez a prisão de Aécio Neves esteja causando náuseas ao ex-presidente tucano. Aécio foi escudeiro de FHC na Câmara dos Deputados e sabe tudo o que ocorreu nos bastidores da privataria tucana. O que será de mim quando Aécio for preso e fizer uma delação premiada?

Uma coisa é certa. A impunidade dos tucanos será muito mais garantida se o presidente eleito em 2018 for do PSDB. Se Lula for eleito ou conseguir eleger outro petista estou lascado? Mas talvez FHC tenha sacudido a poeira do armário apenas para se divertir hostilizando o velho inimigo político que foi preso a mando das mulas do PSDB no judiciário.

Fábio de Oliveira Ribeiro

6 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Baixa estatura

    Discordo que FHC paute a Imprensa.  Vejo a situação de maneira contrária. Fernando Henrique não tem estatura nem força para desempenhar o papel de locomotiva. Foi, é e será um eterno vagão. 

    1. Sua interpretação também é

      Sua interpretação também é plausível. Mas convém lembrar algo importante: eu posso ter me referido apenas ao que FHC aparentar ser ou ao que ele acredita que é.

  2. FHC e Ana Al Zheimer
    FHC é a Ana Al Meba com bolas murchas no lugar de tetas murchas. Ambos candidatos vitoriosos ao esquecimento da História.

  3. Não vamos esquecer nunca o

    Não vamos esquecer nunca o que o velho amigo desta figura pediu antes de morrer: Não se apequene.

    Como podemos observar,não foi atendido. A pequenez é marca registrada desta figura.

  4. FHC já tem um HC garantido já

    FHC já tem um HC garantido já no nome rs. Graças a boa parte da imprensa, fez com que o povo atribuísse a implantação do plano não a Itamar Franco – FHC era o ministro da fazenda que estava em campanha quando houve a fase mais crítica do plano e que foi enfrentada por Ciro Gomes. Aliás, a mesma imprensa ficou pianinho, não investigou as denuncias que Paulo Francis fez contra a petrobras no MC e lhe custou um processo milionário nos EUA – aliás, se alguém quer ter ideia do que é cinismo em pessoa, recomendo o documentário Caro Francis em que FHC dá sua versão sobre o episódio )  O que FHC fez foi uma farra cambial que estorou em 99 (não sei como ele não dolarizou de vez a economia, a la Argentina – meu palpite é que foi por preguiça rs ), um apagão elétrico, desemprego enorme e o fator previdenciário que ferra com boa parte dos aposentados hoje (meu pai é uma das vítimas até hoje, recebendo 40 por cento menos do que deveria). Não é a toa que FHC nunca mais ousou se candidatar à presidência = não chegaria a 2 dígitos depois de um segundo mandato desastroso. Ver Lula preso é o único consolo contra a inveja que FHC tem de Lula – inveja aumentada porque ele sabe que o nome Lula entrou na história mesmo impedido de ganhar mais um terceiro mandato (aliás, Lula não mudou a constituição pra poder disputar um terceiro mandato consecutivo, mesmo tendo uma popularidade na época que o permitiria isso, coisa que FHC fez no sórdido episódio da reeleição – que mais uma vez a imprensa mana fez pedido de vistas grossas rs )  e o nome dele, FHC, será uma nota de rodapé. FHC é nosso Salieri caboclo rs PS = acho que a única coisa que Lula inveja de FHC é saber indicar ministro pro STF – FHC nomeou Gilmar Mentes.

  5. Pobres diabos

    Lendo a entrevista o notável é o quase prazer que lê nas entrelinhas quanto ao atual estado de Lula. Talvez ele veja nisso sua última oportunidade de proclamar-se maior e melhor que o ex(?) – Presidente. Digo quase prazer pois este é misturado ao que só se pode classificar como despeito ou inveja; afinal, como um semi-iletrado pode ser muito melhor que o príncipe? Como pode aquele ser referência em Social Democracia? Como pode acumular tantas Honoris-Causa? Como pode ser indicado a Nobel? Pobre diabo. Nunca vai entender o porque.

    Do mesmo jaez é Moro. Sua opus magnus, elaborada do alto de seu suspeitíssimo doutorado é participar de um golpe que foi gestado como produto de consumo (intensa campanha publicitária, distribuição massiva e pouca qualidade crítica) tal como um sabonete milagroso, ou algum xarope tônico que tem o condão de resolver as anemias como dizia o vendido Lobato. Pobre diabo. Grande obra, grande feito jurídico que baseia-se em mentiras, traições e o oposto de tudo o que significa Direito e Justiça.

    Na mesma pobreza patética e diabólica vão Dalagnol,Carmem,Rosa,Bretas,Barroso,Barbosa,Janot e tantos…

    Pobres diabos. A História e outro lugar menos aprazível o terão em tempo certo.

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador